segunda-feira, 7 de março de 2011

Espanha prepara Portugal.

Andoni Jorajuria contra a Geórgia.
Depois de um fim-de-semana onde a selecção nacional defrontou uma selecção inglesa composta por jogadores que estudam nas universidades inglesas, os adeptos do rugby nacional preparam-se para mais uma jogo de muitas emoções. Falamos do derby que põe frente a frente os portugueses e os espanhóis.

Depois de 3 jornadas da ENC 2011, os Lobos ocupam o 2º lugar com 9 pontos (duas vitórias e duas derrotas, mais um ponto bónus), atrás de Geórgia que soma 3 vitórias. Na semana passada os Lobos perderam em casa com a mundialista e sétima melhor selecção da Europa, a Geórgia, mas na memória ficou o hipótese do resultado poder ter sido outro. Agora vêm a Espanha, composta por muitos jogadores a jogar em França e um treinador no qual os espanhóis depositam muitas esperanças. 

Pablo Feijoo e David Mateus.

Assim como os Lobos, os espanhóis já realizaram 3 jogos (Rússia, Geórgia e Ucrânia) e contam 2 derrotas e uma vitória com ponto bónus, diante a Ucrânia (equipa mais fraca do grupo). 

Em Madrid já se pensa no jogo desde a semana passada, altura em que numa primeira abordagem o treinador francês, Regis Sonnes, elogiou o conjunto português pos ser bastantes experients, forçando a ideia que ainda estão à disposição de Errol Brain, 11 jogadores que jogaram no Mundial de França em 2007. Para além desta experiência, Regis elogiou a capacidade dos Lobos em aproveitarem os erros do adversário e marcar pontos como se viu frente à Rússia e Roménia. 

Após esta breve introdução ou abordagem aos lobos, o francês forçou a ideia de que se os espanhóis queriam ganhar a Portugal, tinham que jogar como fizeram na primeira parte frente à Namíbia (em Novembro, num jogo onde ganharam por 33-20), na segunda diante a Rússia, para além de atacar como fizeram diante a Ucrânia. 

Pode ver a abordagem ao jogo AQUI

A Espanha já realizou 5 jogos durante a época 2010/11. Em Novembro defrontaram a Namíbia e o Canadá, para depois jogarem com a Rússia, Geórgia e Ucrânia. Em 5 jogos, foram ganhos 2 e perderam-se 3, sempre por números redondos. Frente ao Canadá e à Geórgia, os valores dos adversários chegaram às 6 dezenas, (22-60 como Canadá e 60-0 com a Geórgia), enquanto que com a Rússia, e a jogar em casa, os Espanhóis não foram além de uma derrota por 24-28, embora tivessem marcado tantos ensaios que os "Ursos", perdendo apenas nas penalidades.

Nas vitórias os espanhóis conseguem contabilizar uma histórica. Em Novembro nos IRB Test Matches, os Leões receberam a equipa africana da Namíbia e venceram por contundentes 33-20, com 3 ensaios para os espanhóis. Foi um jogo onde a equipa Espanhola entrou muito bem, tendo marcado todos os ensaios na primeira parte. 
Jesus Moreno em acção pelo Leeds.
Para os jogo de Portugal, os espanhóis juntaram-se na semana passada já com os jogadores convocados. Para este jogo foram chamados 29 jogadores, sendo que desses 29, 12 jogam em França (5 no Top-14, 3 na PRO D2 e 4 na Federale 1) e um deles, o pilar Jesús Moreno Rodriguez vem directamente de Inglaterra (Leeds Carnegie). Convocados de Espanha AQUI.

Veja aqui, os resumos alargados da 1ª e 2ª parte do últimos jogo da Espanha diante da Ucrânia. Jogo esse que foi considerado pelo treinador francês, como o jogo da mudança de resultados.


9 comentários:

Anónimo disse...

É varrer os espanhois como o ano passado..
O oliveira o ano passado marcou um grande ensaio em madrid.

Anónimo disse...

as vitórias contra a Espanha são sempre fundamentais para a manutenção do peso institucional que Portugal hoje preserva na IRB quando comparado com a Espanha.
A inversão do peso desportivo colocar-nos-ia logo em desvantagem em virtude do maior número de clubes e praticantes em Espanha.
Por isso, para além do gozo especial que sempre dá ver Portugal vencer os nossos vizinhos castelhanos, a manutenção da liderança ibérica na modalidade é outro factor adicional que não deixará de motivar os Lobos.
Boa caçada!

Anónimo disse...

Quero ver o que a FPR vai fazer em relação às faltas de comparência do Belenenses na Taça Federação!

Silvex disse...

Para o anonimo das 10.05:

Mas em que ponto esse teu comentario esta relacionado com o ambito deste Post?

Se querem estar constantemente a "malhar" na FPR, no Pico, nos Clubes,no Morais, no Cabe, nos Luso-Franceses...criem um blog para isso.

Anónimo disse...

apoiado SILVEX !

Anónimo disse...

Para ganhar à espanha temos de entrar da mesma forma que entramos o ano passado! nao é a pensar que já esta no papo! vamos lá dar outra vez 50 a estes espanholitos!

Anónimo disse...

Entrar com toda a força e vencer por muitos......

Vamos a isso Lobos.......

Anónimo disse...

Se Espanha perder por muitos vai ter o seleccionador na corda bamba......

Eles vão dar tudo por tudo......

Mas claro.....Acredito na vitória portuguesa.....Ainda estamos na luta pelo 1º lugar......

Anónimo disse...

E em relação ao castigo do homem do diamante na gravata? É para quando o cumprimento do mesmo?

Vamos a eles LOBOS!!!!!!!!!!