domingo, 31 de janeiro de 2010

O melhor médio-abertura da década

Depois de Lois assegurar o lugar como melhor médio-formação da década passamos para o nº10.

Não é uma posição qualquer. O lugar de médio-abertura deve ser ocupado por um líder que consiga orientar os três-quartos. Todas as decisões de ataque para os centros, pontas e defesa são da responsabilidade deste jogador.

Se uma equipa de rugby fosse uma orquestra, o abertura era o maestro. Controla, gere e procura todas as maneiras possíveis de ultrapassar a linha da defesa. Para esta posição deve-se ter para além da boa visão de jogo, um bom jogo ao pé e á mão, e muitas vezes este é jogador a quem se recorre para chutar aos postes.

Desde 2000 foram muitos os que ocuparam este posição, e alguns deles foram mais tarde usados como defesa, casos de Gonçalo Malheiro e Pedro Cabral.

Duarte Cardoso Pinto – AEIS Agronomia e Blagnac

  • Internacional desde 2003
  • 46 Internacionalizações
  • 129 Pontos (2 ensaios)
  • Convocado para o Mundial 2007
  • Vencedor das 6 Nações B
  • Internacional em VII

Martim Tomé – GD Direito

  • Internacional de 2002 a 2005
  • 16 Internacionalizações
  • 23 Pontos
  • Vencedor das 6 Nações B
  • Internacional em VII

Filipe Grenho – SL Benfica

  • Internacional de 2001 a 2006
  • 13 Internacionalizações
  • 1 Ensaio (8 pontos)
  • Vencedor das 6 Nações B
  • Internacional em VII

Gonçalo Malheiro – CDUP, Madrid 2012 e GD Direito

  • Internacional de 1998 a 2007
  • 39 Internacionalizações
  • 237 Pontos (7 ensaios)
  • Convocado para o Mundial de 2007
  • Vencedor das 6 Nações B
  • Representou os Barbarians

Pedro Cabral – CDUL e CRC Madrid

  • Internacional desde 2006
  • 25 Internacionalizações
  • 116 pontos (2 ensaios)
  • Convocado para o Mundial de 2007
  • Internacional em VII

39 comentários:

Anónimo disse...

acho que falta um na lista que faria a melhor dupla com o lois, Nuno Mourão.

Na ausência deste, o meu voto vai para Duarte Cardoso Pinto.

Anónimo disse...

concordo

Anónimo disse...

mourao!

Anónimo disse...

A iniciativa é boa, mas tenho reparado que a descrição dos jogadores nem sempre é bem feita. Nomeadamente no que toca aos internacionais 7's, talvez por culpa da FPR que não deve ter a informação a disposição, muitos jogadores que foram internacionais 7'S não aparecem referidos como tal. É preciso um pouco mais de cuidado.

Anónimo disse...

DÉCADA!!! onde está o mourão na ultima década a jogar pela selecção?

Anónimo disse...

http://www.scrum.com/scrum/rugby/player/11418.html

luis santos

Anónimo disse...

Cardoso Pinto sem dúvida com Pedro Cabral a dar luta.

Anónimo disse...

http://www.scrum.com/scrum/rugby/player/13079.html

E o Thierry Teixeira que detem um record mundial:

«Q. Matt Giteau scored all 22 of Australia's points in their win against France in Sydney last week. What is the highest-ever 100% contribution to a Test score? Anon

A. The record in this respect is held by Portugal's Thierry Teixeira, the fly-half who kicked nine penalty goals (equalling the world record) and a dropped goal in the opening match of the second-tier Six Nations of 2000. He was on the losing side to visitors Georgia, who beat the Portuguese 32-30 in Lisbon.

The highest 100% winning contribution is 29 by Argentina's Santiago Mesón in their 29-26 thriller against Canada in Buenos Aires in a Pan-American Championship match in 1995.

The top three 100% contributions to a Test score are:

30 - Thierry Teixeira, Portugal 30-32 Georgia, Lisbon, 2000
29 - Santiago Meson, Argentina 29-26 Canada, Buenos Aires, 1995
27 - Jonny Wilkinson, England 27-22 South Africa, Bloemfontein, 2000"


Luso frances do Perigeux que jogou na selecção de 98 a 2000. Teve 8 internacionalizaçoes.

É tambem o recordista portugues de pontos marcados por um só jogador num test match de Portugal ( esse mesmo jogo contra a Georgia).

Anónimo disse...

Gonçalo Malheiro foi sem duvida o medio de abertura que mais e melhor jogou na ultima decada. Aliás a equipa de estrelas convidadas, os Barbarians, não deu a honra de vestir essa camisola a muitos portugueses. Para além disso foi melhor marcador da torneio da 6 naçoes b que colocou portugal no mundial. (já para não falar do drop aos All Blacks)

Anónimo disse...

Cardoso Pinto sem duvida. Grande capitão e lider na Agronomia há várias épocas, campeão nacional, campeão ibérico, internacional português em vários escalões, campeão europeu 7´s, decisivo no apuramento para o mundial, presença no mundial 2007 (melhor marcador português, um dos melhores na prova), 1 (um) ano na Pro2 francesa, jogador com grande experiência e qualidade, um dos eleitos do Tomás Morais..

Anónimo disse...

Malheiro campeão europeu, melhor marcador europeu em 2004 (à frente de wilkinson), jogou pelos barbarians 3 vezes, vencedor da taça de portugal 2 vezes pelo cdup, campeão em espanha, presente no mundial e foi o aertura titular frente aos all-blacks, etc..

S disse...

Epá, se o Mourão jogou em 2000 (já não me lembro), então voto sem dúvida nele. Perguntem ao Tomáz em qual escolheria e ele dir-vos-á! O Nuno era um desiquilibrador.

Caso contrário, o meu voto vai para o Martim Tomé.

Foi poucas vezes seleccionado, até por causa de lesões e compromissos profissionais, o que o levaram a abandonar cedo a modalidade.

No entanto, se o Lois tem uma classe a jogar e tudo parece simples, o mesmo digo do Martim Tomé.

Anónimo disse...

há cabeças onde custa a entrar as informações. o _Mourão jogou 1 jogo em 2000 e nem foi titular. Acham que merece estar aqui? na década de 90, claro. Mas aqui não.

Anónimo disse...

O Malheiro ??? Não briquem comigo. Estamos a falar de rugby, não de futebol. Foi sem duvida o melhor chutador, mas quanto a placagens e por a linha de 3/4 a andar, vou ali e já volto.

Anónimo disse...

O Cardoso Pinto não foi Campeão Ibérico!

Anónimo disse...

Será que os 237 pontos do Malheiro não contam para nada?? A memória é curta. O malheiro deu-nos as 6 nações B. Jogou a arrier a maior parte dos jogos porque não havia ninguém, para essa posição e não se deu nada mal, antes pelo contrário.

Anónimo disse...

Que digam que Malheiro não placava até concordo, agora virem falar que não punha linha a andar é ridiculo.
Quanto a defender, o unico dos aberturas que efectivamente defende é Cardoso Pinto.
Cabral, Thierry, Mourão, Malheiro e Martim nunca foram grandes defensores.
Quanto a atacar, Malheiro, Martim e Cabral são os que melhor punham os 3/4 a mexer.
Quanto ao jogo do pé, ai sim, Mourão e Cardoso são fortes.
Mas no geral ainda acho que Malheiro era o melhor, mas só porque Martim não chutava aos postes, senão achava Martim melhor.

Anónimo disse...

Malheiro foi um jogador que habitualmente estava fora de forma. Quem jogou ou joga na mesma época que ele sabe que é verdade. Teve a estrela da sorte, pois destacou-se em jogos de grande visibilidade (por exemplo PortugalxRussia na final do seis nações B). Joguei com o Malheiro em vários jogos do campeontao e sempre foi banal e era fácil passar por ele já que ele não placava. Quando inspirado jogava bem ao pé e colocava umas bolas por detrás da defesa adversária que, por vezes, desiquilibravam.

Mas quer Cabral, quer Cardoso Pinto quer até o Grenho são jogadores mais completos que o Malheiro.

Anónimo disse...

Boa análise esta ultima da 19.00PM
Alguns pontapés aos postes foram decisivos, mas uma coisa é chuitar aos postes, outra é ser um abertura compelto. Até o achava melhor cá atrás. Estava lá para chutar e não estragava tanto.

Anónimo disse...

A SPORT TV tem tido um papel único na divulgação do Rugby e no acompanhamento da nossa selecção, com a transmissão dos principais jogos de Portugal. Já dedicou, desde 2006, mais de 600 horas de programação ao melhor Rugby nacional e internacional, com destaque para o Torneio das 6 Nações, o Torneio das 3 Nações, Super 14 e Sevens.



Brevemente pode contar com grandes transmissões de Rugby nos canais SPORT TV. Destaques para o Torneio das 6 Nações, já a partir do dia 6 de Fevereiro. Pode consultar a programação em http://www.sporttv.pt/Modalidades/Rugby.asp.

Obrigado Cábé.

Obrigado, também, por teres mudado o modelo competitivo da Taça de Portugal. Supomos que depois de muita ponderação...

Anónimo disse...

Bem o Malheiro podia não ser eximio a defender. Mas se o Cardoso é melhor que ele eu acho que vou deixar de jogar rugby, porque isto está muito mau. O Malheiro foi sem duvida o melhor chutador que portugal já teve e o abertura que impria mais velocidade à linha de 3/4's. Aliás foi o unico jogador a representrar TRES vezes os barbarians para alem de melhor marcador da europa. O Cardoso Pinto nem sequer sonha o que é ser um abertura como o malheiro, quanto mais jogar nos barbarians. Até coxo o malheiro é melhor que ele.

Anónimo disse...

agraderem ao cabé os jogos da sport tv só pode ser brincadeira, de há 2 ou 3 anos para cá que temos sempre todos estes jogos nesse canal, não foi seguramente graças a ele, quanto ao modelo da taça eu quero ver o que é que ele vai arranjar para as equipas jogarem não nos 2 meses de interregno para a selecção mas para os 5 meses que vão sobrar depois de passarem a acabar o campeonato em janeiro, é bom que os menos informados saibam que para a prócxima época os campeonatos passam a cabar em janeiro, já agora agradeçam~lhe também ter cancelado a ida da selecção de sub 18 a mielfield e possivelente a biarritz, para quem culpava a anterior direcção de so ter olhos para a selecção senior começa bem,

Anónimo disse...

Realmente é melhor deixares de jogar rugby, porque não percebes mesmo nada.

Anónimo disse...

Temos de agradecer ao Cabé a continuação da Sport TV pois como ouvimos muitas vezes, se o Dídio perdesse acabavam-se as transmissões e os apoios. ops... afinal não só não acabaram as transmissões como parece que vai haver mais. Será que a da Russia é verdade ? Eu por mim não acredito, ou será que na sport TV ainda não sabem que a MAIORIA dos clubes votou Cabé.

S disse...

Pelo menos está anunciado num site internacional que informa todos os jogos que dão na tv.

IRB Rugby World Cup 2011 - European Qualifier
12:10
Sport TV3

Anónimo disse...

Será que a da Rússia é verdade? Deves ser muito distraído. Concentra-te, rapaz.
Essa de agradecer ao Cábé as transmissões até é divertida...
Eheh...

Anónimo disse...

O que temos de agradecer ao Presidente de todos os Clubes é para o ano o rugby dos clubes acabar em Janeiro!!!

Anónimo disse...

os s18 nem sequer vao a millfield.
se alguem fosse eram os s17 que vão a londres..

Anónimo disse...

Como o Dídio, o direito e o Belenenses foram postos fora eu penso que com o cabé o rugby nem sequer começa, quanto mais chegar até Janeiro. Não começa é com a rebaldaria dos ultimso 4 anos. Isso é que não começa de certeza.

Anónimo disse...

Vou vos fazer um desenho:

O ano passado a FPR cedeu o sinal para a tv da Rússia do Portugal-Rússia. E cedeu porque em troca a Federação Russa assinou um documento que eles cederiam o sinal à SportTv do Rússia-Portugal este ano.

Perceberam??? Não custa muito perceber ...

Anónimo disse...

Já agora quero agradecer tambem ao Sr. Silva, a não ida dos sub 17, Wellington,( arredores de Londres, que sustitui Millfield),e a anulação do estagio da seleção sub 18,em Biarritz, para preparação do campeonato da Europa.
A formação não dá votos nem visibilidade daqui a 1,5 anos....

Anónimo disse...

Martim Tomé

Era bom que voltasse ao activo. ainda faz falta!

Anónimo disse...

Isto não para discutir a federação, é o melhor abertura da decada.
E acho notavel escolhermos um gordo para a linha de 3/4's, sim porque o Cardoso Pinto não é mais que um gordo com mau pé. Eu jogo a asa e devo pesar menos que ele, e não sou magro

Anónimo disse...

és o miguel fernandes do belem!!!

yupi, acertei...

Anónimo disse...

O Sr. Silva vai lixar isto tudo e nós vamos saber a quem agradecer. Ao Belenenses, ao CDUL e ao Direito não é de certeza. Agora aos quase-mortos CDUP, Técnico, Benfica e Agronomia vai ser. E melhor, os "vencedores" ainda não perceberam que vão ser os primeiros a sofrer, e à grande, com o Sr. Silva. Dêem-lhe dois mesitos e nós vamos estar cá para blogar.

Anónimo disse...

Blogueiro,

Estava dificil fechares a votação do melhor 10, tantos dias e tantos votantes! Qual era a intenção?

Anónimo disse...

"Eu jogo a asa e devo pesar menos que ele, e não sou magro"

Epá eu acho que tu deves ser um passarinho com 2 asas!

Anónimo disse...

Cardoso Pinto gordo e com mau pé...aqui está a prova provada: ou não passas dum invejoso ou tens um problema mental qualquer...

Vai neste site www.empregos.pt e faz-te á vida

Anónimo disse...

o malheiro é sem dúvida o melhor abertura da década. é verdade que ele não é grande placador, mas tenho a certeza que quando era mesmo preciso defender, ele defendia. no que toca a atacar, nunca houve um tão bom como ele em portugal ..