segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Geórgia: os melhores frente aos melhores!!

Portugal vs Geórgia de 2010.
Os Lelos, como são conhecidos, vêm a Portugal lutar pelo título do Torneio Europeu das Nações,  e para esse objectivo os treinador da principal selecção Georgiana chamou, para os treinos de preparação, nada mais anda menos que 20 jogadores a actuar em França, 8 dos quais no TOP-14.
Michael Bradley, internacional pela Irlanda e actual treinador e seleccionador da Geórgia não quis arriscar e vai certamente convocar todos os melhores jogadores para o jogo diante de Portugal no Estádio Universitário. Jogadores como David Zirakashvili (pilar, Clermont), Mamuka Gorgodze (asa ou 8, Montpellier) e Merab Kvirikashvili (abertura, Figeac - Fed.1) são os porta-estandarte de um equipa que vem a Portugal para ganhar. Estes três jogadores serão, provavelmente, os mais perigosos na equipa de Leste.

Mamuka Gorgodze
Nos avançados Zirakashvili é um titular da equipa do Clermont desde 2006/07. Esta época conta já com 17 jogos nas pernas (Top-14 e Heineken Cup) e foi titular em 15 partidas. Mas se Zirakashvili é um poderosos avançado, com boa capacidade finalizadoura, Mamuka Gorgodze é certamente o jogador mais poderoso fisicamente de um equipa bastante forte. Com 26 anos e 36 internacionalizações, "Gorgodzila", como é conhecido e que joga na mesma equipa que Gonçalo Uva, já leva no seu currículo 90 pontos marcados pelos "Lelos"(18 ensaios!!). Este ano só ao serviço do Montpellier o nº8 já actuou 16 vezes, 15 delas a titular, e marcou 3 ensaios. Estes são dois avançados bastante perigosos e com os quais os Lobos terão de ter mais cuidado, mas não serão os únicos, até porque tanto o pilar como o asa georgianos, vão fazer a primeira aparência no Torneio Europeu das Nações 2011 no jogo de sábado. É que nem um nem outro foram convocados (ou libertados pelos clubes) nos primeiros dois jogos. 

Mas atenção aso Lobos, o nº8 Georgiano é um jogador que ferve em pouca água e que é conhecido pelas suas "picardias" dentro de campo, às quais muitas vezes não resiste e acaba por ver cartões. No Top-14 este ano, Gorgodze já levou 3 amarelos e em 4 época ao serviço do Montpellier viu 13 cartolinas amarelas.

A jogar nos três quartos e com o número 10 nas costa vai estar Merab Kvirikashvili. O médio abertura Georgianos é dono de um grande jogo ao pé, principalmente no que toca os pontos aos postes. Em 51 internacionalizações, Merab marcou um total de 262 pontos (dos quais 15 pontos foram em ensaios). Actualmente a jogar na Federale 1, o médio abertura encontra-se em 23º lugar na tabela de melhores marcadores com 130 pontos, atrás de Joe Gardener (13º, com 165 pts). Curiosamente em primeiro lugar está Yannick Ricardo com 240 pontos em 18 jogos jogos (mais 4 partidas que Joe e Merab). Veja no filme abaixo um bocado da magia de Merab na variante de sevens.


Estes são apenas alguns dos jogadores a ter em conta no próximo sábado, de um lista de jogadores que conta 25 atletas. Eles são:
  • Primeira Linha:
    • Davit Zirakashvili - Clermont Top-14 
    • Davit Khinchagishvili - Brive Top-14 
    • Vasil Kokovini - Brive Top-14 
    • Anton Peikrishvili - Castres Top-14 
    • Irakli Natrashvili - Saint Junien Fed.1 
    • Akvsenti Giorgadze - Castres Top-14 
    • Goderdzi Shvelidze - Monpellier Top-14  
  • 2ª e 3ª linha:
    • Vakhtang Maisuradze - Saint Nazaire Fed.1 
    • Lewan Datunashvili - Figeac Fed.1 
    •  Mamuka Gorgodze - Montpellier Top-14 
    •  Shalva Sutiashvili - Massy Fed.1 
    •  Gia Labadze - La Seyne Fed.1 
    •  Giorgi chkhaidze - Montpellier Top-14 
    •  Simon Maisuradze - Geórgia
  • médios:
    • Irakli Abuseridze - RC Orleans 
    • Fed.1 Bidzina Samkharadze - Geórgia   
    • Merab Kvirikashvili - Figeac Fed.1 
    • Lasha Malaguradze - Besiers Fed.1  
  • 3/4's:
    • Lekso Gugava - Geórgia   
    • Irakli Machkaneli - Mâcon Fed.1 
    • Beka Urjukashvili - Fegeac Fed.1 
    • Davit Kacharava - Nice Fed.1 
    • Tedo Zibzibadze - Perigueux Fed.1 
    • Irakli chkhikvadze - Geórgia   
    • Besik Khamashuridze - Cannes      
São no total 15 jogadores chamados pelo ex-internacional Irlandês para o jogo grande do Torneio Europeu das Nações 2011. Portugal e Geórgia são as principais candidatas ao título e as únicas que ao fim de 2 jornadas podem ambicionar o famoso "Grand Slam", 5 jogos 5 vitórias. Para tal é preciso vencer o próximo adversário!!

Saiba tudo sobre o desempenho dos Lobos no Torneio Europeu das Nações 2011 em: 

34 comentários:

Anónimo disse...

Esta é seguramente a selecção mais forte......

Vai ser um enorme desafio. Mas já lhes ganhamos no passado.....

Vamos a isso.

Anónimo disse...

Peocupa-me mais este (e o Giorgadze) qo que o abertura:

http://www.lequipe.fr/Rugby/RugbyFicheJoueur3000000000005010.html

Anónimo disse...

O Formação Abuseridze já não joga no Orleans da fed1 agora joga no Auxerre da Federale 3. O formação suplente samkharadze joga na Roménia no Farul. O 3º linha Simon Maisuradze joga no ASVEL da federale 2. E o Khamashuridze já nao joga em França, joga agora no AIA da Georgia.

Anónimo disse...

ainda nào foi comunicado a lista dos convocados para o jogo de sabado que tristesa somos mesmo amadores

Anónimo disse...

Não fiques triste que te faz mal!!!A tua pressa deve ser para começares a dizer mal mais cedo!!!!

Anónimo disse...

A uma semana do jogo e já querem os convocados? Nem no futebol as coisas são assim. Amadores? Realmente há pessoas muito mal habituadas. Desde que chegou que o Errol anuncia os convocados todas as quartas-feiras anteriores aos jogos.

Quanto ao jogo vai ser um jogo de grande nível. A expectativa vai ser enorme ou não fosse o jogo decidir o possível vencedor do torneio, sendo que mesmo que a Geórgia ganhe Portugal ainda pode ambicionar ao titulo, é que os lelos depois ainda têm que jogar com a Rússia e a Roménia.

Se Portugal ganhar podemos começar a pensar no "grand slam".

Anónimo disse...

temos sorte, o Yachvili nao deveria jogar em Lisboa, provavelmente jogara com a França ;)))

http://www.rugbyrama.fr/rugby/6-nations/2011/bleus-yachvili-titulaire_sto2676073/flashnews.shtml

Anónimo disse...

Eles que venham que levam. Mas fica um aviso: na segunda-feira a seguir ao jogo não há ninguém para carregar os baldes de massa em França; estão cá os georgianos todos.

Anónimo disse...

Bela piada. Põe na SIC que tá a começar os malucos do riso.

Anónimo disse...

com o oliveira e o joe nos 3/4 aquilo é uma autoestrada, é ver os lelos a passar

Anónimo disse...

NO DOMINGO O JOE MARCOU OS 7 PONTOS DA SEU CLUBE MAIS FALHO MUITOS PONTOS O PE E PORDEU 7 A 9

Great_duke disse...

A Geórgia é fortíssima! Basta ver os seus resultados de 2010. E a experiência dos seus jogadores, bem como a potência do pack. A convocatória deles mostra que nos respeitam.

Mas nós também estamos bem e ganhámos a adversários difíceis. Vamos moralizados e sabemos que se ganharmos dificilmente perdemos o CEN.

Espero que seja um bom jogo e que a selecção tenha muito e verdadeiro apoio no Universitário, já que no jogo contra os romenos, na TV se ouvia mais os romenos que os tugas.

E claro que Portugal pode ganhar. A vitória começa nessa crença. Mas todos temos de empurrar no mesmo sentido.

Vamos lá marrar naquelas "bestas" (no sentido de serem enormes) e fazê-los tremer...

Anónimo disse...

1º eu la estarei a apoiar e acredito que possamos ganhar, não é fácil mas não é impossivel.

2º é a Academica que está muito forte? é um desnivel assim tão grande de um semi finalista de 1ª divisão para o 5ª classificado da honra? alguém sabe o que se passou com o Montemor?

3º E o benfica - evora como é que o benfica conseguiu apresentar 22 jogadores se a maior parte dos estrangeiros ja se foram embora?

Anónimo disse...

Só um gajo que percebe zero de rugby pode afirmar que o oliveira não defende!

Anónimo disse...

O Benfica em Évora jogou, de facto, (quase) sem estrangeiros, mas estreou jovens, incluindo sub-18. Ainda assim, ganhou com ponto bonus, segundo me disseram.

Anónimo disse...

Será verdade que o Cabé/Sr. Eng.º Amado da Silva não vai concorrer às próximas eleições? Será verdade que o candidato que se perfila nem lhe daria hipóteses? Grande conhecedor do rugby nacional e internacional, com apoios institucionais, credível, com um projecto sólido para todo o rugby nacional... e consta que prescinde do ordenado... Esperem pelas próximas notícias...
Ass: O Cantinho do Futuro Presidente.

Anónimo disse...

O Aubenas está em zona de despromoção no seu grupo da federale 1 e no forum deste clube já criticam o Gardener:

«En ce qui concerne Joe, ok il à un assez bon coup de pied, mais c'est tout....il lui manque des kilos, et de l'envie...mais bon ca représente quoi Aubenas pour lui....hou la la me suis pas fait un copain là.»

http://www.aubenasvals-rugby.com/forum/viewtopic.php?id=406&p=1

Acho que nem é preciso traduzir...

Great_duke disse...

Pelos vistos a maldicência também alastra pelas terras dos irredutíveis gauleses.

Deixem a malta trabalhar. Os pontos que o Joe marcou nesta CEN foram importantíssimos.

Anónimo disse...

só mesmo por idiotice se pode vir com essa conversa sobre o Joe, tem feito excelentes jogos na selecção na melhor posição para ele poder jogar, toda a gente sabe que ele nao defende mas o medio de abertura e o unico jogador da equipa onde se consegue disfarçar essa incapacidade, quanto à concorr~encia ao cabé duvido que apareça alguém credivel e com capacidade, não que eu ache que o cabé está a fazer um grnade trabalho aliás acho que lhe dava suficiente menos o grande mérito dele foi os treinadores que foi buscar agora os custos aumentaram substancialmente, e já agora há que dar merito ao pico que além da grande colaboração que dá ao arrol é seguramente o responsável por termos o joe a jogar a 10

Anónimo disse...

O Oliveira no jogo com a Russia deu-lhes 2 ensaios !! um deles qualquer um falhava, mas o 2º na zona onde estava é escandalosso!!

Anónimo disse...

Isto é só patetas!!!
O Oliveira anda a placar pelo Joe, Banana, Zé Lima, etc ... e ainda falam dele.
Vai jogar a 2º centro com uma linha de 3:/4s que não placa e vais ver o que é bom para a tosse.

Anónimo disse...

isto e ridiculo ninguem consegue despir a camisola na hora dos comentarios, eu nao cruxifico o oliviera mas agora vir dizer que a culpa dos erros dele e dos outros tenham paciência

Anónimo disse...

BRASIL, A NOVA POTENCIA DO RUGBY!!!

http://www.youtube.com/watch?v=AKnQn-8PFII&feature=player_embedded


Deem uma vista de olhos!
Muito giro

Anónimo disse...

ESTE TAMBEN É GIRO!

http://www.youtube.com/watch?v=20o_FX3A4xo&feature=related

Great_duke disse...

Excelente! E uma boa promoção...resta ver se vai ter o impacto pretendido numa terra que só vê a "redondinha".

Obrigado pelas dicas.

Anónimo disse...

O Fred tem tanta culpa no 1º ensaio, como eu tenho culpa de haver, aqui, tanta gente que não sabe o que diz !

Anónimo disse...

Mas será que alguém que acredita que os idiotas que vêm aqui falar de culpas, que este ou aquele não jogam nada, que o outro é uma merda, etc... são bons jogadores de rugby? Ou já foram bons jogadores de rugby?

Quem alguma vez já jogou alguma coisa ou ainda joga alguma coisa, não vem para aqui dizer mal dos outros! Isso é para frustados que nunca ganharam nada, que nunca foram campeões, que nunca jogaram pela selecção, etc... Isso é só frustação! Mais nada!

Metam gelo que isso passa.

Anónimo disse...

o banana e o fred têm placado nas horas. sao a salvaçao dos tres quartos! e o bardy dos avançados!
se gravaram os jogos contra a romenia e jogos de inverno contem as placagens do fred e contem as placagens do resto da equipa, e depois falem.

Anónimo disse...

Alguém tem dúvidas que não vai demorar muito para o Brasil ser uma potência em Rugby?

Anónimo disse...

Deixem o cabe e gozem o bom momento do português, aproveitem para ir ao Portela.13 e ler a entrevista do Vasco uva, é sublime. Grande final no sábado, vamos apoiar os lobos.

Anónimo disse...

Deixem o cabe e gozem o bom momento do português, aproveitem para ir ao Portela.13 e ler a entrevista do Vasco uva, é sublime. Grande final no sábado, vamos apoiar os lobos e deixar de os atacar por tudo e por nada. Grandes jogadores.

Anónimo disse...

Georgianos tem bons avançados mas muito toscos os três quartos, Portugal tem mais do que equipa para lhes ganhar e bem.

Anónimo disse...

Ainda n perceberam que sao aqueles que querem o lugar do Oliveira e do Fred que escrevem que eles n placam nada.

bryan disse...

Acho que é momento de apoiar a nossa selecçao que vai jogar um jogo muito complicado.
Frederico provou, prova e vai provar que é um jogador fantastico. Acredito que nos dois ensaios nao é so culpa dele. Tive a sorte (agradeço antonio) de ter o video do jogo contra a Russia (jogo que foi filmado pela Federaçao Russa) e Frederico fez ainda um excelente jogo tal como Pedro Silva no centro. Acho que temos dois centros muitos complementarios (sem esquerce ainda Mira e o Murray).
Força Portugal estarei la a apoiar-vos.