segunda-feira, 15 de março de 2010

Madrid conquistada.

Resultado final: Espanha 15 - 33 Portugal.

Não podia ter corrido melhor o jogo dos Lobos em terras espanholas. Com muitos portugueses a apoiar a selecção os lobos conseguiram mostrar mais uma vez que estão em óptima forma e podem muitos bem conseguir mais um brilharete e marcar presença na pré-eliminatória de qualificação para o Campeonato do Mundo 2011n na Nova Zelândia.

A selecção portuguesa, apesar de ter entrado com uma oferta de um ensaios aos espanhóis, controlou sempre o jogo e ficou no ar a ideia de que podiam ter sido mais pontos. Todos os jogadores em campo tiveram uma exibição positiva, desde Thomaz da Costa (chamado para o lugar de Juan Murré) até Joe Gardener (que marcou mais uma penalidade perto do meio campo), estiveram em grande nivel, sem esquecer todos os jogadores do banco de suplentes. Poderão ler uma crónica do jogo em "Join the Maul".

A selecção portuguesa alinhou com:
  1. Francisco Fernandes
  2. João Correia 5 (Bernardo Costa Duarte)
  3. Thomaz da Costa (João Júnior)
  4. Conrad Stickling
  5. Gonçalo Uva
  6. Eduardo Acosta (Salvador Palha)
  7. Vasco Uva
  8. Juan Severino (Tiago Girão)
  9. José Pinto
  10. Pedro Cabral 2+2+2+3+3+3 (Duarte Cardoso Pinto)
  11. António Aguilar 5
  12. Diogo Mateus
  13. Pedro Silva (Miguel Portela)
  14. Frederico Oliveira
  15. Joe Gardener 3
Foi um jogo muito bem jogado, principalmente a nível de três quartos onde Frederico Oliveira, António Aguilar e Joe Gardener se encontravam bastante inspirados, pois se o ponta do CDUL conseguiu um ensaio fabuloso, já Aguilar marcou um ensaio bastante conseguido e de bom entendimento com Joe.

Pedro Cabral ("Puca") foi o homem do jogo. A boa forma vem dando frutos e nos últimos dois jogos marcou 33 pontos (18+15). Só na European Nations Cup o abertura do português leva 70 pontos.
No  passado sábado, Pedro voltou a dar saudades ao espanhóis do CRC Madrid, que este ano se encontram em 4º classificado depois de terem arrecadado o título no ano passado. 

Frederico Oliveira é o melhor marcador de ensaios (4), mais um que Pedro Silva e Gonçalo Foro.

Nos avançados há um jogador que vem dando nas vistas. Francisco Fernandes está a ser um grande guerreiro dentro de campo. O pilar do Tyrrose da Federale 1, é neste momento um dos indiscutíveis do XV nacional e não é para menos, Fernandes (que pode alinhar a asa) aguenta na melêe e ainda aparece no jogo aberto, para além de ser um jogador que pressiona bastante bem a linha adversária. Estas boas exibições que vem realizando (começou na Rússia e desde aí não perdeu o lugar) permitiram que o luso-francês, de 23 anos, fosse abordado pelo DAX da PRO D2 (2º divisão francesa).

Com esta vitória conseguiu-se manter o 3º lugar, apesar da derrota da Geórgia aos pés das Roménia (22-10). Na Rússia, a selecção de Leste venceu por contundentes 48-11 a Alemanha.


Depois de conquistada Madrid, tanto por jogadores como por adeptos, espera-se que o Estádio Universitário de Lisboa volte a encher com o apoio de todos os portugueses para a próxima final diante da Roménia (sábado 20 de Março).

(fotografia de Miguel Carmo - "fotorugby")

19 comentários:

Anónimo disse...

bom titulo. para ver se aqueles espanhois se calam e ficam no canto deles.

Great_duke disse...

Excelente! Boa análise e obrigado pela referência. Como tenha pena de não estar em Lisboa no próximo sábado...
Mas vamos ganhar!

Anónimo disse...

agora vejam la se metem os jogos a mesma hora que portugal e coisas do genero

Anónimo disse...

E não há nenhuma alma caridosa que grave o jogo da sportTV e depois coloque num torrent?

Anónimo disse...

há tanto expert por este pais fora que não consegue perceber que os jogos da selecção devem ser uma referencia para fixar os jovens na modalidade, não jogar a mesma hora mais do que uma regra, deveria ser bom senso.

Anónimo disse...

Pedro Cabral "homem do jogo" é anedótico! é um 10 de fraquíssima qualidade...Volta Duarte CP! Para além de ter jogado não por Portugal mas para se mostrar ao espanhóis, é um 10 armado em estrela que passa a vida a criticar e a gritar com os colegas de equipa,o que é inaceitável, tem pouca visão de jogo e sobretudo nao lê as corridas dos companheiros mais atrasados que encontram buracos e correm em vão à espera do seu passe... tantos ensaios deperdiçados devido a esta falta visão de linhas...esteve bem nos pontapés, é um facto, mas tem que largar o osso e deixar o Joe marcar pelo menos os de longa distância, pois não tem pernas para eles, como já demonstrou.
Bom jogo dos 3/4s, boa concentração e acima de tudo notou-se bastante confiança destes, finalmente bons entendimentos como colectivo atrasado.
Portugal fez uma boa 1.ª parte mas adormeceu na 2.a....
Temos que fazer muito mais frente à Roménia. Nota positiva mas infelizmente sem convencer para o jogo tão importante que aí vem.

Anónimo disse...

Tu aí das 3:31 deixa-te de merdas e apoia Portugal. Esse espirito destrutivo e com dor de cotovelo só te fica mal. tu é que felizmente não convences ninguem.
Pessoas como tu devem ir encher-se de moscas!!!!

Anónimo disse...

Tu aí das 3:31 deixa-te de merdas e apoia Portugal. Esse espirito destrutivo e com dor de cotovelo só te fica mal. tu é que felizmente não convences ninguem.
Pessoas como tu devem ir encher-se de moscas!!!!

Anónimo disse...

3h40- mais respeitinho quando fala com outro que não o seu umbigo. seja objectivo e comente o meu ponto de vista sobre aspectos do jogo, não venha para aqui desrespeitar, que isso é que não lhe fica nada bem a si. Não ofendi ninguém, ao contrário do que a sua inteligência consegue alcançar, é exactamente por apoiar Portugal, por até ter ido a Madrid, que deixo aqui as minhas preocupações, críticas e as soluções que no meu entender Portgal devia adoptar.
São opiniões, são subjectivas e pessoais claro está, são passíveis de resposta e de comentários, de troca de ideias e análises, para que também eu possa responder.
Não seja arrogante. Não perca tempo a vir aqui escrever o que escreveu, este espaço é para trocarmos opiniões e análises. Se não está para dar a sua, faça um favor a sim mesmo, não escreva e fique lá com as moscas!

Anónimo disse...

Cada um tem direito à sua opinião. Os outros podem é não concordar. Eu sou um deles.

Então o Pedro Cabral não tem visão de jogo? Lembraste do ensaio contra a Rússia? ou do ensaios do Gonçalo Foro à Alemanha? Pois foi. Dois pontapés largos e altos para as pontas deram dois ensaios. Isso é muita visão de jogo. (com mérito, também, para o dois marcadores dos ensaios.

Não lê as linhas de corrida? Viste o primeiro ensaio contra a Espanha? À linha de corrido do Pedro Silva o Cabral correspondeu com um passe que o libertou e fez ganhar terreno.

Tem que largar o osso e deixar as penalidades mais longas para o Joe? Não foi o que fez quando houve uma penalidade na 2ª parte do meio campo? Quem chutou essa? JOE. E das outras, falhou uma porque acertou no poste e outra por uma distância mínima.

Podes não gostar dele a jogar mas não lhe tires o mérito. Tens que ser justo e mais imparcial.

Anónimo disse...

Obrigado pela sua boa e atenta resposta. Custava-lhe muito que o seu 1.º comentário tivesse sido este??

Não me interprete mal, o cabral é um bom jogador sem dúvida! mas como 10 é na minha opinião fraco, e com isto não quero de todo ofender sequer o jogador ou tirar-lhe o mérito, mas sim esperar que o treinem para melhorar e em consequência Portugal ganhar com isso.

O seu pontapé/passe para o Joe na Rússia, é, de facto, muito bom. Os contra a Alemanha, como não fui lá, não os vi, mas acredito que tenham sido bons.

Nos pontapés aos postes, temos provas que chuta bem nos de curta distância e maioritariamente frontais, não tem pernas para os de longa, mas acho o Joe muito melhor chutador que ele e espero que volte a ter rapidamente a sua oportunidade na equipa. Mais uma vez não por preferir um ao outro mas pelo sucesso de Portugal.

Quanto às linhas de corrida dos seus companheiros, é evidente que não falha todas, mas na minha opinião perdem-se muitos ensaios pela sua falta de visão, rapidez dos passe nestas situações. Vejo muitas vezes arrancadas dos defesas, que de certeza estão a ver buracos para atacar, que não resultam por culpa do seu atraso no passe ou na falta de confiança na arrancada dos seus companheiros.
Joga com passes demasiado seguros e atrasados que, obviamente, resultam no desaparecimento dos buracos que os seus companheiros se preparavam para atacar e que poderiam dar, ou não, muitos mais ensaios.

Por último, e como antigo jogador de rugby sei o que é estar lá dentro e fazer parte dum colectivo, lamento a atitude dele em campo. é inaceitável ter um jogador que critica negativamente e grita constantemente com os colegas de equipa e sobretudo que se revolta quando erram. é contraproducente ter um jogador com esta atitude, que não incentiva e não é o 1.º a dar uma palavra de conforto e confiança a um companheiro para que na próx. oportunidade o mesmo erro não se repita e que faça lembrar que o importante é o colectivo.

E deixemos o cabral em paz, que já me alonguei demasiado, gostava de saber a sua opinião sobre o jogo.

Cmpts

S disse...

Desculpem lá, pq eu não estou a perceber bem ou então não sei fazer contas.

Se cada derrota vale 1, empate 2, vitoria 3, e se temos 3 pontos de vantagem sobre a Roménia para a ultima jornada...matematicamente parece-me que já temos o 3º lugar garantido...

ou não?!?!

Anónimo disse...

a roménia tem menos um jogo que nós. pode ganhar 6 pontos.

S disse...

Ok, é que tinha reparado num sitio qq que tinhamos os mm jogos.

Assim sendo, temos mm q ganhar!

Anónimo disse...

se perdermos cntra a romenia, teremos que esperar que a espanha depois ganhe a romenia, e mesmo assim nao podemos perder por mais de 1 ponto...

Resultados que nos classificam:

Vitoria, empate e derrota por um ponto

Anónimo disse...

Se o Pedro Cabral foi o homem do jogo não devo ter visto o mesmo jogo, na minha opinião estiveram bastante melhor o Zé Pinto e o Aguilar!!

Anónimo disse...

Anónimo das 4:54, podes ter sido jogador de rugby mas não deves ter sido grande merda porque não percebes nada de rugby.
Tudo o que disseste é patético. A tua análise de como joga o Cabral é ridícula. Estás a ver o Cabral? É exactamente o contrário do que tu dizes. As qualidades que lhe apontas são os seus defeitos, e os defeitos que dizes que ele tem são exactamente as suas qualidades e o porque de ele ser tão bom jogador.
Mas enfim ... pérolas a porcos. Podes continuar a falar sozinho.

Anónimo disse...

meu, patético és tu que não sabes discutir uma opinião

Anónimo disse...

O Frederico Oliveira esteve muito fraquinho no jogo, que raio de ensaio de sorte foi aquele?