terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sevens, o núcleo duro.


Na próxima época o Rugby Field vai concentrar as suas forcas apenas na viariante de sevens. Vão ser muitos torneios ao longo de um ano que vai ser certamente de muitas decisões e onde os lobos vão querer fazer surpresas.

Mas se o próximo ano promete muitos jogos (10 torneios da IRB, 3 FIRA Grand Prix e 1 Campeonato do Mundo) este não foi por menos. Desde Dezembro que o grupo de sevens não parou de viajar. Dubai, Africa do Sul, Hong Kong, Japão, Escócia, Inglaterra, França, Rússia e Dinamarca foram os locais de competição dos lobos, que terminariam a época em beleza no bonito estádio do Algarve.

10 torneios espalhados pelo Globo e 24 jogadores utilizados, de onde se destacam Duarte Moreira que para além do ensaio da vitoria frente à Espanha no Algarve assinou presença em todos os torneios, assumindo cada vez mais o papel de sprinter dos lobos.

Logo a seguir ao ponta do Belenenses aparecem o experiente David Mateus e o capitão Frederico Oliveira, com 9 torneios durante a época. E só não foram mais porque o primeiro torneio do FIRA Grand Prix coincidiu com a final do campeonato Super Bock, onde o centro do CDUL assume um papel importante..

Depois do sprinter português e dois jogadores que trabalham muito no breakdown, aparecem os playmakers da equipa, e aí vem o nome de Pedro Leal. Com 8 torneios nas pernas nesta época, Pipoca, o melhor marcador nacional no circuito mundial (leva mais de 60 ensaios e 780 pontos), apenas falhou dois torneios devidos aos compromissos com o clube francês o Nice. 

Com igualmente 8 torneios estão Diogo Miranda e Francisco Vieira de Almeida, que vem assumindo um papel cada vez mais preponderante na equipa de VII e pode ter sido o jogador revelação da época.  Aderito Esteves, um dos mais emblemáticos jogadores desta selecção e reconhecido além fronteiras, fecha o pódio dos jogadores mais chamados à acção. 

Com 6 e 7 torneios segue o trio do CDUL que participou em todas as etapas da IRB, Gonçalo Foro, Carl Murray e Francisco Pinto Magalhães, e também a surpresa do CDUP Martim Bettencourt que tal como Francisco Vieira de Almeida agarrou um lugar que lhe assenta muito bem.

Luís Sousa, Hugo Valente, António Vieira de Almeida e Francisco Appleton foram igualmente confiados para fazer parte de um núcleo de jogadores que dão segurança e garantias ao treinador nacional e estiveram e 4 torneios.

Para terminar a lista aparecem vários jogadores que vestiram a camisola dos lobos: Vasco Fragoso Mendes, João Lino, Nuno Penha e Costa, Bernardo Silveira, Sebastião da Cunha (chamado para a etapa decisiva de Hong Kong), José Lima, Veltioven Tavares e ainda as surpresas Luís Rodrigues e Manuel Raposo.

Foi um época desgastaste que durou 8 meses.. Menos 2 que a próxima! Mas estes jogadores que se preparam porque o núcleo da equipa estará muito provavelmente aqui.


Sem comentários: