segunda-feira, 5 de abril de 2010

Um título, 4 clubes.


Agronomia, Direito, Belenenses e CDUL iniciam esta semana os trabalhos rumo ao maior objectivo da época: o título de Campeão Nacional. 

Terminada a fase de regular do campeonato os 4 clubes preparam-se para jogar as partidas mais dificeis e mais exigentes do quadro competitivo português. Frente a frente estão Agronomia e CDUL, num jogo que se repete pela 4ª e 5ª vez este ano, e Belenenses e Direito, duas equipas cheias de experiência e onde a mesma pode valer a presença na final. Estas meias-finais disputam-se em duas mãos (a primeiro mão disputa-se em casa do 3º e 4º classificados, sendo que a segunda mão se jogará no campo do 1º e 2º), e apesar da vantagem de jogar me casa, o factor de mais adeptos poderá ser nulo. A verdade é que se juntaram esforços para que os horários dos jogos não coincidissem. Assim será bastante provável que se assista a grandes espectáculos com casas cheias de adeptos de todos os clubes.


As meias finais repetem-se um anos depois. Este ano, tal como em 2009, o campeonato decidiu que o campeão de 2008, o Belenenses, jogasse frente ao Direito, enquanto a Agronomia disputava as meias-finais contra o clube Universitário. Nesse jogos os vencedores foram Agronomia e Direito com os seguintes resultados:




Esta época contudo os planteis estão diferentes. Todos os 4 clubes reforçaram-se a pensar nesta derradeira e decisiva fase. Aquele que mais se reforçou foi o Belenenses. No Restelo mora uma equipa cujo plantel é provavelmente dos mais ricos de Portugal. Jogadores como Diogo Mateus, David Mateus e João Uva são referencia no país, mas se a estes juntarmos Facundo Borelli, William Hafu (ambos no clube à 3 épocas), Sebastião da Cunha, Pedro Silva e mais recentemente Júlio Farias (ex-puma), Ariel Berrigno, Hamish Haika, Christopher Mclean e Marcus Zavaleta facilmente se percebe que esta equipa é uma séria candidata ao título apesar do dificil embate com o Direito. No Restelo está ainda um dos melhores marcadores do Campeonato Nacional. O médio abertura Manuel Costa já leva 117 pontos só em pontapés aos postes, o que o transforma numa verdadeira dor de cabeça para o clube de Monsanto que terá de se organizar a defender bem para não cometer erros que possam ser transoformados em penalidades.


Outro clube que se reforçou, e bem, foi o CDUL. O clube universitário foi ao hemisfério sul buscar dois jogadores de um dos melhores campeonatos do mundo (se não mesmo os melhor) Super-14. Jamie Helleur (ex-Auckland) e Glen Gregory (ex-Tasman) são os reforços mais sonantes de uma equipa que ainda foi buscar um jogador que apenas agora recuperou de uma lesão, Carl Murray (ex-Técnico). Com Helleur, Murray, Pete, Cabral, Gonçalo Foro, Frederico Oliveira e ainda Maxi, a equipa universitária apresenta-se com uma das melhores linhas de 3/4 do Campeonato. Resta saber onde se vão colocar todas as estrelas. Nos avançados a coisa está mais tremida. Apesar de contar com avançados internacionais por Portugal como João Júnior, Tiago Girão, Duarte Figueiredo e Diogo Fialho, a verdade é que é nos avançados que reside a maior fraqueza azul.

(não são conhecidos os marcadores da 14ª jornada)

Frente ao Cdul estará o principal candidato ao título: Agronomia. O clube da Tapada conclui pela terceira vez seguida o campeonato regular em primeiro lugar. Infelizmente não existem benefícios de terminar em primeiro, mas uma coisa é certa, esta equipa da Tapada consegue impôr o seu ritmo em qualquer jogo e apresenta-e com um plantel de grande categoria onde se sobressaem Joe Gardener, Jacques Le Roux, Duarte Cardoso Pinto, Juan Severino e Francisco Mira. Todos eles fazem parte do plantel verde e branco hà mais de 3 anos. Assim como os outros clubes, Agronomia também se reforçou durante o defeso e no principio do campeonato. Da Argentina veio Patricio Ballesteros e da Nova Zelândia Christopher Even. Dois avançados de grande categoria que se destacam de maneira diferente. "Pato" é um lutador nato e um jogador que disputa cada ruck até à última (um verdadeiro 2ª linha), enquanto "Chris" demonstra não apenas ser um pilar forte e seguro na mellêe como ainda aparece em jogo aberto tendo marcado tantos ensaios neste ano como Gonçalo Foro. Mas se falamos de ensaios não nos esqueçamos que na Tapada estão os melhores marcadores do campeonato. Jacques domina a lista de ensaios com 75 pontos e Joe Gardener está atrás de Manuel Costa com menos 6 pontos  (sem contar com a 14º jornada).

(não são conhecidos os marcadores da 14ª jornada)

Em Monsanto está o plantel mais experiente do campeonato. À imagem de Miguel Portela, a equipa do Direito é uma clube de alma e paixão. Com inúmeros jogadores internacionais como Vasco Uva, Salvador Palha, Diogo Coutinho, Jorge Segurado, António Aguilar, Pedro Leal, etc.. a equipa de Monsanto foi ainda buscar dois importantíssimos jogadores que actuavam fora do país: Gonçalo Uva e José Pinto. Os dois internacionais portugueses regressaram este ano à sua casa e certamente que quererão revalidar um título que não festejaram no ano passado. Mas não é tudo, em Monsanto está ainda um dos melhores médios-abertura de Portugal, Gonçalo Malheiro. O nortenho veio para Lisboa e escolheu o Direito para jogar. Esteve afastado a maior parte da época, mas certamente que irá voltar na fase final e tudo irá fazer para conquistar o único título nacional que lhe falta.

(não são conhecidos os marcadores da 14ª jornada)


Participe e vote naquele que na sua opinião é o principal candidato ao título. Consulte a tabela lateral e não deixe de participar.

239 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   201 – 239 de 239
Anónimo disse...

só para informar que o vitoria não teve falta de comparência....

que se cuidem.....

Anónimo disse...

ya, so e pena que o melhor clube em portugal, com mais campeonatos titulos e jogadores internacionais que os outros juntos em 10 anos vos varrer mais uma vez

forca gdd"


JOVEM, TAS ENGANADO! O CLUBE COM MAIS CAMPEONATOOS E CM MAIS TITULOS E O CDUL... SE CALHAR NO FINAL DEVIAS DIZER: forca cdul~

se soubesses ler tinhas visto que o que ele disse foi nos ultimos dez anos. e com razao.
cautela

Anónimo disse...

OPA MAS O QUÉ É ESTA MERDA PERGUNTO EU?? Entao o director do setubal ja se da ao luxo de mandar um mail para todos dizer que era na boa jogarem com gajos nao inscritos e que so pagavam uma multa??? e que na federaçao tinham dito que era na boa!!!? isto é podre pa, meu Deus! nos chegámos ao ponto de virem assumir as trafulhices e compadrios a público sem que de nada se tratasse!! TENHA VERGONHA, VOCE E OS OUTROS QUE LHE DISSERAM ISSO NA FPR, MAIS QUEM O ANDA A FAZER TAMBEM!! ENTAO VOCE VEM A PUBLICO QUEIXAR-SE PORQUE FOI TRAFULHA?? BORRE ESSA CARA COM MERDA MAS É! QUEM O POS A FRENTE DE UMA INSTITUIÇAO DE RUGBY?? MAS ISTO É O FUTEBOL? ONDÉ QUE NOS CHEGAMOS! VIMOS DIZER A PUBLICO QUE NOS DISSERAM QUE ERA NA BOA JOGAR COM GAJOS NAO INSCRITOS?????? DESCER DE DIVISAO ERA POUCO!!

Anónimo disse...

E andamos nós a pactuar com isto!!!! mas ta tudo louco!! onde isto já chegou!! agora com a porcaria do mail que anda aí a correr é desce-los é de divisao! prova-se que nao so o fizeram, como o fizeram deliberadamente para prejudicar outros!!

Anónimo disse...

NÃO TINHA CONHECIMENTO DO MAIL. SE REALMENTE ELES JOGARAM DELIBERADAMENTE COM ATLETAS NÃO INSCRITOS,SABENDO QUE SÓ PAGARIAM UMA MULTA, TAMBÉM SOU DE OPINIÃO QUE ELES ESTÃO A MAIS NISTO TUDO. DESCER DE DIVISÃO SERÁ POUCO. ÁS TANTAS AINDA ACABA POR DESCER UM CLUBE QUE NÃO TEVE CORAGEM PARA ALDRABAR UM JOGO.

Anónimo disse...

Se existe uma carta da Federação a dizer-lhes que eles podiam jogar com jogadores nãoinscritos, esse funcionário tem de ser chamado à pedra e ter um processo disciplinar. No minimo ir para o olho da rua. Incitou um clube à falcatrua, dizendo-lhes que só paagraim uma multa.

Anónimo disse...

isto ultrapassa-me! o director do setubal vem dizer a publico que o seu conhecimento na fpr lhe disse para ser TRAFULHA à vontade, para CORROMPER A VERDADE DESPORTIVA, e para ser DESONESTO e prejudicar DELIBERADAMENTE OUTROS CLUBES como se isto fosse a coisa mais normal do mundo!! banalissimo!!! entao o exmo sr achou que isso era motivo para ainda vir protestar???? só porque foi punido por algo que porqueiramente, injustamente fez??? e ainda vem dizer que o seu compadre na fpr lhe diz...olhe faça merda à vontade so paga uma multa!! como esta o rugby portugues! tenha vergonha na cara demita-se tenha respeito por quem joga e faz por isto e tenha respeito por quem tanto quer que o rugby cresça! o senhor releia a merda do seu mail e leia e pense na bosta que lá escreveu!!!

Anónimo disse...

realmente, onde isto chegou. vir protestar porque lhe disseram para fazer porcaria, e o senhor ainda vem de peito cheio anunciar isto!

Anónimo disse...

eu disse em 10 anos, nao disse ha 40

Anónimo disse...

"o direito viveu a sombra da selecçãoe da fpr agora acabou-se a mama nao passam de um bando de vaidosos e mimados este ano varrer so se for as bancadas do EN no dia da final porque nao vao a lado nenhum todos os outros trabalharam e evoluiram vcs estagnaram e regrediram quiseram viver a sombra dos louros conquistados e lixaram se"


patetico!! a seleccao e que disfrutou dos resultados do trabalho do gdd na formacao e gestao de jogadores! nao tentem diminuir o trabalho do Miguel Ferreira e de todos os outros que fizeram para o direito estar onde esta hoje em dia!
aprendam em vez de contratar estrangeiros a torto e a direito! nao e assim que se constroi uma equipa!

Anónimo disse...

Oh meu granda burrie nos ultimos 10 anos.... nao sabes ler??

Anónimo disse...

As pessoas q dizem mal do GDD vão ver os resultados do GDD este ano sem os internacionais... na taça so nao foram a final muito devido ao arbitro sem tirar merito a agronomia...
A seleção sem vem desgastar os jogadores e dificultar mais o plano de jogo q o gdd quer ter.

Anónimo disse...

Não sabia que isto agora era futebol!!!
Como é possível alguém que assume o cargo de Director Desportivo do Vitória de Setúbal vir a público dizer algo parecido com isto:
- "VÁ, DISSERAM-ME QUE PODIA JOGAR COM QUEM QUISESSE MESMO QUE NÃO ESTEJA INSCRITO E SE ALGUÉM PERGUNTAR POR ALGUMA COISA, PAGÁ-VA-MOS UMA MULTA!!"

Mas aonde é que já chegámos!??

Aliás, pelo que percebi da decisão da FPR, esta punição não implica a contestação do jogo por parte de nenhum clube!
Por isso agora falta saber, QUANDO é que os jogadores foram efectivamente inscritos, QUANTOS jogos o Vitória efectuou com jogadores por inscrever ou mal inscritos e se nesses jogos também lhe vão ser retirados os pontos!!???

Sim, porque não me acredito que tenha sido só no jogo do Lousã, porque pelo sub-entendo pela carta do Sr. Director do Vitória de Setúbal, houve uma conversa com alguém da FPR anterior ao jogo da Lousã..o que a meu implica que poderão já ter feito jogos possivelmente sem esses jogadores estarem devidamente inscritos.
Assim sendo, o que acontecerá com os pontos ganhos pelo Vitória nesses jogos???

Mais ainda, será que não é do próprio interesse da FPR perceber se estas declarações do Sr. Director do Vitória de setúbal têm algum QUÊ de Verdade!?

Sim, porque se eu estivesse à frente de uma entidade que merece todo o respeito como a FPR, que representa valores mais altos do que a "própria barriga", TINHA que saber quem terá sido o funcionário ou o responsável perante as afirmações do sr. Director Desportivo!!

Mais..aberto esta clara excepção quanto aos jogadores do Vitória de setúbal, é mais do que justo para TODOS os clubes, perceber-se qual a extensão de jogadores mal inscritos e deste modo cortar o mal pela raiz, para que o Vitória de Setúbal não seja o EXEMPLO!!
Não podemos ter 2 pesos e 2 medidas para a mesma situação, Sr Presidente da FPR.

Desde já dou os meus PARABÉNS pela manutenção da Verdade Desportiva, contudo EXORTO-O a manter a mesma linha de pensamento em relação a TODOS os Clubes, principalmente da Divisão de Honra e 1.ª Divisão.

Anónimo disse...

Tanto site como o blog do GDD não fizeram alarde das classificações da formação. E bem, porque nada está ganho.

Agora têm que ser justos e reconhecer que a formação do GDD está no bom caminho.

Ao fim da 1ª fase dos campeonatos, os sub 16, 18 e 21 acabaram, ou vão acabar em 1º.

Em sub 16 e 18 a uma distância considerável.

Os sub 14 também andam no topo nos torneios da ARS.

O que é que a FPR tem a ver com isto?

Os clubes que trabalham e têm resultados é que fazem a FPR ser bem vista.

E, claro, que há mais clubes com muito bom trabalho na formação.

Nada de confusões.

Quem precisa do FMI são os Benficas, Técnicos e coisa e tal.

Anónimo disse...

Última Hora

Quem disse ao pseudo director dos chocos para prevaricar foi um tal de MP visto muitas vezes ali pos lados do monsanto onde tem ligações tentaculares, onde se permite divulgar informação confidencial e ainda assume louros de trabalhos efectuados por outros,
eheheheh

Anónimo disse...

o tomaz morais ja nao e treinador da seleccao????

Anónimo disse...

Resultados sff?

Anónimo disse...

Belém 11 - Direito 9

Anónimo disse...

Agora percebe-se pq o paisana vai para a rua...

Anónimo disse...

Resultados?

Anónimo disse...

Évora 10 - Setubal 17
Os chocos nem com aldrabices se safarm

Anónimo disse...

Carrega vitóriaaaaaa!!

Anónimo disse...

O Setubal devia ser eliminado e baixar à 2ª divisão.

Anónimo disse...

Após leitura atenta do email que o Vitória de Setúbal escreveu aos clubes, resta, quanto a mim, à FPR, averiguar da veracidade das acusações graves que o responsável que assina o texto faz.

1 - Cabe à FPR saber quem é o tal elemento que, passando por cima da Lei, diz ao Setúbal para jogar na Lousã com os tais jogadores não inscritos a tempo e que isso apenas implicaria o pagamento de uma multa, a qual poderiam ainda contestar.

2 - Cabe à FPR saber se é verdade que o seu vice-presidente está, como refere o texto do dirigente do Setúbal, envolvido numa campanha deliberada(juntamente com o sr. Redondo)para prejudicar o Setúbal. Porque caso o Setúbal não esteja em condiçõesz de provar o que escreveu, julgo que é uma acusação grave a um dos elementos da direcção da fpr, acto que não pode passar impune e que pode inclusive ser objecto de um processo por difamação (assim oo Miguel Vareta queira dar-se ao trabalho de ver o seu nome limpo)

Anónimo disse...

Alguém pode fornecer resultados?

Anónimo disse...

O Èvora mesmo tendo perdido, hoje, com o Setubal, fez ponto de bonus. Assim, o Setubal nunca ficaria nos apurado para a a final 4, mesmo que a FPR tivesse fechado os olhos ás falcatruas sadinas. (ainda bem que está direcção está de olhos bem abertos)

Anedota: O criminoso cometeu um crime que não iria dar acesso a nada!!!!!!

Conclusão: " O crime não compensa." Ainda para mais se o criminoso é estúpido.....

Anónimo disse...

Carrega Vitoria.....O aviao com os argentinos e manda-os de volta para a Argentina, para o ano ha mais.

Anónimo disse...

Factos sobre o Vitória: jogou com jogadores não inscritos; foi punido pelo Conselho de Disciplina; o Lousã recorreu desta punição para o Conselho de Justiça e perdeu. A Direcção aplicou a sanção desportiva. Só não percebo uma coisa: onde é que a Direcção foi encontrar o regulamento para punir o Setúbal.

Anónimo disse...

Tens muita piada ou então deves pensar que só joga rugby a Honra!

ESTUDIDO, por causa de idiotas como tu é que isto não anda para a frente, menosprezam o que há em Portugal e em portugues

Sim portugues porque nos escalões séniores abaixo da honra também há bons jogadore mas deve parecer mal chamarem um ou dois portugueses... já naturalizar anda na moda. Até fica bem pá!!

Anónimo disse...

quanto ao jogo de ontem das meias finais entre o Belenenses e o Direito..... É aquilo metade do quarteto das melhores equipas nacionais? Que jogo péssimo, onde as três equipas (sim, a de arbitragem também) estiveram ao nível umas das outras.....

O Belem, claramente uam equipa sem liderança dentro e muito menos fora do campo! O Direito sem imaginação, ideias,a deixar correr o marfim!

O árbitro, bem, parece que não vê avants, agressões e ensaios (marcado pelo Belenenses)!

E que dizer do fiscal-de-linha, um tal Pedro Graça que parece ter sido recompensado!? Explico, o rapaz deu-lhe para falsificar boletins de jogo, expulsa jogadores com vermelho directo e depois escreve que lhes deu apenas ...um amarelo! Parece que tem um inquérito a decorrer na FPR mas mais parece que, afinal, o crime compensa! Afinal a decisão nunca mais aparece, o jogador continuar a jogor... uma alegria! Não deveria este tipo estar suspensoenquanto decorrer o inquérito?

Olho Vivo

Anónimo disse...

resultado do cdul-agronomia sff?

Anónimo disse...

Grande jogo no EUL, estas duas equipas é que deveriam estar na final para darem espectáculo

Anónimo disse...

Agro Agro Agronomia!!!

Se nao fosse o arbitro o resultado teria sido bem mais expressivo!!

Mais uma vez no jamor!

Anónimo disse...

ridiculo as coisas que foram ditas ao Gardener vindas das galerias do eul. Muito baixo nivel mesmo.

Anónimo disse...

Concordo plenamente, uma enorme jogo no EUL, pena foi a falta de educação e o baixo nivel da claque do cdul, para com o Joe, quer com o resto da equipa da agronomia. a esses putos, CRESCAM e aprendam com os atletas que hoje tiveram em campo que mostraram muito respeito e nos deram um grande espetaculo lá dentro!!

Anónimo disse...

Pena pena é o tio càbè não aparecer para tomar um copo com a malta da casa.

Esteve no Restelo, no meio da malta de Agronomia e não se dignou ir à sede do rugby Belenense antes do jogo, onde a Direcção Azul convidou para uns comes e bebes.. Já quando visitou Monsanto da última vez, com a equipa de Agronomia, saiu directamente para o carro e...caselas.

O que é que falha? É francamente esquisita esta personalidade...

Anónimo disse...

Por acaso o Cabé esteve mais de 1 hora a conviver com a malta do CDUL na 3ª parte.

Sou do CDUL e lamento imenso que a malta não se saiba comportar, para apoiar a equipa não é preciso ser ordinário com os adversários, devem julgar que se calhar afectam psicológicamente os jogadores, mais específicamente, o grande Joe. Criticam muito a claque da Agronomia e deram uma péssima imagem do clube, espero que na 2ª mão sejam diferentes para melhor.

A Agronomia venceu com toda a justiça, mas ainda falta a 2ª parte, e o CDUL tem de manter a atitude da 2ª parte e sair desta 1/2 final de cabeça erguida, o grupo merece e vai de certeza deixar tudo em campo.

Anónimo disse...

No Restelo não se viu o tio.

Então, no EU, estava como Agrónomo...

Eheheh!

Anónimo disse...

Boas, tenho estado a ler estes comentários acerca de algumas equipas de Rugby e realmente demonstra bem qual a razão do Rugby nacional não ter uma melhor e maior expansão no panorama desportivo nacional. Também acho de muito mau tom e diga-se também muito mau perder pelo que aqui foi dito. No caso das trafulhices aqui proclamadas em jeito de analogia ao mediático caso apito dourado é de realmente realçar como de modo burlesco aqui se fala de desporto e nomeadamente de Rugby. Muito se fala, muito se diz em prole da verdade desportiva. Contudo é necessário lembrar que o ser humano (vulgo homem) ao longo dos tempos praticou injustiças e trafulhices de todo o tipo inclusive ao seu semelhante. Toda as pessoas aqui neste blog criticam o Setúbal por algumas irregularidades que possam ter cometido irregularidades. Será que todas as outras que compõem o campeonato nacional nunca praticaram e fomentaram esse tipo de irregularidades, que ao longo destes anos também foram fazendo ao terá sido só o Setúbal. Será que os árbitros também não têm culpa, principalmente aqueles que são tendenciosos especialmente em finais.Deixem de ser ingénuos toda a gente, todos os clubes praticam irregularidades, pois todos querem vencer. Gostaria de lembrar que o Setúbal também foi prejudicado pelo arbitro na final com a académica, onde um ensaio foi claramente anulado tendo sido ele marcado de forma definida e clara e válida como mandam os regulamentos, ou será que os regulamentos só valem agora, não vi ninguém falar disto, não vi nenhum dos portadores da verdade desportiva que aqui deixam os seus comentários, lembrar esse facto ocorrido na final. Também não vi o arbitro ser castigado como deveria ter sido. Todos aqui falaram dos argentinos do Setúbal, contudo gostaria de lembrar que quase todas as equipas da 1ª divisão e da divisão de honra têm estrangeiros ao seu serviço. E ao longo destes anos nunca vi ninguém a criticá-los por estarem cá a jogar. Será que o facto de termos jogadores estrangeiros aqui em Portugal não será de algum modo benéfico para nós, onde podemos apreender novos conhecimentos trazidos de fora para melhor evolução do Rugby nacional, Ou já se esqueceram que muita gente que tira cursos de treinador e que está aos serviço da federação e de clubes e outros organismos vão lá fora em busca de novos conhecimentos, novos métodos de treino. Agora que já sabem algumas coisas a esse nível já cospem no prato onde comeram. No que toca a estrangeiros já agora ataquem a nossa selecção nacional, por causa dos jogadores naturalizados que a mesma possui e que são uma mais valia para a mesma e que orgulhosamente defenderam as nossas cores no mundial, ou já se esqueceram.
realmente acho que este tipo de blogs espelha de algum modo o que se passa no Rugby nacional e não só espelha também a nossa mesquinhez nacional, por isso é que sofremos algum revezes na história por essa dita mesquinhez. deixem de ser mesquinhos e de servir os propósitos dos outros que tentam se servir do Rugby nacional em vez de servirem o rugby nacional. Este desporto não é de uma só pessoa, não é de alguns, mas sim de todos aqueles que gostam acarinham e praticam e sofrem por este desporto, ou seja é de todos nós.

Ass: Necas

ps: se fizerem algum comentário desmedido desproporcional e ordinário escusado será dizer que vos parto a cara, pois garanto que farei.

«O mais antigo ‹Mais antiga   201 – 239 de 239   Mais recente› Mais recente»