sábado, 15 de janeiro de 2011

Agronomia com pequena vantagem.

Constituição das equipas e pontos marcados
(Clique na imagem para aumentar)
Está concluído o primeiro jogo da fase final! O Agronomia-Direito, não defraudou o público e foi disputado até ao fim, tendo inclusivamente direitos de sol num dia que começou muito nublado.

A Agronomia venceu na Tapada o Direito por 20 pontos contra 16 da turma de Aaron Jones. Foi um jogo equilibrado onde o resultado podia pender para qualquer um dos lados e embora pouco se decidisse, relativamente ao apurado para a final, ambas as equipas fizeram os possíveis para vencer o jogo e levar uma maior folga para a 2ª mão.

Num jogo que teve bastante aderência do público, a equipa Agrónoma nem começou melhor, pois o Direito a meio da primeira parte já vencia por 10-3, fruto de um ensaio em maul e de uma penalidade. Contudo a Agronomia ainda conseguiu empatar o jogo. Depois de uma grande jogada entre Francisco Mira, que perfurou a defesa advogada e Diogo Coelho, aparecer muito bem no apoio ao1º centro, Jacques Le Roux foi no apoio e só teve que finalizar um grande ensaio. Concluía-se a primeira parte com o resultado empatado e com qualquer equipa a poder ganhar o jogo.

Na segunda parte a história foi diferente. Foi um jogo mais pragmático e calculoso, embora qualquer equipa tenta-se sempre marcar o ensaio, que viria a surgir depois de uma boa intercepção se Christopher Eves. Depois de um pontapé para o meio campo do Direito Gonçalo Malheiro tentou colocar a bola nos 22 Agrónomos, mas o pilar natural da Nova Zelândia conseguiu interceptar a bola, que ressaltou para a área de ensaio, restando ao mesmo apenas colocar a pressão necessária para conseguir os 5 pontos. 

Com o resultado em 17-10 a Agronomia passou a jogar mais confiante e a colocar o jogo sempre perto da área do Direito. Fruto dessa pressão Duarte Cardoso Pinto chegou mesmo a converter mais uma penalidade dilatando o marcador para 20-10. Uma vantagem mais tranquila para a viagem a Monsanto. Tentando ir a trás do prejuízo, o Direito começou a jogar um jogo pouco habitual daquela equipa. Muitas faltas e também alguma inconsistência ditaram o destino de uma equipa que parecia um pouco desorientada. No entanto a experiência dos jogadores veio ao de cima e com um diferença no placar de 10 pontos e um adversário a defender muito bem, apenas restou reduzir a diferença. Cargo que ficou entregue a Gonçalo Malheiro, que com mais duas penalidades reduziu a diferença para 4 pontos.

É já amanhã!!!
Foi um jogo muito fechado e disputado. O terreno do jogo, que não era o melhor (ninguém controla o tempo), levou a que houvessem muitos avants e que ambas as equipas procurassem através do jogo ao pé sair do seu meio campo. 

A Agronomia mereceu a vitória, mas nada está ganho. O Direito é uma equipa bastante forte e capaz de virar resultados. Basta lembrar a meia final do ano passado onde o Belenenses depois de uma vantagem por 3 pontos alcançada no Restelo, foi perder por 11 pontos de diferença a Monsanto. Está, portanto, tudo por decidir!!

Associações Regionais de Parabéns!!!

Évora, um clube com bons
resultados na formação.
Entretanto, e noutro assunto, o rugby nacional está novamente de parabéns. As selecções regionais Norte, Centro e Sul (com 2 equipas) de sub-14, deslocaram-se a Valhadolid (Espanha) para disputar um dos maiores torneios desse escalão naquele país. 

Com 18 equipas inscritas, participação portuguesa não podia ter sido melhor uma vez que 3 das selecções portuguesas estiveram presentes nas meias-finais, tendo a final sido disputada entre duas selecções regionais de Portugal!

Os futuros Lobos, as equipas técnicas e Associações Regionais estão de parabéns!! Conheça os nomes dos portugueses, carregando nas respectivas selecções:
A Selecção Regional do Sul marcou presença na final.
(Assim que possível será colocado um artigo sobre a participação portuguesa no Torneio)

26 comentários:

Anónimo disse...

António Henriques no DN:
«Os bicampeões nacionais começaram melhor, mas à meia hora desataram a cometer erros e fizeram a equipa da casa acreditar na reviravolta. E só dois pontapés tardios de Gonçalo Malheiro, a colocar o resultado final em 20-16, permitem aos advogados ainda crer numa terceira presença consecutiva na final do Nacional

As grandes facilidades transformam-se quase sempre em muitas dificuldades e quem não mata um jogo em momentos-chave, arrisca-se mesmo a perder. Essa é a lição que Agronomia pregou, nesta tarde de sábado e na repetição das finais do campeonato dos últimos dois anos, a Direito, que se apresentou na Tapada com uma equipa muito mais experiente e calejada - 13 internacionais no quinze titular (contra seis do adversário) e com os oito avançados a já terem representado Portugal - e que perante o início titubeante da equipa da casa, acreditou que a vitória era uma mera questão de tempo.


Após troca de penalidades nos minutos iniciais, aos 13 o defesa Pedro Lorena viu-se excluído 10" por anti-jogo a evitar ensaio adversário. E da falta decorrente, o "pack" de Direito uniu-se e levou tudo à frente, com Diogo Coutinho a fazer um ensaio que os avançados adoram festejar (10-3).


A partir daí só Agronomia quis jogar, mas os seus jogadores perdiam sucessivamente a oval no contacto ou na luta no solo, permitindo perigosos contra-ataques aos rivais, que resultaram em duas penalidades frontais desperdiçadas por Gonçalo Malheiro - a segunda, aos 36", num verdadeiro "penalty" atirado para fora!.


Em cima do intervalo, após mêlée e em 1.ª fase, Mira furou, deu a Diogo Coelho que, placado, libertou para Jacques le Roux - melhor marcador da prova - fazer o seu 18.º ensaio da temporada. Tudo demasiado fácil... e jogo empatado 10-10.


No recomeço, mais más notícias para os campeões. Malheiro demorou uma eternidade a devolver um pontapé e o pilarão (120 kg) sul-africano Christopher Eves teve tempo e velocidade (!) para carregar e ao ter sorte no ressalto, alargou o resultado para 17-10. Que pouco depois subia para 20-10 numa penalidade de Cardoso Pinto.
Os advogados começaram a perder a cabeça, enervando-se e tentando cada jogador resolver as coisas por si - o que eram só trunfos dados ao adversário, cada vez mais confiante e a defender de forma irrepreensível. A 3.ª linha não cobria território (onde esteve Vasco Uva?); Acosta não se via; e a arma Adérito Esteves, sem jogos nesta época, largava bolas em catadupa.


Até que surgiu, do banco de Direito, a decisão que pode valer uma final. Pedro Leal passou de defesa para n.º 9, rendendo José Pinto, e começou a usar e abusar da sua avançada, finalmente a moer os adversários e a trabalhar como nunca fizera antes. E o resultado foram duas faltas conquistadas (74" e 77") em local favorável para a pontaria de Malheiro. Com sorte (na segunda, a bola bateu no poste e entrou...), Direito voltava a entrar no jogo, pois uma derrota fora de portas por 20-16, numa 1.ª mão de meia-final, permite aos bicampeões sonharem com o tri. Desde que não voltem a facilitar.


Entretanto, na primeira meia-final da I Divisão, hoje disputada no campo sintético de Montemor, o Cascais bateu a equipa da casa, por 21-17.»

Concordo com a análise de António Henriques quase toda.
Destaques na Agronomia: Tomás Gonçalves (grande jogo!), Severino, Le Roux, Duarte CPinto e todos os outros a defender.
No Direito, acho que os avançados estiveram bem a defender(e nisso não concordo com a análise) e acho que o Pedro Leal a 9 mexeu realmente com o jogo. A atacar Direito não se viu muito e só entrou nos 22 de Agronomia no lance do ensaio. Mas depois disso só através das penalidades (algumas delas discutíveis, quanto a mim)pontuaram.
Espero que no sábado em Monsanto, com um campo em melhor estado (que muito prejudicou os 3/4 em jogo ao largo), haja um melhor espectáculo e com a mesma emoção de hoje.

Anónimo disse...

É uma grande vitoria de Agronomia,prejudicada mais uma vez por Mourinha.Agronomia com esta atitude e com uma arbitragem isenta, vai ganhar a Monsanto.

um gajo do norte disse...

para quando uma reportagem do que se passa na 1ª divisão meias finais? e previsões para a proxima equipa entrre os grandes do rugby nacional?
ja agora e na minha humilde opinião esperam-nos grandes jogos a decidir a divisão de honra.
gostava de ver a o nosso rugby a ser transmitido na tv, para que todos possamos disfrutar do melhor rugby nacional.

Anónimo disse...

O Mourinha mais uma vez a levar Direito ao colo. A dualidade de critérios foi por demais evidente.Assim não vale.

Anónimo disse...

Peço desculpa mas "aderência" têm os materiais! Julgo que neste caso quereria dizer "adesão"!

Anónimo disse...

Com um jogo já realizado das meias-finais e o site oficial da Federação Portuguesa de Rugby não faz qualquer referência ao mesmo.

José Silva

Anónimo disse...

parabéns pelo blog, tá com boa qualidade e dá imenso jeito a quem não consegue ver os jogos para acompanhar o que se tem passado!
fora os comentarios que sao aquilo a que já estamos habituados, nao pare o bom trabalho!

Anónimo disse...

Foi uma vergonha aquilo a que se assistiu ontem em montemor... A arbitragem no rugby português é cada vez mais mizerável! Em casos de dúvida, a decisão do senhor árbitro caía sempre para os mesmos. Era bolas tortas, foras de jogo, gravatas, ensaios mal validados, enfim uma verdadeira vergonha para o rugby português... O Cascais bem que pode agradecer ao árbitro, pois caso contrário teria saído de Montemor com uma pesada derrota com uma equipa recém promovida...Mas não será este acidente de precurso que deterá o Montemor do seu objectivo! Para a semana muitos montemorenses estarão presentes na segunda mão em Cascais, mostrando a força deste grande clube que sem grandes financiamentos tem feito a folha às equipas "grandes". Para a semana a vitória vem para Montemor!!!

Anónimo disse...

Uma vergonha é culpar o arbitro pelo resultado. Nao vi o jogo mas enquanto jogador aprendi a calar-me e aceitar as decisoes do arbitro e nunca sai dum jogo em que perdi a afirmar que tinha ganho se nao fosse o arbitro. Nao adianta vir para aqui escrever estas coisas. Os arbitros nao sao profissionais, tal como os jogadores. Fazem o seu melhor e apenas o adepto tendencioso so ve erros para um dos lados

Anónimo disse...

Ainda mais vergonha foi o que se passou nas bancadas em Montemor. Nunca vi tanta gente mal formada junta. Estão a leguas do verdadeiro espirito do rugby, assemelham-se a uma reles claque de futebol que só vai aos campos para para arranjar confusão, mandar comentarios racistas e insultar com todas as letras os jogadores da equipa adversaria assim como os arbitros e fiscais como nunca antes tinha visto num jogo de rugby.

Mas nem tudo é um vergonha, antes pelo contrario, foi um grande jogo e a equipa do Montemor fez um grande jogo, muito organizado e cheio de raça!

Anónimo disse...

vergonha é o site da fpr!

Anónimo disse...

Por favor, arbitragem ontem na tapada foi de grande qualidade. Não tinhamos outro arbitro que fizesse melhor.
E mais, não quis estragar o jogo, com cartões , para ambos os lados, sendo que o primeiro seria para o n.º 4 da agronomia.
A agronomia vai ser uma grande equipa, quando perder a arrogância, o fanatismo e aprender a perder, pois só a ver e a aprender com os erros se alcança victórias nos grandes jogos, e com as grandes equipas

Anónimo disse...

Diz o tipo de Montemor: "mostrando a força deste clube". Por onde é que tu andavas quando há meia-duzia de anos abandonaram o campeonato da 1ª divisão. E um ano antes já diziam como tu dizes agora que eram os maiores e minguém mais os parava. Só por nos terem ganho uma vez. Vá lá, tem calma e não sejas tão presunçoso.

Anónimo disse...

Na ausência de uma política de informação da fpr aqui fica o resultado do restelo: 18-18.

Anónimo disse...

Vergonha é o Mirra ameaçar o liner para validar o primeiro ensaio do Belém.

um gajo do norte disse...

vergonha são os vossos comentários, sempre a querer denegrir alguém.
Alguém sabe o resultado do CDUP vs EVORA?

Anónimo disse...

73-0 po cdup

Anónimo disse...

por acaso os resultados já estão no site da FPR. Para quem anda distraído : belem e cdul empataram 18-18, cdup ganhou ao cre 25-6.

Anónimo disse...

73-0 não era mau,mas contem com o CDUP na final!

um gajo do norte disse...

e se calhar o CDUP apresenta-se como o mais forte para voltar a subir.

Anónimo disse...

CDUP 25-6 Évora!
Abraço
Martim Bettencourt

Anónimo disse...

entao o montemor foi roubado? sou de evora e vi o jogo ao vivo como muitos outros e se houve falhas foi para os dois lados, na minha opiniao foi uma arbitragem positiva. Sinceramente o cascais e superior ao montemor, tanto, que quando o arbitro acabou o jogo os de cascais pareciam que tinham perdido e sairam de cabeça baixa nao percebi bem porque. nao venham e para aqui inventar e desculpar-se com o arbitro.


saudaçoes ovais

UM GAJO DO CENTRO disse...

PENSO QUE O CDUP É O MAIS FORTE CANDIDATO AO TITULO DA 1ª DIVISÃO, ISTO SE JOGAREM TODOS OS SEUS JOGADORES O QUE POUCAS VEZES ACONTECEU DURANTE A ÉPOCA

Anónimo disse...

Inventar? Não deves ter visto o mesmo jogo que eu de certeza! E sim, o Cascais até pode ter um plantel melhor e maior, mas mesmo assim, a jogar com uma equipa que até há bem pouco tempo figurava entre as melhores, muito conseguiu o RCM. Penso que com uma desvantagem mínima como a que se verifica na eliminatória, o Montemor ainda poderá ter uma palavra a dizer. Apesar de ser muito complicado ir jogar a Cascais, o Montemor certamente deixará tudo em campo como o tem feito este ano. Não nos podemos esquecer que ainda o ano passado esta equipa militava na segunda divisão, tendo-se demonstrado muito digna até agora esta prestação na Primeirona. Sábado, certamente que muitos montemorenses estarão em Cascais a apoiar a sua equipa e penso que com a humildade que têm demonstrado e colocando tudo em campo, poderemos ainda sonhar com a tão desejosa final. Saudações desportivas

Anónimo disse...

Esses adeptos montemorenses têm de ir fazer um workshop de boas maneiras com a Paula Bobone antes de entrar em qualquer recinto de rugby.

Foi lamentavel o que se passou este sabado nas bancadas de Montemor

Anónimo disse...

Acho é que se existir qualquer tipo de comentario racista para com o ponta do cascais como os houve em Montemor, pode ser que ali o bairro ao lado do campo da guia caia em cima dos alentejanos!

Falta de noções!