terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Académica promete!!!

Serra, melhor marcador do campeonato Super Bock, é um valor da Académica.
Por uma vez todos os adeptos de rugby nacional sentiram o mesmo: a Académica merecia estar na fase final do Campeonato Super Bock!! Infelizmente essa fase só pode ser competida por 4 clubes e CDUL, Direito, Agronomia e Belenenses não perderam o comboio por um lugar entre os 4 melhores. 

Sérgio Franco,
o Lobo de Dezembro

Mas foi dado o aviso. A Académica não está para brincadeiras. Tem jogadores estrangeiros de boa qualidade, tem jogadores nacionais muito experientes (ex: Rui Cordeiro) e tem umas escolas que vêm dando muitos frutos e de onde saíram muitos jogadores que não só agarraram a titularidade no clube como chegam a ser os melhores a nível nacional e alcançam a selecção. Um desses exemplos é o de Francisco Serra (começou na Lousã a dar os primeiros toque na bola oval) que ao cabo de 14 jornadas é o melhor marcador do Campeonato Super Bock!

Pois é, o melhor marcador da fase regular do campeonato Super Bock não é Francisco Cabral, Pedro Leal, nem Gonçalo Malheiro. É o jogador revelação de 2009/10 Francisco Serra, com nada mais nada menos que 126 pontos no total (!!!). (Tabela dos melhores marcadores actualizada, veja os números e os marcadores na página "Melhores Marcadores" debaixo da imagem principal do blog)

Com 24 anos o jogador da Académica foi mais uma vez fundamental no excelente percurso do clube de Coimbra marcando 3 ensaios, mas distinguindo-se ainda mais nas penalidades. Foram 23 conversões ao todo em 14 jogos, apenas superado por Gregory Mullany do Benfica.

Eduardo Salgado.
Mas se Serra que se iniciou no ano passado como internacional em VII, tendo marcado presença em vários torneios da IRB e chegou a ser titular na sua primeira vez que foi convocado para a selecção nacional de XV, ainda tem uma grande futuro, o mesmo se pode dizer da Académica que tem dois jogadores entre os 3 primeiros lugares da tabela de melhores marcadores de ensaios: Sérgio Franco e Eduardo Salgado, ambos com 8 ensaios (tantos como Hafu). 

A Sérgio Franco são reconhecidas inúmeras qualidades como jogador. A velocidade, finta e side-step, para além de uma boa técnica de corrida, fazem dele uma arma de ataque muito forte, mas Eduardo Salgado não é tão conhecido. 

Com 22 anos o jogador formado na Académica, apareceu este ano numa altura em que Serra estava lesionado. E é caso para dizer que a oportunidade foi aproveitada. Em 4 jogos, Salgado ocupou o lugar de defesa tendo marcado 2 ensaios nesse período. Mas o mais espantoso foi que nesses jogos a Académica defrontou Belenenses, Técnico, Agronomia e Direito tendo apenas perdido 2 jogos, em duas partidas onde somaram ponto bónus defensivo (Agronomia, na tapada, e Direito em Coimbra). As exibições do defesa foram tão surpreendentes que quando Serra voltou, o internacional foi jogar para médio abertura, passando a camisola 15 para Eduardo.
Zé Almeida em acção contra o Benfica num jogo onde os pretos venceram por 27 a 3.
Francisco Serra, Sérgio Franco e Eduardo Salgado são jogadores de qualidade e muito potencial. E se a estes juntarmos Rui Rodrigues (médio formação recentemente chamado aos treinos da selecção de XV), José Almeida de 20 anos (centro internacional e titular das selecções nos escalões jovens e que esteve presente no Europeu de 2009 em Coimbra), João Mateus (pilar internacional jovem, que vai começar a trabalhar na selecção de XV), entre outros, que com mais ou menos conhecimento do público em geral, vão certamente trazer para Coimbra uma futura presença numa fase final do Campeonato Super Bock.
João Mateus (aka: Jacob)
  • Francisco Serra - 111 pontos aos postes e 3 ensaios
  • Eduardo Salgado - 8 ensaios
  • Sérgio Franco - 8 ensaios
  • José Almeida - 23 pontos aos postes e 2 ensaios.
  • Rui Rodrigues - 3 ensaios
  • João Mateus - 1 ensaio
Este são apenas alguns jogadores que merecem a atenção não apenas dos clubes adversários mas também dos próprios seleccionadores nacionais. São jogadores com uma cultura própria de Rugby e com muitos apoios do clube de Coimbra, que passados muitos anos à sombra, parece ter renascido e encontra-se no bom caminho. 

Assim como o CDUL, que desde 2005/06, época em que ficou no 7º lugar, vem subindo de posições e este ano chegou mesmo a vencer a fase regular, a Académica tem mais que equipa para no próximo ano deixar um dos "grandes" de fora da fase final. Este ano, por diferença de pontos bónus o Belenenses passou, mas para o ano está dado o aviso. Se houver algum clube que olhe para a fase regular como um conjunto de jornadas sem interesse e onde a vitória ou mesmo o sacrifício não vale a pena... pode dizer adeus à fase final de 2011/12.
Rui Rodrigues (com Pinto Magalhães), dois formações que podem suceder ao lugar de Zé Pinto na selecção.

28 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom post e completamente certo em relação ao sentimento de todo o rugby nacional.
Parabéns Académica!

Anónimo disse...

fizeram uma boa época, estão a crescer mas ainda muito dependentes do que fazem os seus 4 estrangeiros, tiveram algumas boas vitórias mas é bom lembrar que também ganharam por margens muito curtas a tecnico e crav o que não é bom sinal.
pessoalmente acho que o crav merecia mais ficar na honra do que o tecnico, os resultados do tecnico são desprestigiantes.

Anónimo disse...

Concordo com este último comentário. O CRAV fez e está a fazer um melhor trabalho que o Técnico. Além do CRAV ter vendido sempre cara a derrota e o Técnico foi uma vergonha!
Em relação aos estrangeiros da Académica, é certo que estão um bocado dependentes deles mas e a Agronomia não está? (Jack, Chris, Juan) O Belem não está? (Facundo, Hafu, Leandro Pereira, Marcus) e todos os outros também não estão um bocado?

Anónimo disse...

Acho que o post esta correctíssimo. A Académica ganhou jogos ao cdul e belenenses em Lisboa e ainda ganhou à Agronomia em casa. Em Lisboa contra o direito acabou a primeira parte a ganhar por 22 a 0. tudo isto são provas de que eles conseguem. Só lhes falta mais "caparro" psicológico para não se deixarem ir abaixo e preparação física. Parabéns Académica, para o ano o campeonato será muito melhor, com jogos mais emocionantes graças a vocês, e aí todos os clubes (4+ académica) vão lutar por todos os pontos bónus possíveis.

Anónimo disse...

vi o crav em duas ocasiões e confesso que tem uma equipa muito aguerrida e com jogadores + novos e combativos que antigamente. Continuam a jogar um rugby rudimentar mas nada que neste momento não seja possível combater!
Não sei como perderam com o técnico mas claramente fica a sensação que senão fosse a inexperiência da equipa, teriam conseguido manter-se na divisão de honra.
Quanto a académica está claramente em crescimento! Esperamos que para o ano atinja a tão esperada Fase Final e dê uma alegria ao povo do Norte e Centro e Portugal

Anónimo disse...

Importas te de fazer um post sobre a primeira divisão?

Anónimo disse...

se este menino eduardo salgado começa a malhar ferro temos jogador de seleçao!

Anónimo disse...

Os meus parabéns à Académica. Vi esta equipa subir de Divisão e agora quase que ficava entre os melhores. Torci muito para que fossem eles a passar, tive pena. Para o ano talves! O mesmo digo do Montemor, recém-chegado à 1ª divisão e já está no play-off para subir...

Anónimo disse...

Sem querer diminuir o mérito do post (com o qual concordo, apesar de apenas ter visto um jogo da Académica), acho que a foto do jogo com o Benfica é em Coimbra, curiosamente o jogo onde a Académica perdeu com surpresa e (ao que li) com uma arbitragem infeliz. Se têm ganho esse jogo, as coisas poderiam ter sido diferentes.
Uma das coisas que mais me aborrece no rugby português é a centralização em Lisboa e, atenção, sou adepto de um clube da capital. Era óptimo que CDUP ou Évora subissem, pois entendo que o Montemor ainda ñ tem chances para evoluir subindo de escalão e, às vezes, subir muito rapidamente pode estragar o trabalho de anos. Nada tenho contra o Cascais, mas eles são praticamente Lisboa...
Talvez se CDUP e Evora subissem isso pudesse ajudar a que melhorassem as suas infra-estruturas... que, neste momento, são abaixo de cão!
Tenho pena que o CRAV não tenha aproveitado para melhorar mais durante esta época, mas a verdade é que nos escalões jovens é um clube que não tem apresentado boas equipas e depois isso reflecte-se nos seniores.
Parabéns, Académica e parabéns tb pelo blog!

Anónimo disse...

Eduardo Salgado....não é tão conhecido??? veja o percurso dele....esteve presente em todas as campanhas das selecçoes jovens. foi capitao dos sub-21 da académica, conquistando a taça de Portugal...Eduardo Salgado é ja à algum tempo uma referencia da Académica

Anónimo disse...

A académica nao tem referências aos 22 anos.
O Edu é um bom jogador mas para ser uma referencia tem de jogar muitos jogos e tem de se manter a um bom nível durante mais uns anos...

Anónimo disse...

A académica merecia estar na final four o direito por exemplo só ganhou em coimbra com muita sorte, e já tinhas os internacionais, gahou a rasc AO CDUL E A AGRONOMIA na 1ª volta e se não fosse a sorte teria perdido esses jogas e estvaa fora, estão no fim da linha e a académica a começar vão ver que tenho razão e o direito não vai a final, a final é agro / cdul

Anónimo disse...

De facto é uma pena a A.A.C não ter ficado nos 4 primeiros por todo o mérito que teve durante a época.Este clube para além de puder contar com estes jogadores mais novos (Edu,João Mateus,Zé miguel) e tb com jogadores algo experientes como (Serra, Sérgio e tambem Rui) tem no seu leque de equipa Ricardos Dias, João Cardoso, Hugo gomes, Gonçalo Almeida, João Costa entre outros, que tiveram tb um grande percurso em selecções nacionais, o que dá a esta equipa um reforço complementar ao seu jogo pela sua experiência.

Anónimo disse...

Sendo eu do Benfica, devo dizer que acho que este campeonato pode ter ficado "inquinado" por causa do meu clube. O Benfica ganhou à Académica e ao Belenenses e podia perfeitamente voltar a ganhar ao Belenenses e dar o lugar à Académica se não tivesse jogado sem dois terços da equipa titular no último jogo do campeonato. Espero que, para o ano, Benfica e Académica estejam na final four!

Anónimo disse...

é só malta anti-técnico aqui... perdem em coimbra por dois pontos, ganham ao crav os 2 jogos, ganham ao benfica e não mereciam estar na div. honra!? se investigarem não tenham duvidas que a equipa do técnico é a mais nova do campeonato!! jogou na maior parte dos jogos com 8 a 10 sub21 no boletim de jogo... desprestegiante!? não sejam facciosos nos vossos comentários... ah e tem menos estrangeiros que a AAC, menos que o Benfica e tantos como o CRAV...
cumprimentos

Anónimo disse...

isso dos sub-21 é verdade ... tanto que tiveram 3 sub-21s que no mesmo fim de semana jogaram pelos seniores e pelos sub-21. dá para ver o que é o técnico.

e esses mesmos 3 jogadores conseguiram levar 60 pelos seniore e logo no dia a seguir mais 40 pelos sub-21. viva o técnico!

Anónimo disse...

A Académica dependente dos 4 estrangeiros (como a maioria dos clubes) e dos 2 que foram da Lousã (Francisco Serra e João Paulo). Nada de ingratidões que parece mal.

Anónimo disse...

os sub-21 que jogaram no mesmo fim de semana pelos seniores e sub-21 perderam o jogo com o direito(seniores) e ganharam a academica em coimbra(sub-21).mas como os regulamentos mudaram tiveram falta de comparência em coimbra...

Anónimo disse...

mas qual lousa? iam ficar na lousa para que? para regredir so se fosse! vieram para a academica, creceram e sao hoje dos melhores jogadores da equipa

Anónimo disse...

opa a lousa que nao ganha ao montemor e fica em sexto? quem e a lousa? ganharam ao utad....calem-se masé!
Grandes formadores de jogadores

Anónimo disse...

A lousã é a única vila a ter uma equipe de rugby, logo não tem tanta matéria prima como uma cidade. E ning dura para sempre, mas nos próximos anos promete, nem sempre tudo corre bem. E os 2 jogadores que sairam da lousa fizeram bem em aproveitar a oportunidade de ir para académica. sou da lousa e apoio, o joao paulo (red bull) tenho acerteza k é o gajo com mais raça da académica, quem não conhece e acredite, que tente passar plo animal, só não percebo quanto tempo mais é que precisam para o chamra pos XV. E sem dúvida q francisco serra (beatle) tem um optimo pontapé, podera

Anónimo disse...

entrevistas interessantes no portela 13 vale a pena ler, nada dauqilo que se diz lá tem a ver com os comentários anónimos daqui,
http://www.portela13.com/

Anónimo disse...

a lousa tem claro o merito que tem, mas este jogadores nunca seriam la o que sao hoje

Anónimo disse...

Como também nunca serão do top se não forem para o Direito. LOL. E depois não subirão se não forem para França e mais tarde para a Nova Zelândia. Que ridiculo. Ninguém contesta que se melhora quando se sobe de escalão, mas nunca se pode apagar uma estatistica. Já lá vai o tempo de tirar pessoas das fotos. E dizer que foram formados em Coimbra não só é uma mentira como uma ingratidão para com os clubes formadores. Seja a Lousã, o Évora, o Setubal ou qualquer outro.

Anónimo disse...

Para quando o regulamento das transferências. Se calhar só quando o Direito, Agronomia, e CDUL já não precisarem de mais jogadores do Évora,ou do Setubal que seriam dos grandes de Portugal se não lhe fossem buscar os melhores atletas.

Anónimo disse...

já existe um regulamento de transferências que prevê o pagamento de indemnizações.

os clubes quase que ainda não o utilizam, porque apesar de todas as bocas que aqui são lançadas, a maioria das transferências são feitas com o acordo das partes, normalmente os clubes nunca querem mas aceitam a vontade dos jogadores, que como é sabido são amadores.

Anónimo disse...

Dis la qts jogadores do cdul vieram do evora e do setubal ou de outros clubes??
Cheira me a muita ressabia por vossa parte malta..eles apenas mudam-se porque querem mais..secalhar sao jogadores mais ambiciosos e n lhe chega o evora ou o setubal o rugby da linha(caso do fred vasconcelos) q veio por vontade propria porque secalhar e um jogador q quer evoluir e jogar cm os melhores num campeonato superior..nao venham para aqui queixar-se e chorar!ta td farto de choraminguices e de queixinhas..sejam homens e calem se! PS:nem tentem pegar em casos como(Martim cabral q jogou 3 jogos no maximo plo cdul...Miguel david q jogou um jogo para jogar..Joao Junior do belas q obviamnete um jogador daqueles n pode ficar no belas e carlos do belas tambem q tb teve propostas do benfica a receber e preferiu ficar no cdul por causa do grupo)!

Anónimo disse...

evora e setubal grandes de portugal??tenham juizo...n percebem de rugby..o evora foi bom em 1995 96 qd eu jogava em pelado no campo deles contra o tangerina o vacas e essa malta..