quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Lobos 2011/12 - muito trabalho e muita paciência!

Vasco Fragoso Mendes, agarrou a camisola 8 do Direito aos 19 anos
e aparenta ser um jogador a ter em conta
Segue o rugby em Portugal. Para trás ficaram anos de qualidade individual onde os mais experientes conseguiam fazer a diferença... Isso parece ter acabado.

Eduardo Salgado e Bernardo Silveira
Na Supertaça o campeão Direito vacilou diante de uma Agronomia que vem fazendo do colectivo a sua principal força, o Belenenses que perdeu estrelas como William Hafu e/ou Facundo Borelli encontra-se num período difícil e de renovação, a Académica vê neste ano uma oportunidade de ouro e a evolução da equipa sénior parece muito semelhante àquela pela qual o CDUL passou há 5/6 anos, o CDUP faz da sua cor uma esperança num futuro promissor e cheio de jogadores jovens... No fundo todo o rugby nacional está a passar por uma transformação e o seu vencedor será claramente aquele que melhor trabalho terá realizado nos últimos anos ao nível da formação.

Atendendo as médias de idades do últimos jogos vemos que os clubes começam a aparecer com jogadores ainda sub 21 ou de primeiro ano sénior. Isto suscita uma dúvida: Aposta em jovens jogadores ou qualidade dos mais novos? 

Santiago Louro titular
a 2ª linha Agronoma
Olhemos para a selecção de sub 21 que em 2009 foi jogar a Espanha o Campeonato da Europa, onde se alcançou o 3º lugar (atrás da Roménia e Geórgia) e onde se ganhou à Rússia (23-13) e à Alemanha (33-3), perdendo apenas com o vencedor Roménia (31-15). 

Dessa convocatória composta por 26 jogadores, 18 são titulares em clubes das competições nacionais, 3 deles estão actualmente a jogar no XV inicial de clubes franceses e os outros 6 ou são convocados pelos seus clubes ou deixaram de jogar. 

De qualquer maneira todos eles jogam ao mais alto nível nos seus clubes e muitos já representaram a selecção nacional (XV ou VII). Manuel Costa, Luís Sousa, Duarte Moreira, Afonso Vareta, Bernardo Silveira, Laurent Balangue, Anthony Alves, Veltioven Tavares, João Paiva e Diogo Miranda são apenas alguns desses jogadores a quem falta experiência e um maior numero de jogos em XV pelos Lobos. 

Mas estes não são os únicos a merecer um olhar atento. Nas actuais selecções de sub 19 e sub 18 despontam bons jogadores, que apesar da idade já jogam na principal equipa dos seus clubes. Casos de Salvador Vassalo, Fernando Almeida, Manuel Castro Pereira, José Lima, Francisco Vieira de Almeida, Vasco Fragoso Mendes, João Lino, entre outros..

Poderá ser este o ano de Duarte Moreira?
Estes são apenas alguns casos de jogadores que durante toda a sua formação foram aposta dos seus clubes e das selecções. Resta agora ver se os mesmo são capazes de comprovar essa aposta e trabalhar por ela a fim de deixarem de ser promessas para passarem a ser grande jogadores.