terça-feira, 13 de abril de 2010

Sevens Londres: pior era difícil.

Este torneio pede a chamada de jogadores mais experientes?

Não foi nada favorável o sorteio dos grupos no próximo torneio do Circuito Mundial de Sevens da IRB. No torneio de Londres (que decorrerá nos dias 22 e 23 de Maio), a selecção portuguesa calhou no pior grupo de todos onde Quénia, Gales e Nova Zelândia aparecem como adversários. 


Esta é uma altura em que se vive uma fase de passagem de testemunho e onde muitos dos jogadores que vêm a ser convocados têm poucas presenças em torneios da IRB, fruto de uma aposta dos treinadores (Francisco Pinto Magalhães, Hugo Valente, Veltioven Tavares, Manuel Costa, Duarte Moreira, Sérgio Franco e Francisco Serra entre outros, contam pelos dedos de uma mão a participação em torneios do circuito). Mas os desafios do torneio de Londres vêm a pedir a velha escola. Assim não seria de estranhar a chamada de jogadores que formaram uma das melhores equipas de sevens de sempre. 

Pedro Silva, Diogo Mateus, David Mateus, Vasco Uva, João Mirra, Pedro Cabral, Tiago Girão, Adérito Esteves e António Aguilar podem voltar a ser chamados para este torneio e juntar o seu nome a outros que vêm sendo chamados como Sebastião da Cunha, Gonçalo Foro e Pedro Leal, formando novamente um equipa bastante experiente que ganhou vários campeonatos da Europa. Cabe ao treinador nacional, Tomaz Morais, escolher a melhor equipa para este torneio. Mas é sabido que Portugal, ao contrário do que tem vindo a acontecer, não tem estado ao nível esperado (pelas razões já adiantadas) e isso poderá ter precauções no futuro, como a ausência em torneios do próximo ano.

Os Lobos, fruto de não se ter ganho o campeonato da Europa em 2009, foram convidados a disputar os torneio de Londres e Edimburgo. Contudo, a recaída exibicional poderá ser fatal e o lugar de convite alcançado este ano poderá perder-se caso não se atinja os níveis de há dois anos, onde se ganhou a selecções como Gales, Austrália, entre outras.

Esta é um questão difícil. Deve-se continuar a aposta que tem sido feita em jogadores novos e cujos resultados estão à vista (Pinto Magalhães, Diogo Miranda, Frederico Oliveira, Duarte Moreira, Hugo Valente, Francisco Serra e Sérgio Franco são hoje titulares nos seus clubes e  peças fundamentais na manobras da equipa)? Ou deve-se para este torneio, devido ao grau de dificuldade, chamar os mais experientes e alguns jogadores da nova geração?

Comente e dê a sua opinião.

81 comentários:

Anónimo disse...

Foi dos piores posts que fizeste...queres acabar com a aposta que está a ser feita desde o Verão para recontruir uma forte jovem selecção para os próximos anos e que nos dignifiquem nos jogos olimpicos, pelos velhos, onde muitos nao treinam 7´s durante 9 meses para TENTAR salvar 1 etapa da IRB...???
Esperava mais de ti...

Anónimo disse...

Ele apenas coloca a questão. A resposta é de cada um... Obviamente não percebeste.

Anónimo disse...

Percebeu bem, o autor no último parágrafo afirma através de duas perguntas iguais que se deve levar os mais experientes com 1 ou 2 dos que têm dado o cu pelos 7´s durante o ano todo...só um ceguinho nao o vê...

Anónimo disse...

Ele levanta a hipotese de levar os mais experientes para que para o ano sejamos novamente convidados e os novos possam continuar a evoluir na proxima epoca burro!
Bom post.

Anónimo disse...

o meu amigo das 2:43 tem de ter mais calma. há pessoas que têm mais facilidade em compreender textos do que outras, especialmente este tipo de escrita que requer algum conhecimento literário. Agora catalogar logo uma pessoa de BURRO, só porque tem dificuldades, não está correcto.

Anónimo disse...

Post muito bem feito e fácil de compreender. Ele coloca a questão muito bem e deixa-nos a possibilidade, óbvia, de o analisarmos.
Na minha opinião a aposta no novo grupo é para continuar, mas atendendo que não fomos ao mundial será de toda a sensatez apostarmos na melhor equipa para Londres, já que se fizermos má figura a aposta nos mais novos perde-se. É uma situação injusta sem dúvida, mas que nos vale levar os mais jovens e não voltarmos a ser convidados. Tal como no "pocker" há que jogar com as melhores armas nesta situação.

Anónimo disse...

Acho que há 3 argentinos do Setúbal que já são "portugueses". Porque é que não os levam aos sevens?

Ah, mas assegurem-se que a inscrição é feita em condições!

Anónimo disse...

Bom post, é sempre positivo questionarmos as diversas opçoes mesmo que não concordemos com as mesmas.

Anónimo disse...

A resposta é simples: Devem ir os melhores. Sejam eles mais velhos ou mais novos. A Selecção nacional não é um meio mas sim um Fim. A Selecção Nacional não é um presente que se deva entregar a alguem, só porque trabalhou duante o ano todo. Quem tem o privilégio de integrar o grupo de trabalho, só por isso, já deveria estar bastante satisfeito. Não pode é exigir que, por ter tido essa hipótese ao longo do ano, tenha de ter, forçosamente, um lugar na Selecção. Claro que em caso de igualdade com outro jogador este requisito deve ser, naturalmente, preponderante. Mas ser o fundamento da convocatória parece-me claramente errado. A Selecção não pode ser um feudo dos que acham que trabalharam (ou trabalhem de facto) muito durante os treinos e preparações. A Selecção representa o País e devem integrar a mesmas os jogadores que, para os Treinadores, confiram maior confiança para o efeito. Arrogar-se no direito de merecer um lugar na selecção( quer essa ideia parta do próprio jogador, do seu treinador de clube, dos seus companheiros de equipa, dos familiares, etc.) é o maior erro que um atleta pode fazer. Além de mostrar falta de humildade, demonstra falta de respeito pelos que foram no seu lugar. Posto isto, não quero dizer que muitos dos que têm participado nos ultimos torneios não tenham nem mereçam estar, novamente, em Inglaterra. Mas têm de aceitar, com o verdadeiro espirito de equipa e altruísmo, a competição de novos jogadores, sejam eles velhos ou novos. É o nome de Portugal que está em jogo.... não podemos perder mais oportunidades. Miguel Portela

Great_duke disse...

Polémicas de parte, pessoalmente, acho que se deve manter uma orientação linear.
Se o objectivo é o Mundial de 2013 e, a posteriori, os JO de 2016, então não faz sentido chamar jogadores que já não participarão nessas duas camanhas.
Existem, todavia, jogadores com bastante experiência que serão elegíveis para esses dois eventos, como são os casos de Pedro Leal ou Gonçalo Foro (o Adérito não sei que idade tem).
Penso que temos qualidade para não ter de fazer uma "marcha a ré" no rumo que se estava a tomar.
É evidente que temos um grupo do "piorio". Mas paciência! É com estes que temos de jogar. E quem é que diz que não ganhamos pelo menos um jogo (o Quénia deste ano não tem estado tão bem e Gales tanto pode estar muito forte como bastante acessível).

Anónimo disse...

Acredito que os mais jovens e inexperientes se sintam chateados. Tal como aqueles que treinam toda a época e depois vem um "francês" e lhes tira o lugar na véspera. Mas contra isso nada há a fazer. Um treinador tem de jogar com os melhores. Agora os mais novos tambem têm de compreender que já "brincaram" o que tinham a brincar nos torneios a que foram. Já tiveram 4 grandes oportunidades, que não teriam se a filosofia se tivesse mantido. De qualquer forma, como Tomás Morais a liderar o processo, tenho a certeza que ele vai ter a melhor opção em vista do futuro do rugby total.

Great_duke disse...

Caro Miguel Portela,
É evidente que não é por ter treinado bem ou ter jogado nos outros torneios que se deve ser convocado.
Também estou de acordo quando diz que devem ir os melhores.
Mas essa escolha tem de ser feita tendo em conta os objectivos futuros da equipa nacional. Estará, certamente, mais por dentro do assunto que eu, mas se 2013 e 2016 estiverem no horizonte do staff técnico, então a progressão dos atletas e o seu contacto internacional também tem de ser tomado em consideração.
E depois, há ainda um outro argumento: estarão os jogadores que esta época ainda não fizeram um único torneio de Sevens, que fizeram o apuramento para NZ2011 e ainda jogaram a fase decisiva do Campeonato Nacional em boa forma física e motivados para ir fazer uns torneios de Sevens.
É só uma pergunta para a qual, obviamente, não tenho resposta.
Um abraço do cinzento Luxemburgo

Anónimo disse...

Caro Manel: uma competção como as Wolrd Series não pode ser um lugar de prepaarção para Jogadores. Nomeadamente para Portugal, um País emergente, onde cada jogo, cada participação, cada ensaio, cada resultado está sistematicamente a ser analisado e avaliado pela IRB. Na minha opinião, em torneios deste calibre assim como nos jogos internacionais de 15, temos sempre, forçosamente, de jogar com os melhores. Para prepararmos competições tão longiquas como os JO e mesmo o Mundial teremos outras provas como as do circuito Europeu ou mesmo, eventualmente, torneios de 7´s Internacionais. Cada taça Bowl ou Shield que ganhamos é mais um passo que damos para convencer as instâncias internacionais a apoiar-nos. Cada ida à CUP é essencial para que continuemos a ter argumentos para continuarmos a ter preferência da IRB em relação a Espanha, Romenia, Russia, Georgia, Alemanha, etc., etc... Perdermos essa preferência seria uma machadada muito grande naquilo tudo que se conseguiu até agora. Mas termino como terminei o comentário anterior: ser novo não é ser pior jogador nem a experiência nos torna forçosamente melhor que os outros. Os melhores são aqueles que, para aquele preciso Torneio, estão em melhor forma e melhores garantias dão aos treinadores.... M Portela

Anónimo disse...

"Acho que há 3 argentinos do Setúbal que já são "portugueses". Porque é que não os levam aos sevens?"

Levem o Conrad, já que veio trazer TANTO ao nosso XV...

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que tem sido aqui comentado. No entanto temos que perceber o seguinte:

Independentemenre de irem novos ou velhos, em forma ou não, temos que compreender que cada vez mais, vai ser mais dificil a nossa participação em qualquer torneio ou campeonato de 7s, isto porque com a entrada dos 7s nos JO 2016 todos os paises irão apostar fortemente nesta variante, e assim Portugal irá ficar no ranking de 7s entre os 20 e os 30 primeiros lugares, tal como está no ranking de 15. Não há milagres...

Manuel Cabral disse...

A questão tem que ser analisada com maior amplitude. O grande factor de desenvolvimento de jgadores e equipas é a prática da própria actividade, ou seja, a participação em Torneios. Então como conseguir ter um lote alargado de jogadores - os actuais melhores e os futuros melhores - e assgurar que a seleção é constituída pelos melhores?
Acho que isso apenas será resolvido se em vez de ter uma só equipa em actividade, se tiverem três equipas em constante actividade.
Uma para disputar as Séries Mndiais, outra para disutar o amponato da Europa mais dois ou três torneios de nível MUITO ELEVADO, e ma terceira disputando Torneios de média dificuldade.
Por outro lado não se conseguirá um lote grande de grandes jogadores se a política de desenvolvimento dos sevens internamente não for revista e aumentada, com torneios no final e no PRINCÍPIO de época.

Manuel Cabral disse...

anonimo das 5,3
Se houver um plano de desenvolvimento dos 7's como deve ser, creio que Portugal tem condições, apesar das dificuldades, de se posicionar entre as oito melhores do ranking, e mesmo disputar um dos quatro primeiros lugares nas grandes competições a disputar num fim de semana (RWC, JO, CE)

Manuel Cabral disse...

Reparem, no mesmo fim de semana do Londres 7's vaiter lugar um dos torneios de qualificação para o CE, então Portugal vai ser obrigado a apresentar duas equipas num mesmo fim de semana...

Anónimo disse...

A minha opinião é a de que se os mais novos querem, num futuro próximo, continuar a jogar nos mesmos palcos onde Portugal está (ainda) inserido, então devem entender que neste Torneio não se vai "brincar" nem medir forças... Este torneio é para ganhar o que houver! Perdendo-se esta oportunidade não vale a pena chorar pelo seu regresso... acabou! Não haverá mais... nem para experientes nem para inexperientes. Foi uma das coisas que no meu entender correu francamente mal no XV e nos terá custado o apuramento: as experiências e a falta de um XV base, bem estruturado e entrusado. Muitos dirão: com a equipa do Mundial 2007 teriamos ganho... pois, talvez... mas enquando o pós-2007 foi um fim de ciclo para muitos, estes torneios de 7's não o são ainda e por isso há que acreditar na experiência e onde ela já provou conseguir chegar!

Great_duke disse...

Concordo com tudo o que dizem em relação a manter o nosso estatuto preferencial e é evidente que gosto de ver Portugal brilhar, mas como fazer os outros jogadores menos experientes e que ainda não dão as mesmas garantias se não existem outros torneios onde possam participar, tirando o Europeu que são 3 fds (2 etapas de classificação e 1 final) e onde o nível não é assim tão elevado?
Se houvesse essa alternativa, penso que todos ganharíamos.

Anónimo disse...

Esqueces-te dos IRB... Dubai... George... já para não falar dos inúmeros 7's organizados por esse mundo fora em que o prestígio não está em jogo mas sim o treino e a rodagem: Madrid, por exemplo... não é assim tão caro lá ir... jogam lá equipas portuguesas e selecções nacionais e de convites...

Não vamos confundir: se o problema é dar rodagem aos miúdos o que não falta é torneios. Agora haver dúvidas no objectivo de Londres é que me parece perigoso para todos e para o rugby português, em geral.

Anónimo disse...

A melhor equipa para Londres. Sem qualquer dúvida. Quem são os melhores ? Aqueles que o expeiente Tomás indicar. Acredito nele e acredito que vamos fazer um grande jogo com a NZ e vamos vencer Gales. Não vamos brincar com coisas sérias. A não ida ao mundial alterou tudo.

Anónimo disse...

Acho que estão é a fazer uma tempestade num copo de água! Portugal já ganhou a França e Rússia este ano(Ficou à frente da França no dubai no grupo e à frente da Russia na Àfrica do sul e ganhou à frança agora em hong kong), é melhor que itália e espanha que de vez em quando também são convidados, e acham que para o ano vamos ser despachados dos sevens???Por quem???Pela itália???Pela espanha???Pela tailândia???Ou por Niue se calhar!!!
Na europa só Gales e Inglaterra são melhores que nós, e estámos em pé de igualdade ou superiores a escócia,frança e Rússia que só apareceu este ano!
Tenham lá calma que Londres não decide nada! Para o ano estamos nos torneios do costume!

Anónimo disse...

A questão não é se somos melhores que frança, italia ou russia. a questão é que esses países já devem estar a apostar fortemente na variante e os resultados logicamente não aparecem de um dia para o outro. E, obviamente, países como italia ou russia, apostando muito nos sevens terão pretensões a participarem nos torneios irb e nós temos a obrigatoriedade de fazer boa figura de forma a garantir presenças regulares nos torneios dos próximos anos.

Anónimo disse...

Parece que uma das meias finais vai dar na televisão. Agora ninguém diz mal da direcção?

Great_duke disse...

Belenenses - Direito, SportTv2 às 16h de Lisboa no Sábado.
BOA!
Que boa notícia para quem está longe...

Anónimo disse...

Depois do castigo que a Federação aplicou aos de Setúbal que o povo serenou e deixou a maledicência de parte. No entanto, descansem os saudosistas do bate-boca, porque a verificar-se recurso dos de Setúbal, teremos o regresso da má-lingua. Pode ser que aí a Federação, para voltar a serenar o povo, entenda aplicar a sanção ao Benfica, pela mesma prática que os de Setúbal: fazer jogar quem não está inscrito.

Anónimo disse...

Murinelo é o árbitro nomeado para a final.

Que decisão insensata.

Great_duke disse...

Mas afinal em que jogos e com que jogadores é que isso aconteceu?
Ou se diz tudo ou não se diz nada...isto parece uma novela estilo Octávio Machado: "Vocês sabem do que é que eu estou a falar...".

Anónimo disse...

Cabe à FPR e só à FPR, com base nas fichas de jogo e datas das inscrições de cada jogador do Benfica, perceber quem e quando infringiu os regulamentos. Por alguma razão no novo site da FPR já não é possível aceder ao nível de informação que anteriormente era do domínio público.

Anónimo disse...

Não é apenas o Benfica, há mais clubes que entram nestas contas. Mas será interessante ver se a FPR vai à pesca do tubarão ou se fica apenas pela petinga...

Great_duke disse...

Se me mandarem os dados eu faço o trabalho de comparação...LOL
Afinal é o que faço todos os dias com os projectos que auditamos...
:)

Anónimo disse...

Já não estão disponíveis para acesso público, Great_duke. Por uma qualquer razão...

Anónimo disse...

Pergunto ? Os funcionários da Federação que ensinaram os do Setubal a ser aldrabões (porque duma aldrabice se tratou) ainda se encontram ao serviço ? Para quando a limpeza do balneário (digo) secretaria.

Anónimo disse...

Precisamente! Mais, não seria um qualquer funcionário administrativo a afiançar tal coisa ao director do Setúbal. E porque deixaram de estar disponíveis as datas das inscrições dos jogadores? Há mais "aldrabices"...

Anónimo disse...

convocar os melhores sempre, independentemente da idade.

não estou a ver jogadores como o Vasco, Girão, Cabral a terem disponibilidade para uma ausência do Pais tão prolongada.

Anónimo disse...

o cabe sabe muito! ja ta a contar com a final agronomia vs gdd e escolhe o muri para apitar! agronomia é campea sem espinhas na final!

Anónimo disse...

poe um post sobre as seleçoes regionais e possiveis jogadores!

Anónimo disse...

bom poste. acredito que portugal se pode safar nas etapas de sevens, mas vendo este grupo que nos calhou, creio que devemos levar jogadores "velhos" mas tambem alguns jogadores "novos", que t»em destacado nesta modalidade, como o frederico oliveira e o hugo valente.

Anónimo disse...

Claro como a água. Ir metendo alguns novos para ver se mantemos em alta a admiração que neste momento o mundo do Seven´s vai tendo por nós.

Anónimo disse...

"o cabe sabe muito! ja ta a contar com a final agronomia vs gdd e escolhe o muri para apitar! agronomia é campea sem espinhas na final!"

Santa ignorancia!!! O Cabé nada tem a ver com nomeações de árbitros, se o tivesse de certeza que mandava vir árbitros estranjeiros, que é o que devia ser! Pergunta ao Manel Barros!

Anónimo disse...

acho que os clubes têm tudo para nos proporcionar uma boa segunda mao da final four. creio que passa agronomia e belenenses

Anónimo disse...

esquecam o direito e o cdul nao tem a minima hipotese de ir a final

Anónimo disse...

estranjeiros? lindo :-)

Anónimo disse...

Alguém já viu as equipas técnicas das selecções Regionais???
Então os regulamentos diziam expressamente que os mesmos não poderiam ser compostos por Treinadores das selecções Nacionais, e o que se verifica é que:
No Norte- o director de equipa é o Francisco Branco??????, e um dos Treinadores é o Joaquim Ferreira.
No Sul- o director de equipa é o João Moura.
Então eles não são treinadores das selecções????
E já agora o que é que o Director de Equipa faz?
Será que é o Manager, como lá fora (na verdade o verdadeiro mister- vide Ferguson, Martin Johnson, etc...), ou é como aqui em Portugal e é como o Costinha, ou Rui Costa?

Anónimo disse...

Reparem no salto qualitativo do nosso rugby com a vinda dos estrangeiros, não só para os clubes como para a selecção. Continuo sem perceber porque é que os arbitros não aceitam que venham estrangeiros apitar alguns jogos...
OU MELHOR, ATÉ PERCEBO.

Anónimo disse...

alguns dos nossos jogadores até conseguem ter lugar nas equipas estrangeiras, mas os nossos árbitros, eles nem os querem ver por perto. Por isso, nada melhor do que não convidar ninguém a vir até cá.
Funciona a corporação. e quem se quilha são os jogadores.

Anónimo disse...

Ainda dizem que escândalo é o que se passou com o Setubal, mas atenção que na 2ª Divisão o escandalo é ainda maior.
Parece que inventaram um regulamento em Abril, para que o Famalicão não passasse a fase Final. Tudo porque alguém da FPR mais uma vez meteu água. Cheira a erro dos grandes

Anónimo disse...

Cageui na 2ª Divisão

Anónimo disse...

Concordo com o comentário anterior, mas numa vertente diferente. Admiro bastante o Joao Moura, é um treinador com um brilhante futuro pela frente, contudo é uma vergonha o número de cargos que ele tem em simultâneo.

Anónimo disse...

O João Moura ainda é do tempo da outra senhora, em que os cargos de selecção eram só para amigos. Vide o daniel Hourcade e tantos outros de que alguns (algum) clube bendficiou à grande. ter treinbadores pagos pela Federação foi num luxo, que espero não volte a acontecer.

Anónimo disse...

Campeonatos da honra e da 1ªDivisão, vão ser impugnados.....
guerra Paisana/Cabé ainda vai fazer correr muita tinta e danos colaterais......

Anónimo disse...

Dava-te jeito, não era choco cabeçudo?!

Anónimo disse...

Os directores de4 equipa são tipo managers sim, preparam as coisas necessárias para os treinos. Uma mistura de MIRRA e Xico Martins.

O FB pode ser director de equipa mas os outros realmente não deveriam poder uma vez que foram treinadores de selecçoes...

Anónimo disse...

O Paisana ainda está na federação ?
Em vez de ser demitido ele devia, se tivesse vergonha na cara era demitir-se por indecente e má figura. É o verdadeiro Princípio de Peter.

Anónimo disse...

Famalicao entra com providência cautelar para parar Campeonato da 2ª Divisão. Escandalo, FPR utilizou regulamentos ilegais.
Os erros não param

Anónimo disse...

providência cautelar baseada em quê?
Que regulamentos em concreto?

Anónimo disse...

Essa do Hourcade está-vos encravada.

Claro que foi a FPR que o foi buscar à Argentina e pagou tudo. Tótós...

Foi, só, o melhor treinador em Portugal nos últimos anos.

Se ele tivesse ajudado o Tomaz, como ajudou para o último RWC, talvez as coisas tivessem sido diferentes, na campanha que agora terminou em nada.

Anónimo disse...

Quem dera à FPR ir buscar o Hourcade...

Anónimo disse...

já haá convocatoria pas selecções regionais??

Não queres fazer um pst sobre isto?!


Abraço e boa sorte a todos os clubes que vão estar presentes nas meias finais de todas as divisões

Anónimo disse...

concordo totalmente ao dizerem que o joao moura e um excelente treinador, tanto nas seleççoes como no belenenses, mas acho que tem cargos a mais. nao creio que seja a pessoa indicada para treinar a seleççao regional ( so devido ao seu numero de cargos ) e tambem acho que nao e NADA boa ideia o francisco branco tambem ser treinador.

Anónimo disse...

Os Directores de Equipa são os Directores Técnicos Regionais.
Como há 3 Selecções no Sul são os 2 DTR's + o Nuno Salvador.

Na Selecção Norte/Centro é o DTR o director de equipa.

Director de Equipa é o Team-Manager. Não confundir com treinadores!

Anónimo disse...

convocados pas selecções regionais?!

Anónimo disse...

Com a rapidez dos nossos tribunais, calculo que lá para Outubro a Previdência Cautelar (se é que entrou nalgum tribunal) será apreciada.

Anónimo disse...

providência, não previdência.

Great_duke disse...

As providências cautelares são MESMO apreciadas com celeridade.

Anónimo disse...

tal é a azia para os lados do cdul que nunca mais actualizaram o site

Anónimo disse...

mesmo interessante este último coment...

feito por uma pessoa que gosta de rugby e tem um espírito muito construtivo, que reflecte bem uma faixa de adeptos, de todos os clubes (que se espera seja pequena) mas que são muito produtivos a escreverem idiotices.

Anónimo disse...

E o Zé Mendes vai ao jogo da selecção ou vai estar no Banco do Montemor que provavelmente nesse dia disputa a final do Campeonato da 2ª Divisão?

Anónimo disse...

ze mendes é o maior.... campeão ibérico por 3 clubes!

Anónimo disse...

E este ano vai juntar mais um título ao currículo.

Anónimo disse...

Obrigado pela rectificação. É providência e não previdência, mas também é verdade que deviam ser apreciadas num prazo máximo de 2 meses e eu tenho uma há 5(cinco) meses. É a tal pequenina diferença entre Portugal e o Luxemburgo. Por isso vocês são os primeiros no pelotão da frente e nós somos os ultimos do pelotão de trás.

Anónimo disse...

FPR pretende aplicar um regulamento que não sabe quando foi aprovado, nem por quem (dizem que foi pela direcção, mas não tem qualquer acta que o comprove), nem mesmo quando foi publicado, para decidir quem vai as meias finais da 2ª Divisão. Dizem que ficou concluído em 08-09-2009 e foi aprovado pela direcção, já sob as regras dos novos estatutos, mas esqueceu que os novos estatutos só foram registados em 01 de Outubro de 2009, e portanto só a partir desta data é que se aplicavam.
Para além disso, até dia 09 de Abril de 2010, não existia em qualquer local, o dito regulamento, que só nesta data foi colocado no site, e tão bem feita faz a FPR as coisas, que o Regulamento, com uma data de 08-09-2009, foi feito em PDF em 09-04-2010.
Parece que só quando perderem estatuto de utilidade publica é que vão ficar satisfeitos.

Anónimo disse...

Atenção que se o que acima se falou for verdade, podemos estar perante um crime (ver Código Penal).
Artigo 256.º
Falsificação ou contrafacção de documento
1 - Quem, com intenção de causar prejuízo a outra pessoa ou ao Estado, de obter para si ou para outra pessoa benefício ilegítimo, ou de preparar, facilitar, executar ou encobrir outro crime:
a) Fabricar ou elaborar documento falso, ou qualquer dos componentes destinados a corporizá-lo;
b) Falsificar ou alterar documento ou qualquer dos componentes que o integram;
c) Abusar da assinatura de outra pessoa para falsificar ou contrafazer documento;
d) Fizer constar falsamente de documento ou de qualquer dos seus componentes facto juridicamente relevante;
e) Usar documento a que se referem as alíneas anteriores; ou
f) Por qualquer meio, facultar ou detiver documento falsificado ou contrafeito;
é punido com pena de prisão até três anos ou com pena de multa.
2 - A tentativa é punível.
3 - Se os factos referidos no n.º 1 disserem respeito a documento autêntico ou com igual força, a testamento cerrado, a vale do correio, a letra de câmbio, a cheque ou a outro documento comercial transmissível por endosso, ou a qualquer outro título de crédito não compreendido no artigo 267.º, o agente é punido com pena de prisão de seis meses a cinco anos ou com pena de multa de 60 a 600 dias.
4 - Se os factos referidos nos n.os 1 e 3 forem praticados por funcionário, no exercício das suas funções, o agente é punido com pena de prisão de um a cinco anos.

Artigo 386.º
Conceito de funcionário
1 - Para efeito da lei penal a expressão funcionário abrange:
a) O funcionário civil;
b) O agente administrativo; e
c) Quem, mesmo provisória ou temporariamente, mediante remuneração ou a título gratuito, voluntária ou obrigatoriamente, tiver sido chamado a desempenhar ou a participar no desempenho de uma actividade compreendida na função pública administrativa ou jurisdicional, ou, nas mesmas circunstâncias, desempenhar funções em organismos de utilidade pública ou nelas participar.

Anónimo disse...

A FPR não satisfeita com a confusão do Setúbal, agora parece ter se metido numa ainda maior.
Será que agora que o barco ameaça afundar, é que vamos ver aquela escumalha a fugir como os ratos.

Anónimo disse...

Este ultimo post é fantástico. Então não perceberam que a merda foi toda feita pela Direcção anterior e pelos seus competentíssimos seguidores? Que culpa tem a actual Direcção dos gajos não publicarem actas ou de terem aldrabado meio mundo ? Evidentemente que era uma Direcção completamente incompetente. A actual está a tapar os enormes buracos criados.Foi a Taça de Portugal, foi o caso Lousã-Setúbal , foi o Famalicão, só merda. Estão à espera de quê para fazer a limpeza?

Anónimo disse...

Opa o proprio presidente do setubal ja veio a publico admitir a trafulhice. é preciso ter lata!!! mas nem com os 4 pontos da lousa eles iam à final four! este assunto morreu acabou!!

Anónimo disse...

Desculpem???!! "O presidente do Setúbal veio a público admitir a trafulhice".

Onde e quando?

E já agora, estamos a falar do presidente do Vitória Futebol Clube, Fernando Oliveira???

Esclareçam-me, s.f.f

Anónimo disse...

1º é triste ver a malta da oposição aproveitar-se das trafulhices da anterior direcção para tentar denegrir esta nova que tem feito um excelente trabalho.
2º a malta que ainda lá está dentro da FPR (paisanas, alvarez, etc..) a mandarem merdas cá para fora e ainda por cima distrocidas... Pode ser que se lixem pq muita dessa merda foi feita pelos proprios... Força cabé e cuidado com as armadilhas que te montam tds os dias!!

Anónimo disse...

A culpa é da antiga direcção!!!
Esta é a eterna desculpa da actual direcção da FPR.
Vamos ver os pecados então:
1- O V. Setubal joga um jogo com jogadores indevidamente inscritos (não estavam inscritos na data em que o jogo deveria se realizar)
- o Regulamento de competições contempla esta situação e prevê uma punição para este comportamento incorrecto (multa de €300 a €500).
- se alguém não concorda com este regulamento deve o alterar.
- A FPR decide então que esta situação é omissa (o que é curioso, uma vez que o regulamento disciplinar prevê expressamente esta situação), e decide punir o V. Setúbal com a derrota por falta de comparência, mas sem ser uma verdadeira falta de comparência????
- Ou seja, a FPR considera omissa uma situação que claramente os regulamentos prevêem, e não satisfeita aplica uma sanção ao V. Setubal que não está prevista em qualquer regulamento.
- Não satisfeita, ainda cria uma figura nova, ou seja, a falta de comparência, sem ser falta de comparência.

2- A zona Norte Centro termina empatada com 3 clubes com 4 vitórias e 2 derrotas.
- A FPR utiliza no seu site a pontuação supertwelve, e com base nisto classifica os clubes.
- O Famalicão sentindo-se prejudicado, protesta esta classificação, uma vez que o Campeonato da 2ª Divisão é regulado pelo Regulamento Geral de Competições que não prevê esta pontuação.
- A FPR então informa o Famalicão, que com Base no Regulamento do Campeonato Nacional da 2ª Divisão alegadamente concluído em 08 de Setembro de 2009, vigorava a pontuação supertwelve.
- O famalicão que desconhecia este regulamento (que curiosamente aparece no site da FPR em 09 de Abril de 2010), solicita então a FPR a acta da alegada reunião da FPR que tomou esta deliberação, bem como a data em que este regulamento foi comunicado aos clubes.
- A FPR consegue finalmente em 16 de Abril de 2010 encontrar uma notícia na qual esta declara que existe um novo regulamento da 2ª Divisão.
- Quando questionada da legalidade deste regulamento, uma vez que o mesmo violava variadissimas regulamentos e estatutos da FPR, inclusive alguns básicos, tais como:
a) A direcção da FPR na altura não dispunha de competência para criar regulamentos
b) na altura os novos regulamentos deviam ser aprovados por Assembléia Geral
c)Os regulamentos alterados, modificados ou criados pela FPR deviam ser publicitados por NEwsletter, o que não ocorreu.
d) os regulamentos devem conter a indicação da deliberação que os aprovou (o que até hoje não contém, uma vez que na FPR ninguém sabe quando foi????, nem parece se importar)
e) os regulamentos só podem ter aplicação na época seguinte a sua aprovação.
- No entanto, mesmo com todas estas evidências de ilegalidade a FPR decidiu aplicar estes alegados regulamentos do Campeonato Nacional da 2ª Divisão.
- Portanto optando por continuar a aplicar documentos ilegais, criados de forma ilegal.
- Tal comportamento pode mesmo ser considerado um crima.


Em ambas as situações o que se vê são 2 coisas:
1º A Direcção anterior da FPR como todos sabemos fazia tudo em cima do joelho e cagava nas regras.
2ª A actual direcção não respeita as leis, regulamentos e estatutos que regulam a nossa sociedade, a FPR, o rugby.

Portanto como se vê, está na hora de pararem de culpar a direcção anterior, e começar a reponder pelos vossos erros.
Atenção que isso de não respeitar as regras por considerarem que é mais justo algo que a direcção pensa é muito perigoso.
- Será que amanhã a FPR não irá decidir que o GDD não deve ir a final porque o Belenenses foi prejudicado pela arbitragem, e eles acham que a verdade desportiva será mais protegida desta forma???? ou que o CDUL deveria jogar com o GDD e não contra Agronomia porque foi prejudicado por ter muitos jogadores nos Sevens????
- As regras existem por alguma razão senhores directores da FPR.
- Se não concordam com elas existem formas legais de tentar alterá-las.
- Esta direcção caminha rapidamente para o abismo, dando razão a muitos dos que previam um desastre.

Anónimo disse...

A Direcção do Cabé só faz asneiras. Dizer que foi a anterior Direcção que enrolou tudo é uma mentira tão grande quanto a incompetência desta. Taça de Portugal - Cabé altera datas e volta atrás depois de ouvir clubes; Setúbal - Cabé aplica sanção desportiva que não está prevista nos regulamentos; Famalicão - Cabé altera regulamentos que só poderiam entrar en vigor na próxima época. Querem mais? Com os Cabés è já a seguir.