segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dúvidas e (boas) dores de cabeça dos treinadores finalistas: Belenenses.

Se a qualificação foi difícil e até tremida, a escolha de um XV titular não será mais fácil. O Belenenses é um dos clube com mais jogadores internacionais do país, e se nos últimos anos eram muitos aqueles que iam tanto às selecções de XV como de VII este ano, recentemente o azuis têm feito parte da renovação da selecção de sevens. 

Francisco Borges (na imagem) e
Albertino Minhoto compõem a
equipa técnica azul
Por experiência ou por potencial são muitos os jogadores a integrar o grupo de trabalho de Tomaz Morais e Pedro Netto. Mas não apenas por isso. É que muitos dos jogadores do Belenenses têm capacidades para actuar em inúmeras posições. Cabe à equipa técnica azul, recentemente formada por Albertino Minhoto e Francisco Borges, colocar os melhores jogadores nas posições onde rendem mais. Uma tarefa muito difícil, a começar pelos avançados. 

No pack avançado do Restelo existem jogadores que à partida serão titulares. Falamos da primeira linha formada por Facundo Borelli, William Hafu e o estreante Leandro Pereyra. Mas depois destes nomes aparecem ainda jogadores como Sebastião da Cunha e Valter Jorge que terão um lugar na 2ª ou 3ª linha. Se Valter é o jogador mais habituado a jogar a nº8, já o internacional Sebastião da Cunha pode alinhar na 2ª ou na 3ª, dependendo das apostas dos treinadores, porque para a 2ª linha ainda têm o jovem Rafael Simões (chamado aos trabalhos da selecção de XV), Alfredo Bru (ex-Vitória de Setúbal) e o regressado e internacional Manuel Mata Pereira. Destes 4, dois vão jogar a 2ª linha e aí nasce a primeira dúvida:
  • 2ª linha: Sebastião da Cunha, Rafael Simões, Alfredo Bru ou Manuel Mata Pereira.

Mata Pereira, Simões e Bru, devem disputar os lugares de 4 e 5, indo Sebastião para a 3ª linha.
Resta saber se Minhoto e Borges vão colocar Sebastião a 2ª, uma vez que recentemente perderam João Uva. 

Mas se perderam João Uva, também ganharam um regresso saudado. Salvador da Cunha, o mais novo do clã, voltou de Inglaterra depois de um período onde para além de trabalhar esteve a jogar na 3ª Divisão. Com Salvador, Sebastião e Miguel Fernandes podia-se assistir a uma luta bastante renhida sobre aqueles que iriam jogar a titular. Mas ainda há mais um jogador polivalente a dificultar a escolha. Duarte Moreira, internacional em VII e que na época passada alinhou por diversas vezes a ponta, tem realizado muitos jogos a asa nesta temporada e pode muito bem recair sobre ele o lugar de 6 ou 7.
  • 3ª linha (asas): Sebastião da Cunha, Salvador da Cunha, Duarte Moreira ou Miguel Fernandes.
Duarte Moreira, Miguel Fernandes e Sebastião e Salvador da Cunha, 4 jogadores para 2 posições.
Dos avançados passamos para directamente para os 3/4's, porque a médios existem dois jogadores que vestirão as camisolas nº9 e nº10, Bruno Nifo e Manel Costa. Isto embora o jovem Manel Muralha tenha jogado muitas vezes a titular realizando grandes exibições.

Hugo Valente,
um exemplo de polivalência.
Mas agora, para as restante 5 posições aparecem 9 jogadores!!! Destes 9 Diogo Mateus (a 1º centro) e David Mateus (a ponta) têm as posições definidas, mas Pedro Silva, Marcus Zavaleta, Diogo Miranda e Francisco Moreira são jogadores importantíssimo no conjunto azul e que fazem quase as mesmas posições. Vejamos:
  • Diogo Miranda - formação, abertura, ponta e defesa;
  • Pedro Silva - abertura, centro e defesa;
  • Marcus Zavaleta - centro e ponta;
  • Francisco Moreira - abertura, ponta e defesa;
E para dificultar a escolha ainda parecem João Mirra (ponta e defesa), Duarte Moreira (asa e ponta), Duarte Bravo (ponta) e Hugo Valente (pilar e ponta). Comecemos pelos centros. 

Se Diogo (sub-capitão) foi, é e será o titular da camisola nº12, ou Marcus ou Pedro Silva irão vestir a camisola nº13. O primeiro é um lutador. À semelhança de Diogo é um jogador bastante forte na defesa e sabe atacar muito bem. Pedro Silva é um jogador que recebe muito bem a bola e que sabe explorar muito bem os espaços da defesa adversário. Defesa ou ataque? Irá certamente depender do jogo, mas qual deles será titular na meia final:
  • 2ª centro: Pedro Silva ou Marcus Zavaleta
A camisola 14 é por natureza do irmão gémeo de Diogo, David Mateus. Mas que vestirá a 11? Para esse lugar há João Mirra, um jogador de grande técnica e que apesar de não defender de uma maneira tão dura como Diogo e Marcus, é tacticamente muito bom a defender. A lutar pelo mesmo lugar, João terá Duarte Bravo (que apareceu como titular em muitos jogos) e possivelmente Duarte Moreira e Hugo Valente (que depois de na época passada ter aparecido muitas vezes a pilar, este ano parece ter sido uma aposta a ponta). Contudo, Marcus e ainda Francisco Moreira podem dar um perna a ponta e são jogadores a ter em conta nessa posição.
A técnica e cultura táctica de João Mirra podem-lhe valer um lugar.
  • Ponta: João Mirra, Duarte Bravo, Duarte Moreira, Hugo Valente, Marcus Zavaleta ou Francisco Moreira.
Vistas as posições da 2ª e 3ª linha, de centro e ponta, falta grande dúvida: Quem actuará como defesa na equipa do Belenenses? 

Esta parece ser uma posição datada para os jogadores polivalente do Restelo. Diogo Miranda, Pedro Silva ou Francisco Moreira. Um deles vai ocupar o lugar de defesa e vestir a camisola nº15. Se Diogo é um jogador capaz de fazer esse lugar o mesmo se pode dizer de Pedro Silva e de Francisco Moreira. E os três até actuaram nesse lugar durante esta época. Mais uma vez, a escolha não será nada fácil.
  • Defesa: Diogo Miranda, Pedro Silva ou Francisco Moreira.
Esta é uma equipa bastante competitiva e com jogadores capazes de fazer mais que uma posição em campo. Hugo Valente, William Hafu, Sebastião da Cunha, Salvador da Cunha, Duarte Moreira, Diogo Miranda, David Mateus, Pedro Silva, Marcus Zavaleta e Francisco Moreira são apenas uns. O que é óptimo para um banco é uma dor de cabeça para a equipa titular. 
João Uva, um jogador (para muitos) controverso, mas que deixa muitas saudades no Restelo.
São mais que motivos para pensar e repensar para os treinadores do Belenenses. 

Quanto a nós basta-nos convidá-lo a participar, comentando e votando nas diferentes sondagens da barra lateral.

4 comentários:

Anónimo disse...

Tá difícil escolher o arrier...

Anónimo disse...

facundo willy leandro
rafa mata
salavdor sebastiao valter
nifo costa
diogo marcus
david mirra
banana

esta era a melhor equipa. Tenho pena porque o miranda, duarte moreira e outros tb mereciam.

Anónimo disse...

para mim Banana a XV, final belém / agro ganha o Belém.

Anónimo disse...

O XV do Belém não deve andar longe disto:
1-facundo 2-hafu 3-leandro
4-rafa 5-sebastiao
6-salvador 7-miguel f. 8-valter
9-nifo 10-costa
11-mirra/moreira
12-diogo 13- zavaleta
14-david mateus
15-banana