quinta-feira, 10 de junho de 2010

O melhor 2ª linha (nº4) de 2009/10


Já foram encontrados os jogadores para formarem a primeira linha do melhor "XV do ano". Direito e Belenenses são os clubes representados tal como no ano passado. Da!ª linha de 2008/09 para 2009/10 apenas houve uma alteração, a saída de João Correia, compensada com a entrada de Jorge Segurado. 

Passamos agora parea a eleição da melhor 2ª linha do ano. 
Com duas sondagens, para o nº4 e nº5, estão nomeados 10 jogadores de 4 clubes (Direito, Agronomia, CDUL e Belenenses).

Para o lugar de nº4 os nomeados foram todos jogadores que se distinguiram este ano. Enquanto Carlos Quadros (que vem fazendo boas épocas ao serviço de Agronomia), Eduardo Acosta (peça fundamental no XV de Monsanto) e Afonso Sousa (titular no CDUL) são conhecidos no campeonato nacional e do público português, os outros dois nomeados foram boas surpresas. 
De França para o Restelo veio um internacional argentino (Pumas). Julio Farias, de 31 anos, foi mais que um jogador dentro de campo. A raça do argentino foi fundamental para o desenrolar do jogo azul, principalmente na defesa e a sua experiência foi importantíssima.
Outra das surpresas deste campeonato foi a aposta de Frederico Sousa num jogador internacional sub-20 Luis Sousa. O 2ª ou 3ª linha do Direito (com idade de sub-21), foi por diversas vezes titular tendo correspondido sempre bem, principalmente quando era chamado para chutar aos postes. 






Podem votar na barra lateral.
Esta sondagem termina dia 11 às 23:59.

O melhor pilar (nº3) de 2009/10


Tal como Hafu, Facundo Borelli repete a dose e é novamente eleito como o melhor pilar direito. 

Curiosamente nesta época o argentino começou por jogar a talonador fruto da ausência de William Hafu. Nessa posição, a qual não estranha pois já jogou por diversas vezes, o internacional pelos jaguares era acompanhado por Hamish e Hugo Valente. Com o regresso de Hafu, Facundo voltou para a sua posição original: a de pilar direito.

Na sua terceira época em Portugal, sempre ao serviço do Belenenses, o pilar argentino conseguiu ganhar a admiração de muitos adversários e muitos adeptos de rugby, havendo inclusivamente a hipótese de se naturalizar português.

  1. Facundo Borelli (CFB) 35% (121 votos)
  2. João Correia (GDD) 26% (89)
  3. Hugo Valente (CFB) 17% (59)
  4. Gustavo Duarte (AEISA) 10% (35)
  5. Diogo Fialho (CDUL) 7% (25)
  6. Luis Bleck (CDUL) 5% (17)

terça-feira, 8 de junho de 2010

O melhor pilar (nº3) de 2009/10


Apenas falta um elemento para completar a 1ª linha do "XV de 2009/20". 
Escolhidos Jorge Segurado e William Hafu, do Direito e Belenenses, respectivamente, o terceiro elemento volta a ser um pilar, desta feita o pilar direito.

Para esta posição estão bastantes jogadores referenciados.
Direito, Agronomia, CDUL e Belenenses são os únicos clubes com jogadores presentes nesta sondagem e não é para menos. Todos os jogadores aqui presentes têm uma larga experiência nacional ou internacional. Dos 6 jogadores escolhidos 4 são internacionais por Portugal e 1 é internacional pelos Jaguares.
Contudo o principal candidato a ocupar o lugar de pilar direito é o pilar João Correia, capitão do Direito e da Selecção Nacional. Mas ao seu lado estão Gustavo Duarte e Facundo Borelli, dois jogadores bastante fortes na melee. Do CDUL estão dois jogadores que alternaram a titularidade: Luis Blek e Diogo Fialho. Por último, mas não em últimos está Hugo Valente que se distinguiu mais uma vez pelos muitos ensaios que marcou (4) e pelas internacionalizações na variante de sevens.







Podem votar na barra lateral.
Esta sondagem termina dia 9 às 22:59.

O melhor talonador (nº2) de 2009/10


Um ano depois William Hafu repete o primeiro lugar como melhor talonador do ano. 
Depois de em 2008/09 ter ganho categoricamente a respectiva sondagem com quase 50% dos votos, o internacional de Tonga ultrapassou adversários como Nuno Taful e Bernardo Costa Duarte.

Este ano William Hafu apenas apareceu na 2ª volta do campeonato depois de ter estado ausente por lesão e ter sido chamado para a selecção de Tonga na digressão à Europa, onde chegou mesmo a marcar um ensaio frente à Irlanda. 
De regresso a Portugal William Hafu apenas conseguiu marcar 2 ensaios. O primeiro frente à Agronomia, enquanto o segundo foi um ensaio cheio de oportunidade na meia-final disputada no Restelo diante do Direito.

Resultado da sondagem:

  1. William Hafu (CFB) 29% (70 votos)
  2. Nuno Taful (GDD) 19% (50)
  3. João Costa (AAC) 17% (47)
  4. Bernardo Costa Duarte (AEISA) 16% (41)
  5. Francisco Tavares (GDD) 15% (40)
  6. Duarte Figueiredo (CDUL) 5% (15)
  7. Salvador Kadosh (AEISA)  1% (4)


O melhor talonador (nº2) de 2009/10


Qual o melhor talonador? Apesar de ser uma resposta fácil, a verdade é que este ano foram muitos os jogadores da posição central da primeira linha a darem nas vistas. 

No Direito Nuno Taful assumiu uma titularidade dificil, relegando João Correia para a posição com que se iniciou no rugby (pilar). Contudo no banco do Direito estava Francisco Tavares que jogos a maior parte dos jogos, incluindo uns a titular. A mesma situação viveu-se no clube vice-campeão. Bernardo Costa Duarte que foi por diversas vezes chamado aos trabalhos de Tomas Morais é dono e senhor da camisola nº2 de agronomia de há uns anos para cá. Mas sempre que Salvador Kadosh era chamado a resposta deste jogador era positiva.

No CDUL e no Belenenses estão dois jogadores de extremos opostos. Duarte Figueiredo é o simbolo do CDUL e também um jogador que faz da regularidade a sua força. No Belenenses está William Hafu. O internacional de Tonga tanto pode passar ao lado de um jogo como o pode decidir com um momento de génio, nomeadamente o ensaio contra o Direito na meia-final jogada no Restelo.

Resta João Costa, talonador da Académica de Coimbra. O jovem jogador de 23 anos, internacional jovem por Portugal, foi uma aposta ganha de Sérgio Franco. Apesar de ter saltado da titularidade entre jogos, este foi o jogador chamado para os desafios mais difíceis, respondendo sempre com grande eficiência.







Deste nomes, 5 são titulares nos seus clubes enquanto os outros foram elementos constantemente procurados para os substituir. Qual deles realizou a melhor época? Qual o jogador que mais merece estar presente no "XV de 2009/10" ?

Podem votar na barra lateral.
Esta sondagem termina dia 8 às 23:59 

O melhor pilar (nº1) de 2009/10


O pilar do Direito Jorge Segurado foi o primeiro grande vencedor da primeira sondagem para o "XV de 2009/10". Com 33% dos votos, o internacional português venceu o pilar neozelandês de Agronomia Christopher Even por apenas 3 votos!!!

Depois de ter ficado em 2º lugar no "XV de 2008/09" atrás de Facundo Borelli, a luta pela camisola nº1 deste ano ia ficar entre os pilares do Direito e Agronomia. Venceu o campeão nacional, que assim figura no melhor "XV de 2009/10"

Resultado da sondagem:

  1. Jorge Segurado (GDD) 33% (60 votos)
  2. Christopher Even (AEISA) 32% (57)
  3. João Júnior (CDUL) 14% (27)
  4. Hamish Haika (CFB) 9% (17)
  5. Jorge Kostesky (CDUP) 8% (15)
  6. Emanuel Alemida (SLB) 5% (9)
  7. Kiki Stowers (AEIST) 4% (8)
Notas de curiosidade:
  • Os 4 primeiros classificados ocuparam as suas posições da mesma maneiro que os clubes no campeonato (Direito, Agronomia, CDUL e Belenenses)
  • O 5º melhor pilar foi Jorge Kostesky. O argentino do CDUP, vai jogar na I Divisão no próximo ano.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

O melhor pilar (nº1) de 2009/10


Inicia-se hoje a maior sondagem realizada este ano. Com 92 jogadores a votos, os leitores irão escolher e votar naquele jogador que, para si, foi o melhor na sua posição durante o Campeonato Nacional de Rugby "Super Bock" 2009/10, e a primeiro posição é naturalmente a de número 1. 

Em 2008/09 o grande vencedor foi Facundo Borelli com 62, ficando à frente de jogadores como Jorge Segurado, João Júnior, Gustavo Duarte e Hugo Valente. Este ano Facundo jogou mais vezes na posição de pilar direito, o que obrigatoriamente o leva a perder a hipórese de manter o lugar.

Contudo a luta por esta posição está ao rubro. Ao título de bi-campeão de Jorge Segurado juntam-se os 6 ensaios na época de estreia de Chritopher Even, a ascensão de Emanuel Almeida no primeiro ano de Benfica assim como a de João Júnior no CDUL. Ainda é preciso ter em atenção a boa época do pilar neozelandês ao serviço do Técnico, Kiki Stowers, para não falar da regularidade de Hamish Haika e da força de Jorge Kostesky do CDUP.







São muitos jogadores de grande nível e grande qualidade. Todos fizeram uma grande época e todos mereciam estar no "XV do ano". Mas só um pode figurar entre os quinze titulares e cabe aos leitores decidirem qual.

Podem votar na barra lateral.
Esta sondagem termina dia 7 às 23:59.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

XV do ano - 2009/10


Depois do sucesso de 2008/09, volta-se a iniciar um período de votos para se escolher aqueles que foram os melhores jogadores do Campeonato Super Bock 2009/2010.

Este ano a lista de jogadores aumentou de 77 (em 2008/09) para 89 jogadores de todos os clubes da principal divisão portuguesa. Do Direito até ao CDUP, todos os clubes estão presentes na edição do "XV do ano" de 2009/2010.

São muitos os jogadores que deram nas vistas nos diferentes clubes. Mas se há jogadores cuja visibilidade aumenta devido a figurarem nos quadros de um clube que está no topo nacional (Direito, Agronomia, CDUL e Belenenses), não se deve esquecer que existem muitos outros jogadores titulares noutros clubes com menos visibilidade que realizaram grandes exibições e foram bastante regulares durante a época.

Se se pensa que a eleição deste ano será fácil, muitos se enganam. Em 2009/2010 apareceram muitos jogadores de grande qualidade e potencial, que vieram ocupar posições de estrelas do rugby nacional. Chris Even (pilar), Patrcicio Ballesteros (2ª linnha), Hugo Valente (pilar), Chris Mclean (nº8), Jamie Heuller (centro), Frederico Oliveira (ponta), Sérgio Franco (ponta) e Francisco Serra (defesa) são apenas alguns jogadores de grande nível e que completaram o campeonato com muita qualidade.


Os jogadores escolhidos são:
  • O melhor pilar (nº1)
 Christopher Even, Hamish Haika, Emanuel Almeida, João Júnior, Jorge Kostesky, Jorge Segurado e Kiki Stowers;
  • O melhor talonador (nº2)
Bernardo Costa Duarte, João Costa, William Hafu, Nuno Taful, Salvador Kadosh, Duarte Figueiredo e Francisco Tavares;
  • O melhor pilar (nº3)
Gustavo Duarte, Facundo Borelli, João Correia, Luis Bleck, Hugo Valente e Diogo Fialho;
  • O melhor 2ª linha (nº4)
 Carlos Quadros, Julio Farias, Afonso Sousa, Eduardo Acosta e Luis Sousa;
  • O melhor 2ª linha (nº5)
Patricio Ballesteros, Francisco Cabral, Glen Gregory, Gonçalo Uva e Ariel Berrigno;
  • O melhor 3ª linha (nº6)
António Duarte, João Uva, Tiago Girão, Luis Portela e João Pratas;
  • O melhor 3ª linha (nº7)
Jacques Le Roux, Sebastião da Cunha, Veltioven Tavares, Salvador Palha e Rui D'orey;
  • O melhor 3ª linha (nº8)
Juan Severino, Vasco Uva, Chris Mclean, Lourenço Machado, Valter Jorge, Rui Heitor e Diogo Dória;
  • O melhor médio-formação (nº9)
Lourenço Kadosh, Pedro Leal, José Pinto, Diogo Miranda, Bruno Nifo, Acácio Sousa, Francisco P. Magalhães, Rui Rodrigues e José S. Nunes;
  • O melhor médio-abertura (nº10)
Duarte Cardoso Pinto, Pedro Cabral, Manel Costa, Luis Salema, Gonçalo Malheiro e Filipe Grenho;
  • O melhor ponta (nº11)
Santiago Silvera, David Mateus, João Mestre, Gonçalo Foro, Adérito Esteves e Ricardo Dias;
  • O melhor 1º centro (nº12)
Diogo Mateus, Miguel Leal, Peter Leulusso, Francisco Mira e Gregory Mullamy;
  • O melhor 2ª centro (nº13)
Miguel Portela, Pedro Silva, Marcus Zavaleta, Michael Lubbe, Jamie Heuller e Tomás Brandão;
  • O melhor ponta (nº14)
Sérgio Franco, Diogo Coelho, Duarte Cortes, Frederico Oliveira, Pedro Carvalho, Duarte Moreira e José Guerreiro.
  • O melhor defesa (nº15)
Joe Gardener, Francisco Moreira, Francisco Serra, "Maxi" Jordan, Nuno Penha e Costa, António Aguilar e Gonçalo Marques.

Esta iniciativa repete-se um ano depois. Em 2008/09 com a mesma sondagem chegou-se aos 3500 votos, sendo que o jogador mais votado foi o experiente centro advogado Miguel Portela com mais de 150. 
Nesse ano o XV escolhido foi :
  1. Facundo Borelli (Belenenses)
  2. William Hafu (Belenenses) 
  3. João Correia (Direito)
  4. Jeremy Hirukoa (Direito)
  5. Eduardo Acosta (Direito)
  6. Luis Portela (Direito)
  7. Jacques Le Roux (Agronomia)
  8. Vasco Uva (Direito)
  9. Pedro Leal (Direito)
  10. Duarte Cardoso Pinto (Agronomia)
  11. Adérito Esteves (Direito)
  12. Miguel Leal (Direito)
  13. Miguel Portela (Direito)
  14. António Dias (Direito)
  15. Joe Gardener (Agronomia)

Porque muitos jogadores poderão ficar injustamente de fora, este ano haverá lugar para o banco de suplentes que será composto pelos segundos jogadores mais votados nesta posições: 
  1. Pilar 
  2. Talonador
  3. Segunda linha
  4. Terceira linha (Asa)
  5. Terceira linha (nº8)
  6. Abertura
  7. Centro
  8. Defesa
Tal como está anunciado, a votação começa no domingo à noite e a sondagem respectiva a cada posição durará 24h. 

Cabe a si escolher aqueles jogadores que no seu ponto de vista foram os melhores em 200/9/10.