Páginas

terça-feira, 2 de março de 2010

Um olhar aos pontos

Pedro Cabral lidera isolado a tabela dos melhores marcadores com 55 pontos.

Portugal tem duas finais pela frente. Espanha e Roménia são as selecções às quais “os Lobos” terão de vencer para se manterem as pretensões de apuramento para o mundial.

Após uma inicio de competição negro, onde se perdeu nos dois confrontos directos frente à Rússia e à Geórgia, a selecção Portuguesa conseguiu arrancar a maior vitória de sempre em termos pontuais. 69 pontos marcados na Alemanha estabelecem um novo recorde de pontos em jogos da selecção Portuguesa.

Pedro Cabral, Frederico Oliveira, Gonçalo Foro, Joe Gardener, João Correia, Vasco Uva, Francisco Fernandes, Diogo Mateus e Pedro Leal foram os autores de todos os pontos nesse jogo, entrando directamente para a história. Para a história fica principalmente o ponta do CDUL, Frederico Oliveira, que se estreou a marcar pelo XV nacional, logo com 3 ensaios.

Com esta vitória a moral portuguesa aumentou bastante para o encontro frente aos Espanhóis, que ao contrário do que muitos prevêem, não será nada fácil. A selecção do país vizinho encontra-se moralmente em baixo, após a derrota contra a Geórgia, que ditou o afastamento do Mundial, mas um jogo contra Portugal é sempre um bom tónico para aumentar o ego.

Espera-se pontaria afinada de Pedro Cabral e Joe Gardener, sem esquecer Pedro Leal, e ainda destreza e magia no ataque tal como no jogo frente à Alemanha. Coisa que não tem sido o ponto forte nacional.

Em 8 jogos os jogadores nacionais não marcaram mais de 98 pontos em chutos aos postes. Coisa pouca quando temos jogadores como Pedro Cabral, Pedro Leal, Duarte Cardoso Pinto e, mais recentemente, Joe Gardener. Só os primeiros 3 jogadores contam mais de 370 pontos em conversões e penalidades em 10 jornadas do Campeonato Nacional. Se fizermos uma média de pontos por jogo do Campeonato Nacional e da “European Nations Cup” temos:

Rapidamente se percebe que a pontuação dos jogadores na “ENC” não está nem perto daquela que os tem acompanhado ao longo do campeonato Nacional. Isto apesar de Portugal estar em 2º lugar na tabela de mais penalidades convertidas e ensaios transformados.

Por outro lado, a nível de ensaios a coisa parece já correr melhor. Apesar de sermos a 3ª equipa com mais ensaio marcados (23) ainda estamos muito distantes da Geórgia que já conseguiu ir por 39 vezes (!) à área de ensaio da equipa adversária. A Rússia tem apenas mais um ensaio que Portugal e curiosamente é (dos 4 primeiros) aquela que mais ensaio sofreu: 15. Portugal, Roménia e Geórgia apenas sofreram 9.

(números retirados de FIRA-AER.)
Legenda: E.m - ensaios marcados, E.s. - Ensaios sofridos; CEm - Conversão de ensaio marcada, CEs - Conversão de ensaio sofrido; Df - Drop marcado, Dc - Drop sofrido; Pf - Penalidade marcada, Pc - Penalidade sofrida.

É no entanto nas faltas que Portugal mais sofre. Em 8 jogos Portugal já sofreu 51 pontos devido às faltas. Estes 51 pontos representam quase metade dos pontos sofridos por Portugal (114). Não fossem estas faltas e Portugal poderia já estar qualificado para o Mundial.

Percebe-se agora quando Tomaz Morais tanto fala das faltas no meio campo português. É também por aí que Portugal tem que melhorar e se se quer manter o sonho do apuramento vivo terá que se tomar precauções já nos próximos jogos frente à Espanha (13 de Março - Madrid) e Roménia (21 de Março - Lisboa).

29 comentários:

  1. Excelente trabalho!
    Levanta-se no entanto uma pequena questão, que diz respeito aos pontos marcados no jogo com a Alemanha em 2009. A Rugby Portugal diz que os marcadores dos pontapés foram Cabral 2T + 2P, Leal 3T e C.Pinto 1T. O boletim do jogo diz Cabral 2T + 2P e Leal 3T + 1P, e a FPR diz Cabral 4T + 2P e Leal 1T + 1 P. Você parece seguir o boletim do jogo, mas ele também diz que Leal marcou 1E, o Spashuck não marcou nada e o P.Silva marcou 2E.
    Em que ficamos?

    ResponderEliminar
  2. Em resumo fica a dúvida se Pedro Cabral tem 55 ou 59 pontos marcados, e se Pedro Leal tem 31 ou 27...

    ResponderEliminar
  3. http://oxigeniotv.uol.com.br/#view/projeto-rugby-para-todos-04023068C4B97327

    ResponderEliminar
  4. excelente analise!

    agora vem realmente os jogos decisivos, vao ser ambos bastante complicados
    se me recordo a ultima vez que fomos a espanha perdemos

    ResponderEliminar
  5. agora vem realmente os jogos decisivos, vao ser ambos bastante complicados
    se me recordo a ultima vez que fomos a espanha perdemos

    Quarta-feira, Março 03, 2010 9:59:00 AM
    E DESTA VEZ VAMOS PERDER TAMBEM

    ResponderEliminar
  6. Não, não vamos perder e até vamos fazer um bom jogo.

    Cambada de derrotistas e acomodados.

    Vocês metem-me nojo como portugueses que são (ou pelo menos que julgam ser). Gente como vocês não é precisa neste País.

    ResponderEliminar
  7. Caro amigo das 10h34: espero que esteja enganado. Estou certo que vai ser um jogo difícil mas temos qualidade para o ganhar.
    Deixe-me dizer-lhe que o derrotismo nunca ajudou ninguém e que a sua falta de crença é bem representativa do Portugal de hoje: derrotado à partida!
    Não pode ser assim!
    No dia 13 vamos ganhar à Espanha e os optimistas (como eu) vão dedicar-lhe a vitória.

    ResponderEliminar
  8. Alguem sabe quais sao as seleccoes que potencialmente podemos apanhar no play-off?

    ResponderEliminar
  9. Em princípio será a Ucrânia (que, com maior ou menor dificuldade deve deixar a Lituânia pelo caminho), depois a Tunísia e por fim os nossos bons amigos uruguaios (partindo do pressuposto que vencem a equipa que vem da qualificação asiática).

    ResponderEliminar
  10. Malta, não ponham o carro à frente dos bois.

    Em primeiro lugar, Portugal tem obrigação de ganhar a Espanha e penso que o pode fazer, mas com trabalho. Se andarem a passear a camisola, levam na boca de certeza!

    É sempre em confronto directo com espanhóis que aparecem uns traidores e derrotistas, que na hora difícil caem sempre para o outro lado... sem querer fazer ligações aos apelidos de hoje, ainda há por aí muitos Cabrais, muitos Távoras e herdeiros do Conde Andeiro...

    Mas atenção: o nosso jogo não é com a Espanha. Esse não é o que estamos aqui a fazer... Estamos aqui para receber a Roménia e dar tudo e deixar tudo na relva para sonharmos com o apuramento. Esse sim, é o nosso jogo. E sempre que Portugal olhou para mais alto e para mais longe, o sonho tornou-se realidade!

    Bora lá Lobos! FORÇA PORTUGAL

    ResponderEliminar
  11. http://www.totalrugby.de/content/view/2572/289/

    imagens do jogo com a alemanha!

    se ficarmos em 3o, jogamos com o vencedor de

    ucrania - lituania

    se passarmos, jogamos com a tunisia
    se ganharmos, jogamos com o vencedor de

    uruguai - asia 2
    (provavelmente o uruguai)

    portanto isto va ser dificil!! mas nao e nada que nao tenhamos feito antes ahah! o mais dificil vai ser mesmo ganhar a romenia

    ResponderEliminar
  12. o gajo das 10:34 é um frustrado. Coitado. É mesmo um triste. Tadinho!!!!

    so o gajo da 10:34 so me me quero inganar mais tevemos muita sorte en 2007 e esta vez nao la vomos a NZ
    en 2007 os nossos jogadores tavao cheios de fome agora acabo o ragueibi portugues esta a acabar para muitos anos

    ResponderEliminar
  13. Claro que não se pode pôr o carro à frente dos bois, mas há que ser optimista.
    Se pensarmos nos últimos jogo que jogámos contra estas equipas, concluimos que lhes conseguimos ganhar a todas, logo não há uma tarefa impossível.
    E temos capacidade para o voltar a fazer, é preciso empenho e inspiração nos dias dos jogos.

    ResponderEliminar
  14. O teu sentido de humor é tão desconcertante como o teu português...
    :)

    ResponderEliminar
  15. ALGUEM SABE DIAS E HORAS DOS TREINOS DE SEVEN´S??

    ResponderEliminar
  16. Aquilo não é português Great_Duke, é romeno, de certeza.

    ResponderEliminar
  17. aliás, romeno misturado com castelhano.

    ResponderEliminar
  18. Rapaz das 10:34 para além de frustrado és BURRO que nem uma porta. Aprende a escrever para poderes falar alguma coisa de jeito. BURROOOOOOOOOO!!!!

    ResponderEliminar
  19. so um grande bbbbbbbbbuuuuuuurrrrrrrrrrrrooooooo
    que nunca foi a escola nao sei escrever mais vo os meter fora do mundial voces nesse pais sao todos uns tolos

    ResponderEliminar
  20. brasuka vai escrever em blogs la da favela gigante que é a merda verde amarela

    ResponderEliminar
  21. Eu acho que o tipo está é a gozar connosco e até é um portuga simpático que gosta de provocar.
    Não vale a pena insultar. Comentários do bota-abaixo só servem para motivar a malta.
    Em Madrid veremos quem tem razão.

    Com a(s) final(is) da(s) Taça(s) logo no Domingo a seguir ao jogo com a Roménia ainda me da mais vontade de ir a Lisboa nesse fds.

    ResponderEliminar
  22. Até os comemos carago. Bora lá Lobos, placar baixinho e bola nos pontas!

    ResponderEliminar
  23. Great Duke, estás enganado. Ok ganhamos à Alemanha e à Espanha (também se não tivessemos ganho nem mereciamos ter ido ao mundial) mas das últimas 3 vezes que jogámos com a Roménia perdemos duas (uma no Jamor de Honra e outra em pleno Mundial) e agora, na primeira volta, fomos empatar lá, se não estou em erro. Por isso muito tino com a Roménia!

    ResponderEliminar
  24. alguém pode explicar a este jovem que o ano passado ganhámos na roménia?

    ResponderEliminar
  25. Contra a Roménia perdemos no Jamor logo após o Mundial onde também perdemos, é verdade.
    Mas o ano passado vencemos em Bucareste (pela 1ª vez na história) com um ensaio do Juan Severino transformado pelo Pedro Cabral, se não estou enganado. Era bola de jogo (minuto 80)...

    ResponderEliminar
  26. É claro que o jogo com a Roménia vai ser difícilimo! Mas as vitórias difíceis têm mais sabor...
    Mas antes temos de nos preocupar com "nuestros hermanos"...

    ResponderEliminar
  27. Vamos mas é dar os parabéns ao blogger. grande texto sobre a Taça.

    ResponderEliminar
  28. Um blogger que censura não merece parabéns.

    ResponderEliminar