quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Lobos por um sonho

Portugal vs Geórgia, sábado às 15h.
Faltam 3 dias para a grande final do Torneio das Nações Europeias. Portugal e Geórgia vão disputar no próximo sábado, no Estádio Universitário, às 15 horas, o jogo que decidirá, muito provavelmente o campeão da ENC 2011. 

Com muitos dos seus melhores jogadores disponíveis, tanto de um lado como do outro, o jogo promete ser de alto nível e disputada até ao fim, à semelhança de uma final do campeonato nacional Super Bock. 
Embora este jogo se inclua na 3ª jornada do Torneio que põe frente a frente Rússia, Roménia, Espanha, Ucrânia, Geórgia e Portugal, tanto os Lobos como os Lelos já conseguiram ganhar alguma vantagem relativamente aos adversários mais directos como Rússia e Roménia. Esta vantagem é preciosa para as ambições destes dois conjuntos que procuram agora o Grand Slam e caso a vitória seja portuguesa os Lobos podem estar mais que lançados para esse mesmo título, pois nas duas últimas jornada vão defrontar os dois últimos classificados: Espanha (Madrid) e Ucrânia (Lisboa).
Julien Bardy deverá contar com Tiago Girão e Vasco Uva na 3ª linha.
Assim, mesmo perdendo no próximo sábado, algo que não está nas aspirações nem da equipa técnica, nem dos jogadores portugueses, os Lobos ainda se podem tornar campeões da Europa, pois a Geórgia ainda vai receber a Roménia e jogar à Rússia, em duas partidas bastante difíceis, pois é conhecida a rivalidade entre estes países.

A pressão está do lado Georgiano. Os Lobos apenas têm de fazer o seu jogo, placando, defendendo e aproveitando todas as oportunidades que se arranjam (tal como contra a Roménia). 

Errol Brain, principal treinador da selecção portuguesa, já fez a pré-convocatória. Vasco Uva e José Pinto, campeões pelo Direito, estão de volta depois da ausência frente à Rússia. Mas se estes dois últimos estão de volta aos treinos, outros dois não poderão dar o seu contributo. Falamos de Eduardo acosta e Laurent Balangué. 

Fernando Almeida (cima)
O asa português, a actuar em França no Colomiers (PRO-D2) lesionou-se e não está disponivel para dar o seu contributo à equipa portuguesa, enquanto o 2ª linha luso-argentino do Direito lesionou-se no jogo frente à Rússia e fica assim impossibilitado de ser convocado. Estes dois jogadores, por se encontrarem lesionados, não foram sequer chamados para os treinos da selecção sendo que para os seus lugares foram chamados Luís Sousa (Direito e 3ª linha) e Jacques Le Roux (Agronomia e 3ª linha). Igualmente chamado aos treinos mas com poucas possibilidades de integrar a convocatória foi o 2ª linha, ainda sub-21, Fernando Almeida do Vitória de Setúbal. 

Luís Sousa, que fez a primeira internacionalização em XV (já era internacional em VII) na Rússia há uma semana, volta a ser chamado e tudo indica que será convocado para sábado. Já Jacques Le Roux, que assim como Carl Murray estão num processo de naturalização, pode ver aqui uma oportunidade de mostrar o seu valor e alcançar a sua primeira internacionalização, isto embora pese o facto do jogador não se encontrar a 100% e estar a braços com uma lesão.

Convocados para os treinos:
  • 1ª linha:
    1. João Júnior
    2. Christian Spachuck
    3. Juan Murré
    4. Anthony Alves
    5. Jorge segurado
    6. João Correia
    7. Lionel Campergue
    8. Bernardo Costa Duarte
  • 2ª e 3ª linha:
    1. Rui D'orey
    2. Gonçalo Uva
    3. Juan Severino
    4. Fernando Almeida
    5. Vasco Uva
    6. Julien Bardy
    7. Tiago Girão
    8. Jacques Le Roux
    9. Luís Sousa
  • médios:
    1. José Pinto
    2. João Almeida
    3. Joe Gardener
    4. Pedro cabral
  • 3/4's:
    1. Pedro Silva
    2. Francisco Mira
    3. Frederico Oliveira
    4. José Lima
    5. Carl Murray
    6. Gonçalo Foro
    7. António Aguilar
    8. Pedro Leal
    9. Adérito Esteves
    10. Bernardo Silveira
Ao todo são 31 jogadores, para 23 lugares, e apesar das lesões, Portugal apresenta-se com muita força. As entradas de jogadores como Julien Bardy ou Lionel Campergue vieram trazer consistência à selecção nacional e mesmo Luís Sousa (grande época no Direito) ou Jacques Le Roux podem criar um competição positiva na luta por um lugar na terceira linha. Resta no entanto a dúvida: Com acosta lesionado, deve a dupla técnica colocar Juan Severino a 2ª linha?  (Vote na sondagem lateral)

Para os 3/4's existem poucas dúvidas, embora a entrada de Adérito Esteves possa dificultar as contas. É que se o XV inicial nas linhas atrasadas não deve fugir aquele que se apresentou nos últimos jogos (Pinto, Joe, Silva, Oliveira, Foro, Aguilar e Leal), no banco as chamadas de jogadores como Adérito Esteves podem fazer saltar um o outro convocado.

Como última nota vai a chamado de João Almeida. O médio formação dos sub-21 de Agronomia foi chamado pela segunda vez, assim como o 2ª linha do Vitória, para os treinados da selecção. Estas chamadas só podem ser positivas para os jovens atletas, pois têm a oportunidade de treinar com os melhores nacionais.

17 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito da entrevista do Frederico Sousa ao Portela13 , apesar de ter tido as minhas dúvidas em relação a ele , pelo que dizem e pelos resultados , começo a não ter dúvidas em relação a ele , foi uma óptima escolha para a selecção.

Entrvista a Portela13

Sábado espera-se uma avalanche de apoio à equipa Lusa…. Pelo que têm feito até aqui merecem!

P13 – Entramos numa semana que pode consolidar, ainda mais, um caminho para mais uma página Histórica do nosso Rugby. O Grupo está ciente da responsabilidade e importância deste jogo?

FS – Para nós a responsabilidade e importância é igual à dos outros jogos , estamos num ciclo novo , com um pensamento diferente , nunca tive dúvidas que estes jogadores podiam e ainda podem jogar mais e melhor do que têm feito nesta época internacional , ainda só estamos no inicio de uma grande caminhada ...

P13 – É o jogo mais difícil de todos, não é?

FS – Fisicamente talvez o mais exigente , mas é uma equipa perfeitamente ao nosso alcance .

P13 – Pergunta inevitável…. Jack e Murray estão elegíveis: serão, também, seleccionáveis?

FS – Já se encontram à algum tempo , o Jack encontra-se lesionado e o Murray não tem sido opção .

P13 – Quanto aos luso que jogam em França, tudo disponível e liberado pelos Clubes?

FS - Espero que sim , todos têm uma enorme vontade de jogar nesta equipa , pena foi a lesão do Laurent que fez um bom jogo na Rússia e estava a subir o seu nível ,mas temos grande jogador que o vai substituir no lugar , o melhor 3ªlinha em Portugal é só querer - Tiago Girão.

P13 – Vai se ruma semana que se viverá como uma verdadeira Final?

FS – Vamos rumo a um jogo mais , diferente sim , mas não uma final.

P13 – A chave da vitória estará??

FS – Em cumprir o plano de jogo , tanto defensivamente como ofensivamente . O Errol tem montado um sistema defensivo eficaz e eu tenho trabalho no ataque desde Setembro , julgo que os jogadores têm melhorado a jogo a jogo , algo que não foi fácil porque tudo é novo tanto na defesa como no ataque .Estou seguro que vamos fazer um grande jogo , olhando para a vontade e empenhamento de todos os jogadores jogarem na nossa equipa.

P13 - Um pedido ao Piblico..

FS - Uma presença e um apoio em massa

Anónimo disse...

Confirma-se que os georgianos estão em Portugal desde 2ª ou 3ª feira?

Anónimo disse...

alguem sabe se o jogo da na tv?
obg
cumprimentos

Anónimo disse...

Sporttv 15.00 horas como sempre, de há uns anos a esta parte...

Great_duke disse...

Em directo na SportTv 2 no sábado a partir das 15h00 portuguesas (16h00CET)

Anónimo disse...

Pico empurra-me esses Lobos até aos ensaios. Todos ao E.U. já e em força.

Anónimo disse...

Confirma-se que georgianos estão cá há mais de 1 semana. Estão a estagiar em Alcochete, já fizeram uma visita ao Zoo, tem comido bem mas não ficaram muito contentes com o tempo da semana passada ... estando um deles com dores de garganta e ao fim da tarde chega a ter 37,3• de febre.
O que é que interessa se eles estão há 1 mês, desde 2- feira ou se chegam sábado 15 min antes do jogo? Isto há com cada pateta!

Anónimo disse...

É pena a lesão do Laurent Balangue, na Russia foi muito importante no dominio que tivemos nos alinhamentos. Garantiu sempre a bola nas alturas com grande segurança.


Força Portugal!

Anónimo disse...

O Portela, e quem colabora com ele, estão a fazer um trabalho que poderá ser muito interessante através do site portela13.

No entanto, e por favor, tenham mais cuidado com o português e com as gralhas. Simplesmente não consigo entender o sentido de muitos textos que são colocados nesse site. Pode ser da pressa mas tenham um pouco mais de atenção que nós agradecemos.

Acho que as entrevistas também poderiam ser um pouco mais trabalhadas e a fugir um pouco do lugar comum. A quantidade de entrevistados nem sempre é sinal de qualidade. Existe tempo para entrevistar muita gente mas façam cada entrevista com atenção e cuidado.

Apenas uma sugestão de quem está a gostar do portela13 mas que acha que poderá ficar ainda melhor.

Anónimo disse...

subscrevo o comment
Quarta-feira, Fevereiro 23, 2011 4:53:00 PM

Portela 13 é um óptimo blog(e fazer um blog dá imenso trabalho!), mas valia a pena os textos terem uma pequena revisão antes de serem editados.

Anónimo disse...

Anónimo das 1:53:00 PM,

Insultar sob anonimato apenas mostra que além de mal educado és covarde.

O interesse está em saber quem realmente veio ou não do grupo de pré-convocados.

Claro que só tem interesse nisso quem não tiver uma visão paroquial do rugby.

Anónimo disse...

Os dois miúdos Almeidas, João e Fernando, têm nível para jogar. Nível e raça.

Anónimo disse...

obg pela informaçao (sobre a sportv).

cumprimentos

Anónimo disse...

Ja chega de errarem com o nome do miúdo, o formação chama-se João Oliveira! Mais um das escolas do Evora!

Anónimo disse...

para aqueles que dizem que o zé pinto nã opresta e que não é grande coisa e que bom é este e aquele levem com o ze pinto nos barbarians, ha pois é... deve ser cunha só pode. :-)

Anónimo disse...

O jogador da Georgia (2ª linha) que se queixava de dores de garganta e febre ligeira ao fim da tarde, encontra-se bastante melhor, estando quase a 100%
Entretanto o médio de formação apanhou pé de atleta no duche do EUL depois do treino.

Anónimo disse...

Anónimo das 9:48:00 AM

Registo com agrado o teu esforço para melhorares o teu português. Assim, sim. Com a tua idade, já ia sendo tempo... Mais vale tarde do que nunca.

Já agora: um dos melhores n. 8 do mundo (também pode jogar a flanqueador e a 2ª linha) está em dúvida para o jogo de amanhã.

Não sei se tem febre ligeira ou pé de atleta. Felicidades para a tua paroquiazinha.