domingo, 2 de janeiro de 2011

Um olhar aos finalistas: Agronomia.

De há 4 anos para cá que para além de se ter qualificado sempre para a final four, alcançou a final do campeonato. Para além deste factor que faz de Agronomia uma das melhores equipas do campeonato, senão a melhor, a equipa Agrónoma vem sendo desde 2005 a primeira classificada no campeonato regular (fase de apuramento). 

Em 2006/07 - 56 pontos, 12 vitórias e 2 derrotas.
Em 2007/08 - 55 pontos, 12 vitórias e 2 derrotas
Em 2008/09 - 64 pontos, 13 vitórias e 1 derrota.
Em 2009/10 - 59 pontos, 12 vitórias, 1 empate e 1 derrota.


Apesar destes resultados na fase de apuramento e de nos últimos anos a equipa ter atingindo sempre as finais dos campeonatos nacionais, a equipa da Tapada só por uma vez ficou com a Taça de campeão (2006/07), numa final contra o Direito onde Jacques Le Roux realizou uma das melhores exibições ao serviço dos Agrónomos. Desde aí que a equipa tem vacilado nas finais. Em 2007/08 contra o Belenenses o jogo de Joe Gardener não foi suficiente, na época seguinte o Direito mostrou uma maior maturidade e conseguiu levar de vencida a Agronomia. Na última época António Aguilar e Pedro Leal acabaram com o sonho dos jogadores da Agronomia.
A 3ª linha de Agronomia conta com muitos jogadores de boa qualidades.
Depois de 3 épocas muito semelhantes, esta está a ser muito diferente. A tradicional aposta em jogadores estrangeiros deu lugar à aposta em jogadores portugueses como José Lima, José Leal da Costa, Vasco Gaspar, Pedro Lorena ou até jogadores ainda sub-21 como Francisco Onofre, Bernardo Campelo, Manel Carvalho entre outros. Estas apostas têm aumentado a competitividade Agrónoma que agora conta com muitos jogadores com muito potencial a lutar por uma lugar ao sol na equipa verde e branca. 
José Lima em acção na Supertaça.
É uma nova estratégia que vem de certeza trazer frutos. E pode ser já nesta época. Pela primeira vez em 4 anos a Agronomia pode terminar a fase de apuramento fora do primeiro lugar (apesar de matematicamente ainda ser possível). A ser será uma novidade que pode ser benéfica. Ao longo dos anos o primeiro lugar alcançado por Agronomia trouxe muita pressão ao conjunto orientado por José Ricardo, assim um 2º lugar poder ser melhor para as ambições Agrónomas. 

Apesar de ser um candidato ao titulo a equipa da Tapada não começou bem o campeonato. Nos primeiros 6 jogos desta época  o conjunto verde e branco averbou 4 vitórias e 3 derrotas, sendo uma delas em Coimbra. Este balanço da primeira volta não foi positivo e pôs em alerta os jogadores da Tapada, que partiram para um segunda volta 100% vitoriosa (falta uma jornada). Esta sequência de vitórias que voltou a pôr a Agronomia no topo do rugby nacional apenas a 2 pontos do CDUL, onde conseguiu ultrapassar todos os adversários directos, foi também uma altura onde foram alcançados grandes resultados. Entre esses resultados está a exibição na Tapada diante o Belenenses. Nesse jogo, que se encontrava equilibrado até ao intervalo, a Agronomia conseguiu a partir dessa altura carregar no acelerador e marcou nada mais nada menos que 3 ensaios em menos de 15 minutos, numa demonstração de poderio ofensivo gigante. 
Chris Eves é um pilar que pode muito bem aparecer na 3ª linha.
Destes jogos aparecem jogadores que pelo seu trabalho ou pelos seus pontos conseguem dar mais nas vistas. Assim na final four deste qualquer equipa da fase final que jogue contra os Agrónomos terá de ter em atenção jogadores como Jacques Le Roux, José Lima, Juan Severino, João Pratas, Francisco Mira, entre outros.
  • Jacques Le Roux - o herói de 2007 vem sendo o melhor marcador da equipa Agrónoma desde há uns anos para cá. Longe dos ruck's e da luta, o asa naturalizado português faz do seu forte a velocidade e a força e é normal vê-lo a aparecer na linha de três quartos a finalizar. 
  • Vasco Gaspar - Numa época onde Duarte Cardoso Pinto raramente jogou, por lesão, o defesa voltou a aparecer e a transportar a equipa. A jogar a nº10, Vasco, transformou-se no principal pontapeador da equipa e é já o 2º melhor marcador com 71 pontos (5 ensaios). 
  • José Lima - Na sua primeira época na Tapada e com apenas 18 anos, o jogador oriundo do Évora rapidamente tornou-se numa das imagens do clube. É reconhecido como um dos jogadores mais promissores do rugby nacional e mesmo assim já se tornou num habitué da selecção de XV. Faz com Francisco Mira uma das melhores duplas de centros em Portugal e é um daqueles jogadores que pode trazer o título para a Tapada.
Vasco Gaspar a 10 e Cardo Pinto a 12, uma situação que se pode repetir nas meias finais.
Dados A.A.A.I.S. Agronomia:
  • Ensaios marcados: 60
  • Pontos marcados: 415
  • Ensaios sofridos: 17
  • Pontos sofridos: 188
  • Maior vitória: Agronomia vs Técnico (61-3), 9 ensaios marcados.
  • Maior derrota: Direito vs Agronomia (33-15), 3 ensaios sofridos.
  • Melhores marcadores:
    • Jacques Le Roux - 85 pontos (17 ensaios)
    • Vasco Gaspar - 71 pts
    • Duarte Cardoso Pinto - 58 pts
Equipa base:
1. Gustavo Duarte  2. Bernardo C.D.  3. Chris Eves
4. João Pratas  5. Bernardo Marques
6. António Duarte  8. Juan Severino  7. Jacques Le Roux
9. Lourenço Kadosh  10. Duarte C.P.
11. Diogo Coelho  12. Francisco Mira  13. José Lima  14. Duarte Cortes
15. Vasco Gaspar

9 comentários:

Anónimo disse...

muito bom post. so de referir que no XV base deveria estar o tiago vanzeller e nao o bernardo marques.

cumprimentos

Anónimo disse...

grande equipa. Vai acabar a final four em 3º mas é boa.

Anónimo disse...

Falta o Tomás Gonçalves que tem sido uma grande revelação, mostrando-se mesmo superior ao antónio Duarte.
Falta também o Miudo Leal da costa a pilar que tem sido também ele um dos melhores da 1ª linha, e claramente o Tiago Vanzeller, que se retirou na época antes da Agronomia ser campeã, mas Volta em grande sendo mesmo o melhor jogador desta fase.
Lembrar que para aAgronomia acabar mais uma vez em primeiro, basta ganhar ao cdul na ultima jornada.

Anónimo disse...

Acho que um dos problemas de Agronomia é a falta de profundidade do plantel: isso aliás viu-se quando não jogaram alguns dos titulares por causa de lesões, selecções e até o castigo do Severino. Com os jogadores todos disponíveis e em forma (Será que Cardoso Pinto já pode jogar? E se jogar, terá o ritmo necessário?), são de de certeza uma equipa a ter em conta neste e nos próximos anos, pois estão a aparecer muitos jovens jogadores com potencial na Tapada, uns das escolas do clube (campeão sub 18 há dois anos, não esquecer) e outros provenientes de Évora (só nos seniores já jogaram este ano Lima, Leal da Costa e Murteira).

Anónimo disse...

já agora, e desculpem a ignorância, mas quem é o Bernardo Marques?

Anónimo disse...

A Agronomia tem 51 ensaios marcados como diz e muito bem na vossa Classificação Geral,e não 60 como dizem neste post.

Anónimo disse...

Bernardo Marques "Pata", era o capitão do extinto Rugby da Linha. Foi este ano para agronomia.

Anónimo disse...

Sim Agronomia este ano, não vai lá.
O GDD vai ganhar o CN, temos pena.
Eu já ganhei 3 CN

Abrço bom ano 2011

Anónimo disse...

Pareces os tipos que dão entrevista aos jornalistas antes dos jogos de futebol. Quem é que vai ganhar ? O Carcavelinhos. Por quantos ? 3-0. E quem marca os golos ? Charula, Diga e Manticata.
Que tristeza. Ao menos tenham coragem de fazer uma aposta. Se perder pagam e perdem a mania de mandar palpites tolinhos de todo.