Já só falta 1 dia para o último jogo dos Lobos na ENC 2011. Depois de Roménia, Rússia, Geórgia e Espanha, é agora a vez da Ucrânia se cruzar com o caminho dos portugueses.
Com 4 derrotas em 4 jogos e muitos pontos sofridos, a Ucrânia, que subiu de divisão no ano passado, é claramente a equipa mais fraca do grupo e ao longo dos meses de Fevereiro e Março sofreu um total de 21 ensaios em 138 pontos sofridos. Com um jogo claramente físico, à semelhança da Geórgia e Rússia, a Ucrânia vem a Portugal com o orgulho bastante ferido e à procura de uma exibição que honre o país.
Do lado dos Lobos a aposta é outra. É preciso marcar pelo menos 4 ensaios e ambicionar o 2º lugar do grupo (tarefa muito difícil pois estamos dependentes dos jogos da Roménia, Rússia e Espanha), isto apesar da qualidade portuguesa ser bastante reconhecida.
Para este jogo, que à partida será mais de ataque, havendo a preocupação constante de manter a posse de bola, Errol Brain apostou num conjunto bastante ofensivo e de onde constam jogadores com muita criatividade e mentalidade ofensiva, nomeadamente os que actuam nas linhas atrasadas. Joe Gardener, Pedro Silva, Adérito Esteves, Pedro Leal (todos habitualmente chamados para os sevens) e ainda José Pinto e Carl Murray (convocado para Hong Kong) mostram a aposta da dupla técnica nacional em jogadores com forte cariz ofensivo.
No 8 da frente aparecem poucas alterações. Dos jogadores que iniciaram o jogo contra a Espanha, apenas Tiago Girão não inicia a partida frente à equipa do leste da Europa, dando lugar a Vasco Uva. O nº8 do CDUL, considerado por muitos como o melhor 3ª linha a actuar em Portugal, não foi sequer convocado para a partida, dando o seu lugar na convocatória ao promissor jogador do Vitória de Setúbal, que com apenas 18 anos pode fazer a sua estreia pelos Lobos, Fernando Almeida.
- Christian Spachuck
- Lionel Campergue
- Juan Murré
- Juan Severino
- Gonçalo Uva
- Jacques Le Roux
- Julien Bardy
- Vasco Uva
- José Pinto
- Joe Gardener
- António Aguilar
- Carl Murray
- Pedro Silva
- Adérito Esteves
- Pedro Leal
Suplentes: Bernardo Costa Duarte, Anthony Alves, Rui D'orey, Fernando Almeida, Pedro Cabral, Bernardo Silveira e Francisco Serra.
Vasco volta a jogar com o 8 nas costas |
É uma convocatória de muitos regressos. Vasco Uva voltou para a posição que ocupou durante muitos anos, inclusivamente no Mundial, a de nº8 dos Lobos. Um regresso saudado daquele que foi (e é) um dos jogadores com mais garra e coração da equipa portuguesa. Que este regresso à sua posição possa trazer um maior teor ofensivo e igualmente responsabilidades defensivas.
Os outros jogadores que regressam às sua posições são Pedro Silva e Pedro Leal. Dois dos jogadores mais mentais e criativos deste selecção voltam a posições que bem conhecem e nas quais estão habituados a jogar pelos clubes. O 2º centro, que jogou toda a ENC 2011 a 1º, volta a ganhar uma maior liberdade para atacar nesta posição, enquanto Pedro Leal vai certamente sentir-se como peixe na água a jogar como defesa dos Lobos.
No banco Pedro Cabral, Bernardo Silveira e Francisco Serra estão prontos para entrar. Assim não vai haver azo a falhanços nem a nervosismos, pois estes jogadores que vão equipar com as camisola 20, 21 e 22 estão prontos e, certamente ansiosos, de mostrar serviço e lutar por um lugar.
Portugal joga o tudo por tudo, e tudo o que pode! Contra a Ucrânia é preciso ser intransigente a defender e mortífero a atacar. Para isso Errol convocou muitos dos jogadores com mais pontos no campeonato nacional. Ora vejamos:
- Jacques Le Roux, António Aguilar, Bernardo Silveira e Pedro Leal estão entre os 10 melhores marcadores (ensaios) do Campeonato Super Bock.
- Joe Gardener, Francisco Serra e Pedro Cabral são exímios jogadores na marcação de penalidades ou conversões. Se os jogadores do Campeonato Super Bock (Serra e Cabral) ocupam as primeiras posições (1º e 2º lugar, respectivamente), Joe era, até vir para a ENC 2011, o 2º melhor marcador da Federale 1 (atrás de Yannick Ricardo). Neste momento, Joe é o 2º melhor marcador da ENC 2011 com 34 pontos (apenas a 3 de Menrab da Geórgia).
- Máquina de fazer ensaios - Entre os convocados, 14 jogadores actuam em Portugal. Só esses somam 67 ensaios (335) e 305 pontos aos postes no Campeonato Super Bock, enquanto que daqueles que jogam em França, apenas Joe conta pontos... mas logo 185 (3 ensaios).
Prevê-se assim um jogo muito ofensivo dos jogadores lusos. No último jogo deste campeonato, é importante que os jogadores portugueses voltem a conquistar o apoio do público. O jogo da Espanha ficou para trás, mas não saíu da memória dos adeptos.
211 comentários:
«O mais antigo ‹Mais antiga 201 – 211 de 211Site CDUL
"Época 2011/2012
O 1º reforço do CDUL para a época 2011/2012 chega já no fim de Junho a Portugal.
O nosso grande Veltioven Tavares.
Depois de ter estado um ano a viver e jogar em Inglaterra onde foi o melhor marcador de ensaios da equipa B até ter passado para a equipa A do Blaydon - Newcastle, Velti regressa a Portugal e para voltar a vestir a camisola do CDUL na próxima época.
é sem dúvida um grande regresso para o rugby português e neste caso para o CDUL que está muito contente por ter o Velti de volta, tanto a nível pessoal como a nivel desportivo.
Bem vindo de volta Velti!"
mas tratou dos amigos na fpr ...
já o Cabé tratou da mulher que já fez 2 obras em 1 ano na sede da FPR
O dídio não cobrava pelos tratamentos?!?! lolol Perguntem o que ele recebia dos seguros.....
de certeza muito menos do que a arquitecta recebeu na FPR para andar por cortiça nas paredes...
lol mas é arquiteta, construtora civil ou emprenteira? já estão tão desesperados que até com a mulher do homem já pegam...
O Didio deu e recebeu milhares de euros das companhias de seguros. Quem se tramou foram todos os outros clubes que por causa de muitas burlas com tratamentos tiveram os prémios a crescer todos os anos. Analisem as contas do Direito e Belém e verifiquem os seguros dos atletas de 2000 ate agora.
Escriba tens uma imaginação fértil.
Até te podias chamar Silva Pereira, como o ministro...
Os jogadores iam lá N vezes, eram vistos, tratados e iam-se embora na boa. Portanto não podiam cobrar nada.
Agora, o castigo do teu presidente é que está em falta. 4 MESES. Quando? E a newsletter? Quando é que a repoem?
E as burlas nos seguros....Há que investigar
Direito, Belem, Dídio.... Vara és um passarinho ao pé desta trilogia
Anda lá, escriba, explica-te.
O Direito começou a ganhar campeonatos antes do Dídio pensar em ir para a Federação. Os melhores treinadores, já para não falar de jogadores, da actualidade passaram todos por Monsanto. Hourcade incluído. Esse está a dar cartas na África do Sul.
O seu a seu dono. Vai lá tirar umas bicas na pateira e cala-te.
Enviar um comentário