Terminaram os três jogos teste dos Lobos. Frente a Canadá, Namíbia e EUA, três conjuntos que preparam o Campeonato do Mundo, os Lobos mostraram uma grande evolução, querer e qualidade que nos permite sonhar com voos mais altos.
O último jogo diante do Canadá foi dos três, o menos conseguido. Com um cansaço físico e psicológico que era evidente, o treinador nacional preparou o jogo com cuidado e com algumas ausências, principalmente a de Juan Severino, um jogador que vinha a ser um dos melhores do pack avançado. Apesar destas contrariedades o conjunto português conseguiu ainda assim assustar os Canadianos com dois ensaios muito rápidos nas pontas. António Aguilar e Gonçalo Foro, com um ensaio cada, mostraram estar à frente na luta por um lugar nessas posições.
Joe Gardener, José Pinto, Frederico Oliveira, Gonçalo Foro e António Aguilar são os candidatos a melhor jogador do Portugal-Canadá. Não perca a oportunidade e vote já naquele que para si teve o melhor desempenho!!
Jogaram por Portugal:
Francisco Fernandes (João Júnior)
João Correia
Christian Spachuck (Bernardo Costa Duarte)
Rui D'orey (Eduardo Acosta)
Gonçalo Uva
Vasco Uva
Julien Bardy
Tiago Girão (Laurent Balangué)
José Pinto
Joe Gardener (10)
António Aguilar (5)
Pedro Silva (Francisco Mira)
Frederico Oliveira
Gonçalo Foro (5)
Pedro Leal
Não foi a melhor exibição, mas ficou na retina dos portugueses um bom futuro com estes jogadores. Existem muitos jogadores para as diferentes posições e com a rotatividade efectuada pelos treinadores são poucos aqueles que aparecem como prováveis titulares.
 |
Primeira linha em acção diante dos EUA. (foto: António Lamas) |
Na 1ª linha Christian Spachuck teve um regresso em grande aos Lobos e parece ter o seu lugar assegurado a nº3. O mesmo não se passa com a camisola nº1. Francisco Fernandes, que já tinha deixado boas impressões no Torneio Europeu das Nações em 2010 conta agora com a concorrência de Anthony Alves que com apenas 21 anos é uma promessa assegurada para os Lobos. Com iguais possibilidades de alinhar no XV mas que, por razões diversas, não jogaram tanto neste mês estão Jorge Segurado e João Júnior (que entrou muito bem diante do Canadá). E não se deve esquecer aquele que poderá ser o maior pilar português, Ivo Morais, que diante dos EUA foi um dos responsáveis pelo banho de mellee que os lobos deram no último ensaio. Se na 2ª linha há dúvidas, na 2ª e na 3ª a questão é menos complicada. A provável 2ª linha titular será Gonçalo Uva e Juan Severino. Estes dois estiveram muitos bem em todos os jogos e neles deve residir a primeira escolha. Atrás deles, Eduardo Acosta e Rui D'orey parecem ser os mais lançados.
 |
Bardy foi o melhor em campo por 2 vezes. (foto: António Lamas) |
A 3ª linha esteve em destaque em todos os jogos e a dupla de treinadores deve manter esses jogadores. Vasco Uva, Julien Bardy e Tiago Girão foram gigantes em todos os encontros e devem vestir as camisolas 6, 7 e 8 dos lobos. Mas na calha está mais uma revelação: Laurent Balangué. Este luso-francês entrou em todos os jogos e mostrou sempre bastante disponibilidade e garra nos jogos. É um jogador que pode desempenhar qualquer papel na 3ª linha sendo que aquele que está mais habituado é ao papel de asa.
 |
José Pinto esteve sempre em destaque no comando das tropas. (foto: António Lamas) |
Nos três-quartos José Pinto (sub-capitão) é titularíssimo. O nº9 do Direito esteve em grande plano em todos os jogos e foi dos melhores (senão o melhor) no último jogo. A Abertura uma aposta mais que ganha. Joe Gardener dá outra lateralidade ao jogo. Seja com o jogo à mão ou ao pé, "big show Joe", consegue colocar a bola rapidamente onde quer e lançar o jogo apartir daí. Ao seu lado Joe deverá ter Pedro Silva e Frederico Oliveira. Se o primeiro, não realizou exibições de bom nível a verdade é que não comprometeu e e foi uma boa ajuda para Joe, assim como para Fred. Contudo é bom que Pedro não se esqueça que logo atrás dele tem um Francisco Mira motivadissimo por agarrar um lugar agora que Diogo Mateus deixou o XV.
 |
Fraderico Oliveira, a revelação, e Francisco Mira. (foto: António Lamas) |
Mas se o lugar de 1º centro pode estar tremido, o de 2º está mais seguro. É unânime a opinião de que Frederico Oliveira foi uma aposta ganha nessa posição. Começou mal, mas acabou muito bem tendo, inclusivamente, sido dos melhores em campo contra o Canadá. Resta uma dúvida, irá Pedro Mello e Castro colocar Fred a 2º centro no CDUL ou o mesmo continua a ponta?
 |
António Aguilar é o melhor marcador de sempre da selecção com 16 ensaios. (foto: António Lamas) |
No três de trás a aposta deverá ser António Aguilar, Gonçalo Foro e Pedro Leal. Estes três jogadores estiveram bem contra o Canadá e se os jogadores do Direito foram sempre titulares, o do CDUL respondeu sempre muito bem quando foi chamado. José Lima, Bernardo Silveira, Duarte Moreira, Diogo Coelho e Sérgio Franco devem ser os jogadores que poderão ter uma oportunidade caso algum dos actuais jogadores se mostre indisponível...
Foram bons jogos onde se viu um bom apoio dos portugueses. Errol Brain e Frederico Sousa já ganharam a confiança dos portugueses e mostraram desde logo trabalho.