quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dúvidas e (boas) dores de cabeça dos treinadores finalistas: Agronomia.

O que é que Agronomia e CDUL têm em comum? Simples. Vão jogar na última jornada do campeonato um contra o outro, ambos podem ser campeões da fase regular e têm muitas soluções no banco.

José Ricardo
Depois das dúvidas e dores de cabeça da equipa técnica do CDUL, é a vez de se dar um olhar ao plantel verde e branco que apesar de nesta época ter perdido jogadores importante na manobra da equipa, como Joe Gardener, Patricio Ballesteros ou Michael Lubbe, a Agronomia aparece com mais soluções que nas anteriores épocas.

Desde os jogadores dos escalões de formação até ao regresso de antigos campeões, foram muitas as entradas neste plantel que vai sendo cada vez mais homogéneo. Mas com isso vêm as decisões sobre quais os jogadores a figurarem no XV inicial ou a ficar no banco. E na Agronomia as dúvidas são muitas, principalmente devido a uma forte polivalência de vários jogadores como Chris Even, Juan Severino, Vasco Gaspar, Duarte Cortes, José Lima, entre outros...

No pack avançado Agrónomo aparecem jogadores, assim como em qualquer clube, que têm o lugar à sua espera devido à sua dedicação, esforço e experiência. São eles Gustavo Duarte, Bernardo Costa Duarte, Chris Even, João Pratas, Jacques Le Roux e Juan Severino. 6 jogadores que deverão marcar presença no XV titular... mas nem sempre nas sua posições habituais. Um dos exemplos disso é o pilar neo-zelandes Chris Eves. O jogador de Agronomia, a actuar em Portugal desde 2009/10, veio para jogar a pilar, mas depressa se percebeu que podia dar uma mão à 3ª linha. Uma aposta ganha e que este ano foi repetida, muito por culpa da produção do jovem José Leal (ex-Évora). Assim a esta dúvida acrescenta-se também a da 2ª e 3ª linha. Se João Pratas (a 2ª), Jacques Le Roux e Juan Severino (na 3ª) devem manter a titularidade. Quem os acompanhará?
  • 1ª linha: Chris Eves ou José Leal da Costa.
  • 2ª linha: Tiago Vanzeler ou Bernardo Marques.
  • 3ª linha: Chris Eves, António Duarte ou Tomás Gonçalves.
Jacques, já leva 17 ensaios em 13 jogos.
Isto só nos avançados e qualquer uma desta opções é significado de resultados, pois todos este jogadores foram usados na fase regulares muitas vezes como titulares (António Duarte falhou muitos jogos por lesão e pode estar afastado da fase final), com os resultados à vista: a Agronomia não perde há 8 jogos.

No avançado a polivalência traz poucas dúvidas. Tirando João Pratas (2ª linha e asa) e Chris Eves (1ªlinha e asa), poucos são aquele que conseguem render o mesmo em posições diferentes. Agora, nos 3/4's a conversa é outra. Todos ou quase todos os jogadores podem fazer mais que uma posição. Ora vejamos:
  • Duarte Cortes - formação, centro e ponta
  • Duarte Cardoso Pinto - abertura e centro
  • José Lima - centro, ponta e defesa
  • Vasco Gaspar - abertura, ponta e defesa
  • Pedro Lorena - abertura e defesa.
Jogadores capazes de fazer 2 sistemas tácticos:
- 9.Kadosh, 10.Vasco, 11.Diogo, 12.Duarte CP, 13.Mira, 14. Cortes e 15. Zé Lima;
- 9.Cortes, 10.Duarte CP, 11.Diogo, 12. Mira, 13. Zé Lima, 14.Manel Carvalho e 15. Vasco G.

Como se pode verificar os esquemas tácticos que José Ricardo pode usar nos três-quartos são muitos. Mas pelos jogadores utilizados nos jogos mais difíceis (CDUL, Direito, Belenenses e Académica) poderá haver surpresas, nomeadamente a formação, onde Duarte Cortes e Lourenço Kadosh têm disputado o lugar.
Duarte Cortes: formação ou ponta?
  • formação: Duarte Cortes ou Lourenço Kadosh.
Agora a grande dúvida: irá José Ricardo colocar Vasco Gaspar a abertura e Duarte a centro? Ou vai manter Duarte a abertura deixando o lugar de defesa para Vasco Gaspar ou Pedro Lorena? E o jovem Manel Carvalho que na época de estreia nos seniores já leva 5 ensaios, manterá o lugar a ponta ou José Ricardo irá dar o lugar a Duarte Cortes?
Vasco Gaspar a defesa, no jogo da Supertaça.
  • abertura: Vasco Gaspar ou Duarte Cardoso Pinto
  • ponta: Duarte Cortes ou Manel Carvalho
  • defesa: Vasco Gaspar o Pedro Lorena.
As opções são muitas. Umas mais fortes que outras mas a verdade é que tanto uns jogadores como outros têm uma oportunidade de ouro para garantir o lugar já neste fim de semana diante do CDUL e José Ricardo para além da ambição de manter o título de campeã da fase regular na Tapada (que mantém há 4 anos).

Apesar de todas as hipóteses existe ainda a dúvida de Duarte Cardoso Pinto estará apto para a fase final. O médio abertura, que esteve ausente durante muito tempo (assim como António Duarte e Carlos Quadros, ambos por lesão), pode não estar apto a tempo das meias finais e assim ficar afastado. Isto tudo numa altura em que os jogos da selecção batem à porta.

Dê a sua opinião e vote naqueles que para si deviam merecer a confiança do treinador de Agronomia José Ricardo.

Uma das dores de cabeça de José Ricardo prendia-se com o regresso de Duarte Cardoso Pinto e a sua recuperação da lesão sofrida há uns tempos e que o manteve afastado dos relvados. Contudo o médio abertura internacional português já está apto para jogar e irá certamente estar presente nos jogos das meias finais. 

23 comentários:

Anónimo disse...

O António Duarte já está recuperado, o Duarte C. Pinto poderá jogar no próximo fim de semana, acho que não jogará a titular, talvez entre para fazer alguns minutos, tudo dependerá de como se sentir.

Anónimo disse...

Penso que Agronomia vai ganhar ao Cdul, essencialmente devido ao pack avançado. Embora digam que o Cdul tem muitas alternativas no pack, acho que a qualidade é fraca.Falta-lhes poder, cabedal e agressividade. Agronomia se jogar pelo seu pack, poderá "fazer miséria". Espero que seja um bom jogo, sem qq tipo de influencia por parte do árbitro (se houver...)

Anónimo disse...

Gustavo
Bernardo
Ze costa
Pratas
Vanzeller
Chris
Jacques
Juan
Cortes
Duarte
Mira
Lima
Coelho
Vasco
Lorena

Anónimo disse...

Grande post parabens! Força Agro este é o ano!

Anónimo disse...

Gustavo
Bernardo
Chris
Pratas
Vanzeler
Tomas
Jack
Juan
Cortes
Duarte
Coelho
Mira
Lima
Lorena
Vasco

Anónimo disse...

Gustavo Duarte
Bernardo Costa Duarte
Leal da Costa
Juan Severino
Tiago Vanzeller
António Duarte
Chris Eves
Jacques Leroux
Duarte Cortes
Duarte Cardoso Pinto
Francisco Mira
Jose Lima
Diogo Coelho
Vasco Gaspar
Pedro Lorena

Com todos a 100%, talvez seja esta a melhor equipa. Mas, claro, Chris pode passar para a 1º linha e entrar Tomás, Bernardo ou Pratas para 2ª (Juan passaria a 8) ou 3ª linha. Acho que falta um nº 15 de qualidade indiscutível. O Gaspar podia ser solução, mas no início de época não esteve bem nessa posição. Agora em melhor forma podia ser hipótese, pois julgo que é mais jogador que o Lorena que, no entanto, também subiu bastante de rendimento ao longa da época. Voto Lorena, mesmo assim. A nº9 o Kadosh parece-me ter um passe mais certo, mas o Cortes é mais agressivo e rápido. Com os dois em forma, é importante que joguem em função do ritmo que se quer impor. Nesta altura, talvez seja preferível Cortes.
Vanzeller foi o melhor em campo contra o Belem e, a jogar assim, é indiscutível. Cardoso Pinto a primeiro centro? Talvez. Mas onde jogaria então o Mira? A ponta? Seria uma hipótese. No banco para esse lugar eu poria o Manuel Rio - boa evolução este ano! - e até o Manuel Murteira (que me parece mais experiente que o Rio).
De qualquer modo, para quem dizia que a Agronomia estava em crise no início da época, a verdade é que pode acabar sábado em 1º, embora, para mim, neste sistema, isso não seja assim muito relevante.
Excelente blog, sobretudo nas últimas postagens.

Anónimo disse...

1-Gustavo Duarte
2-Bernardo Costa Duarte
3-José Leal da Costa
4-Bernardo Marques
5-Tiago Vanzeller
6-Jack Le Roux
7-Chris Eves
8-Juan Severino
9-Duarte Cortes
10-Duarte Cardoso Pinto
11-Diogo Coelho
12-Francisco Mira
13-José Lima
14-Manuel Rio Carvalho
15-Vasco Gaspar

16-Rodrigo Aguiar
17-João Pratas
18-Tomás Gonçalves
19-António Duarte
20-Lourenço Kadosh
21-Manuel Murteira
22-Pedro Lorena


Creio que este não seria um mau XV. Nos avançados, o pack mais pesado e forte, mas não menos móvel (na segunda linha bernardo marques e tiago vanzeller têm jogado diversas vezes juntos e ambos extremamentes eficazes nas touches, mesmo as de introdução adversária). Os 3/4´s não fogem muito do que têm sido mais ou menos o espelho da equipa ao longo da epoca, mais alteração menos alteração...

Anónimo disse...

A agronomia tem muitas soluçaoes e todas elas boas.mas ate á hora do jogo o xv inicial é um misterio. mas ainda niguem falou em jogadores que tem feito uma boa epoca como Bernardo Capelo e Francisco Onofre.
Foreça agromonia!!!!!!!

Anónimo disse...

apesar de terem feito uma boa epoca, não serão opcões tão fortes. Fizeram boas a épocas se tivermos em conta a tenra idade e experiência a este nível, mas comparativamente às outras opções, não me parecem concorrentes de peso...

Anónimo disse...

ESTE ANO SÓ DÁ CDUL, ESQUEÇAM OS DIREITOS E OS BELENENSES ALLLLLLEEEEEEEEEEZZZZZZZZZZZZZZZZZ CDUL

Anónimo disse...

Gustavo
Bernardo
Cris
Vanzeler
Pratas
Tomas
Jack
Juan
Kadosh
Duarte
Coelho
Mira
Ze Lima
Vasco
Lorena

Anónimo disse...

É a linha de 3/4s mais fraquinha dos 4 finalistas.
Não se pode comparar com a do Direito, CDUL e Belem.

Direito:

Zé Pinto
Malheiro
Kiki
Leal
Aguilar
Adérito
Pipoca

CDUL:

Kiko P.M.
Cabral
Foro
Pete (Siveira)
Carl
Fred Oliveira
Penha e Costa (Maxi)

Belem:

Nifo
Manel Costa
David Mateus
Diogo Mateus
Marcos Valejjo
Mirra
Banana


Qualquer uma destas 3 é muito melhor.
Mas a avançada da Agronomia é boa.

Anónimo disse...

Mais fraquinha?!

Não partilho da mesma opinião, concordo que talvez não tenha o "peso" da linha do Direito mas parece-me claramente mais forte que as outras duas referidas no comentário anterior.

Quanto ao pack avançado de agronomia, parece-me ser claramente o mais forte do campeonato.

Anónimo disse...

Costumava dizer-se que, no rugby, os avançados decidem quem vence e os 3/4 dizem por quantos. Sendo assim, o penúltimo comentário (o que fala nos 3/4 fraquinhos da Tapada) acabaria por conceder o favoritismo a Agronomia, pois, se com uns 3/4 tão maus ainda podem acabar em 1º na fase regular, então levam grande vantagem nos 8 homens da frente.
Mas, claro, as coisas não são assim tão simples. O que me parece é que nunca nos últimos anos o campeonato esteve tão aberto, pois qualquer um de todos os 5 clubes em despique pode muito bem vencer a prova (sim, até a Académica!). E ainda bem que assim é!
O nível baixou? Também não me parece e, com todos os jogadores disponíveis, acho que as principais equipas mantiveram o seu nível e até apareceram bons novos valores em todas elas. Prevejo assim um Janeiro cheio de excelente rugby, sendo que para isso é fundamental que haja árbitros... Espero bem que sim e que eles façam bem o seu papel!

Anónimo disse...

se vamos avaliar a qualidade dos packs pelos nomes dos jogadores que o compõem diria que o mais forte é de longe o do DIREITO, ora vejam:

1- jorge segurado
2- Taful
3- Pipas
4- rui d'orey ( um dos melhores avançados do GDD esta época)
5- Acosta
6- Coutinho / Luis Portela
7- Palha
8- Vasco Uva

acho que nenhum se compara a este... e tendo em conta os 3/4:

9- ze pinto
10- malheiro
11- aderito
12- leal
13- ze guerra
14- pipoca
15- aguilar

Se além disto tudo tivermos em conta o facto de que o Direito é uma equipa que não só se supera em finais como nem sequer dá margem aos seus adversarios para acreditarem que podem ser campeoes penso que está encontrado o mais que provável campeão!
E ao contrário do que se tem dito, acho que é nos avançados que o Direito tem maior vantagem em relação aos outros candidatos!

Anónimo disse...

Tal como já alguém o fez, e bem, aqui, vejamos o confronto directo entre os dois packs:

1- jorge segurado vs gustavo duarte - win gustavo duarte

2- Taful vs Bernardo CD - win Bernardo CD

3- Pipas vs Cris - win Cris

4- rui d'orey [um dos melhores avançados do GDD esta época (LOLOLOL)] vs Tiago Van Zeller - win Tiago Van Zeller

5- Acosta vs Pratas - win Acosta

6- Coutinho / Luis Portela vs Tomás - win Coutinho / Luis Portela (tanto um como o outro)

7- Palha vs Jack - win Jack

8- Vasco Uva vs Juan - draw (um vence no ataque, outro vence na defesa)

Resultado final Direito 3 vs Agronomia 6 (ou 2 - 5 se não contarmos com o empate ao nível do nº8)

Anónimo disse...

4- rui d'orey [um dos melhores avançados do GDD esta época (LOLOLOL)] vs Tiago Van Zeller - win Tiago Van Zeller

lol é o teu comentário não percebes nada de Rugby, concordo com o comentário que diz que o Dorey tem sido dos melhores avancados do GDD, ate acho que tem sido dos melhores do campeonato...

pipas vs cris?? ganha o cris??? nao percebes Mesmo nada de rugby

Segurado perde para o G.duarte realmente devias era tirar esses óculos verdes...

Anónimo disse...

olha olha, QUEM DIZ É QUEM É! e tu devias tirar esses óculos encarnados!! TOMA!!!

Anónimo disse...

eu aposto em Agronomia para campeão este ano, joga a 1/2 final com o direito e ganha os dois jogos , têm mt melhor equipa e estão a treinar mais e melhor que nunca e muito unidos, o direito é uma equipa de vedetas sem espirito de equipa nenhyuma e dps ganham na final ao cdul que e a 2 ,elhor equipa mas que já andam todos inchados a acharem-se o fundo do tacho-

Anónimo disse...

esse comentario do WIN pa agro nao e naaaaaaada faccioso

Anónimo disse...

acho que a agronomia, este ano, fez bem em apostar na sua formaçao. ja a varios anos que tem tido estrangeiros ( muito bons diga-se) mas nas finais parece faltar lhes alguma experiencia (excluindo o jack le roux que tem vindo a fazer grandes epocas na tapada). a maioria saiu. foram para os seus lugares jogadores jovens, sempre a procura do seu lugar indescutivel. Manuel carvalho, que para mim e uma das revelaçoes do campeonato, jose leal da costa, jose lima, assim como alguns sub 21 que fizeram jogos pela equipa senior como bernardo campelo, francisco onofre, perdo ventura e manuel murteira, fizeram grandes jogos neste campeonato, substituindo bem todos os jogadores de grande qualidade que sairam. pedro lorena , vasco gaspar e tiago vanzeller vieram dar alguma experiencia a este plantel. acho que esta aposta foi positiva e, mesmo nao ganhando este ano, acho que tem grandes hipoteses para o futuro.
a equipa tipo, no meu ver:
Gustavo duarte
Bernardo costa duarte
Cris
Vanzeller
Pratas
Antonio duarte/Tomas gonçalves
Jack le rouw
Juan severino
Cortes (pois o Lourenço Kadosh este um pouco ausente esta epoca)
Vasco gaspar
Dioco Coelho
Duarte c.p.
Francisco mira
Jose Lima
Pedro Lorena

Anónimo disse...

só se não quiserem ganhar, já que o Lorena é claramente o jogador mais fraco! só joga na agronomia pq o prof. Zé Ricardo não tem mais soluções

Kadosh - jogador que não erra
Duarte - o "velho" timoneiro
Coelho - irreverência
Mira - o "varredor" defensivo
Lima - o "artista" e a surpresa
Cortes - o cão de fila
Gaspar - a melhor solução

Anónimo disse...

Gosto sobretudo de velho timoneiro, varredor defensivo e cão de fila.

Nem o Gabriel Alves nos seus melhores tempos ...