quarta-feira, 2 de março de 2011

Lobos com muitas caras novas

Contra os England Students, a equipa técnica nacional dá uma oportunidade aos mais novos.
Depois da derrota frente à Geórgia, que fechou um ciclo de 3 jogos muito difíceis frente a selecções que vão estar presentes no Mundial, os Lobos vão gora defrontar uma selecção inglesa composta pelos melhores jogadores a estudar nas diversas universidades do país de sua majestade. No entanto esta selecção, a terceira a seguir à equipa principal e aos "England Saxons", contém no seu plantel vários jogadores a actuar em clubes do principal campeonato Inglês, "Aviva Premiership".
Para este encontro, Errol Brain e Frederico Sousa decidiram chamar jogadores menos rodados, ou até, jogadores que não são habitualmente convocados, nomeadamente sub.21. 

É um conjunto muito grande de caras novas, com vista a uma futura renovação da principal selecção portuguesa, com vista o Mundial de 2015, podendo mesmo considerar-se esta equipa como uma segunda equipa de Portugal, à semelhança dos England Saxons, Irlanda A, Escócia A e por aí adiante.

Os pré-convocados foram:
  • 1ª linha:
    • João Mateus
    • João Júnior
    • Jorge Segurado
    • Bernardo Costa Duarte
    • Nuno Taful
  • 2ª  e 3ª linha:
    • Rafael Simões
    • Rui D'orey
    • Duarte Gil
    • Luís Sousa
    • Tiago Girão
    • Jacques Le Roux
    • Fernando Almeida
    • Salvador Vassalo
  • Médios:
    • José Pinto
    • Rui Rodrigues
    • Pedro Cabral
    • Manuel Costa
  • Três-quartos:
    • Francisco Mira
    • José Lima
    • Carl Murray
    • Adérito Esteves
    • Bernardo Silveira
    • Duarte Moreira
    • Francisco Serra
    • Manuel Castro Pereira
Dos 25 chamados aos treinos apenas 6 tê mais que 10 internacionalizações, enquanto 10 dos pré convocados não conta nenhum jogo pelos Lobos. 

Rafael Simões
Está clara a aposta em jogadores novos, para além de que muitos dos convocados, como, Bernardo Costa Duarte, Nuno Taful, Bernardo Silveira, Luís Sousa, entre outros que vêm fazendo parte do grupo de trabalho que está a preparar os jogos da ENC 2011, podem ter neste jogo-teste uma oportunidade de mostrar o seu valor e voltar a ser chamado.

Surpresa das surpresas é a chamada de Salvador Vassalo e Manuel Castro Pereira. Este dois jogadores do Cascais, mostram a atenção que a equipa técnica vai tendo aos escalões mais novos, nomeadamente às selecções sub.18. Se o defesa, Castro Pereira, já vem fazendo parte do grupo de trabalho, o 3ª linha, que esteve a representar a selecção sub.18 no sábado diante dos England Colleges,   faz a sua estreia em trabalhos pela selecção principal dos Lobos. 

Se a estes dois jogadores juntarmos outros como Fernando Almeida, Duarte Gil e José Lima (todos eles internacionais sub.18), adicionarmos Rafael Simões, Manuel Costa e João Mateus (internacionais sub.20 no Campeonato da Europa de 2009 realizado em Coimbra) e ainda colocarmos Bernardo Silveira (presente no campeonato da Europa de sub.21 em 2009) facilmente se percebe que as selecções jovens estão a dar frutos e que há uma aposta, por parte dos treinadores nacionais em criar oportunidades para os jovens jogadores portugueses.
Salvador Vassalo (2º a contar da dir.), no Camp. da Europa de sub.18. Nesta selecção estiveram igualmente Francisco V.A., Vasco F.M. (ambos na Nova Zelândia a jogar), José Lima e Fernando Almeida. 
Em estreia estão também Rui Rodrigues (formação da Académica) e Duarte Moreira (asa/ponta do Belenenses). Estes dois jogadores já com experiência internacional na variante de sevens podem vir cobrir posições que estão mais débeis. 

Do lado inglês não se esperam facilidades. A formação orientada por Paul Westgate, vai fazer o segundo jogo de uma digressão onde vão defrontar, para além dos Lobos, outra selecção de estudantes, desta feita de França. 
  • England Studants vs French Studants (25-23) (realizada a 25 de Fev.)
  • Portugal vs England Studants
  • England Studants vs French Studants

Para esta digressão a equipa técnica inglesa chamou muitos jogadores a actuar nas divisões secundárias do país (National League 2 - equivalente à 4ª Divisão), mas foram chamados outras estrelas de clubes de maior dimensão, nomeadamente o Bath (aviva), Exeter (Aviva) ou o Bristol (Championship), de onde destacamos: 
  • Adam Bellamy - Talonador do Bristol
  • Tom Sargeant - Asa do Exeter
  • Paul Roberts - Centro/Abertura do Bath
  • Sam Miller - Ponta do Bath
  • Tom Mitchell - Centro do Bristol
  • Chris Reakes - Abertura do Exeter
Convocados da selecção Inglesa:
Adam Bellamy (Bristol), Richard Boyle (Northumbria), Richard De Carpentier (UWIC), Samuel Lockwood (Leeds Met), Mike Macfarlane (Loughborough), Mohammed Mustafa (Liverpool), Camilo Parilli-Ocampo (Loughborough), Tom Sargeant (Exeter), Matt Smith (UWIC), Alex Waddingham (Loughborough), William Warden ( cap. ) (Loughborough), Jack Yeandle (UWIC), Fred Burdon (Cambridge), Alex Cheesman (Oxford), Callum Grant (Reading), Louis Messer (UWIC), Sam Miller (Bath), Tom Mitchell (Bristol), Chris Reakes (Exeter), Paul Roberts (Bath), Ed Styles (Loughborough) e Russell Weir (Loughborough).

29 comentários:

Anónimo disse...

Gosto muito desta convocatória, estiveram muito bem os treinadores em dar oportunidade a jogadores menos rodados, jogadores muito jovens e dá descanso aos outros. Parabéns

Anónimo disse...

Ridiculo...Tomás Gonçalves, Kiko Pinto Magalhães, Frederico Vasconcelos, Frederico Melim, Nelo Mussolo, Mauro Estrela, Rodrigo Ribeiro, Joao Lino,Francisco Amaral,Luis Castro...nomes que deveriam estar aqui em vês de se pôr jogadores que nem na sua equipa da 2ª divisao jogam...

Anónimo disse...

Concordo com esta malta jovem, embora possa ser perigoso a nivel de resultados. Acho que são muitos de uma vez só, vamos ver...

Anónimo disse...

Podem por favor informar o nome dos jogadores convocados e os seus clubes.

Obrigado

Anónimo disse...

1. Para mim, os luso-franceses são tão portugueses como os jogadores nascidos em Portugal.

2. Acho que devem jogar na selecção os melhores, sejam eles luso-franceses ou nascidos em Portugal.

3. Jogadores como o Bardy (óbvio), o Balangué (grande jogo contra a Rússia, espero que logo que esteja recuperado da lesão volte a ser convocado) e o Campergue merecem ser convocados.

4. Não sei por que é que o formação que jogou contra Namíbia e Tonga há 2 épocas atrás (salvo erro) não voltou a ser convocado.

5. Nem todos os luso-franceses têm lugar na selecção.

6. O Benfica estava habituado a um abertura chamado Filipe Grenho. Apesar de por vezes ser demasiado temperemental, tem qualidades técnicas, tácticas e anímicas muito acima da nossa média. Não é convocado para as selecções porque manifestou a sua indisponibilidade, aparentemente por razões profissionais. No entanto, é um dos nossos melhores aberturas e um dos nossos melhores jogadores de sevens de todos os tempos.

7. Assim como há quem diga mal de todos os luso-franceses, também há quem idolatrize todos eles. Nenhuma destas posições faz sentido.

8. Essa idolatria pode ser contraprudecente para os próprios luso-franceses que, nalguns casos, chegam cá e pensam que vão ser logo os maiores.

9. Yanick Ricardo quando cá esteve (pode ser que tenha mudado muito, espero que sim), em atitude não chegava aos calcanhares do F. Grenho.

10. Quem quer ser Lobo - nascido em Portugal ou em França, tanto faz - tem que lhe vestir a pele.

Anónimo disse...

TOP14

Julien Bardy (Clermont) - 3 ª Linha
Gonçalo Uva (Montpellier) - 2ª Linha
Jonathan Leite (Brive) - Médio formação

PROD2

Lionel Esteban (Albi) - Pilar
Lionel Campergue (Pau) - Talonador
Samuel Marques (Pau) - Médio formação
Cristian Spachuk (Colomiers) - Pilar
Laurent Balangue (Colomiers) - 3ª Linha
Fábio da Silva (St-Etienne) - Médio formação

Anónimo disse...

Martim Bettencourt? Ze Miguel Almeida? Atónio Fragateiro? Manuel Brandao?! Nenhum destes é melhor que o Vassalo e o Castro Pereira por exemplo? Pa não falar do Gil... O que acham?!

Parabéns aos convocados. e que facam um grande jogo!

Anónimo disse...

nao sao de lisboa!!

Anónimo disse...

sobre yannick, todos erram e o yannick talvez também errou mas nao é por isso que agora nao merece ser visto, acho que errar nao é sinomino de nunca voltar na selecçao e se faz grandes jogos em frança na federale1 merece tanto que aqueles que jogam em portugal de ser visto pelo o treinador....
o treinador tem que se fazer a sua propria opinao e também sei que o frederico sousa foi treinador dos sub21 e entao de yannick ricardo na altura e nao havia problema...

Anónimo disse...

Realmente nao percebo mesmo como é que nao ha nesta convocatoria um unico jogador do Cdup! Campeoes da IDivisao e ja mereciam uma oportunidade de se mostrar

Anónimo disse...

Manel Brandao? Deixa-me rir! Zé miguel almeida, calma lá!
O unico que se pode talvez pensar em por nessa convocatoria é o Martim(que pelo que eu seiestá lesionado..)

Anónimo disse...

"Manel Brandão deixa-me rir?" Ok. realmente o Castro Pereira dá-lhe 10 a 0! Pelo amor de Deus, mas tá tudo maluco! Ridículo...
Duarte Gil? Porra, o gajo nem puxa ferro! Salvador Vassalo? Não digo que são maus jogadores ou que não podem ter um grande futuro mas há jogadores da idade deles ou um bocado mais velhos que são melhores. Mas a verdade é que sai mais barato ir buscar um afilhado a cascais do que ter que pagar aos tipos de coimbra ou do porto.
Deve ser lixado para os treinadores das selecções irem ver os jogos fora de lisboa.Perdem aquele almoço de familia ou aquela ida ao cinema.Coitados.Que sacrifício que deve ser...
Ah, e o martim voltou a jogar em janeiro...
RIDICULO. O Rugby Nacional é RIDICULO!

Anónimo disse...

voces falam do cabral e coitadinho que nao teve culpa por ter falhado o chuto. o que o gajo nao teve foi tomates,borrou se todo o rapaz. na final da IDivisao o chutador do cdup(nao sei o nome peço desculpa) teve um chuto bem mais dificil na bola de jogo e meteu dando o campeonato ao cdup. e este cabral que é pago pra jogar, joga ao mais alto nivel na seleçao e consegue falhar um chuto frontal DAQUELA MANEIRA?! ridiculo

Anónimo disse...

opa deixa tar que: Tomás Gonçalves, Kiko Pinto Magalhães, Frederico Vasconcelos, Frederico Melim, Nelo Mussolo, Mauro Estrela, Rodrigo Ribeiro, Joao Lino,Francisco Amaral,Luis Castro...nomes que deveriam estar aqui em vês de se pôr jogadores que nem na sua equipa da 2ª divisao jogam...
Metade nao sei quem sao, a outra metade joga porque são de Lisboa, não porque são melhores!

Anónimo disse...

Alguem sabe o resultado dos Sub 21 ( seniores ) Belem - Agronomia ?
outra questão pq é que o Belem adia os jogos da taça patricionador ?

obg

Anónimo disse...

o Manel Brandão nao tem cabeça nem nivel para ser jogador de rugby.
É um puto mal criado que, nos séniores, nunca fez nada!

O Martim Bettencourt é um jogador que merece alguma atenção por parte dos treinadores.
Foi internacional em todas as Selecções Jovens e, acho que vai ser também no futuro.
Talvez o Tomaz o pudesse por a rodar na selecção de sevens para começar a ganhar cabedal para o XV.

António Fragateiro é completamente ridiculo ser falado para jogar na selecção de XV. Pura e simplesmente nao tem nível.

Salvador Vassalo é um grande jogador e vai longe o Puto. Fez 18 anos esta semana e é logo convocado para a selecção principal.

Duarte Gil é uma aposta de risco, mas o que é facto é que fez vários jogos do CDUL na divisão de honra e esteve sempre bem.
Precisa, sim, de ganhar "cabedal" para jogar a nivel internacional, mas isso também o Gonçalo Uva quando começou.

Manuel Castro Pereira, tem impenso potencial e tem a cabeça no sitio. Não tenham duvidas que vai chegar lá e que vai ser uma seria opção para a linha de 3/4 da selecção nacional durante vários anos.

Quanto aos treinadores nao mandarem vir jogadores de fora para os treinos da selecção, é ridiculo mas é verdade.
Havia jogadores do CDUP do Guimarães ou de Coimbra que podiam estar a treinar com as Selecções (espceialmente os sevens) e que os treinadores, pura e simplesmente nem os conhecem.
Alguns treinadores vão ver jogos em lisboa e outros nem isso...

O problema que há é a falta de director técnico nacional... o Tomaz só está lá para ganhar do dele e contar umas histórias ao Presidente.
E enquanto este Presidente, que está a fazer um optimo trabalho, nao puser o Tomaz na rua, o rugby vai continuar a ser uma coisa de amigos e afilhados....

Anónimo disse...

Não perguntem por jogadores que não são chamados à selecção , que cumprem pouco o seu trabalho nos clubes e no tempo livre têm um estilo de vida em nada apropriado a um atleta que pratique qualquer desporto! e quem conhecer as pessoas e olhar para os nomes que aqui foram ditos percebe de quem se fala!! Se querem ter a vida que têm , ninguém tem nada a ver com isso , mas sofrem as consequências a nível desportivo...parece me óbvio!

Anónimo disse...

Há coisas que nunca mudam. Então agora a culpa é do Tomás? Vamos lá ver e fazer um pds.

O Tomás chama para os treinos da selecção jogadores como o Rui Rodrigues, o Serra e o Serginho, mas a culpa de não estarem na selecção é do Tomás. Engraçado porque agora o Serra e o Rui vai ao XV. E foi o próprio Tomas que levou o Serra à selecção no ano passado.

Segundo, este jogadores da Académica fartam-se de trabalhar e fazem por merecer uma aposta. Tal como alguém disse, a selecção não é para os que são bons, é também para os que merecem (que trabalham para isso), pois num mundo amador, ter técnica não chega.

Queres tirar de lá o Tomás, então aproveitar e leva sambem todos os seus resultados: o Uva, o Pico, o Neto, o Pipoca, os Mateus, o Girão, o Cabral, o Pipas, o Banana, o Fred Oliveira, o Foro, todos jogadores que foram com o Tomás para a selecção e são o que são hoje por causa dele.

Aproveitem e vão perguntar aos directores das maiores empresas nacionais o que eles acham do Tomás. Não sejam cobardes que se escondem atrás de uma manto e provavelmente se virem o Tomás até lhe fazem uma vénia, mas que aqui dizem mal de tudo.

Quanto ao Presidente da FPR. Ele sabe muito bem que se tirar o Tomás de lá, metade dos patrocínios voam e que todo um trabalho é deitado para o lixo. Aliás, o próprio presidente não quer mandar o Tomás embora, porque sabe o importante papel dele na FPR e no CNT/CAR.

Quanto ao ver jogos, Será que a FPR paga as deslocações para ver jogos no Porto?

Será que o Paulo Bento vai ver jogos do Fátima na 2ª Divisão? Também tem bons jogadores lá.

Great_duke disse...

Concordo no essencial com o teu comentário.

Não creio que possas comparar com ver o Fátima naquele desporto que se joga com uma bola esquesitamente redonda. Trata-se de ver jovens com potencial, sobretudo ao nível das selecções jovens.
Porque para ver o CDUP ou a Académica, os seleccionadores têm vários (demasiados) jogos por ano em Lisboa (infelizmente, pois a modalidade só tinha a ganhar se estivesse descentralizada).

Anónimo disse...

Na final da 1 Divisão, o Castro Pereira jogou frente a frente ao Martim e nem se viu... Mesmo magoado deu-lhe uma abada, e pelo que sei já está recuperado.. Jogou contra o Direito este fim de semana, e bem... Não percebo.

Anónimo disse...

Não me estou a referir a nenhum jogador em particular, mas jogadores que não estão interessados em jogar nas selecções regionais não se podem queixar de não serem chamados às selecções nacionais.

Aliás, a maior parte deles acho que não se queixa. Quem se queixa são adeptos dos seus clubes, muitas vezes mal informados.

Anónimo disse...

Sobre o Tomaz Morais favorecer jogadores de Lisboa, designademente de certos clubes, convem lembrar que a chamada do Rui Cordeiro quando quase não treinava (e, honestamente, dizia ao próprio Tomaz Morais que não podia jogar), levou ao abandono definitivo dos treinos da selecção dum jogador dum desses clubes que, com ou sem razão, se sentiu injustamente preterido.

Anónimo disse...

Foi o Bernado Mota???!!?? Um dos maiores flops a pilar...

Anónimo disse...

Eu nao falei do Tomas Morais, ele fez um optimo trabalho e isso é inegável, mas a nível de preferências a malta do Porto fica sempre para trás!

Anónimo disse...

Há aqui comentários que são claramente feitos por miúdos, e que nada têm de errado em vir comentar mas é necessário avaliar as coisas de forma diferente , porque vir por exemplo dizer "ah ele jogou e deu uma abada ao outro e ele tava lesionado....." , com certeza não se avalia somente um jogador num só jogo muito menos só porque se trata de um frente a frente!! Os jogadores têm de ser avaliados pelo seu desempenho , potencial e pelo seu "profissionalismo" tanto no treino como nos jogos. Treinadores como o Tomás Morais conhecem muito melhor determinados jogadores e sabem bem a forma como treinam, jogam e sobretudo a forma como encaram a modalidade!!

Num comentário anterior disse que havia uns quantos jogadores que tinham sido referenciados num outro comentário , que pelo seu estilo de vida e pela forma como encaravam o desporto acabavam por ser penalizados. Isto parece-me óbvio.. não chega ter mãozinhas ou um talento.. é preciso empenho e treino!

Não sei a realidade do acompanhamento dos jogadores fora da zona de Lisboa , mas acho claro que deve ser um ponto de investimento por parte da FPR.

Parem de maldizer pura e simplesmente! As pessoas que se encontram a frente da FPR e ligadas ao Rugby Nacional , na sua grande maioria querem e procuram ao máximo fazer o melhor pela modalidade! Se têm ideias e opiniões diferentes apresentem .. não descarreguem simplesmente um chorrilho de insultos baratos e cobardes atrás de um "anónimo"!

Anónimo disse...

Se não sabe a realidade do acompanhamento dos jogadores fora da zona de Lisboa, eu esclareço-o, desde já, que o mesmo não existe.

Anónimo disse...

o belem adia os jogos da taça federação porque não tem jogadores perdeu os 4 argentinos + o hugo valente + o valter jorge + 10 jogadores nas seleções , coitado do minhoto que deve andar a treinar fantasmas.tanto trabalho e agora perde 16 jogadores dos treinos, que grande dor de cabeça?

Anónimo disse...

Se assim é não deveria ser razão para adiar. O Cdul e Direito que tb têm jogadores na selecção não o fazem porque razão outros o façam?

por exemplo o direito tem muitos jogadores fora,mm muitos!

Anónimo disse...

Na final da primeira esse mesmo Antonio Fragateiro só marcou 3 dos 4 ensaios do CDUP, placou tudo... E jogou metade da época lesionado. nao tem nível... Já passou um mês desde a final, ja te devia ter passado a azia.