segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Lobos preparam Taça das Nações

Errol Brain já definiu os jogadores chamados para os treinos da selecção com vista o jogo do próximo sábado da Taça das Nações. 

As grandes novidades prendem-se com a chamada de vários jogadores a jogar em França, as chamadas de Jacques le Roux e Carl Murray e ainda com o regresso de Juan Murré aos Lobos, numa lista que conta 33 jogadores. Mais 10 jogadores do que aqueles que vão ser chamados para o confronto frente à Roménia. 

Comparando esta convocatória com as anteriores, nota-se uma forte aposta em jogadores a jogar em França, principalmente naqueles que deixaram boas indicações durante os jogos de Novembro, como Julien Bardy, Laurent Balangué e Anthony Alves.

Direito tri-campeão

2009, 2010 e 2011, Direito é tri-campeão.
O Direito sagrou-se tri-campeão depois de vencer no passado sábado o Belenenses, num jogo que apesar de não ter tido a mesma qualidade que finais anteriores, valeu pela emoção de um resultado incerto do principio ao fim.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Os dados da final estão lançados.

Faltam menos de 24 horas para o inicio da final do Campeonato "Super Bock". Belenenses e Direito que vêm desde a semana passada a preparar um jogo com apenas um objectivo: Vencer e tornar-se o novo campeão nacional.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Belenenses de altos e baixos vs Direito pragmático.

Valter apoiado por Luis Silva e
Diogo Castro, dois habituais suplentes.
Se poucos acreditavam na hipótese do Belenenses chegar à fase final, eram muito menos aqueles que viam a equipa de Minhoto na final do Campeonato. 

A equipa de Diogo e David Mateus, Sebastião e Salvador da Cunha, João Uva, Pedro Silva, Facundo Borelli, William Hafu, Diogo Miranda e Valter Jorge, entre outros, tem dos melhores jogadores nacionais e dos melhores estrangeiros a jogar no país e os altos e baixos que passaram durante esta época não foram normais.

domingo, 23 de janeiro de 2011

A caminho da final (2008/09)

Miguel Leal
Em 4 anos de finais para decidir o grande vencedor do Campeonato Nacional, Agronomia e Direito dominaram em quase todas as frentes. Desde 2006 que pelo menos um destes dois clubes marca presença na final. 

Em 2005/06 o Direito orientado por Daniel Hourcade foi à final defrontar o Belenenses, num jogo onde o clube de Monsanto logrou vencer.

Em 2006/07 houve lugar para a primeira final entre os dois clubes (veja mais AQUI), um ano depois foi a vez de Agronomia e Belenenses marcaram lugar no grande jogo (AQUI). Mas após esta final, que fechou o ano da presença portuguesa no Mundial de 2007, apenas deu Agronomia e Direito. 

Foi assim em 2008/09 e 2009/10, mas.... vamos olhar para a final de 2009.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Belenenses e Direito na final!!

Belenenses e Direito conseguiram ao final de dois jogos garantir um lugar na final do Campeonato "Super Bock". Pelo caminho os jogadores do Restelo e de Monsanto deixaram duas equipas empenhadas e decididas a lutar por um lugar no jogo mais apetecível do ano.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Direito e CDUL com caras novas.

A um dia da meia final os 4 clubes nacionais preparam-se afincadamente para o jogo mais importante do campeonato, até à data. 

Aaron Jones, provavelmente não muito satisfeito com a exibição da equipa na Tapada optou por fazer uma alteração no XV que jogou sábado passado para o XV que vai entrar em campo amanhã. Assim o escolhido parar começar no banco é Diogo Coutinho, melhor jogador do Portugal-Roménia do Mundial de 2007, para dar lugar ao jogador revelação do direito na presente temporada, Luís Sousa. 

Competições pós-campeonatos nacionais.

Lisboa 1 vs Lisboa 2, de 2010.
Era um pergunta que reinava no mundo oval. Afinal quais seriam as competições pós-Campeonato Super Bock?

Depois de no ano passado se ter realizado um torneio de Selecções Regionais, em 2011 a competição repete-se. Assim o Norte, Centro, Lisboa e Sul têm a oportunidade de vencer uma prova que serve não apenas como "mais" uma competição mas também como uma oportunidade para se detectar talentos que podem no futuro entrar para o CAR.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Errol acompanha trabalhos dos clubes

Errol ao lado dos clubes.
A poucos dias das grandes decisões, a grande novidade foi a presença do treinador nacional Errol Brain nos treinos dos clubes que vão jogar as meia finais. 

O novo treinador nacional quis acompanhar de perto os treinos dos clubes que mais jogadores dão à selecção e ao mesmo tempo observar a condição física dos mesmos, insto tudo integrado no plano de preparação dos Lobos para o Torneio Europeu que começa já no próximo dia 5 de Fevereiro, altura em que Portugal recebe os romenos no Estádio Universitário.

Mas se essa foi uma boa noticia, o mesmo não se pode dizer dos diferentes planteis, nomeadamente CDUL e Belenenses que se vêm com muitos jogadores com mazelas ou até mesmo lesionados. 

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A caminho da final (2007/08)

Steve Harland,
o arbitro da final de 2008.
Agronomia e Belenenses vão com uma ligeira vantagem para a 2ª mão do Campeonato Super Bock - Fase Final. 

Uma afirmação controversa, sim, mas se formos olhar melhor para os resultados, os 4 pontos de vantagem que Agronomia leva a Monsanto podem ser os suficiente para assegurar a eliminatória. Basta levar um estratégia bem definida e consistente como um bom jogo táctico com muito uso do jogo do pé colocando a bola nos 22 adversários, no fundo um bocado à semelhança da estratégia do CDUL no Restelo e que resultou bem.

Se a vantagem da Agronomia é visível, a do Belenenses nem tanto. O empate transmite uma ideia de que a eliminatória se encontra ao mesmo nível, mas o facto é que o Belenenses marcou 2 ensaios. E depois do jogo que se viu no Restelo, onde ambas as equipas jogaram um jogo diferente de parte a parte, mas muito equilibrado, se CDUL e Belenenses voltarem a empatar no Est. Universitário os dois ensaios de Mirra e Hafu serão uma vantagem.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Os melhores da 1ª mão

Concluída a primeira mão da Fase Final do Campeonato Super Bock, qualquer das equipas pode ambicionar a final. 

Na Tapada, Agronomia e Direito proporcionara um bom jogo e a vantagem de 4 pontos é pouco para se fazerem prognósticos, enquanto no Restelo Belenenses e CDUL deram um espectáculo ao nível dos melhores deste ano e o empate traduz o que se passou em campo.

Equipas técnicas e jogadores conseguiram durante os 80 minutos de cada jogo garantir boas partidas e o entusiasmo do público pode ser muito importante para o próximo fim de semana. É que dentro de 8 dias vão ser conhecidos os finalistas do Campeonato Super Bock.

Empate no Restelo.

Carregue na imagem para ver os XV
e os marcadores do encontro.
Quem foi ao estádio do Restelo hoje à tarde certamente que não ficou desiludido. Depois de Agronomia e Direito terem proporcionado um jogo de bom nível, os jogadores do CDUL e do Belenenses mostraram que não queriam ficar atrás no espectáculo. 

Com 2 ensaios para o Belenenses e muitas penalidades para cada lado, foi assim a partida que pôs frente a frente o 1º e 4º classificados do Campeonato Super Bock. Com rucks disputadas até à última, um jogo ao pé bastante calculista e muita irreverencia e velocidade nas jogadas das linhas atrasadas, Belenenses e CDUL mostraram que qualquer uma destas equipas merece um lugar na final.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Agronomia com pequena vantagem.

Constituição das equipas e pontos marcados
(Clique na imagem para aumentar)
Está concluído o primeiro jogo da fase final! O Agronomia-Direito, não defraudou o público e foi disputado até ao fim, tendo inclusivamente direitos de sol num dia que começou muito nublado.

A Agronomia venceu na Tapada o Direito por 20 pontos contra 16 da turma de Aaron Jones. Foi um jogo equilibrado onde o resultado podia pender para qualquer um dos lados e embora pouco se decidisse, relativamente ao apurado para a final, ambas as equipas fizeram os possíveis para vencer o jogo e levar uma maior folga para a 2ª mão.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Quadro das meias finais

Começa-se a desenhar o quadro das meias finais do Campeonato Super Bock 2010/11. 

Agronomia e Direito entram em campo já amanhã num jogo que se espera de grande qualidade mas ao mesmo tempo de muito cuidado, pois a eliminatória é a duas mãos e um erro amanhã pode acabar com o sonho na final. Já o Belenenses e o CDUL só jogam domingo e ainda têm mais tempo para preparar o jogo. Foi com estes desafios em vista que as equipas técnicas foram preparando a época e é agora que os jogadores têm que dar tudo o que podem, pois uma época inteira de trabalhos pode ficar por aqui.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Meias finais ao vivo!!

É já neste fim-de-semana que se inicia a tão desejada fase final do Campeonato Super Bock. CDUL, Direito, Agronomia e Belenenses são os 4 clubes nacionais que vão jogar os próximos dois jogos com grande dedicação e com apenas um objectivo na cabeça: atingir a final. Mas antes há quem ultrapassar o adversário das meias. 

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A caminho da final (2006/07)

Luís Pissarra, Vasco Uva, Bernardo Costa Duarte, Rodrigo Aguiar, Pedro Carvalho e Gustavo Duarte em acção na final de 2006/07.
Desde a presença no Mundial de 2007 que o rugby tem sido visto com outros olhos. Mas não é só da presença em França que o rugby nacional vive. Desde 2007 que temos vindo a assistir a grandes finais, disputadas até à última e com muito público, naquele que é sempre um dia de festa. 

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Académica promete!!!

Serra, melhor marcador do campeonato Super Bock, é um valor da Académica.
Por uma vez todos os adeptos de rugby nacional sentiram o mesmo: a Académica merecia estar na fase final do Campeonato Super Bock!! Infelizmente essa fase só pode ser competida por 4 clubes e CDUL, Direito, Agronomia e Belenenses não perderam o comboio por um lugar entre os 4 melhores. 

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dúvidas e (boas) dores de cabeça dos treinadores finalistas: Belenenses.

Se a qualificação foi difícil e até tremida, a escolha de um XV titular não será mais fácil. O Belenenses é um dos clube com mais jogadores internacionais do país, e se nos últimos anos eram muitos aqueles que iam tanto às selecções de XV como de VII este ano, recentemente o azuis têm feito parte da renovação da selecção de sevens. 

domingo, 9 de janeiro de 2011

Um olhar aos finalistas: Belenenses.

E o Belenenses é o último finalista da fase final do Campeonato Super Bock 2010/11 a ser conhecido. Depois de entrar para a última jornada com a qualificação em risco (fruto de um grande campeonato da Académica), o Belenenses via-se obrigado a vencer o Benfica para fazer companhia a Direito, CDUL e Agronomia.

Com uma forte motivação influenciada pelo último jogo do capitão João Uva, pela entrada de um novo treinador e também pelo facto de querer estar entre os 4 melhores clubes nacionais, o Belenenses levou de vencido um Benfica com muitas ausências por 55-3.

sábado, 8 de janeiro de 2011

CDUL Campeão da Fase Regular

CDUL - campeão da Fase Regular.
Depois de 14 jornadas emocionantes o CDUL é um justo vencedor da fase regular do campeonato Super Bock, com 11 vitórias em 14 jogos. Um prémio merecido pela equipa orientada por Melo e Castro que levou todos os jogos como uma verdadeira final e onde alcançaram 12 pontos bónus!!!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dúvidas e (boas) dores de cabeça dos treinadores finalistas: Agronomia.

O que é que Agronomia e CDUL têm em comum? Simples. Vão jogar na última jornada do campeonato um contra o outro, ambos podem ser campeões da fase regular e têm muitas soluções no banco.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dúvidas e (boas) dores de cabeça dos treinadores finalistas: CDUL.


CDUL, Agronomia e Direito cumprem no próximo fim de semana a última jornada do campeonato nacional com pouco por decidir. Estas três equipas já estão apuradas para a fase final e apenas resta definir quem termina a fase regular em primeiro, sendo que por esse lugar apenas CDUL e Agronomia podem lutar.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Um olhar aos finalistas: Agronomia.

De há 4 anos para cá que para além de se ter qualificado sempre para a final four, alcançou a final do campeonato. Para além deste factor que faz de Agronomia uma das melhores equipas do campeonato, senão a melhor, a equipa Agrónoma vem sendo desde 2005 a primeira classificada no campeonato regular (fase de apuramento). 

Em 2006/07 - 56 pontos, 12 vitórias e 2 derrotas.
Em 2007/08 - 55 pontos, 12 vitórias e 2 derrotas
Em 2008/09 - 64 pontos, 13 vitórias e 1 derrota.
Em 2009/10 - 59 pontos, 12 vitórias, 1 empate e 1 derrota.