domingo, 21 de março de 2010

Próximo objectivo: Mundial 2015!

Portugal está fora do Mundial 2011. Com a derrota frente à Roménia os Lobos deixaram o caminho da qualificação... mas nem tudo está perdido. 


A exibição no jogo de Sábado mostrou que existem jogadores que (naturalmente) acusam a pressão de jogar estes jogos. E não é para menos. A pouca competição nacional leva-nos a isso. De qualquer das formas há que levantar a cabeça e seguir em frente. O Mundial de 2011 já foi mas ainda vem o de 2015, com muitos jogadores portugueses à perna. 

A selecção de 2007 continha jogadores de grande experiência e muitos anos de selecção.

A recente fornalha de jogadores que chegaram à selecção dão-nos garantias de que daqui a uns anos poderemos estar mais fortes e mais compactos como equipa. João Júnior, Joe Gardener, Frederico Oliveira, Francisco Fernandes, Bernardo Costa Duarte, Pedro Silva, Jorge Segurado, entre outros, são jogadores que chegaram à selecção depois do Mundial de 2007 e tiveram que substituir outros nomes que muita experiência a nível internacional e muitos anos de rugby de selecção nas pernas como Miguel Portela, Joaquim Ferreira, Marcelo D'orey, Rui Cordeiro, Frederico Sousa, Diogo Coutinho, Paulo Murinello e Gonçalo Malheiro (só para nomear alguns). Se aos jogadores que apareceram depois de 2007 juntarmos Pedro Leal (25 anos), Pedro Carvalho (25), Sebastião da Cunha (25), Gonçalo Uva (25), Tiago Girão (25), Francisco Mira (24), Pedro Cabral (26), Gonçalo Foro (26), Vasco Uva (27) ou Salvador Palha (26) percebemos que temos jogadores para voltar a lutar por uma presença na maior competição de rugby mundial. E ainda faltam Julien Bardy (23 anos) e Lionel Campergue (24 anos), para além de toda uma geração de grandes jogadores que vêm agora dos sub-21, com muita ambição e muita preparação técnica (evolução dos métodos de treino) e física, que vem  a caminho. Veltioven Tavares, Manuel Costa e Rafael Simões são dois exemplos disso. Três jogadores que com apenas 19 anos já são titulares nos seus clubes e internacionais na variante de VII (primeiros dois) ou com jogos de XV nas pernas (Rafael).

Com esta campanha perdeu-se um Mundial mas também se ganhou muito. Os resultados diante a Espanha, a vitória na Alemanha e Roménia e ainda o empate na Geórgia podem ter aberto os olhos à IRB, que poderá abrir uma porta para a entrada de uma equipa portuguesa na Challenge Cup. Ganharam-se jogadores, experiência e mais que isso, aprendeu-se a lição sobre os erros, nomeadamente a necessidade de colocar os jogadores em campeonatos mais competitivos. Se formos a ver os jogadores que actuavam fora do país em 2009 (durante a primeira fase da ENC) temos: Christian Spachuck (ProD2), David Penalva (só fez dois jogos em 2010) (Pro D2), José Pinto (Itália) e Gonçalo Uva (Top 14). 4 jogadores titulares que de um ano para o outro ou se lesionaram ou não estavam disponíveis ou voltaram para Portugal.

João Junior (23 anos) e Francisco Fernandes (24) dão garantias na primeira linha

Esta falta de experiência foi fatal no último jogo, mas ao mesmo tempo existe um factor ainda mais importante que tem que ser trabalhado. Dos 10 jogos, 5 foram jogados em Lisboa. Desses 5 só se ganharam 2 e perderam-se 3(!!). Lá fora, dos 5 jogos ganharam-se 3, empatou-se 1 e perdeu-se outro. Este dado leva-nos a pensar porque é que não se ganham mais jogos em casa? Foi cá que a qualificação nos fugiu! Mais uma vez poderá ser a pressão de jogar diante do seu público que afecta psicologicamente os jogadores? Ou será que em situações de extrema dificuldade como em Tiblissi ou Bucareste que os nosso lobos ultrapassam as dificuldades e se excedem? Uma coisa é certa, eles deram o máximo que podiam.

É preciso que os jogadores das selecções mais jovens sejam ambiciosos e queiram resultados por Portugal.

Campanhas como o Rugby Youth Festival, formação de treinadores, participação de diversas selecções regionais ou nacionais em campeonatos da Europa vão certamente ajudar a que o próximo objectivo (Mundial de 2015) possa ser atingido. É preciso mais jogadores, mais e melhores treinadores e mais condições!! Faltam 5 anos e é preciso pôr mãos à obra. Uma competição interna mais competitiva e a participação em provas internacionais de maior dificuldade ou maior pressão são certamente necessárias.

144 comentários:

Anónimo disse...

Belo artigo parabéns

Anónimo disse...

TALVEZ com a tua sabedoria e conhecimento , vai explicar aos treinadores dos Stormers porquê põe um jogador a 15 igual ao Pipoca , e que ganhou o prémio de revelação este ano na Currie Cup , eles na África do Sul não percebem nada de rugby , é melhor ires lá tu explicar.
É para o critico do Pipoca do artigo anterior.

Bom artigo , mas gostava de ver um com soluções para o futuro .
Abraço

Anónimo disse...

quanto ficou a taça???

Anónimo disse...

o campergue so tem 22 anos

Rui Silva disse...

Naturalmente que devemos ambicionar o Mundial de 2015, mas até lá importa concretizar vários objectivos intermédios, fundamentais. Temos de aproveitar este fracasso para reorganizar a casa, coisa que seria muito mais difícil com a participação no Play-Off e, eventualmente, no Mundial. Há que saber aproveitar as oportunidades que esta desilusão abriu.

Anónimo disse...

Não fiquem assim, é só mais um ano CDUL, para o ano é que é

Anónimo disse...

Ganhou a agro???

Anónimo disse...

obvio

Anónimo disse...

Um nojo, esta final da TP sem vários jogadores, com destaque para os jogadores do CDUL. Eu não sou nem CDUL nem Agro, sei que ambas as equipas queriam jogar nesta data (penso que apenas o Belém concordou com o adiamento da final para Maio), mas aqui há um valor que se sobrepõe ao interesse dos clubes: o interesse do Rugby nacional. Esta final não serviu o interesse do Rugby como um todo. Ofuscada pelo jogo dos Lobos, hoje não teve direito a uma única linha no jornal A Bola. Foi um jogo para os poucos do costume, sem expressão, pobrezinho...

Anónimo disse...

O CDUL perdeu. Ok, tudo normal. As camisolas rosa são giras?

Anónimo disse...

e resultados?

Anónimo disse...

prata - benfica, bowl - chocos

Anónimo disse...

quanto ficou o jogo?

Anónimo disse...

Com esta desilusão devia-se acabar com o rugby em Portugal! Redistribuíam-se os jogadores por outras modalidades! O Gonçalo Uva para o Basquete, o Pedro Cabral para o futebol, o Pipoca para o pingue-pongue e o Joe Gardener para o badminton!

O Sporting já me arruinou a época desportiva, agora os Lobos, que chatice!

Anónimo disse...

O rugby em portugal vai passar por momentos dificeis daqui para a frente. Como já foi dito, o jogo de ontem foi para os mesmos do costume, sem expressão e nãi ir ao mudial significa tembém falta de apoios ao rugby e assim não vai ser nada fácil evoluir. Não vai passar do mesmo do costume.
o pipoca esteve bem quando entrou e devia ter sido titular.

De resto, bom artigo, parabéns.

Anónimo disse...

Agora mais do que nunca era bom acabarem com os comentários negativos, criticos e sem sentido. Só com o pessoal todo unido é que não se perdem apoios, etc...
Estive esta tarde na Final da Taça e não concordo com o comentário anterior. As bancadas estavam cheias e bastante animadas.......

Anónimo disse...

e as camisolas rosa???são loucas?

Anónimo disse...

alguém sabe como foi o jogo dos chocos com os matarroanos???

Anónimo disse...

Comparar o Juan a esses é completamente ridiculo.
Acho que se deve apostar nos jovens portugueses mas daí a dizer que esses estão a nível do Juan é ridiculo.
Nao se repararam mais tinhamos mais 48 kilos no pack avançado.
Com a entrada de Conrad por exemplo deixamos de ver mauls a andar para trás, ganhamos mais estabilidade a todos os niveis.

Sejamos sinceros e nao atiremos culpas para os naturalizados, dizendo que estes nao sentem o país.

O Caso do Joe é particular, é um enorme jogador gigante até. Lembrem-se que foi o seu 4 jogo pela selecção.
Quantas vezes nao vimos jogadores com bastantes mais internacionalizações a fazer erros identicos?
Durante muito tempo tremia o estadio inteiro quando viamos bolas a ser pontapeadas para o nosso trio de trás. E o Joe trouxe essa segurança.
Claro que falhou o 4º pontapé que era de grau de dificuldade quase nula mas os outros eram a mais de 50 metros.

O erro do Joe é imperdoavel?
Claro que é, sem dúvida.
Mas se recuarmos na jogada vemos que a forma como foi feito o turnover pela Roménio foi porque o Gonçalo Uva no meio campo com três romenos pela frente a menos de 1 metro deles decide fazer um grubber. Isto também nao é um erro infantil de um jogador que esta(va) no TOP14 e é por isso que crucifica um jogador?

Tambem nao vassilamos na formação ordenada que originou o ensaio?

Após o não-apuramento temos que rever as coisas boas e coisas más.
Começando por dar a conhecer o rugby portugues aos jovens portugues, lembrem-se que o nosso rugby primeiro foi conhecido lá fora e só depois cá dentro.
Temos que remodelar o estadio nacional que está pior do que há dois anos.
Equipas como o Beleneneses que têm uma enorme expressao no rugby tem de conseguir dar melhor condições aos seus jovens.
O Benfica ja está com projecto definido para o proximos anos, optimo que tragam sangue novo ao rugby nacional.
O CDUP tem que ser reerguido está a beira de descer, nao tem campo, tem de fazer 40 km para jogar em "casa", o único clube do Porto e com tantos bons jovens jogadores. Os dirigentes têm que se mexer para que os jovens tambem o possam fazer

Tem que passar a ser obrigatoria a existencia de equipas B seniores pelo menos nos 4 primeiros.

Façam campeonatos regionais nas 1 e na 2ª divisão

Contratem TREINADORES ESTRANGEIROS e não jogadores, ganhem sabedoria para resolver questões estruturais.

O rugby universitário é uma anedota

Até a Hungria, Rep.Checa e Romenia jogam o CEE CUP com equipas dos respectivos países e nós latinos conseguimos nao nos organizar.

Anónimo disse...

Qual era o problema de jogarmos neste momento uma competição com o XV do Presidente com uma equipa ou selecção.
(Situação que nao incluia os 12 dos sevens +22 do XV)
Primeira linhas
Taful, Duarte Figueiredo, Segurado, Valente, Gustavo Duarte
2ºLinha:
Francisco Cabral, Rafael Simoes, Rui D'Orey, Joao Pratas, Afonso Sousa
3ºLinhas
Luis Portela, Valter Jorge, Antonio Duarte, Coimbra,
9:
Lourenço Kadosh, Acacio Sousa
10:
Penha e Costa, Manuel Costa
Centros:
Mira, Silveira, Miguel Leal
3 Trás:
Pedro Carvalho, Mateus, Coelho, Grenho

Anónimo disse...

Não poderia ser assim por varias razoes. Uma delas é que se fossem esses os jogadores onde é que os da selecção evoluíam... no campeonato nacional?

Uma equipa a jogar na Challenge Cup seria uma selecção dos melhores a jogar em Portugal... Esses jogos funcionavam como jogos teste, onde poderia haver um prize money para os jogadores ou outro tipo de prémio para os mesmo levaram o jogo a sério, de modo a se habituarem à pressão. É que se não houver isto esses jogos passam de jogos teste para jogos amigáveis onde ganhar (ou atingir os objectivos definidos pela equipe técnica) ou perder era igual.

É preciso crias jogos de pressão bastante alta como o de sábado. Onde os jogadores fiquem nervosos e sintam o calor e a adrenalina do jogo e dos adeptos.

Anónimo disse...

Mais uma taça para a Agro!!! Nos ultimos 5 anos é o clube com mais titulos! O derrotado foi a eterna esperança do rugby português (o cdul), que mesmo com vedetas do "super XIV" (como eles dizem) lol não jogam nada!

Anónimo disse...

fui ver o jogo da taça cup e gostei bastante do ambiente. a claque do cdul sempre animada a cantar e os de agronomia com os tipic canticos de tempos a tempos...

em relaçao ao jogo, agronomia tinha a estrategia perfeita, apostou tudo no pack avançado (e mesmo quando os 3/4 tinham a bola eram um perigo) e foram construindo o resultado com muita paciencia.

pena que o cdul, que aposta muito senao tudo nesta epoca, nao tenha conseguido defender os avançados da agro (embora na minha opiniao tenham defendido relativamente bem mas pouco agressivamente).

saudaçoes rugbisticas

Anónimo disse...

Alguém sabe os resultados das 3 Taças de hoje no Nacional

Anónimo disse...

concordo com o comentário das 11:09.
Tambem gostei do jogo!

Anónimo disse...

-Manter o CNT com 30 jogadores de elite seniores a jogar a Portugal recebendo ajudas em dinheiro.
-Modelo de campeonato 6+6 a duas fases.
-Participação na Challenger Cup tal como faz a Roménia com o Bucarest. Um XV do presidente cujo o plantel seria composto pelos seniores que trabalham no CNT, isto é os melhores portugueses a jogar em Portugal.
-Exportar jogadores para campeonatos mais competitivos. Nem que seja as federales francesas. São divisões mais competitivas e com mais jogadores profissionais.
É preciso incentivar os jogadores a irem jogar lá para fora.

Joe Gardener, por exemplo, evoluirá muito mais fisicamente e mentalmente se jogar todas as semanas num campeonato como o TOP14 ou PROD2 com jogos competitivos todas as semanas e pontapes decisivos todas as semanas, em vez de andar com a sua equipa a bater em mortos e a dar 50 e 60 pontos todo o ano. Ele não está habituado a esta pressão pois em 90 por cento dos jogos que realiza com a sua equipa tanto faz acertar como falhar pontapés pois a vitória é sempre certa e por muitos.

Anónimo disse...

Correçao: Challenge Cup

Anónimo disse...

Porque não aproveitar o XV do Presidente para ir buscar jogadores de outras divisões, parece que o rugby em Portugal é só as equipes da DH, principalmente as de Lisboa.
Existem jogadores de grande qualidade nas outras divisões.
Têm de haver motivações para as equipes pequenas quererem crescer.
Quando é que o rugby começa a fazer parte do Desporto Escolar.
Acho que era uma boa ideia para a evolução desta modalidade.

Todos juntos temos de fazer o rugby evoluir

Anónimo disse...

tu querias era que o joe saisse de agronomia.....

Anónimo disse...

Quero lá saber de Agronomia...só estava a falar na perspectiva de aumentar o nivel dos melhores jogadores portugueses. Tanto o Joe como qualquer outro lobo só tinham a beneficiar como jogadores ( e por arrasto beneficiar a seleção) jogando num campeonato profissional lá fora.
Aplica-se ao Joe, como se aplica ao Vasco Uva como se aplica ao Pedro Cabral como se aplica ao Pedro Silva etc etc.

Anónimo disse...

"tu querias era que o joe saisse de agronomia....."


es muito limitado...o rugby em portugal so tem a ganhar se exportar os melhores pq ca em a competitividade e muito reduzida...

Anónimo disse...

para quem nao viu o jg de portugal com atenção o joe tenta sair a jogar pois a bola que é chutada para dentro da nossa linha é tocada por um jogador portugues logo se a bola saí de campo é melê a 5m se o joe faz toque de meta tb...
é facil criticar... talvez tomar atenção ao jg era capaz de ser melhor...

Anónimo disse...

e a académica perdeu com o benfica? surpresa! por quantos?

Anónimo disse...

antes uma melee a 5 metros do que 7 pontos oferecidos, mongo

Anónimo disse...

Deixando agora para trás o jogo da selecção convém olhar para o futuro. Não gosto daquelas pessoas que ficam sentadas à espera da desgraça e mal acaba o jogo começam logo a apontar erros e desculpas. Portugal perdeu, mas se tivesse ganho ninguém iria pôr em causa tudo e todos.

Importa, sobretudo, não achar que a challenge cup vai ser a solução de todos os nossos problemas. Podemos olhar para os espanhóis e ver que a participação na challenge cup foi, açima de tudo, uma fonte de despesa que poucos ganhos trouxe ao rugby. É interessante ver até, que a participação espanhola na challenge cup coincide com o momento em que portugal começa a disputar os jogos taco a taco com espanha.

Outro país que tem uma participação na challenge cup é o bucareste. Aí admito que tenham ganho alguma coisa c isso, principalmente os 3/4 que puderam competir a um nivel mais elevado porque os avançados, esses, os que são bons, jogam todos em campeonatos muito competitivos. Podemos constatar até, que nos anos em que não ha apuramento para o mundial os avançados que jogam em frança, UK ou outros países, não vão à selecção e os resultados ressentem-se. Quando a vitória é necessária la vêm os Tincu´s Manta´s do costume dar aquele extra à selecção.

Na minha opinião o futuro passa por um campeonato competitivo (8 ou 6 equipas, é me indiferente), manter o CNT e abordar a participação na challenge cup como uma excelente forma de dar uma rodagem altamente competitiva aos jogadores mas, como disse antes não olhar para ela como a galinha dos ovos de ouro.

Campeonato competitivo, apostanto na descentralização do rugby. O CDUP, por exemplo, tem óptimas equipas nos escalões de formação e provavelmente irá descer de divisão. Importa, sobretudo, que o CDUP tenha um campo na cidade do porto e não a 60 km de distância. Importa, tambem, manter os bons jogadores ligados de forma constante ao CNT.

Importa que o rugby em Coimbra cresca em número de jogadores e em qualidade.

Importa ajudar o évora, montemor, etc, tudo em nome duma descentralização que nunca foi feita.

Ver casos como o do benfica, sem qqer duvida a melhor marca do rugby portuguÊs, em que trazem autocarros de estrangeiros para levar cabazes e cagarem na formação é que não é o caminho. Na minha opinião, qualquer equipa que participa no principal escalão de rugby tem que conseguir dar provas de continuidade através das suas camadas jovens, portanto devia ser regra sem excepção que as 8 equipas da divisão de honra, tivessem equipas de sub-21 e sub-18(pelo menos).

Açima de tudo, o que não gostaria de ver, é seguir os erros que espanha cometeu. Manter o trabalho feito até hoje, melhorar o que está mal, sem nervosismo, e olhar para 2015, que é um mundial que vai ter tanta visibilidade como o de frança por ser na europa.

Vamos tentar colocar jogadores a competir em campeonatos estrangeiros (o espanhol não serve) mais competitivos, vamos continuar a trabalhar no cNT, vamos apostar seriamente na melhoria das competições internas.

Um abraço

Anónimo disse...

Realmente se a bola tocou em alguém o Joe não tinha outra possibilidade. Se faz toque de meta teríamos uma melée a 5 metros e novo ensaio de penalidade, depois de 5 ou 6 melées a sofrer. Só se os romenos fossem estupidos, e mostraram que não eram, é que numa melée dessas abriam a bola. Por eles até estariam ali meia-hora a fazer melées....

Anónimo disse...

O mundial foi perdido contra a Geórgia e não contra a Roménia. Fizemos um grande jogo contra a Roménia mas mesmo que tivessemos ganho tinhamos de passar o Uruguai. Claro que com a equipa que temos, - bastante melhor que a de 2007 - acredito que passávamos o Uruguai, mas não seria garantido. Por isso, o jogo com a Roménia teria sido a feijões se não fosse a derrota com a Geórgia.

Anónimo disse...

De qualquer maneira o Joe tinha que ter a bola bem agarrada. Deixou-a cair depois de levar um pequeno toque. Assim não.

Anónimo disse...

tocou em quem?é que nenhum jogador de portugal dis q a bola tocou em algum deles..n tou aperceber como e q toca num jogador se a bola vai tao alta..sao desculpas para o erro q ele fez pq no fim do jogo ele percebeu bem o q tinha feito e só no dia aseguir é q se lembrou q a bola tinha tocado num jogador..ah tocou num jogador foi por isso q nao fiz toque de meta e n deixei sair..desculpas n sao para aqui bem vindas e nesses comentarios todos quase aposto que esta ai ao teu lado o joe a dizer escreve isso escreve ja que eu n sei falar..so marroquino!!

Anónimo disse...

No início da 2ª volta do campeonato europeu, acreditei no apuramento directo, e em vencer todos os jogos. O mais difícil seria o contra a Rússia. Mas mesmo esse achei que poderia ser vencido.

Uma segunda volta só com vitórias.....Seria lindo.......

E lá teria que inventar receitas para ir à N. Zelândia ver um joguito.

Assim sempre poupo algum e vejo pela televisão.

Mas espero "ter" de ir ver um jogo em 2015.

Também acho que se ganhassemos este jogo, chegávamos lá, vencendo os jogos que nos saíssem em sorte.

Mas o Mundo não acabou, nem o raguebi. Agora é olhar o futuro com seriedade e determinaçãoe ganhar o campeonato europeu para o ano........Vamos a eles.......

Anónimo disse...

Bom artigo do J.P. Bessa no

xvcontraxv.blogspot.com/

Anónimo disse...

A revolução/renovação podia começar com um passo dado pelo poder politico/desportivo e iniciar as prometidas obras no Jamor, para dar uma dignidade inexistente a esse espaço.

Quando estamos numa casa confortável tudo corre melhor..!!

Anónimo disse...

Dois dias antes do jogo com a Roménia não havia sequer água potável no EN e por isso ninguém tomou banho a seguir ao treino. O Belém nem balneário teve (mas pagou o aluguer por inteiro).

Anónimo disse...

esse João Paulo Bessa não tem moral nenhuma para falar já que ele, na qualificação para o mundial de 99, precisava apenas de ganhar à Espanha em campo neutro para se qualificar e perdeu, por isso mais vale estar calado.

Anónimo disse...

Eu, se fosse o Cabé, convidava o T. Morais para director técnico e o João P. Bessa para treinador, para ele provar toda aquela teoria de quem percebe muito de rugby, mas enquanto lá andou, nada fez!

Anónimo disse...

Porque é que não falamos agora do rugby dos clubes? Certamente que o Presidente tem um plano B e sabe o que há-de fazer. Não é homem para se deixar abater. Não leram na Bola ele dizer que vai contar com o Tomaz? Ele não é burro e vai deixar marcas positivas com a sua governação. Como se viu apoiou totalmente a Selecção. São so próprios jogadores a dizê-lo.
Vamos melhorar o nível do rugby nacional com competições com equipas estrangeiras e vamos aumentar o número de equipas e de jogadores. Penso que o Presidente agora vai cumprir o que prometeu. Estou para ver.

Anónimo disse...

Poupem os atletas da selecção. Já fazem tantos sacrifícioS para treinarem, quanto mais irem para o treinos ouvir palestras de hora e meia de como é que se joga rugby. Quem sabe, faz... quem não sabe, ensina...

Anónimo disse...

Agronomia, mesmo sem a coluna vertebral, 2, 8, 10 e 15 deu um banho no CDUL que ficou com a consulação de depois de muitos anos ter conseguido marcar dois ensaios à Agronomia. Nem com o estágio lá foram. Os avançados da Agronomia não deram hipóteses aos meninos.

Anónimo disse...

A jogarem com camisolas cor de rosa o que é que tu querias. O lobye dos maricas continua a conquistar terreno

Anónimo disse...

Um breve comentário á n/ não qualificação para o Mundial:

A maior falha foi do T. Morais. Ele conhece bem os jogadores, trabalha há 7/8 anos com eles, fez o mundial 2007 com eles, tinha obrigação de os conhecer e acreditar neles! Não foi isso que ele fez!
Aqueles que estiveram no mundial, deveriam ser aqueles que lhe dariam mais confiança, e não foi isso que ele fez! Acho que foi este o grande erro do Tomás. Deveria ter apostado na experiência, no saber, na frieza, na qualidade, na entrega, no jogar para a equipa, e principalmente no lider da equipa, papel fundamental neste desporto. Não poderia NUNCA ter mudado o capitão (Vasco Uva p/ Pipas)! O C. Pinto, o Pipoca, o Portela, o Aguilar, o Penalva, o Juan, o Pipas, o Zé Pinto, o Diogo Mateus, o V. Uva deveriam ter sido titulares em todos os jogos! Não fomos apurados pelos erros individuais e pelas penalidades falhadas. Com chutadores aos postes como Pipoca e C. Pinto, que não tremem na hora da verdade, ao contrário do Joe e Cabral, tinhamos sido apurados! É pena que Tomás Morais tenha apostado nos "cavalos errados", e tenha memória curta! Enfim, agora não há nada a fazer...

Anónimo disse...

Estágio??? lá vem mais um pateta falar...

Anónimo disse...

O cdul, mais uma vez, provou que é a equipa "promessa". Parecem o Sócrates, prometem muito, mas não cumprem nada...

Anónimo disse...

Camisolas côr-de-rosa era uma metáfora, não percebem nada estes rotos do CDUL.

Anónimo disse...

MTA COISA BEM DITA, MTA COISA MENOS CERTA MAS TODOS SE ESQUECEM DE UMA COISA, COM A NÃO IDA AO CAMPEONATO DO MUNDO O DINHEIRO VAI BAIXAR SIGNIFICATIVAMENTE NA SELECCAO E NOS CLUBES , VAI VOLTAR A SER MAIS DIFICIL CONSEGUIR VER JOGOS DAS SELECCOES NA TV E O CRESCIMENTO DE JOGADORES QUE TÍNHAMOS VAI INVERTER NÃO É O FIM MAS QUE É O FIM DOS SONHOS E QUE VAMOS VOLTAR PARA O JOGO QUASE ANÓNIMO DISSO NÃO TENHAM DUVIDA, ACHAM QUE O PODER POLITICO QUE NADA NOS DEU QD O RUGBY ERA IMPORTABTE E LHES PODIA DAR VISIBILIDADE VÃO AGORA QUERER SABER DE NÓS PARA ALGUMA COISA?
VÃO VER QUE PARA O ANO O CN JÁ VAI SER MT MAIS EQUILIBRADO OS PRINCIPAIS CLUBES DEIXAM DE IR BUSCAR 5 E 6 ESTRANGEIROS OS ALDRABÕES DE MONSANTO DEIXAM DE TER A MAMA DA FPR E SE CALHAR NEM A FINAL FOUR VÃO

Anónimo disse...

Já que estamos numa onda de metáforas, também devia haver uma alusão a cor dos boxers do ponta da agronomia depois de ter tido um "encontro" com o ombro do Jamie.

Anónimo disse...

Se a agronomia não tinha a coluna vertebral, o que dizer do CDUL?

3,8,10,14 também ao serviço da selecçao

Anónimo disse...

disseste bem, ombro. Como se viu só ao fim de 3 placagens fora das leis é que esse jogador viu o amarelo mas ainda entrou a tempo de levar uma dentro das leis.....

Anónimo disse...

muita merda dizem estes agrunhos...

Anónimo disse...

Esse tal de Jamie é que jogou no super XIV? Mas de aonde? Mais um "barrete" do cdul!

Anónimo disse...

falem da taça como foi, ninguém diz nada foi assim tão mal, parecem que ficaram aziagos os universitarios (cdul, academica e cdup)

Anónimo disse...

lol o jacque ficou a apanhar os ossinhos pai durante 5m!! uma das melhores placagens que vi este ano! desse tal abertura do cdul!

ps. não sou do cdul

Anónimo disse...

PARA O ROTO QUE DIZ QUE JÁ NÃO HÁ DINHEIRO PARA IR BUSCAR ESTRANGEIROS: PORQUE É QUE NÃO VÊS ALGUNS JOGUITOS DE RUGBY? IAS GOSTAR...OU TALVEZ NÃO...MAS SE FOSSES A MONSANTO VIAS QUE LÁ NÃO HÁ ESTRANGEIROS. E MESMO COM A "MAMA" DA FPR A ACABAR O DIREITO VAI GANHAR E VOLTAR A SER CAMPEÃO...É UMA MERDA NÃO É?

Anónimo disse...

O presidente da federação agora vai fazer o quê? Manter o Tomaz? Arranjar um campeonato mais competitivo? Há gajos que estão alucinados...o gajo vai é borrar-se todo e vai fugir...sem dinheiro da IRB, da FIRA e do INP agora é que vão ser elas. e tem sorte porque deixaram-lhe contratos com patrocinadores até 2011. Mas em 2012 ele e os cromos que o acompanham vão ter de esburacar para arranjar uns euritos. Ah pois, o futuro vai ser negro e a FPR vai ficar muito pior do que a agronomia...é que nesta já não pagam ordenados há 3 meses mas na FPR vão deixar de pagar tudo.

Anónimo disse...

Eu já sei para onde vai o Joe Gardener jogar em Junho e não digo. Eheheh! Grande surpresa. Aguentem, já falta pouco.

Anónimo disse...

Rídicula troca de galhardetes aqui, a propósito da "final" da Taça. Jacques é um GRANDE jogador, e o Jamie é um GRANDE jogador. Temos muita sorte de os ter no nosso campeonato. Quem não os gostaria de ter na sua equipa?

Anónimo disse...

E agora, que o Tomaz Morais apresentou a demissão, quem vai ser o próximo treinador? Aposto que vem da Agronomia, escalões de desenvolvimento, e tem apelido Silva. Querem apostar?

Anónimo disse...

vai para a russia? acertei?

Anónimo disse...

Prevejo que para o ano as 4 equipes candidatas ao título deixem de jogar com estrangeiros (poupem mas é dinheiro e aproveitem para lançar os jogadores portugueses), os que estão cá vão-se todos embora e veja-se como seria o XV de cada equipe.

Agronomia:

1-Gustavo Duarte
2-Bernardo Duarte
3-Rodrigo Aguiar
4-Carlos Quadros
5-João Paiva
6-António Duarte
7-Tomás Gonçalves
8-João Pratas
9-Lourenço Kadosh
10-Cardoso Pinto
11-Diogo Coelho
12-Francisco Mira
13-Rodrigo Sacadura
14-Fernado Duarte
15-Duarte Cortes

16-Álvaro Graça
17-Salvador Kadosh
18-Duarte Chammpaulimaud
19-Paulo Lima
20-Nuno Peters
21-João Cardoso Pinto
22-Manuel Dentinho

Belenenses:

1-Hugo Valente
2-Pedro Jorge
3-Fernando Murteira
4-Sebastião Cunha
5-Francisco Cabral
6-Walter Jorge
7-Salvador Cunha
8-João Uva
9-Bruno Ninfo
10-Manuel Costa
11-Duarte Moreira
12-Diogo Mateus
13-Pedro Silva
14-David Mateus
15-Diogo Miranda

16-Carlos Janardo
17-Diogo Santos
18-Rafael Simões
19-Miguel Fernandes
20-João Mirra
21-Francisco Moreira
22-Diogo Pinheiro

Cdul:

1-João Júnior
2-Duarte Figueiredo
3-Diogo Fialho
4-Afonso Sousa
5-Nuno Ribas
6-Lourenço Machado
7-Veltioven Tavares
8-Tiago Girão
9-Kiko P.Magalhães
10-Pedro Cabral
11-Gonçalo Foro
12-Bernardo Silveira
13-Nuno Ferreira
14-Frederico Oliveira
15-Nuno Penha e Costa

16-Filipe Reguengos
17-Afonso Paiva
18-Frederico Melim
19-Francisco Coimbra
20-José Sampaio Nunes
21-Francisco Appleton
22-Duarte Mónica

Direito:

1-Jorge Segurado
2-Nuno Taful
3-João Correia
4-Gonçalo Uva
5-Rui D'orey
6-Luis Portela
7-Salvador Palha
8-Vasco Uva
9-José Pinto
10-Pedro Leal
11-Pedro Carvalho
12-Miguel Leal
13-Miguel Portela
14-Adérito Esteves
15-António Aguilar

16-Bruno Raposo
17-Claudio Ferrete
18-Francisco Tavares
19-Luis Sousa
20-Luis Salema
21-Gonçalo Malheiro
22-José Guerreiro

Anónimo disse...

o apelido deve ser mais Sequeira...

Anónimo disse...

Para mim será o Nuno Aguiar....

Anónimo disse...

Espera lá, mas este não era filho do Dídio??? Se o Dídio saiu, esperemos que se acabe a mama e talvez os Sub-18 passem a jogar alguma coisa.

Anónimo disse...

Porra mas como é que este gajo sabe tanto jogador!! realmente o nosso rugby é mta pequeno!

Que tal lançar uma sondagem para saber quem acham que deverá ser o próximo seleccionador Nacional???

deixo desde já alguns nomes:

- Ricardo Sequeira

- Daniel Hourcade

- Frederico Sousa

- Sérgio Franco

- Olegário Borges

Anónimo disse...

"Jacques é um GRANDE jogador, e o Jamie é um GRANDE jogador."

Jamie um grande jogador???? Aonde? Só o vi "jogar" ontem, não me pareceu melhor que qualquer tuga do cdul. Grande jogador porquê? Por ter feito uma boa placagem ao Jacques? Francamente, abram a pestana...não se deixem enganar!

Anónimo disse...

Para mim o Tomaz vais para Madrid, e faz muito bem. O próximo pode ser o Pico, que é campeão nacional.

Anónimo disse...

Proximo treinador da selecção? Venha um treinador estrangeiro credenciado, e que não se deixe influenciar...pelos Didios,João P. Bessa, A. Aguilar,Rui Alvarez. Paisana, Manuel da Costa, Murinelo, etc., se não vamos ter mais do mesmo!

Anónimo disse...

Boa, o Pico po~e os gajos a jogar e não faz fretes a ninguém. Voto no Pico.

Anónimo disse...

Sim, é um grande jogador. Se só viste o jogo de ontem (eu não vi) porque não partes do princípio que lhe correu mal? Ou que estava tocado, ou mesmo lesionado? Eu já vi o Jacques fazer jogos bastante maus, e não deixo de o considerar um grande jogador.

Num país como a NZ chegou ao nível Super14... Será que por lá anda toda a gente enganada? Num país com centenas de milhares de jogadores de Rugby e o sistema mais selectivo do mundo, em matéria de profissionalização?

Anónimo disse...

O Zé Pinto fez um grande jogo? Pois, tentou marcar ensaio contra 3 torres qusndo lhe bastava abrir a porra da bola, a superioridade numérica estava lá. Assim, não deu a marcar e sofreu ensaio logo a seguir. Foi o primeiro a enterrar-nos. Um jogo não se ganha sem emsaios, e os pontapés podem ou não entrar. Próximo jogo têm de jogar o Cardoso Pinto e o Pipoca de início.

Anónimo disse...

o Le Roux é um jogador fora de série!!

Anónimo disse...

"Num país como a NZ chegou ao nível Super14"

Achas que chegou? E vinha jogar para o cdul? Não terá sido o sobrinho dele? Abre a pestana rapaz...

Anónimo disse...

força lobos! força a todos os jogadores e equipa técnica, tomás não desistas.

há muito a fazer.

abraços a todos

Anónimo disse...

Porra! estás a duvidar?

http://www.scrum.com/PICTURES/CMS/4400/4430.jpg

Há fichas de jogo do Super14 publicadas na internet com o nome dele! A foto do link em cima também tem a cara dele. Será o irmão gémeo?

Anónimo disse...

Aqui, vs. Crusaders:

http://www2.pictures.gi.zimbio.com/Super+14+Rd+14+Blues+v+Crusaders+VEnGhrp-KqYl.jpg

Anónimo disse...

O gajo tá a olhar para o chão nas duas fotografias. Até podia ser o Mirra que eu n via a diferença

Anónimo disse...

Epa, se quiseres eu também ponho a minha cara aí, e depois digo que joguei no super 14! Abre a pestana rapaz!!!

Anónimo disse...

http://www.zimbio.com/pictures/bnXmy94CMij/Super+14+Rd+14+Blues+v+Crusaders/VEnGhrp-KqY/Ryan+Crotty

Anónimo disse...

Porra mas quando é que vamos deixar de fazer figura de bimbos c essas contratações de estrelas estrangeiras??!!

Já imaginaram um jogador qqer de futebol que jogue na 1ª divisão inglesa ou epanhola a ir jogar para o vietnam e dar tudo o que tem e o que n tem? Claro que n...

Esses gajos do super XIV vêm pa cá descansar enquanto a época não começa no hemisfério sul...é um género de férias pagas com o bónus de ir mantendo minimamente a forma.

Deixem de contratar estrelas que nada acrscentam ao jogo..se forem contratar estrangeiros pelo menos contratem putos que comem a relva.

E o CDUL já não deve saber o que fazer para ganhar qqer coisa:

1º Tentaram ir lá com os jogadores formados no clube (na minha opinião a via mais acertada)

2º Quando viram que não chegavam lá, foram buscar gajos ao belas, ao évora, ao cdup, técnico e até surripiaram um puto ao belém

3º Como se não bastasse, foram buscar um treinador neozelandês pq o problema é haver portugueses a mais q o q vem de fora é q é bom

4º Não contentes tb começaram a chegar uns quantos neo zelndeses um deles vindo do técnico e que ainda nnguem o viu.

5º Para culminar, regressaram essas estrelas galáticas, vindas do hipercompetitivo campeonato espanhol, Pedro Cabral e Tiago Girão.

Fossem todos trabalhadores humildes como o Macaco e se calhar chegariam a algum lado.


No meio disto tudo, durante anos gozaram c a agronomia e belenenses por jogarem com estrangeiros aos magotes. Estes pelo menos ganharam qqer coisa.

Continuem assim..

Anónimo disse...

Leio muita gente a usar as palavras "fiasco" "vergonha" "desilusão" etc etc

Nunca li ninguém a escrever e assumir que talvez ainda nao sejamos uma equipa que tenha o nível suficiente para ser uma presença assídua no Mundial da modalidade.

Se no futebol, onde somos profissionais há décadas, só recentemente começamos a ir regularmente ao Mundial por que haveriamos de estar presentes no mundial de Rugby? Modalidade onde somos totalmente amadores, sem tradição, sem jogadores de destaque nos campeonatos no estrangeiro e com um campeonato nacional paupérrimo e desorganizado? Olhem o andebol ou o basket por exemplo, onde somos muito mais organizados mas não vamos ao mundial.

Estamos no caminho mas temos um longo percurso pela frente. Deixei de jogar há uns 5 anos (que não é assim tanto tempo) e jogava na Honra. Lembro-me perfeitamente de treinos com 15 gajos, de recebermos equipas que nem 15 jogadores traziam para jogar, de alguns jogadores que nem dominavam totalmente as regras do jogo, de árbitros muito maus para nem se falar das muito más condições de treino e de viagens etc etc etc.
Não podemos agora exigir que estes jogadore sejam presença assídua no Mundial da modalidade. Ou que ganhemos constantemente a equipa muito melhor preparadas do que nós e com mais tradição: Roménia, Geórgia, Uruguai etc etc

Vamos ter calma e noção da realidade.

Estivemos no Mundial e não foi obra do acaso (os jogadores e treinador) tiveram muito mérito mas contamos com um conjunto de circunstâncias que o permitiram: um bom grupo de jogadores e com alguma experiência, o factor surpresa e, por que não, alguma sorte.

Poderia ser o impulso que o Rugby precisava para se começar a afirmar em Portugal. Mas foi feito muito pouco desde lá.

Não se pode exigir muito mais agora. Tem que se trabalhar e dar condições aos jogadores. Juntar um grupo que tenha vontade de representar a selecção e que esse grupo tenha condições. E apostar no essencial divulgação da modalidade e formação. Para isso é fundamental duas coisas: melhorar o nosso campeonato nacional e ao mesmo tempo incentivar os melhores jogadores portugueses a jogarem nos campeonatos europeus mais competitivos. Sim, é possível conciliarem-se as duas coisas.

Sem isso, não vamos dar o salto.

Anónimo disse...

Caso o Tomais Morais saia, o proximo selecionador tem que ser estrangeiro.
Até para se acabar com as suspeições de ser mais proximo do clube A ou Clube B.

O ideal seria um técnico frances. Até para conseguir mover influencias para colocar alguns jogadores em França, fazer a prospeçáo dos lusofranceses com melhor conhecimento e para ajudar a libertar os jogadores que jogam em França para os jogos da selecção.

Anónimo disse...

5º Para culminar, regressaram essas estrelas galáticas, vindas do hipercompetitivo campeonato espanhol, Pedro Cabral e Tiago Girão

nao sao trabalhadores??

tens de me dizer o que tu fazes.

Anónimo disse...

O anónimo das 6:42 foi simplesmente perfeito na sua análise.

Anónimo disse...

Tens razão em relação ao 5º ponto. São trabalhadores e merecem estar onde estão, i. e., na selecção, ptto retiro esse 5º ponto.

Anónimo disse...

E o caupers que se envolveu em lamentáveis cenas de pancadaria com o fisioterapeuta da agronomia?!

Anónimo disse...

esse fisioterapeuta de agronomia nao tem nivel nenhum, nem ele nem os ordinarios dos adeptos que no fim gritavam "outra vez,... o cdul com crl outra vez"!

Anónimo disse...

Tomás não desista se o fizer está a dar razão a estes abutres continue o bom trabalho que tem feito até aqui "por morrer uma andorinha não acaba a Primavera"

Anónimo disse...

O que falta ao cdul hoje em dia é humildade!
Joguei muitos anos contra o cdul e entre eles, benfica e cascais ninguem mais tocava no melão, ai sim eram humildes (podiasse falar com eles) e formavam uma grande equipa. Agora é só vedetas e assim não se ganha nada. Uma equipa à imagem do seu presidente. Arrogante!

Anónimo disse...

Portugal eqipe de rugby perdeu a raça, em 2006 e 2007, nessa altura era uma verdadeira equipe a entreajuda era notavel e notada pelos adeptos. mais tarde com a saide de alguns lideres e com a entrada de outros as coisas complicaram-se , houve padrinhos , afilhados , palpites e gente a influenciar. foram dadas oportunidades a uns que não mereciam e muitos que mereciam nem uma hipotese.causou danos no espirito que até ai havia.Uma equipe sem alma sem união total.

Anónimo disse...

Tens razão. Em 2006 e 2007 a selecção era nacional. Agora é uma selecção de Lisboa com alguns estrangeiros.

Anónimo disse...

Do site da Agronomia:
"A última nota vai para o numeroso público que animou bastante o jogo, ambas as claques só se preocuparam em puxar pelas suas equipas o que originou um belíssimo ambiente no Estádio Nacional. Também os jogadores demonstraram um enorme fair-play dentro de campo que culminou com uma enorme demonstração de desportivismo no final com todos eles a cumprimentarem-se sob os aplausos de ambas as claques. Era bom se fosse sempre assim..."

Pena que depois do jogo não possam a continuar as coisas a ser assim.

A Agronomia ganho. Ganhou bem. O jogo foi bom, sem idiotices dentro ou fora de campo.Com destaque para o Kadosh do lado da Agronomia e o Silveira do lado do CDUL.

Anónimo disse...

"PARA O ROTO QUE DIZ QUE JÁ NÃO HÁ DINHEIRO PARA IR BUSCAR ESTRANGEIROS: PORQUE É QUE NÃO VÊS ALGUNS JOGUITOS DE RUGBY? IAS GOSTAR...OU TALVEZ NÃO...MAS SE FOSSES A MONSANTO VIAS QUE LÁ NÃO HÁ ESTRANGEIROS. E MESMO COM A "MAMA" DA FPR A ACABAR O DIREITO VAI GANHAR E VOLTAR A SER CAMPEÃO...É UMA MERDA NÃO É?

Segunda-feira, Março 22, 2010 4:53:00 PM"

E mais, dá uma olhadela à convocatória para a Selecção dos sub 18 e depois à dos sub 16...e depois vai ver a classificação desses escalões.

Ao que você chama mama nós chamamos TRABALHO!

Eheh! Ele há cada badurso.

Anónimo disse...

"O que falta ao cdul hoje em dia é humildade!
Joguei muitos anos contra o cdul e entre eles, benfica e cascais ninguem mais tocava no melão, ai sim eram humildes (podiasse falar com eles) e formavam uma grande equipa. Agora é só vedetas e assim não se ganha nada. Uma equipa à imagem do seu presidente. Arrogante!"


Em 1º lugar o Presidente do CDUL jogava nessa mesma equipa de jogadores humildes que ganhava tudo como disseste.

2º - O presidente arrogante que no fim do jogo foi cumprimentar o Presidente da Agronomia, toda a sua equipa técnica e também o Presidente da FPR?

3º - O mesmo Presidente que enquanto foi vice-presidente da FPR arranjou os melhores patrocinadores de sempre do rugby português e conseguiu fazer contratos para 4 anos no meio de sei lá quantas crises? Olha, que ainda vais ter saudades dele.

4º - O mesmo presidente que fez e cedeu à nova direcção da FPR um site novo?

Ele deve ser muito arrogante deve. Nós estamos muito satisfeitos com ele e só esperamos que fique cá muito tempo. Não te preocupes com isso ...

Anónimo disse...

que conversa e essa do caupers a tarei com o fisio de agronomia?
aceitam-se apostas para a final para mim vai ser cdul / agronomia , belem e uma incognita sem o daniel, e nem se sabe bem quem sao os estrangeiros que ainda ca estao e os que foram embora, se e que foram e o direito nao tem a minima hipotese de ir a final, as vedetas so queriam saber da selecção agora que se acabou o sonho do mundial vao dedicar se as revistas cor de rosa e cagam no clube nao estao para se magoar e tem mais do que fazer do que trabalhar no duro pelo clube o goncalo uva entao ja so pensa em nanorar no sabado la estava ele td contente no papa acorda se depois de mais um jogo miseravel pela SN e de ter ido ao ar a hipotese do mundial ele nem assim mostrou gd preocupacao entao para o clube nem quer saber

Anónimo disse...

Pera lá, o Caupers da porrada é o velhadas? Deve ter sido bonito, à porrada atrás dos respectivos andarilhos.

Anónimo disse...

Tenham medo do Direito, tenham muito medo. É que o campeonato vai ficar em Monsanto.

Anónimo disse...

O caupers foi à tromba do fisio da agro porque este não tratou um jogador. E não o tratou porque não recebe há 3 meses e ninguém gosta de trabalhar de borla. Agronomia a fechar e a tapada com campos para arar.

Anónimo disse...

Bloger posta qualquer coisa sobre a 1ª divisão, este fim de semana à grandes jogos Crav - Lousa e Vitória - Cascais.

Anónimo disse...

ui que medo que a malta tem do direito lolo lol lol não metem medo a ninguém e na meia final não ganham nenhum dos jogos acabou se o ciclo tal como se acabou o vosso ciclo na selecao nacional vao fazer a travessia do deserto sem o ela da selecao acabou se

Anónimo disse...

quem quiser ver o jamie helleur a jogar nos super 14 pode ir aqui:

http://cache.daylife.com/imageserve/0gQlbP4enGd5J/610x.jpg

http://www.zimbio.com/pictures/bnXmy94CMij/Super+14+Rd+14+Blues+v+Crusaders/VEnGhrp-KqY/Ryan+Crotty

http://www.reuters.com/resources/r/?m=02&d=20090307&t=2&i=8547930&w=&r=2009-03-07T054108Z_01_AUC03_RTRIDSP_0_RUGBY-SUPER

http://images.smh.com.au/2009/11/24/901911/joe_rokocoko_gallery__556x400-420x0.jpg

Anónimo disse...

Vocês andam a ver o filme ao contrário, é a Selecção que precisa de DEZ (10) jogadores do Direito e não o Direito que precisa de jogadores da Selecção. Vamos ver quem é campeão.

Anónimo disse...

O DIREITO NAO E DE CERTEZA E QUE PARA SER CAMPEAO E PRECISO IR A FINAL E VCS NAO VAO DE CERTEZA AS ESTRELAS PRECISAM DE SE POUPAR PARA APARECEREM NAS FESTAS DO SOCIAL

Anónimo disse...

Mas esta tudo armado em parvo ou que? O que tem a vida privada dos jogadores a ver com a performance desportiva?

Anónimo disse...

Mas vocês estão-se a passar? O único clube que podia fazer frente ao Direito é a agronomia, já que tem um bom jogador, o Severino, e um razoável jogador, o Gardener, que se for à final contra o Direito vai tremer e chorar. Mas eu escrevi podia, porque não é 1 jogador e meio que ganham a quinze. Em Maio há visitas guiadas a Monsanto para verem a Taça, que vai ficar linda ao lado da do ano passado. Ah, e vamos vender réplicas da Taça, para os outros a poderem admirar em casa, no sossego do lar.

Anónimo disse...

Deixa-os andar no social, quando entram em campo os jogadores do Direito ganham tudo.

Anónimo disse...

Na quinta-feira o Cabé vai levar a primeira banhada dos que o apoiaram. Na Assembleia Geral da FPR vão recusar-lhe o ordenado. O gajo amua, demite-se, convocam novas eleições e isto volta a entrar nos eixos. Ainda vamos ao Mundial de 2015.

Anónimo disse...

Força lobos em Hong Kong dêem tudo!!!

Anónimo disse...

Amua e demite-se? Era o que mais faltava!
Agora vai ter que ficar, trabalhar, arranjar dinheiro e voltar a dar dinãmica ao rugby. Isto não é fazer a merda, destabilizar a selecção, tentar foder a taça e depois ir embora ...
Há que trabalhar e dar corda aos calcantos, ou ele achava que ser presidente da FPR era por uma gravatinha e ir à NZ? Para isso, tem que trabalhar muito. E aconselho-o a mudar de direcção porque com aqueles gajos do Técnico da Casa México, peço desculpa, do Benfica e do CDUP ... vai longe vai.

Anónimo disse...

ESTE ANO GANHAM JUIZO DEPOIS DA VERGONHA QUE FIZERAM NOS JOGOS DA SELECAO VAO REPETIR A VERGONHA NO CLUBE, ESTAO ACOMODADOS E JA NAO TEM O ESPIRITO DE LUTA E SACRIFICIO E A AMBICAO NECESSARIAS PARA DAR A VOLTA AO TEXTO PARA MIM A FINAL E AGRO/ CDUL

Anónimo disse...

dizer que o cabe nao trabalha é a melhor piada do ano.
Foi o unico dirigente do rugby que se mexeu nos ultimos anos.
E quando digo mexer nao é andar ca fazer "sites"

Anónimo disse...

quem anda paqui a arrotar postas de pescadas que o gdd vai ser campeao, nao e concerteza do direito..

sao 6 campeonatos em 10 anos, os sucessos da seleccao tambem sao muito devido aos jogadores do direito, por isso deixem-se de parvoices, caiam na real e respeitem o direito, tal como a agronomia e o cdul e o belem tambem merecem ser respeitados

Anónimo disse...

O único?

Lá voltam estes gajos...

Foi pena ele não esperar por Junho e fazer eleições nessa altura.

Agora fica-se com a impressão que esta mudança veio desconcentrar a organização toda.

Porque, se nos qualificássemos para a NZ com a direcção do Dídio, o cábé nem cheirava a FPR. E isso ele sabia-o MUITO BEM. A dúvida há-de ficar sempre...mas, enfim para a frente que já não há nada a fazer.

Anónimo disse...

Respeitar a agronomia e o cdul? Porquê? Sós e for por terem mais jogadores estrangeiros do que o Direito.
É que de resto não vejo mais nada para respeitar. O Cdul não ganha nada há anos e a agronomia, fora taças, vai pelo mesmo caminho. Deixem-se de tretas.

Anónimo disse...

O Cabé trabalha? Já fez o quê? Em concreto? Nada, passa horas na federação. Agora trabalhinho, em 3 meses, nada, zero. Embrulhou a taça. E é melhor ficar com os seus amigos da casa méxico, técnico e afins. Só se estraga uma casa.

Anónimo disse...

O cabé mexeu-se? arranjou dinheiro para fazer campos na tapada, mas com o aval do otários, que agora se vão chegar à frente que nem heróis.

Anónimo disse...

Quem são os amigos da Casa méxico?fiquei curioso

Anónimo disse...

aí vai mais uma posta daquelas bem engraçadas de como vai o Benfica...ao que parece n ha formação mas eis que ontem os sub14 ganharam 60-00 ao GDD naquele escalão e o mais engraçado é que nos seniores o SLB leva de toda a gente ou quase...portanto parece que até há formação e que até têm melhores resultados que os séniores...portanto esta direcção é que não vê nada ao que parece...assim vai a direcção que csguiu destruir um dos clubes de rugby com mais história no nosso pequeno Portugal

Anónimo disse...

morais levanta a cabeca nao deixes isto . vai a guerra como nos habituaste. tens pessoas que te admira e respeitam o teu trabalho.

Anónimo disse...

"lol o jacque ficou a apanhar os ossinhos pai durante 5m!! uma das melhores placagens que vi este ano! desse tal abertura do cdul!

ps. não sou do cdul"

Só quem não percebe NADA de Rugby pode dizer tão grande disparate.

Não foi placagem, foi falta e que deveria dar cartão amarelo. Ele não placou o Jack deu-lhe com o ombro. Dizem as regras que quem placa tem de fechar os braços e fazer tenção de placar o que como TODA a gente viu, não fez. Só não percebo porque é que só na 2ªvez que o mesmo jogador fez isto, é que viu o amarelo!?

Anónimo disse...

Tenham calma rapaziada do GDD, este ano o Mourinha já não vos pode dar o campeonato.

Anónimo disse...

Os amigos da casa méxico é o pedro nunes, dono desta casa de dívidas e director da federação com o pelouro das selecções. Deve a lisboa inteira, mas para o cabé é pessoa idónea...eles entendem-se todos...

Anónimo disse...

para o benfica ter dado 66 ao direito, em sub 14, deve ter jogado com putos de 17 anos, como faz sempre...não te lembras da taça de portugal sub 16, na sobreda? queriam entrar em campo com 5 sub 18 mas tiveram azar, foram topados e foram eliminados. vai benfica, é até ao fim, até à extinção.

Anónimo disse...

"Os amigos da casa méxico é o pedro nunes, dono desta casa de dívidas e director da federação com o pelouro das selecções. Deve a lisboa inteira, mas para o cabé é pessoa idónea...eles entendem-se todos..."

Bravo isto é mt bom ahahahahah

Anónimo disse...

Em Sub-14 o Benfica ganhou à equipa B do GDD, o que é algo bem diferente do que jogar com a equipa A do mesmo escalão.

A única equipa do Benfica no referido escalão joga no torneio regional, com as equipas B dos clubes principais e com outras equipas "ditas" emergentes, como a Escolinha da Galiza ou o Ericeirense.

Ou seja, joga na 2ª divisão, certamente por opção, pois se jogasse no torneio nacional as coisas seriam bem diferentes quanto a eventuais resultados com equipas como o Direito, Cascais, Agronomia, CDUL, CDUP ou Belenenses, ou até com escolas de outros clubes como a Académica e a Lousã.

Faz-me muita pena, pois eu até sou benfiquista desde pequeno.

Espero sinceramente que as novas instalações que o clube vai ter para o rugby lhe permitam voltar a crescer e ter escalões de formação com quantidade e qualidade suficientes, pois tem uma marca bastante apelativa para cativar futuros atletas.

Anónimo disse...

Agronomos que vêm falar de regras quanto têm os irmaos duarte, os gajos mais arruaceiros do campeonato, e não é com o ombro é com o punho!

Anónimo disse...

calma, não se pode dizer mal dos duartes, têm um padrinho a mandar na federação e um agora até vai à selecção.

Anónimo disse...

Quem viu o Gonçalo Uva nos ultimos jogos?? isso sim é um arruaceiro!!

Anónimo disse...

Boas;
Como jogador e recente treinador, por falta de opções e possibilidade, da equipa da aautad entristece-me ver essa guerra entre clubes, essa mesquinhez e intolerância,
Acho que este desporto não é um vulgar futebol ou futsal.
Devíamos ter todos orgulho e prazer de sermos presenteados com o gosto, a devoção e o carácter de jogadores de rugby.
Não me revejo nesta comunidade onde falam mal de tudo e todos.
Pensem que deveríamos era apoiar quem está na selecção, quem a comanda, quem está na federação e tudo o que envolve rugby... Somos nós, a nossa equipa e a nossa determinação. Não vale a pena xingar, nem maltratar. Este desporto é uma lição, uma personalidade e uma maneira diferente de estar na vida.. Não nos envolvamos em futebolíadas, apoiem, respeitem-se e unam-se...
Embora longe da epicentro rugbystico, aqui em Trás os Montes trabalha-se para manter uma equipa, para angariar jogadores... sem ajuda nenhuma, de ninguém e muito menos por parte da federação ou da arn.. e julgam vocês que por isso nós vamos deixar de apoiar quem está na federação, ou na selecção ou no diabo a quatro!?!? Venham eles amigos, queremos é orgulharmos-nos de que em Portugal alguém faz com que isto se mantenha.
Queremos jogar e fazer o que pudermos pelo desporto, pela modalidade e queremos sem dúvida, colocar o rugby de Vila Real no mapa do rugby nacional,.... Eu sei.. é difícil, mas nunca nos queixamos de lobbies... ao contrário de algumas equipas que só se queixam de isto e daquilo...
É triste ver esta modalidade parecer-se cada vez mais como futebol...
Só falta haver hooligans, ou assaltarem estações de serviço nas deslocações..
Orgulhem-se do desporto que praticam... não foram esses o ensinamentos que de certeza vos transmitiram quando começaram.. a mim não foi... desde 91...
Um forte abraço a todos!?!?!?!

Anónimo disse...

Pior que não saber perder é não saber ganhar. Mas os adeptos agrónomos (e não os jogadores)já nos habituaram a isso, deve ser por nunca terem ganho nada enquanto jogadores. A taça de Portugal hoje em dia, equivale à antiga taça primavera, e para ganharem tiveram de ir buscar jogadores que tinham jogado no dia antes pela selecção.

Anónimo disse...

Campeonato da Europa sub 18 - Convocatória

Por indicação da equipa técnica estão convocados para o Campeonato da Europa de Sub 18, de 26/03 03/04 Treviso.



CDUP

Eduardo Macedo

Rodrigo Figueiredo

Lourenço Matalonga

AACoimbra

José Ferrão

Guilherme Ribeiro

Alexandre Cisneiro

Ricardo Gonçalves

AEISAgronomia

Guilherme Megre

Pedro Ventura

Bernardo Campelo

Francisco Onofre

CFOsBelenenses

João Barreto

Francisco Vieira de Almeida

José Castelo Branco

GDSCascais

Salvador Vassalo Santos

CDUL

Diogo Ramos

GDDireito

Lourenço Thomaz

Francisco Pio Correia

André Menezes

João Cabral

Vasco Fragoso Mendes

Miguel Costa

CRTécnico

Bruno Rocha

VFClube

Fernando Almeida

CRÉvora

José Lima

João Oliveira

Anónimo disse...

Ó senhor treinador da utad, isso é muita parra para pouca uva. tens uma escola!!!! Se saires ao teu treinador do Vitória, sabe-la toda.

Anónimo disse...

a placagem ao jacque não foi falta, atenção! a segunda foi claramente falta, a primeira não!

Anónimo disse...

entao nao e que a academica que leva cabazes de todos nos sub 18 , em 14 jogos so ganhou 2 ao belas e em nenhuma das derrotas conseguiu sequer fazer ponto bonus leva 4 jogadores ao campeonato da europa tantos como belem e agronomia que sao 3 e 2? adivinhem la de que clube e o treinador da selecção de sub 18?

Anónimo disse...

Meu amigo, os jogadores da AAC que foram convocados têm jogado sempre pelos sub21

Anónimo disse...

portugal precisa de treinadores de alto nivel vejam a romenia quem sào os treinadores è o serge lairle que jà foi campeào de frança com o touluse i o olivier nier que està neste momento a levar o oyonnax para o top14 o morais è muito simpatico mas ele tem o nivel do rugby portugues

Anónimo disse...

Para o anonimo das 10H12:

Meu caro amigo,
Acima de tudo tenho respeito, e como sabes que eu nestes últimos quatro anos joguei no VFC, clube que muito respeito e admiro, eu conheço-te de certeza, ou tu a mim...É que eu nem falei do Vitória... meu amigo, eu posso saber muito, ou como dizes, sei-a toda,mas deves concerteza estar a falar de humildade, honestidade e hombridade, que são valores pelos quais tento reger a minha vida... que tal se tu fizesses o mesmo? Ou se o fazes, as minhas sinceras desculpas e parabéns, pertences a um grupo de pessoas, não são assim tantas como isso, que praticam este desporto pelo prazer de jogar, não por qualquer picardia com um qualquer clube.
Olha amigo, tinha muita coisa para te ensinar... mas da vida... porque infelizmente de rugby percebo pouco. Mas o pouco que sei,aplico-o... transmito-o... mas tenho humildade suficiente para pedir ajuda, concelhos e opiniões.
Mas isso sou eu...