terça-feira, 26 de outubro de 2010

"Expats" a caminho

Errol Brain e Frederico Sousa *
Já falta menos de uma semana para o primeiro teste de Errol Brain e Frederico Sousa como treinadores da selecção nacional de rugby. Dentro de 6 dias entram em campo a selecção portuguesa ("XV do presidente") e uma equipa formada por estrangeiros a actuar em Portugal ("Expats"). Este jogo que se repete pela 3ª vez consecutiva vem dar inicio a um ciclo de jogos de Portugal, os famosos "Test Matches", nos quais os Lobos vão defrontar as fortes selecções dos EUA, Canada e Namíbia. 

Para o jogo diante dos "Expats", foram chamados aos trabalhos do grupo nacional, alguns jogadores que não fazem parte do CAR. São eles: Valter Jorge e Manuel Costa (Belenenses); Rui D'orey, Nuno Taful, Salvador Palha, Miguel Leal e José Guerreiro (Direito); Gustavo Duarte, João Pratas e Diogo Coelho (Agronomia); Afonso Sousa, Diogo Fialho, Bernardo Silveira e Francisco Pinto Magalhães (CDUL)

João Pratas, Bernardo Costa Duarte, David Mateus e Leandro Pereyra podem entrar em campo dia 1. *
Frente aos "Expats", a selecção portuguesa tem somado vitorias: em 2008 vitoria do "XV do Presidente" por 36 -5 e em Janeiro deste ano, num jogo mais equilibrado, o resultado final foi de 24-22 novamente para os portugueses.

Hafu pode ser uma arma dos "Expats"
Como é visível a equipa dos "Expats" melhorou bastante de um ano para o outro e este pode ser o ano da primeira vitoria. Se a presença de jogadores como Jacques Le Roux (Agronomia) ou Carl Murray (CDUL) não e garantida (encontram-se em processo de naturalização), já William Hafu, Andres Odstrill, Facundo Borelli, Louis Ackerman e Gregory Mullany podem e devem vestir a camisola dos "Expats". Mas estes não são os únicos nomes a ter em conta. Apesar do cuidado financeiro com que os clubes iniciaram este época,  conseguiram-se trazer jogadores, que apesar de desconhecidos, apresentam grande qualidade e historial.

Lista de jogadores estrangeiros a actuar em Portugal
Ainda não é conhecida a lista dos jogadores chamados para representar os "Expats" assim com não foi divulgado o nome do treinador que assumirá o comando, mas os nomes não devem fugir destes apresentados. 

Este é um jogo de preparação para a equipa portuguesa e como tal não seria de estranhar a chamada de jogadores portugueses para representar os "Expats" como já se fez em anos anteriores.

(* foto: www.fotorugby.blogspot.com)

31 comentários:

Anónimo disse...

Sejas bem revindo, blogger.
Informa-te melhor pois parece que não vai haver jogo, pois os clubes não querem libertar os jogadores estrangeiros sem garantias,( leia-se seguro), e com razão.

Anónimo disse...

Acho que nesta lista falta o Jorge Kotestky, o famoso Lelo do CDUP. Um pilar/talonador experiente e com muito conhecimento do rugby nacional.

Anónimo disse...

e uma correcçao, o luca salvatori é italiano

Anónimo disse...

contra os expats a fede aceita de jogar mas contra os lusodecendentes de frança nào aceita porque sabe que vai perder i depois a logica obriga o selecionador a convocar 15 lusos para a seleçào

Anónimo disse...

Apenas uma correcção: o Pato (Patrício Miranda)é chileno e não argentino

Anónimo disse...

NÃO haverá jogo porque os clubes não cedem os jogadores

Anónimo disse...

Pois era, gostava de ver um jogo entre a selecção sénior contra uma equipa de luso-descendentes. Para ter uma ideia da diferença de nível.

Anónimo disse...

Parece que já há pessoas em França a tentar organizar o jogo entre os lusodescendentes que estão disponiveis para jogar por Portugal e os portugueses a jogar em Portugal.
Agora não sei se o critério é luso descentes ou somente portugueses a a jogar em França. Se for assim jogadores como o gardener (Aubenas/Fed1) ou o Gonçalo Uva ou Spachuck ainda reforçavam mais a equipa dos a jogar em França.

Anónimo disse...

O Pedro Leal ja voltou para Portugal? Alguem sabe porque?

bryan disse...

Sim o jogo vai ser organizado. Por o momento, nao posso dizer mais.

Senao, muito bom ver o rugbyfield de regresso esperando ainda noticias em conjunto como fizemos o ano passado!

Anónimo disse...

Faltam os 5 jogadores profissionais do CRAV.
Mais uma vez a brincar, o jogo onde é? Podiam realizar este jogo fora de Lisboa onde o rugby está em desenvolvimento e/ou até fazer um convivio para miudos.

Anónimo disse...

Ontem ao almoço, no restaurante do Direito, só ouvia falar no blog do vigarista. Era vigarista para cá, vigarista para lá. Até que alguém disse: "A sorte dele é estar no Brasil". Conseguiu fugir a tempo... A curiosidade ia aumentanto, tendo em conta as histórias ou vigarices que iam relatando. Felizmente que nessa mesa houve alguém que perguntou:"Mas de quem é que estão a falar?".
A resposta não se fez esperar:"Do Mão de Mestre, quem mais poderia ser."
Fiquei esclarecido!

Anónimo disse...

hafu é de tonga

Anónimo disse...

pipoca de volta ao direito

Anónimo disse...

A ser verdade, pena que o Grande Pipoca não tenha conseguido ficar no Perpignan.
Tinha sido muito bom para ele e para o rugby nacional.
Este Rapaz merecia realizar esse sonho!
Pipoca em França ou em Portugla serás sempre uma referência para o rugby nacional.

Adepto Agronomia

Great_duke disse...

Caro amigo das 11h22,
Não tendo qq procuração do "Mão de Mestre" para o defender, não quero deixar de notar que o seu comentário para além de completamente descontextualizado, é de um mau gosto atroz.

Desconheço as razões que levaram o autor do "Mão de Mestre" a ir para o Brasil, mas não me parece que estas tenham qualquer influência sobre aquilo que escreve no seu blog que é, certamente, fruto de muita dedicação e horas de pesquisa e preparação.

O que nos interessa quando lemos o seu blog são as informações e comentários lá escritos. Nunca vi o "Mão de Mestre" faltar ao respeito ou difamar alguém nas suas páginas.

Se o seu autor cometeu alguma irregularidade ou crime, então existem tribunais para o julgar. Esse julgamento não é feito através de "bocas" mandadas para praça pública.

E, já agora, há bocas que também podem consubstanciar tipos legais de crime...

Anónimo disse...

Essa do que o Mao de Mestre é um vigarista é mesma boa!
Eu sei uma coisa: cuando falamos mal de alguem, é que temos medo dele e cuando temos medo dele entao quer dizer que esta pessoa é forte e tem uma opinao que pode derranjar. Emfim, so historias que nao prestam....gostaria mesmo de ver o que essas pessoas vao fazer cuando ele vai voltar aqui...

Anónimo disse...

Gostava muito de ver jogar a Nossa selecção, contra uma selecção formada por portugueses (c/ nac. portuguesa) a jogar no estrangeiro.

Não gostava de ver para ter o prazer de uma derrota, pois gosto muito quando os lobos ganham. Mas gostava de poder aferir da diferença do Raguebi jogado internamente com o jogado lá fora.......

Anónimo disse...

O XV da selecção de portugueses a jogar em França seria bastante interessante:

1-Francisco Fernandes (Tyrosse-FED1)
2-Lionel Campergue (Pau-PROD2)
3-Cristian Spachuk (Colomiers-PROD2)
4-Gonçalo Uva (Montpellier-TOP14)
5-David Penalva (Nice-FED1)
6-Laurent Balangue (Colomiers-PROD2)
7-Julien Bardy (Clermont-TOP14)
8-Aurélien Béco (Limoges-FED1)
9-Fábio da Silva (St Etienne-PROD2)
10-Yannick Ricardo (Castanet-FED1)
11-Adérito Esteves (St Etienne-PROD2)
12-Emmanuel Rebelo (Dijon-FED1)
13-Adrien Timóteo (Lourdes-FED1)
14-Nelson Soares (Romans-FED1)
15-Joe Gardener (Aubenas-FED1)


16-Thomas da Costa (Lourdes-FED1)
17-Ivo Morais (Chateaurenard-FED1)
18-Georges Simões (Mauléon-FED1)
19-Arnaud Ferreira (Cahors-FED1)
20-Jonathan Leite (Brive-TOP14)
21-Wilfried Rodrigues (Massy-FED1)
22-Cristophe Penaud (Niort-FED1)

Ps- O Emmanuel Rodrigues, do Cahors da FED1 aparece em muitas listas como portugues, mas ele já nao pode jogar por Portugal pois foi internacional 7 nos torneiros internacionais da IRB.

Great_duke disse...

O Emmanuel Rebelo não é médio de formação?

Anónimo disse...

É Great_Duke e um belo médio de Formação, mas tambem pode jogar e de vez a vez joga, a primeiro centro. E como não há primeiros centros em França e há vários formações de qualidade ( nesses 22 até ficou de fora o Samuel Marques que faz do plantel do Pau da PROD2), para fazer um XV tive que por o Rebelo na sua segunda posição de eleição.
A formação titular pus o Fábio da Silva que está a fazer uma bela epoca e ja tem vários anos de PROD2 e a formação suplente o Jonathan Leite que é bastante jovem, mas este ano já se estreou no TOP14 com o Brive.

Anónimo disse...

Epá, criem um blog para emigrantes e vão discutir estas merdas lá ...

Anónimo disse...

este bloge existe e estas merdas vao fazer ganar portugal...vai nou bloge do bryan freitas lobosrugbyportugal;blogspot;com

Anónimo disse...

essa do rhys morgan do benfica ser do país de gales é de sonho... quando jogou no técnico era da nova zelandia... mas entretanto mudou...
costuma-se fazer isso para poderem jogar muitos estrangeiros ao mesmo tempo...
malandros!!

Anónimo disse...

L’Espagne et le Portugal s’imposent
Par Bruno Verscheure - mercredi 27 octobre 2010
Battue par la Belgique dimanche, la Pologne n’a pas fait mieux face à l’Espagne mercredi à Liège lors de la deuxième journée du Championnat d’Europe U19. Le Portugal a lui dominé l’Ukraine. La Belgique affronte la Russie dès 18h.

L’équipe des moins de 19 ans de Pologne disputera samedi le match pour éviter la dernière place du Championnat d’Europe organisé chez nous.

A l’image de leur match face à l’équipe belge, les Polonais ont été pris de vitesse par l’Espagne au terme d’un match offrant une opposition entre le jeu d’avants de la Pologne et le jeu de 3/4 de l’Espagne. Plus vifs, les Espagnols menaient 15-5 à la mi-temps avant de s’imposer 44 à 12.

Ils affronteront samedi le Portugal dans le match pour la cinquième place du tournoi. Les Portugais ont de leur côté facilement pris la mesure de l’Ukraine 33 à 0 sur le terrain du Centre Adeps de la Sapinette, à Mons.

Bravo, Lobitos!

Anónimo disse...

«Epá, criem um blog para emigrantes e vão discutir estas merdas lá ...»

Mas porque? aqui neste blog é proibido falar nos jogadores que jogam em França? Quais são os temas que Vossa excelencia permite que se discutam aqui?

Great_duke disse...

Caro amigo das 11h46,

Eu nunca roubei nada e sempre paguei os meus impostos até ao ultimo cêntimo.

Vim para o estrangeiro onde me dão outras condições para trabalhar e criar os meus filhos.

Se você quiser fazer o mesmo só tem que fazer o mesmo que eu: passar num concurso para funcionário comunitário; no meu éramos 15.000 candidatos ao principio e no final ficámos 105, entre os quais 9 portugueses.

E tão fácil queixar-mo-nos e criticar os outros...agora fazer algo de útil é que é mais difícil...

Eu adoro o meu país e no meu trabalho, apesar de ser no estrangeiro e de forma indirecta, estou também a trabalhar para Portugal e não lhe admito que desconsidere os portugueses que vivem ou nasceram no estrangeiro e que muitas vezes são maltratados graças à escória que temos a dirigir-nos...

PS - Escrevo esta msg depois de um dia de 13h de trabalho, pelo que peço desculpa se tiver sido num tom demasiado agressivo...

Anónimo disse...

UUUiiiiiii que com o tempo assim e no relvado da Sobreda não me parece que o Benfica ganhe ao CRAV! Ai não não!

Anónimo disse...

Pois para mim vai ser assim:

Benfica - CRAV, Benfica ganha mas não marca 4 ensaios e CRAV faz 1 pt defensivo.

Agronomia - Técnico, Agronomia ganha e faz os 5 pts.

Direito - Belenenses, Belém ganha mas sem ponto bónus e faz 4 pts e Direito faz 1 pt.

Académica - CDUL, CDUL ganha mas não marca 4 ensaios e faz 4 pts e a Académica é bem capaz de fazer 1 pt bonús defensivo.

Anónimo disse...

Honra

Benfica - CRAV, Benfica ganha e bem. 5 pontos na mala e CRAV volta a casa com azia.

Agronomia - Técnico, Agronomia ganha à vontade.

Direito - Belenenses. Vencem os de Monsanto, num jogo equilibrado e que pode inclusive resultar em 3 pontos bónus.

Académica - CDUL. Jogo renhido em Coimbra. CDUL tem mais probabilidades de vencer mas Académica pode fazer ponto bónus defensivo.

---

I Divisão

VFC cilindra UTAD.

Lousã e CRE - jogo equilibrado, com ligeira vantagem para os serranos que se não ganham este jogo começam a complicar o acesso à fase final.

Na Guia, dá-se o embate da jornada. Será muito difícil ao Montemor trazer a vitória para casa, mas um precioso ponto bónus defensivo já era muito bom.
No entanto, não deixa de ser uma incógnita o resultado final, pois ninguém acreditava que os Mouflons vencessem o Lousã tão folgadamente.

Anónimo disse...

o jogo do Benfica vs CRAV vai ser no estadio nacional.