segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Direito tri-campeão

2009, 2010 e 2011, Direito é tri-campeão.
O Direito sagrou-se tri-campeão depois de vencer no passado sábado o Belenenses, num jogo que apesar de não ter tido a mesma qualidade que finais anteriores, valeu pela emoção de um resultado incerto do principio ao fim.
Começou melhor o Belenenses que logo aos 2 minutos foi para cima do adversário e marcou os primeiros 3 pontos, através de um drop de Diogo Miranda. Mas depois de um inicio que surpreendeu os advogados, o Belenenses foi recuando, devido a uma maior frescura física do conjunto de Monsanto. De pouco valeu o bom posicionamento de Pedro Silva, porque do outro lado estava um Gonçalo Malheiro muito inteligente e a colocar bolas nos 22 do Belenenses.

No entanto, e apesar do bom trabalho dos avançado do Direito, o seu play-maker e maior responsável pelo bi-campeonato, Pedro Leal, não mostrava estar nos seu dias. Pois às faltas que o Belenenses fazia o defesa advogado respondia com penalidades falhadas, algo não muito normal naquele jogador. Assim, o jogo aproximava-se do intervalo com uma vantagem de 3 pontos para os do Restelo, apesar da vantagem territorial dos advogados. Contudo Pedro Leal ainda tinha algo a dizer e antes do intervalo conseguiu marcar uma penalidade e assim empatar a partida, caso para dizer que à terceira foi de vez, e a partir daí não mais falhou... como se viu na segunda parte.

Os segundos 40 minutos começaram da mesma maneira que acabaram os primeiros. O Direito em cima do adversário e o Belenenses com grande capacidade de luta. Mas como foram poucas as vezes que o Belenenses teve a bola, os advogados acabaram por conseguir "encontrar" espaços para chegar aos pontos através de faltas. Nesta altura veio Pedro Leal que, com grande seriedade, acabou por marcar mais 6 pontos e colocar os resultado em 9-3. Passou a  ser um jogo de muita luta e pouca beleza. A bola poucas vezes saía dos avançados e os três-quartos acabaram por ver o jogo, até aos momentos finais, altura em o Belenenses acordou (Pedro Silva já jogava a 2ª centro) e começou a jogar mais largo, estando muito perto do ensaio. Mas se de um lado Pedro Silva atacava e bem, do outro António Aguilar começava a defender muito bem, tendo impedido o ensaio de David Mateus à ponta no último minuto.

O Direito vence justamente o campeonato e alcança a história marca do tri-campeonato, igualando CDUL, Cascais e Benfica, os únicos que até este ano já tinham conquistado três campeonatos seguidos. 

Foi um jogo vivido intensamente pelas diferentes claques e pelas bancadas. Muitos jogadores dos escalões de formação (sub.21 e sub.18) formaram claques de apoio aos respectivos clubes e cantaram incessantemente pela sua equipa. Mesmo depois do apito final, a claques do Direito, que festejava o titulo, e a claque do Belenenses, a apoiara equipa na derrota, gritavam e apoiavam os jogadores, num momento bastante carismático. Na derrota ou na vitória o que mais importou foi mesmo o rugby e o fair-play. 
As duas claques fizeram a festa num ambiente de fair-play.

Uma nota ainda para as duas claques que a meio da segunda parte começaram a gritar pelos respectivos clubes, mas entrosadas uma com a outra. Do lado da tribuna a "Fúria Azul Bebé" gritava "Belém" enquanto que do outro as claque advogada gritava "Direito", num bonito momento que só mesmo se podia ver num estádio de rugby. 

16 comentários:

Anónimo disse...

Grande festa! Um hino ao rugby!

Só foi pena não haver uma música "batida", um folheto com a composição das equipas e o costumeiro bar para a 3ª parte, onde os jogadores, todos, se encontram para umas jolas.

Uma Final destas merecia outro aproveitamento.

Anónimo disse...

Mais uma vez, o Direito não cometeu faltas dentro do seu 1/2 campo! É de facto uma grande equipa, só o Direito não faz faltas no seu 1/2 campo! Todas as outras equipas fazem-no (Cdul,Belém,Agronomia então, não sabe fazer outra coisa)!. O Belem fez várias faltas, mas o Direito nem uma!

Anónimo disse...

"Um hino ao rugby"

Não deves ter visto a mesma final que eu vi! Eu estive lá! Ou estás a falar da final da 1ª Div. ?

Anónimo disse...

Estava a falar da festa, fair-play, etc.

De resto o melhor jogo foi o do CDUP-Cascais, sem dúvida.

As finais são para se ganhar.

Já cá faltava o árbitro. Mudaram todas as direcções(federativas, árbitros, das cantinas ) e o GDD continua a ganhar, o resto são tretas ressaibiadas.


Do lado da bancada ouviram-se muitas queixas do Mourinha. Para a comixão social o Mourinha foi o melhor em campo.

Treinem, organizem-se e apareçam.

Já deviam ter percebido que dizer mal não chega.

Anónimo disse...

Mais uma vez....os meninos de Direito, sem espirito de equipa, a pouparem-se para jogar pela selecção, sempre inferiores aos jogadores das outras equipas...la ganharam mais um campeonato!!!! Bem, nem quero imaginar o dia em que o DIREITO tiver espirito de equipa, tiver os melhores jogadores e os internacionais não se pouparem.....AHAHAHAHAHAAHAHAH!!!

Fantástico o apoio do publico para as duas equipas...como diz o post anterior um hino ao rugby...

Parabéns ao Direito!!! TRICAMPEÃO!!!
VAMOS AO TETRA

Anónimo disse...

Ao blogueiro:
estive a ver as fichas dos jogos e os resultados da 14ª jornada AAC-CRAV e Agro-CDUL estão errados. deveriam ser 48-12 e 10-16 respectivamente.
E o Pipoca tem 112 pontos marcados (com 4 ensaios) e o Malheiro tem 110 (com 3 ensaios)

Anónimo disse...

não sabem perder por isso lançam logo boatos

Anónimo disse...

Malta que gosta de rugby, o campeonato acabou, o Direito venceu e venceu bem. Foi uma final não tão bem jogada como se esperava mas no geral o Direito defendeu melhor e teve mais iniciativa de jogo, grande exibição de Zé Pinto.

Parabéns ao Belenenses que foi um justo vencido, nunca baixou a cabeça. Parabéns à Agronomia pelo 3ºlugar e parabéns ao Cdul pelo 4º, apesar de ter feito um campeonato notável e pecar no derradeiro momento. Estes momentos servem não só para ganhar troféus mas também acumular experiências e ganhar estaleca, isso tem faltado ao Cdul e pode ser importante nos próximos anos.

Agora venham mais competição que a malta agradece, bons jogos na taça patrocinador e bons jogos na taça de portugal e para finalizar um grande torneio de sevens. Aliás relativamente aos sevens tenho uma sugestão: porque não a FPR organizar etapas em parceria com cada clube da Divisão de Honra e 1ªDivisão?!? os 7's são importantes para Portugal e mantém vivo o espirito do rugby.

venham daí bons jogos para que possamos comentar.

Findo o campeonato creio que o XV mais forte na minha opinião é o seguinte:

1- João Correia
2- Willie Hafu
3- Facundo Borelli
4- Eduardo Acosta
5- Rui D'orey
6- Tiago Girão
7- Jacque Le Roux
8- Vasco Uva
9- Kiko Pinto Magalhães
10- Francisco Serra
11- David Mateus
12- Miguel Leal
13- José Lima
14- António Aguilar
15- Maxi Jordan

16- Diogo Fialho
17- Nuno Taful
18- Chris Even
19- Luis Sousa
20- Salvador Palha
21- José Pinto
22- Francisco Mira
23- Pedro Leal


ESTE XV NÃO É NECESSARIAMENTE CONSTITUIDO PELOS MELHORES JOGADORES MAS SIM por aqueles jogadores que na minha opinião foram dos melhores ao longo deste campeonato!

Cumprimentos,

André Matos

Anónimo disse...

Assim é difícil prender a comunicação social ao rugby. Infelizmente, este jogo, foi uma péssima propaganda para a modalidade.

Anónimo disse...

como è possible convocar so um formaçào para os jogos da seleçào
i ao mesmo tempo sào convocados 4 talonadores
nào estou a rir vejam a convocatoria

Anónimo disse...

foram convocados dois formações, José Pinto e Pedro Leal!!

Anónimo disse...

o cdul foi se abaixo nos ultimos 4 jogos porque jogou com talonadores sub 21, isto dez com que a melle ficasse sem consistencia e uma equipa que nao ganha melles nao ganha jogos! mas sem duvida nenhuma que o cdul foi a equipa que melhor rugby praticou ao longo do campeonato.

Anónimo disse...

Meu menino SUB 21 é senior.

Anónimo disse...

O comentario da 5.26 é completamente ridiculo, culpar um jogador, que se bateu como ou até melhor que os outros em jogos muito "puxados" como o da Tapada antes da FF, pelo fracasso do cdul é no minino ridiculo. Em vez disso deverias perguntar onde esteve Pedro Cabral, Fred Oliveira, Os bifes e o Foro durante as meias finais?

Anónimo disse...

A final foi uma desgraça de jogo mas ganhou a melhor equipa. O título está bem entregue. Têm de começar a perceber que ficar em 1º ou 4º, na fase regular, é indiferente. O que interessa é ficar nos 4 primeiros. Depois é só ganhar 3 jogos e está feito. Em Monsanto é assim. Nenhuma equipa ganha a este Direito numa final.

Anónimo disse...

2. Name: Pedro Murinello

Question: Do we always have to give a scrum when a ball-carrier gets into contact with the referee?

Situation: Team A are attacking after several successfully recycled balls that started on the defending team's 22. At this point we are standing on the try-line of Team B (defenders). A short pass to Team A finds the ref between first defender and the last recycled ball on try-line. The attacker finds a gap to score a try at the place where the referee is standing and crashes into him, scoring a try. The defending team wasn't well positioned to tackle but makes an effort to do it. Note that both players, defender & attacker, touch the ref at almost the same time but the attacker first.

Considering Law 6.A.9 what should be the correct decision in this situation?

Thanks for your time.

NB 6.A.9 THE BALL TOUCHING THE REFEREE
(a) If the ball or the ball carrier touches the referee and neither team gains an advantage, play continues. If either team gains an advantage in the field of play, the referee orders a scrum and the team that last played the ball has the throw-in.
(b) If either team gains an advantage in in-goal, if the ball is in possession of an attacking player the referee awards a try where the contact took place.
(c) If either team gains an advantage in in-goal, if the ball is in possession of a defending player, the referee awards a touch down where the contact took place.

Craig Joubert: Hi Pedro,

If the ball or ball-carrier touches the referee and neither team gains an advantage, play continues. If either team gains an advantage, the referee orders a scrum and the team that last played the ball has the throw in. In your example the decision simply revolves around whether team A has gained an advantage because the ball-carrier ran into the ref - if so a scrum should be ordered, team A to put in; if not play continues.

Cheers, Craig

E ASSIM SE DÁ UM CAMPEONATO AO DIREITO!!!