O Torneio Europeu das Nações iniciou-se há um ano. Na altura Portugal jogou contra Rússia, Geórgia, Alemanha, Espanha e finalmente a Roménia. Foram 5 jogos disputados, dois deles fora do país (Geórgia e Roménia).
Num primeiro jogo, os Lobos, defrontaram a Rússia e perderam por 4 pontos de diferença (resultado final 14-18). Passado uma semana (14 de Fevereiro) a equipa Portuguesa deslocou-se à capital da Geórgia para empatar com a selecção do país (20-20). No último jogo do mês de Fevereiro, recebeu-se a Alemanha. Com apenas um sentido Portugal ganhou por 44 pontos a 6.

Já no mês de Março, e após o Mundial de Sevens, disputaram-se dois jogos com bastante história: o país vizinho Espanha e a Roménia. No primeiro uma vitória difícil contra os Espanhóis por 24-19. No segundo o aviso tinha sido dado e fomos à Roménia buscar três preciosos pontos. Resultado final 21-22, para os Lobos.
Em cinco jogos marcaram-se, para Portugal, mais de 120 pontos e 12 ensaios. Os marcadores de Portugal foram:

- Pedro Cabral – 35 pontos
- Pedro Leal – 26 pontos
- Duarte Cardoso Pinto – 3 pontos

- Pedro Silva - 15 pontos (3 ensaios)
- Gonçalo Foro – 10 pontos (2 ensaios)
- David Mateus, Diogo Mateus, Juan Murré, Christian Spachuk, Vasco Uva, Juan Severino e Tiago Girão – 5 pontos (1 ensaio)
12 Jogadores marcaram 124 pontos em 5 jogos. Mas estes não foram os únicos a jogar no Torneio Europeu das Nações em 2009. Ao todo foram usados, por Tomaz Morais, 30 jogadores de mais de 10 clubes.
- De Agronomia - Bernardo Costa Duarte, Juan Severino, Duarte Cardoso Pinto e Francisco Mira (Rodrigo Sacadura foi chamado para os treinos)
- Do Belenenses – João Uva, Valter Jorge, David Mateus, Diogo Mateus e Pedro Silva (Diogo Miranda foi chamado para os treinos)
- Do Benfica – Diogo Gama
- Do CDUL – Gonçalo Foro e João Júnior (Diogo Fialho e Frederico Oliveira foram chamados para os treinos)
- Do Direito – João Correia, Pedro Leal, Salvador Palha, Vasco Uva, Eduardo Acosta, Jorge Segurado, Adérito Esteves e António Aguilar.
- Do Técnico – Nuno Taful
- Do Montpellier – Gonçalo Uva
- Do Auch – David Penalva e Christian Spachuk
- Do Nazarien – Juen Murré
- Do Roma – José Pinto
- Do CRC Madrid – Pedro Cabral e Tiago Girão
- Do Colomiers – Julien Bardy
- Do Nimes – David dos Reis
De Portugal a Itália, passando por Espanha e França, foram muitos os clubes que tiveram jogadores na selecção nacional. De Portugal a Agronomia, Belenenses, Benfica, CDUL, Direito e Técnico, de França o Clermont, Montpellier, Nazarien, Auch, Nimes e Colomiers e de Espanha e Itália o CRC Madrid e a Roma, respectivamente.
Foram Muitos os jogadores usados, mas apenas alguns eram constantemente chamados para integrar o XV de Tomaz Morais, ou para entrar dentro de campo.
Jogadores como Christian Spachuk, David Mateus, Diogo Mateus, Gonçalo Foro, João Correia, José Pinto, Pedro Silva e Vasco Uva (foram titulares em todos os jogos). Mas outros como Juan Murré, Juan Severino, Pedro Cabral, Pedro Leal, Tiago Girão e Salvador Palha foram sempre convocados e entraram na maior parte das partidas.
David Mateus e João Correia.
Já após esta primeira fase de jogos do Torneio Europeu das Nações, vieram jogos da “Super Bock Cup” e ainda os últimos testes. Ao todo foram usados muitos jogadores que poderão dar o seu contributo nesta caminhada até ao Mundial de 2011 na Nova Zelândia.



















Luís Pissarra – AEIS Técnico e AEIS Agronomia 










Vasco Uva – GD Direito 




Frederico Nunes – Direito 



