domingo, 16 de janeiro de 2011

Empate no Restelo.

Carregue na imagem para ver os XV
e os marcadores do encontro.
Quem foi ao estádio do Restelo hoje à tarde certamente que não ficou desiludido. Depois de Agronomia e Direito terem proporcionado um jogo de bom nível, os jogadores do CDUL e do Belenenses mostraram que não queriam ficar atrás no espectáculo. 

Com 2 ensaios para o Belenenses e muitas penalidades para cada lado, foi assim a partida que pôs frente a frente o 1º e 4º classificados do Campeonato Super Bock. Com rucks disputadas até à última, um jogo ao pé bastante calculista e muita irreverencia e velocidade nas jogadas das linhas atrasadas, Belenenses e CDUL mostraram que qualquer uma destas equipas merece um lugar na final.

O jogo começou melhor para o CDUL que desde cedo mostrou estar ali para garantir uma vantagem pontual para a segunda mão. Com um Pedro Cabral bastante táctico, a colocar a bola nos 22 adversários e ainda um Maxi nos seus dias e com pontaria bastante afinada, o CDUL conseguiu rapidamente pôr pontos no resultado. Do outro lado o Belenenses mostrava-se cheio de vontade e garra, mas Manuel Costa não estava nos seus dia e perdeu algumas oportunidades de igualar o marcador através de penalidades. Mas a equipa do Belenenses mostrava querer a bola e apostar no  jogo à mão, iniciativas que acabaram bem, pois a meio da primeira parte João Mirra finalizou uma boa jogada dos três quartos, iniciada por Manuel Costa e que pelo meio teve Marcus Zavaleta. 

Pete foi dos melhores
do CDUL.
A partir daqui e até ao final da 1ª parte o jogo foi igual para os dois lados. Ora no meio campo belenense ou no meio campo universitário, começaram a aparecer faltas que foram devidamente convertidas pelos pontapeadores de cada clube, Manuel Costa e Maxi. Contudo a pontaria do jogador azul escuro era maior e o CDUL acabou por ir para o intervalo a ganhar por 18-11. 

Se na primeira parte o CDUL optou por um jogo muito táctico, que consistia muito em colocar as bolas no meio campo da equipa da casa, na segunda parte os jogadores azuis escuros apareceram com mais bolas nas linhas atrasadas. Este tipo de jogo espantou o Belenenses que esteve quase a sofrer um ensaio nos primeiros minutos da segunda parte. Mas como quem não marca arrisca-se a sofrer, o Belenenses conseguiu recuperar a bola e partir rumo à área de ensaio adversária. Com um distância de centímetros da linha de ensaio e um jogo de avançados, restou ao mágico do Restelo, Willie Hafu, marcar um ensaio merecido. Com a respectiva transformação o placar marcava 18-18. 

Até ao final assistiram-se a grandes jogadas e bastante apoiadas, o que permitiu manter a bola viva, dando mais brilho ao jogo. Contudo marcador não sofreu alterações e chegou-se ao final com um empate a 18 pontos. 

Cunha esteve em foco
ao actuar como nº8
Foi um jogo de grande nível onde se viu duas equipas com estratégias de jogo diferentes. Um CDUL muito pragmático e calculoso e um Belenenses bastante irreverente. Quanto a jogadores  há que destacar a aposta ganha de Albertino Minhoto de colocar Sebastião da Cunha a nº8 e Hafu a asa. Sebastião foi bastante procurado e conseguiu ganhar sempre metros quando lhe passavam a bola e Hafu foi outro jogador, aparecendo muitas vezes na linha, nomeadamente na posição habitualmente ocupada pelo nº10. No CDUL o grande destaque vai certamente para Maxi (muito certeiro aos postes falhando apenas 1 penalidade) e Pete que foi sempre uma dor de cabeça para a defesa do Belenenses.

Prevê-se um jogo de muito nervosismo no próximo sábado. Ambas as equipas mostraram muita qualidade e trabalho, mas haverá certamente alterações. Louis Ackerman e João Mussulo saíram de jogo lesionados e podem ser baixas para a 2ª mão. Problemas para o CDUL pois caso se mantenha esta situação (Louis está praticamente afastado) o CDUL poderá entrar em campo no próximo sábado apenas com 2 pilares do escalão sénior, obrigando a reforçar-se com jovens dos sub-21. E se um dos ponto fracos do grupo de Pedro Melo e Castro foi a mellêe, com estas lesões as dores de cabeça vão certamente aumentar.

O espectáculo que se assistiu no Restelo foi bom. Dos melhores desta época. Mas merece igualmente destaque o público que se deslocou ao Restelo. Com muitos adeptos de cada lado, foi bonito ver as diferentes "claques" a apoiar a sua equipa. Um nota de interesse foi a curiosidade com que os adeptos do Belenenses, que assistiam ao jogo de Futebol, mostraram durante o intervalo do jogo, deslocando-se às portas de entrada do Estádio para assistir ao encontro de rugby.

4 comentários:

Anónimo disse...

Merecido inteiramente o destaque para as claques! Assim vale a pena!
Apenas mais uma referencia : O 2º ensaio do Belenses foi precedido de 2 situações complicadas para a equipa de arbitragem :
1º - qiando o Tiago girão, na área de 22 do belem vai disponibilizar a bola. deitado no chão, é pizado nas costas sendo obrigado a largar a bola permitindo assim a recuperação da mesma pelo jogadores do Restelo
2º-na sequencia dessa jogada a bola é chutada pelo Belenenses mas a touche é concedida ao Belem.

Quanto a mim, são erros que acontecem, tal como os jogadores tambem os cometeram, e apenas quero dar os parabens ao jovem árbitro que mais uma vez mostrou que é uma das mais sérias promessas da arbitragem portuguesa.

Mais uma vez o Beleneses mostrou que sabe receber, nada faltando ao CDUL , nem uma magnifica 3ª parte!

Obrigado e até sábado!
Abraços,
Zé Maria Caupers

Anónimo disse...

Foi um excelente. Nota menos para que assobiou pontapés de parte a parte.

Anónimo disse...

É o rugby espectáculo!

Anónimo disse...

Não acho que tenha sido um grande jogo, acho que foram 2 equipas muito calculistas, a jogarem para não perderem (principalmente o Cdul....). Acho que na 2ªmão o Belem vai ganhar, pois o Cdul não tem "estofo" para estes jogos, continua a faltar-lhe experiência. Penso que o Direiro e Agronomia são de facto as 2 melhores equipas nacionais nos ultimos 10 anos.