segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Fins de semana de RUGBY

Foi há dois dias que recomeçou oficialmente o campeonato Nacional.
Apesar da paragem do Natal e Fim-de-ano as equipas apresentaram-se ao mais alto nível. Com os seus melhores jogadores e muitas promessas.
Foi uma jornada igual a muitas outras, com claras vitórias de Belenenses, Direito, Agronomia e CDUL.
CDUL Vs Cascais (42-15)
No sábado CDUL e Cascais mediram forças no eterno Estádio de Honra do clube de Lisboa. Apesar de claramente mais fracos o Cascais conseguiu dar uma grande réplica ao CDUL. Mortífero aos postes e corajosos a defender só entre os 50 e 60 minutos de jogo é que o Cascais cedeu perante um CDUL claramente motivado em fazer ponto bónus..
Neste jogo há que destacar 2 aspectos:
1- Vasco Jonet - Marcou os 15 pontos da sua equipa transformando penalidade atrás de penalidade (apenas falhou 2), tendo uma delas, transformada com sucesso, a mais de 40 metros dos postos.
2- A equipa jovem com que o CDUL se apresentou. Não são apenas uns jogadores de sub-21, são uma verdadeira promessa para o rugby português.
CDUP Vs Belenenses (11-73)
Já ia o CDUL - Cascais em uma hora de jogo quando se deu início, na Lousada, a este jogo. Todos estavam em expectativa por ver como é que o Belenenses iria responder á saída do seu treinador Campeão, Bryce Bevin. E esta não podia ser melhor. Com Uva e Pedro Gonçalves no banco, os Azuis entraram com muita vontade de ganhar no sempre difícil campo do Porto. A corrente de jogo foi praticamente na direcção da área de ensaio dos nortenhos.
A destacar:
1- Boa resposta dos jogadores do Belenenses á saída inesperada do seu ex-treinador. Boa estreia de João Uva e Pedro Gonçalves no banco.
2- A jogar em casa não se deve perder. Muito menos por 73. É uma pena ver um clube de jogadores históricos como o Joaquim Ferreira afundar-se, dando ideia que nem sequer existe motivação.
Benfica Vs Agronomia (05-43)
Resultado esperado. Mas ao contrário do que vem sendo hábito, a equipa mais fraca só soube responder na segunda parte sofrendo apenas 10 pontos e marcando 5. Mais uma vez um jogo de um sentido, com uma entrada de rompante de Agronomia que na sua máxima força, marcou 33 pontos na primeira parte.
1- Maneira como a Agronomia entrou em jogo. Fazendo logo o ponto bónus na primeira parte, permitindo assim pôr jogadores mais novos e menos experientes na segunda.
2- É cada vez maior o fosso entre os 4 que vão á final four e os que não vão. Mas não deixa de se lamentar o facto de o Benfica ter o ano passado ficado em 3, perdendo na meia final por pouco contra a mesma agronomia, e este ano não passa do 5, somando derrota atrás de derrota.
Técnico Vs Direito (07-35)
É um Técnico a subir de rendimento. Foi um jogo claramente ganho pelo poderio físico da equipa de Monsanto. Se no fim dos primeiros 40 minutos os resultado era nivelado, 7-14´, na segunda parte Direito ligou o motor e foi para "cima deles". Com internacionais e jovens de grande potencial (caso de Luís Portela e Luís Salema) e com uma fraca resposta física do Técnico o direito soube gerir o resultado e conseguir o ponto bónus.
1- Boa atitude do Técnico. A subir de forma, dando ideia de que apostam no campeonato do próximo ano para fazer uma surpresa.
2- É com certeza a equipa mais experiente do Campeonato. Joga com muita cabeça e é um adversário a temer. Consegue fazer aquilo que muitos clubes não atingem: juntar experiência e juventude e ,mesmo assim, ter um bom ritmo de jogo.

19 comentários:

Anónimo disse...

excelente análise. parece-me que a agronomia vai ser campeã e desce o cascais de certeza!

Anónimo disse...

Muito boa a sua análise. Continue e força.

Anónimo disse...

O seu blog promete, não desista.

Anónimo disse...

muito boa análise! parabéns

Anónimo disse...

Gostei de ler.

Continue pois toda a informação é pouca.

Anónimo disse...

Gostei...passa para os favoritos. Vou acompanhando.
Boa sorte

Anónimo disse...

este blog também vai dar atenção ao rugby sub20?

Zé Nunes disse...

é um dos objectivos.

Contudo toda a imformação é bem recebida

Anónimo disse...

http://promelao.blogspot.com/

Este blog voltou a ser activo

Anónimo disse...

O autor deste blog tem o mérito de o ter criado. mas atenção às conclusões que tira.

Falo especificamente do meu clube, o CDUP. O clube passa por grandes dificuldades, não só pelo que todas as pessoas de fora têm conhecimento, mas também outras razões que nem todos sabem.

Deixar no ar que talvez falte motivação nao me parece de todo, a melhor atitude.

Parabéns pelo blogue e não desista

Anónimo disse...

ouve lá foste à sobreda ver o jogo ?

o resultado nao espelha o que aconteceu em campo. A Agronomia só marcou o primeiro ensaio aos 20 minutos da primeira parte. E a maior parte dos ensaios foram brindes do Benfica.

Anónimo disse...

E então? Os jogos de rugby não duram só 20 minutos, nunca te exlicaram isso?

Anónimo disse...

O Benfica no ano passado não ficou em 3º, ficou em 4º lugar.
Levou 50 do CDUL no jogo de atribuição do 3º e 4º lugar.

Anónimo disse...

parabéns pelo blog, j á agora é mais um anonimo ( escondido)ou podemos saber que é o mentor deste espaço?

Anónimo disse...

"Em casa não se deve perder.Muito menos por 73".Concordo.Mas há dias e situações que não se repetem.E o CDUP " clube de jogadores históricos" não se vai afundar. Aliás, está em 5º lugar, ou seja à cabeça do 2º grupo de 4.Já bateu o Cascais em casa e fora, o Benfica em casa e perdeu com o Técnico nas Olaias faltando-lhe para o fim do Campeonato receber o Técnico e ir à Sobreda.Não refiro os outros jogos q faltam pq são "outro campeonato" para a realidade que o CDUP é hoje em dia na equipe senior. Mas essa realidade poderá muito bem fazer este clube acabar o campeonato em 5º ou 6º lugar.Afundanço? Não creio. Relançamento? Sim. Vai demorar? Vai, mas vai valer a pena.
um abraço, muitos parabéns pelo excelente site.
um simpatizante do CDUP

Anónimo disse...

o CDUP vai com a santa... e so peca por tardio.... desde que o xixa deixou de jogar são um bando... deixaram de ser uma equipa

Anónimo disse...

previsão resultados jornada 10 DH :

GDD- Benfica : um passeio para os de Monsanto.Que não facilitem demais não vá a habitual garra e persistência dos encarnados pregar alguma partida.resultado certamente volumoso com ponto bónus mas o benfica a marcar pontos.

Belém- Cascais: outro passeio para os azuis.Neste caso nem a garra dos da linha lhes pode valer.resultado tb certamente volumoso e imagino que a zero ou perto disso.

CDUL-Técnico : acho que resultado pode não ser vitória garantida do CDUL.está num firme 4º lugar mas não convence. Técnico, pelo contrário depois de um inicio desastroso tem mostrado uma equipe a ter em conta.Ainda assim arrisco vitória do CDUL mas à justa.

CDUP-Agronomia : com as condições meteorológicas que se adivinham no Norte não vai ser fácil para nenhuma das equipes.Ainda assim a diferença abismal de valor das mesmas dita uma vitória de Agronomia.Vai ser um jogo de imenso sacrifício para ambos.

bons jogos para todos!

Anónimo disse...

curioso que o CDUP desde que o xixa deixou de jogar tornou-se num bando.particularmente curioso tendo em conta que é o xixa que treina a equipe!

Anónimo disse...

Como se previa o cdup repôs a verdade do que é hoje em dia como equipe: nem um grupo de baratas tontas como apareceram frente ao Belenenses no passado fim de semana em Lousada, nem uma das fortes equipes da Divisão de Honra.Voltaram hoje no Estádio Universitário do Porto (o "peso" deste campo para a equipe do Porto é imenso!)num pelado fofinho,a ser o que sempre são as equipes do cdup : cheias de garra, espírito "antes morrer que vergar",dar o litro até ao ultimo segundo de jogo.Mesmo que tudo espremido possa parecer pouco em termos de qualidade e consistência de rugby,os condicionalismos actuais do clube não autorizam maiores exigências.Afinal, recuperou-se o espírito e Agronomia já o sentiu, mesmo que tenha ganho jogo sem espinhas.

bom rugby para todos