sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Centro Nacional de Treinos

É um caso de sucesso - Jonny Wilkinson passava a maior parte do tempo a treinar chutos aos postes.
Disse um treinador de Wilkinson, dos tempos de formação, que este não sabia chutar "drops". Mais tarde na primeira selecção Wilkinson treinava "drops", não com o seu pé forte (esquerdo), mas com o direito, o mesmo que lhe valeu um campeonato do Mundo.
Tem-se vindo a desenvolver desde o Campeonato do Mundo de 2007 em França, uma onda de trabalhos no Estádio Nacional.
Centro Nacional de Treinos, é o nome do local do estádio Nacional que durante todas as semanas recebe cerca de centenas de atletas compreendidos entre as idades de 17 é 30. É uma aposta bastante acertada da Federação Portuguesa de Rugby, com grande mérito de Tomaz Morais e da Super Bock.
Este complexo que tem vindo a sofrer inúmeras alterações, como a implantação de um novo sintético e alargamento da sala de musculação com novas maquinas e pesos.
Para além das alterações materiais, temos também a ajuda de Murray Henderson para o trabalho dos avançados e cerca de 10 treinadores com o 2º e 3º nível do curso de treinadores da Federação a dar novos conhecimentos e técnicas de ensino às selecções de sub-16 e sub-17.
Foi uma aposta ganha, que não deve parar. Muito do sucesso do Rugby Português no futuro está a treinar no CNT. Que possam ter as melhores condições de trabalho. Que tenham os melhores treinadores. Que os treinadores tenham o melhor conhecimento e direito ao melhor material.
Que daqui possam surgir grandes:
  • Talonadores
  • Pilares
  • Saltadores
  • Asas
  • Formações
  • Aberturas
  • Chutadores
  • etc...
É absolutamente necessário que o treino se transforme na base do jogador de Rugby. Para isto é preciso:
  • Que o jogador acredite no futuro como atleta.
  • Que o treinador esteja ao nível das exigências.
  • Que o espaço de treino e o material sejam bons e que dêem garantias.
  • Que haja apoios para todas as áreas envolventes.
É preciso uma nova infra-estrutura!

Uma infra-estrutura que tenha:

  • Apoio médico
  • Apoio escolar
  • Quartos
Será, a acontecer, uma mudança radical no nosso Rugby! Seria um salto de gigante equiparado com o Argentino.
Que se aposte na Formação. Que os que foram ao Mundial possam dar testemunho dos meses que levaram a preparar-se.Que os treinadores possam usufruir de protocolos com outros países de modo a ter uma nova visão do Rugby e da sua evolução.
Por um Rugby mais forte, por um Rugby mais evoluído!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Foi um prazer ler este post. Pelo conteúdo e até pela forma (que já não surpreende mas que continua a agradar).

Quem pensava que o efeito do mundial iria ter um impacto limitado ao ano passado deve ter tido uma grande surpresa ao ver a quantidade de inscrições que este ano afluiram aos clubes mais representativos.

Está a crescer uma geração em número e qualidade que colocorá grandes desafios aos dirigentes do rugby português.

É impressionante a quantidade de miúdos em sub-12, 10 e 8 que hoje em dia jogam. Muitos deles desistirão, outros novos se juntarão.

É pois urgente planear desde já e executar a prazo para tirar o melhor desta miudagem.

Quer ao nível de clubes, quer ao nível da selecção, há que agarrar estes "lobinhos". Promovam um grande contacto entre os séniores e a miudagem. Recebam-nos de forma progamada no CNT para eles verem como se trabalha e aquilo que pode vir a ser um dia o trabalho deles. Incentivem os miúdos a ocasionalmente fazerem parte de um treino dos séniores. Transmite-lhes ambições, metas e espírito de equipa/grupo.

Anónimo disse...

Mérito do Tomás Morais e da SuperBock?
E a FPR não tem mérito?
Meus amigo vamos a ser justos. O CNT é um investimento brutal e é a grande obra da FPR neste seu mandato.
Meses e meses de negociações para se conseguir avançar, patrocínios, reuniões com IRB, com o Estado, concurso de obras, projectos, etc...etc... O CNTenvolve muito dinheiro e muito trabalho.
Tudo para dar ao Rugby português o que ele merece.
Sei que é a obrigação da FPR fazer isto mas fizeram bem e temos que lhes dar o mérito por isso.

Anónimo disse...

"É uma aposta bastante acertada da Federação Portuguesa de Rugby, com grande mérito de Tomaz Morais e da Super Bock."

É uma aposta muito boa da Federação.

O mérito divide-se pelos três. (e tb por aqueles que não são conhecidos)

Anónimo disse...

é ainda de lamentar a forma como sao seleccionados os jogadores para o CNT!Há muitos jogadores que nao se apresentam a treinar no CNT e que têm maiores capacidades que alguns jogadores que se apresentam no mesmo! É isto que ainda torna o rugby uma modalidade bastante "caseira", basta ter um nome conhecido ou algum "contacto" dentro da FPR (através do Presidente do Clube,do Treinador, do Pai, etc...) e imediatamente se encontra no mesmo, sem haver alguem constantemente a analisar jogos das camdas jovens dos clubes para recolher tais informações sobre os jogadores.

Tenho pena, pois ha clubes que têm bastantes jogadores que entram com poucas qualidades e mais tarde evoluem e apresentam-se bastante diferentes. Já o contrario tb se passa, alguns jogadores com qualidades poderiam estar la e aprender alguns conhecimentos complementares e se apresentarem com excelentes jogadores, mas como nao têm "amiguinhos" nesse clube, acabam por cair na banalidade sem que ninguem os conheça!

Mas nao ha que tirar o merito a esta iniciativa do CNT, que apesar das injustiças (que acabara por haver sempre, pois nunca conseguira agradar a todos) tem dado resultados, tanto individuais como em colectivo!

Anónimo disse...

Essa questão das injustiças nas convocatórias passa mais pelo peso dos clubes na fpr do que dos jogadores individualmente.
O caso do Belenenses é inacreditável. É evidente que têm umas excelentes escolas, mas um jogador não pode ir para o cnt só porque é do Belenenses, quando há jogadores bem melhores que não são convocados.

Anónimo disse...

Bom Post!

Vamos aguardar pelos resultados do trabalho que já está a ser desenvolvido.


mesmo faltado ainda como tu afirmas;

Apoio Médico

Apoio Escolar

Residencial

Anónimo disse...

Excelente POST! Divulgar o que se faz bem e o CNT está no inicio da caminhada ou a meio, pelo q li da entrevista do Tomás Morais mais e melhor se está a programar para o CNT. Estão lá não só os melhores mas os q se adaptam bem, cumprem a preparação física 2 ou 3 ou mais vezes por semana. Não merece a pena ser-se bom e aparecer em alguns ou até mesmo na maior parte dos treinos de campo e depois não aparecer no ginásio, no treino de velocidade etc...Tem de se cumprir e há quem seja bom mas se balde a isto...