quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Janeiro de 2009 - Divisão de Honra

Apesar de ainda não ter acabado a primeira fase da Divisão de Honra, já são conhecidos os 4 finalistas para a fase final que terá início em Abril.
  • Belenenses (campeão em título)
  • Agronomia
  • CDUL
  • Direito

São estes os clubes que vão manter o campeonato ao mais alto ritmo.

Era no início deste campeonato o mais favorito à vitória. Com jogadores de grande nível como, David e Diogo Mateus, João Uva, William Hafu e Facundo Borelli mais Pedro Silva, Sebastião Cunha e Walter Jorge previa-se desde cedo um campeonato em tons de azul claro. E quando a 25 de Outubro os jogadores da Cruz de Cristo foram até à Tapada ganhar por 25-24, naquele que foi até à data o melhor jogo do campeonato, ninguém duvidava das potencialidades desta equipa.

Contudo, nem tudo estava fácil pelo Restelo. A saída de Bryce Bevin veio tremer um pouco o chão do Restelo. Nada que se suspeitasse pois logo na jornada a seguir os azuis forma até ao Porto derrotar de forma categórica um CDUP por expressivos 73-11. Mas duas jornadas a seguir vieram ao de cima as fragilidades do Belenenses. Uma derrota, em casa, diante da Agronomia por 8-34, não é difícil de esquecer.

Veio novo treinador e bem referenciado. Hafu começa a ficar em forma. E se bem se sabe é nas alturas mais difíceis que o melhor do clube de Belém vem ao de cima.

Já desde há três campeonatos para cá que estão sempre na fase final e como candidatos. Com jogadores de grande nível e experiência, donde se destaca Conrad, Jacques, Joe, Duarte Cardoso Pinto, Mira e Diogo Coelho esta equipa da Tapada é capaz do melhor.

É talvez o clube com características mais profissionais em Portugal. Com o complexo desportivo mais avançado (a nível de Rugby) do país. Agronomia é o Clube que mais evoluiu, em todos os níveis. Desde as infra-estruturas até ao nível técnico dos jogadores.

Mas dentro do plantel de Agronomia encontra-se uma pessoa que detém muito mérito na evolução. Ricardo Sequeira, treinador de Agronomia há alguns anos, apenas durante o ano passado largou a equipa para ir trabalhar com Tomás Morais, é o grande responsável do jogo Agrónomo.

Com ele e com jogadores como Joe Gardener, os adeptos de Agronomia podem esperar muito do resto do campeonato.

O Clube com mais títulos em Portugal tem feito as últimas épocas sempre a subir! Com uma clara aposta na prata da casa, que muitas alegrias deu nas épocas de juvenis e júniores, este ano pode ser o ano da final. É talvez dos 4 finalistas aquele que recolhe menos apostas com vencedor.

Mas não deitem tudo a perder. Se pelas zonas do Estádio Universitário treinassem Pedro Cabral e Tiago Girão, as coisas seriam muito diferentes. Contudo dois não fazem a diferença, muito menos no Rugby. Às "transferências" de Cabral e Girão, o CDUL respondeu com uma aposta em três jogadores que vêm enchendo os campos de Portugal. Peter Leulooso, Julien Palmer e James Ridell. Se o primeiro já cá estava o ano passado, o segundo tem dado nas vistas pela segurança que dá ao jogo. Já o terceiro, quem se deslocou à Tapada numa noite de quarta-feira não se esqueceu da placagem que este efectuou sobre o nº8 Agrónomo.

Apesar disto, jogadores como Sampaio Nunes, Monica e Silveira conseguem, contando com a juventude, trazer potencial e qualidade ao jogo Azul.

Muita juventude e muito potencial, são as características de um CDUL que este ano se encontra ainda mais forte que os anos passados.

Certamente que o ano passado foi um ano para esquecer nos lados de Monsanto. Com a saída de muitos jogadores, ou porque vão jogar para fora ou porque se retiraram, o Direito conheceu uma das piores épocas. Mas parabéns à equipa técnica. A aposta em jogadores jovens na época passada veio trazer uma mais valia este ano. Luís Salema e Luís Portela têm-se evidenciado nas posições de 8 e 10.
É a equipa mais experiente do campeonato. Como já foi dito uma vez, consegue com sucesso misturar experiência com juventude.

Do seu plantel destaca-se João Correia, Diogo Coutinho, Vasco Uva, Pedro Leal, António Aguilar, Adérito Esteves, Miguel Portela e Miguel Leal. Todos jogadores de selecção. Todos, menos Miguel, tiveram no Mundial 2007 e isso é uma forte vantagem para a equipa de Monsanto.

Para além dos jogadores, da experiência e da juventude, têm ainda um treinador jovem, com grande potencial, Frederico Sousa, que tem feito um óptimo trabalho no comando do Direito.
É certamente uma equipa candidata e é aquela que menos treme nas decisões.

10 comentários:

Anónimo disse...

diogo miranda a 9? ta tudo doido. nos tempos q veem os 2 formaçoes da seleçao vao ser smp o zé pinto e o pipoca. prevejo o salema a jogar a abertura.é um jogador cheio de qualidade e com um grande jogo ao pé....precisa de ganhar velocidade mas isso vai la com o tempo.é a sua 2a epoca nos seniores e ainda é ultimo ano de sub20...lembrem se do jogo q o miudo fez na super taça deste ano! foi ele q ganhou aquilo.

Anónimo disse...

Excelente análise. Contudo do lado do Cdul acho que jogadores como João Júnior, Lourenço Machado ou Gonçalo Foro têm sido os melhores a par dos estrangeiros.

Contudo ao analisar as 4 equipes vê-se que o Direito consegue ser a equipe mais consistente tendo em conta a análise feita, onde falta o grande jogador Eduardo Acosta.

Assim sendo, lanço um repto, porque não as equipes portuguesas apostarem mais nos jovens jogadores portugueses?!? há muitos e bons!!

Anónimo disse...

Excelente esta análise.
tudo indica que as 1/2 finais sejam Agronomia/CDUL, o CDUL vai contar com o Tiago Girão e com o Diogo Gama mas mesmo assim não vai ter hipóteses com Agronomia a outra será Belenenses / Direito e o Belém ganha os dois jogos
Assim sendo a final será Agronomia / Belenenses e ganha Agronomia tranquilo, estão a anos luz de todos os outros

Pena que num bom post tenham que vir logo insultar o treinador do Direito, não o conheço pessoalmente mas não há grandes dúvidas que está a fazer um excelente trabalho.

Anónimo disse...

Diogo Gama? Não.
O Tiago Girão voltou para Portugal porque vem trabalhar para cá e como é lógico vai jogar no CDUL.
Agora o Diogo Gama nada tem a haver com o CDUL, não faz sentido nenhum.

ass: cdul

Anónimo disse...

cdul,
e o cabral?

Anónimo disse...

Saxons Vs Portugal aqui:

http://islsport.comoj.com

Anónimo disse...

Sim, tudo está como era esperado desde a primeira jornada. Aqui a dúvida era só nas posições a que chegariam à final4. Na verdade, Agronomia não tem adversário à altura e com o Ricardo Sequeira não se repetem os erros do José Mendes Silva. Agronomia levará de vencida todos os jogos que tem pela frente, independentemente do seu grau de dificuldade... com uma excepção: GDDireito. Já aqui alguem escreveu que é uma equipa experiente e com rasgos de juventude nos lugares certos. Penso que essa experiência do GDD pode ser a única pedra no sapato de uma final com Agronomia. Apenas mais uma palavra para quem desce: assim se pode confirmar a injustiça do ano passado que ditou o afastamento do Técnico. Sem jogos escandalosos, o Cascais demonstra o seu real valor: uma equipa que terá dificuldades em regressar à Honra nos tempos mais próximos.

Anónimo disse...

o Cascais este ano desceu com justiça... mas nao te esqueças de uma coisa, se calhar o cascais ha dois anos ganhou ao Tecnico porque na altura ainda tinha os verdadeiros seniores do cascais que se foram todos embora no verao desse mesmo ano e de uma equipa inteira de seniores os unicos que ficaram foram quatro ou cinco!!ja agora e verdade, e tambem eu considero, a Agronomia como a melhor equipa do campeonato mas tambem e preciso ter um bocado mais de humildade e respeitar os adversarios, acredito que a Agronomia chegue a final e consiga obter o titulo mas penso que nao vai ser assim tao facil como isso..

bryan disse...

Analisa do jogo england saxons -portugal em : http://lobosportugalrugby.blogspot.com/

Anónimo disse...

Fotografias do jogo England Saxons v Portugal aqui:

http://www.gettyimages.com/Search/Search.aspx?EventId=84134568

Cumprimentos, Manuel Calejo Pires