terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dúvidas e (boas) dores de cabeça dos treinadores finalistas: CDUL.


CDUL, Agronomia e Direito cumprem no próximo fim de semana a última jornada do campeonato nacional com pouco por decidir. Estas três equipas já estão apuradas para a fase final e apenas resta definir quem termina a fase regular em primeiro, sendo que por esse lugar apenas CDUL e Agronomia podem lutar.

Pedro Melo e Castro (atrás)
Mas se para os clubes esta jornada poderá ser apenas para cumprir calendário, para os jogadores e principalmente os treinadores, poderá igualmente servir para afinar a máquina e tirar as últimas decisões sobre o XV mais forte. É que foram muitos os jogadores utilizados pelos diferentes planteis durante esta fase, e nem sempre se conseguiu juntar o mais forte. Assim, Melo e Castro, José Ricardo e Aaron Jones terão pela frente algumas boas e más dores de cabeça.

O primeiro classificado do Campeonato Super Bock é dos 4 grandes aquele que mais soluções apresenta. No total são mais de 24 jogadores capazes de cumprir o seu papel no XV titular. Na continuidade de uma estratégia que vai trazendo jogadores novos todos os anos. O CDUL apresenta-se nesta época com aquele que pode ser considerado o plantel mais equilibrado do campeonato.

Se olharmos para o pack avançado universitário vemos que apesar de muitas soluções, existem poucas dúvidas: Diogo Fialho, Duarte Figueiredo, João Júnior, Afonso Sousa, Tiago Girão e Francisco Coimbra parecem ser os jogadores com mais probabilidades de serem titulares. Mas sobram lugares na 2ª e 3ª linhas que podem ser ocupados por vários jogadores: 
  • 2ª linha: Nuno Ribas, Frederico Melim ou Frederico Vasconcelos.
  • 3ª linha: Lourenço Machado, Frederico Melim ou Frederico Vasconcelos.
Afonsini com Lourenço Machado e Frederico Vasconcelos.
Se Lourenço Machado vem sendo um jogador bastante consistente, que pode ocupar qualquer lugar na 3ª linha, também e verdade que Frederico Melim se tem destacado (e muito) nesta época, principalmente a atacar, onde já leva 25 pontos. Na 2ª linha a titularidade deverá ser atribuída a Nuno Ribas, em detrimento dos dois Fredericos que aparecem mais posicionados para um lugar ao lado de Girão, embora os dois estejam habituados a jogar na segunda. Mas se as duvidas do pack avançado já parecem complicadas, é nos 3/4's que vêm as dores de cabeça (boas, por sinal).

Se Francisco Pinto Magalhães, Pedro Cabral, Gonçalo Foro e Frederico Oliveira aparecem com titulares indiscutíveis nas suas posições.. que dizer de Bernardo Silveira, o melhor marcador do CDUL (ensaios), Carl Murray, polivalente centro, Peter Leulusso, que esteve lesionado durante grande parte da época, e ainda Francisco Appleton, internacional em VII que pode jogar a centro ou ponta? São 4 jogadores que qualquer clube gostava de ter mas que competem entre si para jogar a titular no clube universitário. E as dúvidas não se ficam por aqui. Para o lugar de 15 estão outros dois jogadores na mesma posição. Nuno Penha e Costa ( 6 ensaios em 44 pontos) e Maxi (1 ensaios em 33 pontos) são os candidatos ao lugar de defesa universitário, que deverá ser o mais renhido durante a fase final. É que este dois jogadores, para além de serem dos mais criativos e perigosos a atacar, são dos melhores marcadores do CDUL 2010/11.
4 jogadores para duas posições.
  • Centros: Peter Leulusso, Carl Murray, Bernardo Silveira ou Francisco Appleton;
  • Defesa: Nuno Penha e Costa ou Maxi.
A escolha dos treinadores do CDUL não será fácil e antevêem-se muitas dores de cabeça aos mesmos na construção daquele que será a equipa a entrar no primeiro jogo das meias finais. 
Pedro Melo e Castro com Luís Cassiano Neves e Manuel Sommer Ribeiro (todos na imagem), mais Pedro Gonçalves e José Maria Caupers, compõem a equipa técnica universitária.
De qualquer forma ainda existe um jogo que pode ajudar a decidir. Já neste sábado o CDUL defronta a Agronomia e todos os jogadores com o lugar em dúvida podem ter uma oportunidade de ouro para o agarrar. 

Entretanto os leitores podem dar a sua opinião votando e comentando sobre qual deve ser a opção dos treinadores do CDUL.

(fotografias retirados de www.cdul.blogspot.com)

19 comentários:

Anónimo disse...

Penso que o Frederico oliveira vai entrar na luta pelo lugar a 2º Centro... e convem nao esquecer o Nuno Ferreira para centro ou ponta dificilmente este jogador ficará fora do 15 do cdul..

Anónimo disse...

1ª linha: Fialho, Duarte e Junior
2ª linha: Afonso e Ribas
3ª linha: Melim, Girao e Coimbra
Medios: Kiko e Cabral
Centros: Carl e Pete
Pontas: Fred e Macaco
Defesa: Maxi

Porque? Porque o Ribas dá mais força à melle, o melim mais profundidade a atacar, o pete e o Carl porque têm mais experiência, como silas e o appleton no banco pronto a entrar. Na defesa está o Maxi pela experiência e o penha e costa pronto para entrar.

Boa iniciativa do blog e parabéns

Anónimo disse...

então e o post do belem?

Anónimo disse...

só depois do da académica lol

Anónimo disse...

Na 1º linha há o Nelo que tem sido titular a maior parte da época e está a jogar muito. Há ainda o Louis Ackerman. E para talonador o Francisco Amaral (sub-21) tem jogado mito bem.
Na 2ª linha existe ainda o Duarte Gil (sub-21) que é um sério candidato à titularidade. E na 3ª linha eztá também o Lino (sub-21) que não digo que seja já titular as estará nos 23 de certeza.
Na linha de 3/4s como diz e bem no post há várias soluções ... Mas o Bernardo Silveira e o Penha e Costa só muito dificilmente não serão titulares.

Anónimo disse...

1- João Junior
2- Duarte Figueiredo
3- Diogo Fialho
4- Afonso Sousa
5- Frederico Melim
6- Lourenço Machado
7- Francisco Coimbra
8- Tiago Girão
9- Kiko Pinto Magalhães
10- Pedro Cabral
11- Gonçalo Foro
12- Carl Murray
13- Peter Leulusso
14- Frederico Oliveira
15- Maxi Jordan

Creio que não deverá fugir muito destes jogadores. O frederico Oliveira irá jogar a ponta, eu acho, porque há muito mais opções de qualidade para centro que para ponta.

Anónimo disse...

O Francisco Coimbra tem menos jogos que o Lourenço Machado e Frederico Melim este ano, sendo que é o mais velho e menos em forma, estando a voltar de lesão com um jogo pouco auspicioso contra a AAc em que o seu numero 8 fez o que quis dos asas do CDUL. O Vasconcelos aparenta grande potencial mas tem jogado pouco devido a lesões, julgo. Atenção ao Nelo e Ackermann na 1ª linha...forte concorrência ai. julgo que o Vasconcelos nas 2ª é o que faz mais sentido pois apresenta altura, peso e ganas quando joga.Nos 3/4, apesar do Cabral estar a fazer uma época muito fraca assim como o Foro, deverão ser titulares com o Penha e Costa em grande forma para 15.
De qualquer das maneiras será mais um ano de "quuase" ahahahahaha

Anónimo disse...

A ti falta-te pelo menos mais 10 campeonatos para teres os mesmo do CDUL, já que não há nenhum clube em Portugal que tenha mais de 7 títulos de campeão, a não ser o CDUL que tem 17.

Portanto o CDUL ainda pode ter muitos e muitos anos de quaaase até alguém o apanhar.

Anónimo disse...

1. Junior
2. Duarrrte
3. Fialho
4. Afonsini
5. Fred Vasconselos
6. Machado
7. Xico Coimbra
8. Girao
9. Kiko PM
10. Cabral
11. Macaco
12. Silveira
13. Pete
14. Fred
15. Carl

Anónimo disse...

São quuuase 18 são.

Anónimo disse...

1- Nelo
2- Duarte
3- Fialho
4- Duarte Gil
5- Afonso
6- Fred Vasconcelos
7- Coimbra
8- Girão
9- Kiko
10- Cabral
11- Carl
12- Pete
13- Fred Oliveira
14- Silveira
15- Penha e Costa

Anónimo disse...

Para quem se interessa...deixo estes 2 link's que podem ajudar a esclarecer alguns iluminados..

link 1: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1748524

link 2:
http://www.accc.gov.au/content/index.phtml/itemId/964074

Anónimo disse...

Atenção que o Benfica tem mais de 7campenatos. Já ganhou 9 campeonatos, 9 tacas de portugal e 4 Taças Ibéricas.

Anónimo disse...

Sem dúvida a equipa mais forte diria:

Junior Macaco
Figueiredo Pete
Fialho Silveira
Afonso Oliveira Melin Nuno Costa
Coimbra
Girao
Kiko
Carl

Anónimo disse...

este ano o cdul vai a final com agronomia e já pode encomendar as faixas, são se longe os melhores e estes dois juntamente com a academica vão liderar o rugby português nos próximos anos

Anónimo disse...

Fala-se muito nos jogadores que as outras equipas perderam este ano, mas era bom que alguém falasse sobre os jogadores que jogavam no CDUL no ano passado e neste foram embora:

Jamie Helleur, internacional Samoano, esteve em Novembro na digressão da Samoa ao Hemisfério Norte onde participou em jogos contra Irlanda, Escócia e Inglaterra. Titular no Auckland NPC e no ano passado jogou 8 jogos no Super XIV pelos Auckland Blues. Foi considerado 2 vezes o man of the match na Pacific Nationc Cup por Samoa (contra Tonga e Fidji).

Glenn Jonhson, capitão dos Tasman na NPC, onde já depois de ter saído do CDUL jogou na NPC fazendo dupla na 2ª linha do Tasman com o all-black Chris Jack. Foi titular em todos os jogos da NPC.

Veltioven Tavares, internacional de Sevens por Portugal tendo feito no ano passado vários torneios da IRB, estando convocado na mesma altura para a selecção de Xv onde efectuou alguns jogos.

O João Júnior só chegou a Portugal em Novembro e foi directo para a selecção, portanto só jogou 1 mês pelo CDUL (Dezembro).

Zé Maria Sampaio Nunes, internacional júnior por Portugal.

Kiko Chaves, jogador do CDUL durante 10 épocas, internacional juvenil e júnior por Portugal.

Luis Bleck, jogou várias épocas no CDUL até ir trabalhar para o Porto e estar agora a jogar pelo CDUP.

E outros como Martim Cabral, João Costa, António Fragateiro, Reguengos, Gonçalo Paiva, etc ...

Pode-se também dizer que este ano por lesões e expulsões o Pete Leulusoo só jogou 5 jogos, e o Carl Murray 4. Isto além de vários jogadores na selecção de XV e outros nos VII`s. E dois desse jogadores estiveram 5 semanas seguidas fora do clube, a jogar nos Xv e nos VII`s - Frederico Oliveira e Gonçalo Foro.

Anónimo disse...

Esquecem-se do Nuno Ferreira, pode jogar a 11,12,13,14 e 15. Um jogador extremamente competente, que em jogo ganha a maior parte das batalhas individuais que trava com os adversários directos. Não tem a velocidade de ponta como o foro ou o fred, porém ataca muito bem. Não faz placagens de encher o olho, mas ninguém passar por ele.
Um jogador seguro, experiente e tão discreto que nem um exaustivo e muito bom post como este, deu por ele; ele que foi durante toda a época e é uma peça indispensável no XV do Cdul

Anónimo disse...

verdade!

Anónimo disse...

1- João Junior
2- Duarte Figueiredo
3- Diogo Fialho
4- Afonso Sousa
5- Frederico Melim
6- Lourenço Machado
7- Francisco Coimbra
8- Tiago Girão
9. Kiko PM
10. Carl
11. Penha e Costa
12. Pete
13. Fred Oliveira
14. Macaco
15. Maxi

não tenham duvidas...