quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Treinos da Selecção

Um grupo de olhos postos no Mundial.

As férias vêm aí mas os trabalhos da selecção não param. Nos dia 26 e 27 de Dezembro o os lobos vão-se juntar e continuar o trabalho que tem vindo a ser efectuado até à data. Depois dos jogos frente a Namíbia, Argentina A e Tonga, no mês de Novembro, a selecção portuguesa volta a realizar dois amigáveis em Janeiro.

  • Portugal x Resto do Mundo - reedição do jogo que põe frente a frente os melhores jogadores estrangeiros a jogar em Portugal e os melhores jogadores portugueses.
  • Portugal x England Students – Portugal defronta uma equipa de jogadores estudantes dos campeonatos ingleses. Esta equipa é vista como a terceira selecção inglesa, depois dos Saxons e da equipa principal.

Com vista a estes jogos e preparação para a 2ª volta do Torneio Europeu das Nações, foram chamados aos trabalhos os seguintes jogadores:

Pilares:

  • Hugo Valente (CFB)
  • João Júnior (CDUL)
  • Jorge Segurado (GDD)
  • Juan Murré (Auch-França).
Talonadores:

  • João Correia (GDD)
  • Nuno Taful (GDD)
  • Mike Barbosa (Racing 92-França)
2ª Linha:
  • Gonçalo Uva (GDD)
  • David dos Reis (Nimes-França)
  • Eduardo Acosta (GDD)
  • Juan Severino (AEISA)
  • Conrad Stickling (GDS)
  • David Penalva (Auch-França).
3ª Linha:
  • Vasco Uva (GDD)
  • João Uva (CFB)
  • Julien Bardy (Clermont-França)
  • Aurelien Beco (Limoges-Feança)
  • Tiago Girão (CDUL)
  • Salvador Palha (GDD).
Médios formação:
  • Pedro Leal (GDD)
  • José Pinto (GDD)
  • Emanuel Rebelo (Dijon-França)
Médios abertura:
  • Pedro Cabral (CDUL)
  • Duarte Cardoso Pinto (AEISA)
Centros:
  • Diogo Mateus (CFB)
  • Miguel Portela (GDD)
  • Pedro Silva (CFB)
Pontas:
  • David Mateus (CFB)
  • Gonçalo Foro (CDUL)
  • Frederico Oliveira (CDUL)
  • Adérito Esteves (GDD)
Defesas:
  • António Aguilar (GDD)
  • Joe Gardener (AEISA).
Joe Gardener volta à selecção.

Na convocatória o grande destaque vai para a chamada de Joe Gardener e Conrad Stickling, que regressam aos trabalhos da selecção 4 meses depois. Entretanto o ponta do Direito, Adérito Esteves, parece recuperado da lesão que o afastou da competição. A estreia nesta convocatória é a chamada do primeira-linha e talonador luso-francês Mike Barbosa que joga actualmente na equipa de “Espoirs” do Racing Metro 92, clube do Top-14.

Esta nova convocatória traz muitos jogadores ao Jamor. Desde José Pinto, que devido a motivos profissionais ficou ausente da "Super Bock Cup", até Julien Bardy - Top 14. Contudo é uma convocatória de estreias e ao mesmo tempo de confirmações. Aurélien Beco e Emanuel Rebelo, que vinham trabalhando com o grupo durante os últimos testes, viram o seu trabalho ser recompensado com nova chamada, confirmando a aposta de Tomaz nestes jogadores. Outra chamada que impressiona é a do jovem talonador Mike Barbosa. Uma promessa e um jogador que pode ser bastante útil ao grupo de trabalho e também à própria equipa.

116 comentários:

Anónimo disse...

quantos anos tem este novo jogador frances?alguem sabe se e bom?

Anónimo disse...

Apenas uma correcção: Hugo Valente não é (pelo menos por enquanto) do GDD. É do CFB.

Anónimo disse...

Nasceu em 88

Anónimo disse...

9 estrangeiros.........boa

Anónimo disse...

9 estrangeiros? onde?

Juan Murré, Severino e Acosta estão naturalizados. Sabes o que isso é?

bardy, mike, beco, rebelo, david dos reis, penava, tao portugueses como os outros que jogam ca.

os unicos que se calhar ainda nao estao naturalizados sao o conrad e o joe.

Anónimo disse...

o melhor grupo de jogadores até agora convocado.

Manuel Cabral disse...

Não vejo 9 estrangeiros...Vejo apenas dois. Os outros são tão portugueses como qualquer um de nós.
E quanto aos outros dois, se a legislação nacional e internacional o permite, porquê levantar essa questão e agitar essa bandeira?
Afinal todos elogiam a Nova Zelândia e a Irlanda, mas também nessas equipas existem jogadores que vivem e jogam no estrangeiro, ou que nasceram noutras terras, mas porque vivem nesses países podem (e jogam) por eles.
No caso da Irlanda até existe uma equipa, com honras de seleção regional, que apenas utiliza jogadores que vivem e jogam no estrangeiro, os Exiles.
É mesmo uma excelente ideia que podia ser adoptada por Portugal.

Anónimo disse...

Goste-se ou não se goste, qualquer filho de portugueses que jogue num clube estrangeiro, realmente é tão português como qualquer filho de portugueses que jogue num clube português. PONTO FINAL. Passemos a falar doutras coisas.

Anónimo disse...

O Mike Tadjer Barbosa ( Em frança é só conhecido por Mike Tadjer) faz parte dos Espoirs do Racing Paris mas ja jogou pela equipa principal no ano passado quando estavam na PROD2.

http://www.itsrugby.fr/joueur_13590.html

No Rugbyrama, e no Leequipe aparece na listagem da equipa principal que este ano está no TOP14. Aparece como 2ª linha mas está errado. Ele jogou todos os jogos a talonador.

No site do Racing aparece nos Espoirs.

http://www.racing-metro92.com/Espoirs-51.html

É certamente dos melhores dos Espoirs do Racing Paris, uma vez que ja teve oportunidade de jogar pela 1º equipa e aparece num grupo restrito de jogadores dos Espoirs que são apresentados no site oficial.


Esperemos que o Mike Tadjer seja mesmo bom e tenha futuro, uma vez que joga numa posição muito deficitária em Portugal: Talonador

Anónimo disse...

Falta o Spachuk que continua lesionado.

Anónimo disse...

estes jogadores vão todos trabalhar mais de um mês seguido na selecção? E participar nos jogos amigáveis? "Franceses" incluídos? E não eram 3 os jogos amigáveis previstos antes de irmos à rússia?
São estas as minhas dúvidas.
António Freire

Anónimo disse...

Olho para esta lista de jogadores e digo com clareza que é das melhores convocatorias de sempre.

Com a ausência de um ou outros jogador importante, ou com capacidade de tambem marcar presença aqui como Christian spachuck (lesionado), sebastiao cunha, costa duarte, mira, pedro carvalho, coelho, etc.. a verdade é que esta mesmo assim consgeue ser uma chamada de grande qualidade.

Curiosos ver que cada vez mais temos jogadores luso-franceses (finalmente) de grande valia. Neste momento temos dois que jogam em clubes do top-14!

Vemos josé pinto e adérito regressados, julien bardy e penalva de volta, joao junior, severino e palha em grande forma e joe à espera de nacionalidade portuguesa.

Para mim o melhor XV é este:

1- joão junior
2- pipas (mike-grande jogador)
3- (spachuck) segurado (murré)
4- uva
5- acosta (penalva)
6- vasco (palha)
7- Bardy (joao)
8- severino (girão)

9- rebelo (pinto)
10- cabral (cardoso pinto)
11- foro (mateus)
12- mateus
13- portela (pedro silva)
14- aderito (oliveira)
15- pipoca (aguilar e depois joe)

com esta equipa so temos um ponto fraco que sao as pontas: apesar de serem grandes jogadores de VII em XV demoram a impor o seu poderio. Não são jogadores de grande aceleração. Falta o Coelho e o kiki.

Anónimo disse...

Por o Joe que marca 35 pontos num jogo atrás do Aguilar... É triste!

Anónimo disse...

Se alguém pudesse esclarecer as minhas dúvidas já em cima mencionadas agradecia!
António Freire

Anónimo disse...

1- joão junior (spachuk se estiver bom)
2- mike barbosa
3- juan murré
4- eduardo acosta
5- conrad stickling
6- vasco uva (saltador)
7- julien bardy (saltador)
8- juan severino

9- emanuel rebelo
10- pedro cabral
11- goçalo foro
12- diogo mateus
13- miguel portela
14- pedro carvalho (ja devia estar)
15- joe gardner

com este 15 até ganhamos à Russia na Sibéria!!

Abraços
SR

bryan disse...

O Mike é muito bom jogador !
Normalmente uma entrevista com ele brevemente no meu blogue

Great_duke disse...

Esta convocatória parece realmente incluir os melhores jogadores disponíveis para representar Portugal.
Gostaria de deixar alguns comentários.
Em 1° lugar, realçar a manutenção de Emmanuel Rebelo na convocatória. Foi a melhor surpresa dos últimos tempos nos Lobos, particularmente no jogo com Tonga. É capaz de jogar bem quando pressionado e pode vir a ser um jogador fundamental nos Lobos.
Em 2° lugar, creio que com o Joe naturalizado, a qualidade do nosso jogo ao pé aumenta bastante e, também ele, poderá vir a ser preponderante nos Lobos. Mesmo que isso signifique que o Pipoca tenha que começar os jogos no banco...
Por último, um comentário sobre os naturalizados. Quem se mostra contra nunca deve ter visto jogadores como o Juan Severino ou o Eduardo Acosta a deixar tudo em campo por Portugal. Eles vivem a camisola...
Estes comentários do bota-abaixo fazem-me impressão. Eu vivo no Luxemburgo, para onde vim há mais de 8 anos quando me fizeram uma proposta profissional para aqui ficar um ano. Ao principio foi difícil, a língua, a cultura, hábitos diferentes. Mas depressa aprendi a gostar deste país como se fosse meu. Fiquei por cá, já cá nasceram os meus dois filhos (o mais velho - faz 3 em Janeiro - já canta a Portuguesa com os Lobos em frente da TV). Seria uma honra e um prazer se o Luxemburgo um dia me convidasse para o representar de uma qualquer forma. Creio que é isso que sentem os portugueses que não nasceram de pais portugueses. Não é por serem adoptivos que deixam de ser parte da família.

Anónimo disse...

"Em 2° lugar, creio que com o Joe naturalizado, a qualidade do nosso jogo ao pé aumenta bastante e, também ele, poderá vir a ser preponderante nos Lobos. Mesmo que isso signifique que o Pipoca tenha que começar os jogos no banco..."

Acho que o Pipoca sair do XV é como ganhar a sorte grande.

Anónimo disse...

Li aqui muita coisa sobre naturalizados e sobre amor á pátria...

Alguém duvida que o Francis se sente português de verdade e gosta realmente de nos representar? Ou alguém tem duvidas sobre esse sentimento em relação ao antigo jogador de andebol Nikolay Tchikolaev ou ainda à Naide Gomes (Cabo Verde), ou até o Nelson Evora(Cabo Verde)?
Não devemos pensar nos (maus) exemplos futeboleiros de jogadores que para se promoverem se juntam à nossa selecção.
Quem pensaria em se juntar a uma selecção que nunca se apurou para nenhum RWC até à 2 anos atrás para se promover?
Alem disso países como Nova Zelândia, Itália, Irlanda, Namíbia e outros têm entre os seus jogadores muitos naturalizados e ninguém se sente escandalizado...

Essa mentalidade soa a PNR.

O NORTENHO

Anónimo disse...

Aliás creio que no mundial de 2007 só a Roménia e talvez a Geórgia não tinham jogadores naturalizados.......


Creio que é uma excelente convocatória. Só espero que o estágio corra bem e que os jogadores ganhem rotinas que serão fundamentais para os jogos que se avizinham.......

Manuel Cabral disse...

Talvez a Roménia e a Georgia não tivessem jogadores naturalizados, mas vários dos seus jogadores vivem e jogam , entre outros países, em França

Anónimo disse...

Gostava que houvesse mais jogos da selecção de XV de raguebi, e em mais sítios.......Coimbra, Lousã.......Loulé.......Porto......Évora.......Arcos.......

Deveríamos pensar numa selecção de alternativas à selecção principal. Tipo Argentina Jaguares.......Que até poderia caso fosse possível ir jogar uns jogos onde existam importantes comunidades de portugueses.........Luxemburgo.....França.......Alemanha.......Porque não Bélgica.....Holanda......

Anónimo disse...

nao se esqueçam do conrad na 2ª linha..pricipal figura nos antigos avançados da Agro campeã...grande saltador,forte no contacto, e melhor tecnica que qualquer avnçado e trs quartos de portugal

Great_duke disse...

Fico contente por ver tantos comentários. Parece que a convocatória deu ânimo ao pessoal. Agora é necessário trabalhar bem para estarmos "no ponto" em Fevereiro e Março. Não poderemos facilitar em nenhum jogo nem por um minuto. Uma distracção, uma placagem falhada, pode vir a custar muito caro.

Anónimo disse...

http://nl.justin.tv/p2p1003
Para verem os 7´s

Anónimo disse...

caro anonimo que diz que ganhamos na siberia ( concordo), o jogo parece que não é na siberia mas sim numa cidade perto da georgia, o kiki já tem sido chamado não sei porque não foi desta. Parece que não tem grande disponibilidade devido a um trabalho novo que tem.
O cristian e tight head prop e não loose head. O conrad não me parece grande solução ia mais por um penalva e o joe sim ( embora digam que legalmnente não pode representar o País. Concordo com o Gonçalo Uva de fora neste momento está em pessima forma. O foro é outra dúvida já que não me parece ter qualidade para o lugar, o Aguilar no bom momento que apresenta e a foema como se coloca dé melhor opção. David mateus apenas faz figura e muito estanque. No entanto também concordo que este é o melhor grupo de jpgadores alguma vez convocado embora ainda com grandes lacunas na 1ª linha.
continuem

Anónimo disse...

Por o Joe que marca 35 pontos num jogo atrás do Aguilar... É triste!

há quanto tempo o joe não placa?
3 ou 4 anos

Anónimo disse...

Resultado dos sevens, se alguém souber. Obrigado desde já.

Anónimo disse...

Fiji- portugal 50-7!!

Anónimo disse...

que vergonha de exibição com as ilhas fiji! e nao digam "ahh tavas a espera de ganhar", quem viu o jogo sabe do que falo
foi mesmo mau

Anónimo disse...

foi fraco de facto. Muitos furos abaixo do que aconteceu no dubai. A defesa nas pontas esteve, novamente, muito fraca. Foi pena. . .

Anónimo disse...

tambemconcordo pensava que iria ver os nossos pontas (foro e david mateus) muito melhor, estiveram muito aquém das expectativas ambos sem creatividade nenhuma nao conseguindo ganhar metros e a fazer aquilo que nao deveria acontecer com um ponta, morrer com a bola...

Manuel Cabral disse...

PORTUGAL - FIJI:
7-56; 0-59; 14-36; 0-43; 7-36; 5-24; 0-35; 10-19; 0-31; 0-36; 14-33 ; 0-42; 7-28; 5-31; 0-12; 0-39; 10-43; 10-24; 7-41, e hoje 7-50.
Ainda achas estranho o resultado de hoje?

Anónimo disse...

enquanto tivermos uma equipa que não consegue circular a bola, não temos hipóteses. Não conseguimos fazer um passe! Aquele número 8 não fez um passe!

Anónimo disse...

Ainda acho estranho! Dos ultimos tempos foi o resultado mais dilatado, e depois jogaram mal de facto, podiam ter feito melhor dentro da derrota. E o que se espera é evolução não retrocesso da nossa performance de rugby!

Anónimo disse...

o nº8 não faz ideia do que é passar uma bola nem o que está a fazer dentro de campo, o hugo valente aspas aspas, o sebastião cunha é só passes para o chão, diogo miranda não faz uma placagem e morre sempre sem a bola ...
e o neto não consegue perceber isto, não tem 2 dedos de testa.

Anónimo disse...

notou-se falta de experiencia contra a australia, tivemos quase sempre dentro dos 22 metros deles mas so aproveitamos uma vez para fazer ensaio. Eles aproveitaram 3 erros nossos e ganharam! Devia ter sido nosso o jogo!Mas realmente não se percebe como se falham tantos passes!

Anónimo disse...

quanto ficou resultado contra a Austrália?

Anónimo disse...

valente muito bem e grandes oportunidades perdidas contra a Austrália, sebastião realmente mal.

Anónimo disse...

Se Portugal fizesse na prática metade do que fala mal, seria uma potência a tudo!

Anónimo disse...

contra a autralia melhor, ainda alguns erros aos quais nao estamos habituados com as selecçoes de VII.
esta equipa precisa de mais rodagem

Manuel Cabral disse...

É preciso dar-lhes tempo.
Ainda nos vão dar grandes alegrias!!

Anónimo disse...

Portugal precisa de ganhar à russia para continuar a ser vista como a terceira selecção europeia atrás da inglaterra e gales! Mas a russia está a apostar muito forte! Mas estes putos com tempo chegam lá, só não ganhamos à austrália por falta de experiência!
António Freire

Anónimo disse...

o cunha foi fulcral no 3 jogo

Anónimo disse...

Sempre que conseguimos fazer 3 passes seguidos criamos perigo.... A defesa nas pontas continua miserável! Inacreditável a perda de bola na ultima jogada que podia ter dado o jogo aos russos. E não falem de inexperiencia pois o jogador que teve a oportunidade de acabar o jogo era o Foro!!!!

Anónimo disse...

Realmente não percebi a ideia do foro! Mas pronto, a sorte que não tivemos contra a austrália, tivemos agora contra a russia!
António Freire

Anónimo disse...

Espera-se que o Mike Barbosa seja realmente bom, Portugal dificilmente vai ganhar jogos enquanto o Pipas for titular (placar nao chega, é preciso introduções como deve ser).
A entrada do Mike e do Conrad no XV vai melhorar e muito os nossos alinhamentos.
O Joe vai melhorar muito o nosso jogo ao pé e eficacia aos postes.
Se para além disto conseguirmos melhorar as melees temos tudo para irmos ao mundial.

1- joão junior
2- mike
3- spachuck
4- gonçalo uva
5- conrad
6- acosta
7- vasco uva
8- severino
9- rebelo
10- cabral
11- foro
12- diogo mateus
13- pedro silva
14- david mateus
15- joe

Anónimo disse...

mas quanto é que ficou o jogo com a russia?

Anónimo disse...

Portugal 21 - 12 Rússia
http://www.irb.com/irbsevens/edition=2/fixturesresults.html

Anónimo disse...

mas quem é esse mike para ser já titular absoluto? o bardy de fora? o palha tem feito uns jogos impecaveis??? rugby português é uma boa...

Anónimo disse...

Que tristeza ver este portugal 7s, não controem nada, não fazem jogadas, so vao ao contacto, muito fraquinhos. O fred oliveira nem no xv nem nos 7s, é mto fraco. Hugo valente grande revelação, muito bem já a este nivel. velti falta-lhe velocidade, mas n esta mal, manel costa fraquinho.
Espero ver amanha francas melhoras pelo menos no rugby jogado que esta mt fraco.

Anónimo disse...

o homem deste último comentártio deve ter muito para acrescentar a selecção de sevens e de xv

appleton disse...

Voces a comentar sãos maiores....invejosos!!!!

Anónimo disse...

O Hugo Valente tem estado muito bem. Se continuar a evoluir como tem evoluido pode sonhar com um contrato profissional lá fora.

Mas penso que é um erro apostar nele como pilar no XV, só porque temos faltas de pilares. A melhor posição para ele é ponta.

Anónimo disse...

a q horas joga portugal amanha?alguem sabe onde posso ver o jogo na net?
obg

Anónimo disse...

mas ninguem tem olhos na cara?! o aguilar nao esta a jogar nada, tem que saltar da convocatoria para bem da seleccão. vai o pipoca como arrier e o kadosh chamado á selecção. coisa que ja devia ter acontecido.

Anónimo disse...

frederico oliveira fraco. grande diogo miranda, que nunca desiste. valente, revelaçao.
e a minha opiniao ignorante, mas parece-me que alguns nao tem grande qualidade para la continuarem.
ha que lhes dar tempo

Anónimo disse...

AINDA VEM AI O CARL E O FACUNDO RESULTDO FINAL SAO 13

DA QUE PENSAR...

Anónimo disse...

Aguilar não esta a jogar nada? mas é sempre o carrasco de agronomia e peloas vistos no último fim de semana do belenenses também, pipoca fora joe dentro...mas nas finais e momentos decisivos lá vem o pipoca resolver e agronomia uma vez mais a perder. Enfim são só coincidências.

Anónimo disse...

Bom resultado contra a França. 28-17.Uma primeira parte soberba. A 2ª foi fraquinha. Serra o jogador mais fraco desta selecção tocou duas vezes na bola e deu dois ensaios aos franceses. Mas temos equipa e isso é o mais importante

Anónimo disse...

carl murrey na selecçao

Anónimo disse...

?

Anónimo disse...

quando jogamos novamente??da para ver na net???

Anónimo disse...

http://www.justin.tv/p2p1003

mas ja fomos

Anónimo disse...

benfica foi à Lousada e ganhou ao CDUP. alguém sabe outros resultados?

Anónimo disse...

CDUL como seria de esperar ganhou com ponto bónus ao Técnico. Sempre em frentre CDUL.

Anónimo disse...

E Belém- Agronomia alguém sabe?

Anónimo disse...

belem varreu agro por 33-12
hafu mais uma vez a fazer a diferença

Anónimo disse...

E o direito fez ponto bonús com a Académica?

Anónimo disse...

muuray não é o treinador?

Anónimo disse...

agro vence direito!
33.12
Fraquissimo jogo dos avancados do belem!

Anónimo disse...

agro vence belem
20:33
joe em altas

Anónimo disse...

Qual o resultado do Direito AAC.

Anónimo disse...

Lousã - Cascais?

Anónimo disse...

o anónimo das 5:59, para além de ser pateta e vir aqui gozar com quem tem interesse genuíno, tem outros objectivos na vida?

O resutado correcto é 20:36 com 3-3 em ensaios. Vejam o que o Gardner não carregou de penalidades!!!

Anónimo disse...

48-16 para o GDD, 6.1 em ensaios

Anónimo disse...

Lousã 25 Dramático 24

Anónimo disse...

Perdão pelo coment anterior!!
Lousã 26 Dramatico 24

Anónimo disse...

CARREGA AGRO!


CONTRA TD E CONTRA TDS!

Anónimo disse...

Todos os jornais e muitos anonimos atribuem esta vitoria agronoma ao Joe e aos seus 22 pontos, mas esquecem-se de onde é que vieram as penalidades. 3 delas (pelo menos) ou seja 9 pontos vieram de faltas na mellee, onde o 5 da frente azul (totalmente profissional e estrangeiro) não teve á altura do agronomo! E fartou-se de fazer faltas!

De qualquer maneira esta vitoria nao vale mais do que os 4 pontos de dai advêm, porque com este modelo é indiferente ficar em 1º ou em 4º!

Anónimo disse...

De facto o 5 da frente do belem levou um baile do 5 da agro! É melhor mandarem vir mais cinco estrangeiros, 8 é pouco!

Anónimo disse...

Lol , mandem vir o fanfas

Anónimo disse...

Pelos vistos é-te indiferente jogar em casa ou fora.

Estamos aqui para ver o que vão dizer do próximo modelo.

Parecem os xuxas a legislar em cima dos acontecimentos e sempre que não lhes agrada o que está...

Anónimo disse...

Que se saiba a a meia final na Divisão de Honra é a duas voltas. Na primeira divisão é que o clube melhor classificado recebe joga a meia-final em casa, o que é muito importante.Por isso na DH o 2º e o 3º estão exactamente em pé de igualdade, tal como o 1º e o 4º.

Anónimo disse...

O Aguilar continua a brindar Agronomia. Então Agronomia venceu com brindes do Blém ? Porque é que não reconheces que Agronomia foi muito superior emtodos os capítulos do jogo? Não foram só os avançados nem o Joe. E mesmo que fosse o Joe é jogador da equipa. E viram quantos miudos jogaram na equipa da Tapada? Já mostraram que estão mais do que preparados para a Fase Final. Força Agronomia

Anónimo disse...

XV CONTRA XV do João Paulo Bessa:

Li no site da Federação que o Presidente da Assembleia Geral decidiu determinar a convocação de eleições para o dia 8 do próximo mês de Janeiro. Não percebo, não vejo vantagens e ainda não sei a quem poderá interessar. Ao rugby português e aos seus compromissos e objectivos não é com certeza. De facto, definir uma data de eleições para o meio de uma época, em cima do início da temporada internacional onde o rugby português jogará a importância do acesso ao Campeonato do Mundo, não lembra a ninguém. Porque não sendo indiferente a relação com os compromissos que se encontram estabelecidos, mandaria o bom-senso que se considerasse – pela natural agitação que provoca - o momento eleitoral para depois do calendário internacional onde se jogam os principais objectivos competitivos do rugby português.

Não percebo, portanto, porque lembrou tal decisão ao Presidente da Assembleia Geral a quem cabe, fundamentalmente, zelar pelo cumprimento estatutário – não conheço nada que obrigue a eleições imediatas – e, no limite, que seja o garante da inexistência de abusos de poder – que também não conheço. Assim gostaria de ouvir publicamente do senhor Presidente da Assembleia-Geral a explicação, senão a justificação, da sua decisão para que não possa ficar a ideia que terá apenas correspondido a um qualquer interesse e que o seu cargo serve outras finalidades que as da melhoria e desenvolvimento do Rugby português. Fico à espera.

Anónimo disse...

sejam humildes agros, afinal de contas já nao ganhavam ao belenenses ha uma data de tempo

Anónimo disse...

Foi apenas um jogo. Na 1ª volta ganhou o Belém, na 2ª ganhou a Agro. Acabou, sigam em frente.

Anónimo disse...

Sempre se pode oferecer pelo Natal, o Calendário para 2010 com as fotos dos LOBOS?

Anónimo disse...

Para o Sr. que não entendeu a razãp das eleições antecipadas é simples porque ou não sabe ou não lhe convem.
Entre vfa´rias razões há uma que diz tudo, o actual presidente não foi eleito (apenas com 13%) para presidente com os novos estatutos, dos quais este lhe conferem poder total, logo havendo novos estatutos com diferentes poderes, seja normal haver novas eleições, a meu ver devi até ter partido do próprio presidsente que devia ter tido o bom-senso deir a eleições confirmar que os clubes lhe confirmam os novos estatutos.
Simples..

Anónimo disse...

OK, mas a altura é má e vai conturbar os ânimos numa altura que deve estar tudo na maior das serenidades...

Vamos lá a ver se o velho ditado não se aplica..." quem tudo quer.."

O Sr que não entendeu é o Senhor João Paulo Bessa.

Anónimo disse...

não és muito esperto pois não ...
só que essas eleições desses novos estatutos podem ser feitas até 30 Junho de 2010 (esta data claro que foi pensada com o objectivo de não desestabilizar a selecção num período importantíssimo que vai decidir o futuro não só do rugby português como dos clubes de rugby em Portugal), e o que é que aconteceu?
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral marcou eleições exactamente para 2 semanas antes desse período - qualificação para o Campeonato do Mundo.
já percebeste? queres que faça um desenho?

P.S. O que ninguém sabia é que o Presidente da Mesa da A.G. já tinha tudo combinado com Agronomia, Benfica e Técnico. Ou seja, todos os outros clubes foram aldrabados por um residente aldrabão e pouco digno.

Anónimo disse...

Porque se trata de uma questão com demasiada importância, creio que devemos opinar sobre o mesmo colocando a nossa identificação.
O artigo do João Paulo Bessa tem razão de ser e parece-me escrito de forma apolitica e meramente com caracter desportivo. E, neste ponto, parece-me inegável que, desportivamente, se não houver bom senso por quem venha a ser eleito, poder-se-á afectar todo o projecto Desportivo que se tem realizado até ao momento. Ou seja, se houver o compromisso, por parte de todos os candidatos, de que não haverá mexidas no modelo de Selecção que está construído neste momento, parece-me que não haverá mal maior. Pelo contrário, caso o vencedor seja um candidato que queria mudar tudo e com efeitos imediatos, penso que seria dramático. Não sabemos quem são os candidatos. Os que houver tenho a certeza que irão apresentar as suas ideias com o sentimento que estão a fazer o melhor pelo Rugby Nacional e não para defeneder interesses pessoais ou dos seus Clubes. E sobre as ideias e projectos que tenham, espero que tenham o bom senso de os pôr em acção, caso vençam, num perídodo em que não afecte a Campanha de apuramento para o CM, a qual já está em curso desde o ano passado. Será tudo uma questão de bom senso. Caso não o haja, o Sr. Predisnte da AG poderá ter tomado uma decisão infeliz.... Miguel Potela

Anónimo disse...

Porque se trata de uma questão com demasiada importância, creio que devemos opinar sobre o mesmo colocando a nossa identificação.
O artigo do João Paulo Bessa tem razão de ser e parece-me escrito de forma apolitica e meramente com caracter desportivo. E, neste ponto, parece-me inegável que, desportivamente, se não houver bom senso por quem venha a ser eleito, poder-se-á afectar todo o projecto Desportivo que se tem realizado até ao momento. Ou seja, se houver o compromisso, por parte de todos os candidatos, de que não haverá mexidas no modelo de Selecção que está construído neste momento, parece-me que não haverá mal maior. Pelo contrário, caso o vencedor seja um candidato que queria mudar tudo e com efeitos imediatos, penso que seria dramático. Não sabemos quem são os candidatos. Os que houver tenho a certeza que irão apresentar as suas ideias com o sentimento que estão a fazer o melhor pelo Rugby Nacional e não para defeneder interesses pessoais ou dos seus Clubes. E sobre as ideias e projectos que tenham, espero que tenham o bom senso de os pôr em acção, caso vençam, num perídodo em que não afecte a Campanha de apuramento para o CM, a qual já está em curso desde o ano passado. Será tudo uma questão de bom senso. Caso não o haja, o Sr. Predisnte da AG poderá ter tomado uma decisão infeliz.... Miguel Potela

Anónimo disse...

Esta discussão seria, no entanto escusada se as eleições tivessem sido marcadas para Outubro como era pretendido por muitos. Assim a desculpa do apuramento não serviria como arma de arremesso contra os opositores à actual direcção que se recandidata. Além disso seria injusto fazê-la após o mundial pois se houvesse apuramento a actual direcção do sr. Didio partiria com uma vantagem injusta. E se o apuramento não for conseguido (esperemos que não) é o Cabé que parta com vantagem injusta...

Portanto, do mal o menos, mais vale agora para não haver asneiras e campanha em pleno apuramento...

Acho que o sr. Presidente da AG agiu muito bem.

Infelizes são aqueles que não querem ver isso e atiram terra aos olhos dos mais incautos e distraidos com falácias de destabilização.

Miguel Ribeiro

Anónimo disse...

Quem é que quer tapar o Sol com a peneira ? Leram o Bessa ? Porque é que não lêm o Cantinho do Presdidente que comop toda a gente sabe é candidato está cansado de dizer o que quer, de exolicar tudo mais alguma coisa, não agora mas há muito tempo e que , por árias vezes garantiu que dará toda a cobertura à Selecção e ao Seleccio nador, com que até, segundo diz, falou pessoalmente, desmentindo Aguilares e Dídios. O que se passa é que a Direcção retardopu estratégicamente as eleições que se podiam ter realizado em Setembro. Admira-me muito o desconhecimento do Portela pois sempre o ouvi ddizer bem do Engº Amado da Silva. No é o melhor momento mas pode salvar-se a próxima época. Não acredito que vá haver qualquer interferência nos trabalhos da Selecção que até trabalha completamente à parte da Direcção da Federação.
O que não se pode é esperar que o Dídio quisesse esperar para ver se Portugal se apurava para o Mundial e em função disso candidatar-se. É imoral e só revela o seu carácter, o mesmo ue reelou quando se comprometeu publicamente a realizar eleições imediatamente a seguir à aproação do sEstatutos e que agora se esqueceu. É uma pessoa sem carácter nem personalidade e poe isso perfeitamente domesticado pelos Bessas e companhia. Sabe-se bem o que esses senhores pretendem dos clubes , ACABAR COM ELES E FICAREM APENAS COM O CLUBE NACIONAL. São uns visionários irresponsáveis e inconsequentes. Alguma vez dirigiram um clube.
Não sendo de Agronomia sempre admirei a coragem, frontalidade e a clareza com que o Engº Amado da Silva aborda as questões. É o Homem que o rugby nacional precisa. Espero que os clubes entendam isso e deixem de ficar refens desses inetectuais baratos que apenas se servem do rugby. O rugby precisa de gente de direito não necessariamente só do Direito. Devem fazer parte da famíia mas não são a família.

Anónimo disse...

Resultado Agrária - Setubal ???

Anónimo disse...

Muito bom este ultimo comentário, 100% de acordo. É uma falsa questão essa de se pôr em causa o n/ apuramento para o CM, é evidente que o Cabé ou qq outro candidato não vai alterar uma virgula ao apoio que a selecção deve ter, ninguém é estupido suficiente para pôr em causa o apuramento, até porque os dinheiros da IRB não podem morrer, temos que continuar a viver com eles. Agora têm é de ser melhor aplicados, e não para o bolso de sempre os mesmos (direito,belem e cdul).

Anónimo disse...

Só valentões a coberto do anonimato...

Chamuscado estamos a ver-te...

Pelos vistos isto é uma questão de dinheiro.

Quem os ouça até pode julgar que o Direito, hoje, é obra da FPR.

Vão lá ver os resultados, esta época, "so far".

www.gdd.pt

www.grupodesportivodedireito.blogspot.com

Muito trabalhinho da Família de Monsanto.

Anónimo disse...

Agrária 7 - Setúbal 115 !!!
À moda antiga .

As cravetes que se cuidem que os moços vão penar no domingo...

Anónimo disse...

À moda antiga? Vai ser é à moda do Minho.

Estes chocos sem tinta não têm emenda. Quando perdem, nem ai nem ui.

Agora que deram mais de cem a uma equipa quase semelhante à UTAD, a quem o CRAV ganhou por 135, já cantam de galo outra vez.

Que raio de gente esta, credo.

Anónimo disse...

a quem é que a Agrária ganhou este ano? Só à UTAD. Por isso os chocos não ganharam pontos a nenhum clube. Vamos a ver quantos levam do CRAV.

Anónimo disse...

Se faz favor, vao discutir a liga dos ultimos para outro sitio.

Anónimo disse...

Para que se saiba, e para quem não leu a informação nos jornais, a IRB veio visitar o centro de alto rendimento e ficou apavorado, pensando mesmo retirar os apoios!! Mais uma incompetencia desta direcção da FPR....

Anónimo disse...

cabé a presidente!

Anónimo disse...

Lá está outro que só quer discutir a Liga dos Primeiros. Deve ser um que deseja para Portugal UM CLUBE, a selecção e nada mais.

Anónimo disse...

POIS CASO NÃO SAIBAM UMA DAS MEDIDAS PARA INPLEMENTAR PELOS CANDIDATOS SLB/AGRO/TECNICO E A OBRIGACAO DE HAVER COTAS NO CNT OU SEJA DEIXAM DE LA ESTAR PELO VALOR DE CADA UM E PASSAM A LA ESTAR PQ CADA CLUBE TEM QUE TER X JOGADORES ISTO SIM E UMA LINDA MEDIDA MAS VINDO DA PARTE DO SR CHAMUSCADO JA NADA ESPANTA E QUE ELE ANDA A OFERECER DINHEIRO A TUDO O QUE E JOGADOR DE OUTROS CLUBES BELÉM E CDUL QUE O DIGAM ATE O HUGO VALENTE JA LA FOI TREINAR MAS QD VIU A MISERIA SALTOU FORA - CLARO QUE E MAIS FACIL APROVEITAR O TRABALHO DOS OUTROS DO QUE ANDAR A CONSTRUI EQUIPAS NOS ESCALÕES DE FORMACAO, VEJAM MAS E O GRD TRABALHO Q ESTA A SER FEITO EM COIMBRA SEM SE ANDAREM SEMPRE A CHORAR E A TENTAR DAR GOLPES , PENARAM, TRAVBALHARAM E TÊM MT E BOM FUTURO.

Anónimo disse...

Volto a referir que desconheço quem são os candidatos oficiais. Como referi no meu comentário, estou crente que, quem se candidatar, fá-lo-á para defender os interesses do rugby Nacional e, relativamente à Selecção, até ao apuramento, nada se irá mexer. Se o Sr. Engenheiro Amado da Silva se candidatar parece-me que irá manter a estrutura actual. O risco que falava no meu comentário não se dirige a ninguém em concreto mas sim a uma hipótese possível. Que fique claro isso...
Miguel Portela

Anónimo disse...

O CDUL anda a reboque da FPR?????
O CDUL anda a encher os bolsos por causa da FPR?

Pensem antes de falar seus palhaços. Facciosos que não percebem nada do que se passa no rugby português.

O CDUL paga 62.000€ por ano ao EUL para poder treinar e jogar lá.
O CDUL é o clube que mais atletas tem inscritos na FPR.
O CDUL está sempre a dispensar, e gosta de dispensar atletas para representar todas as selecções, mesmo em seu prejuízo mas sim para ajudar o rugby nacional.

O que é que vocês querem mais?

Muitos de vocês que falam se o CDUL não tivesse 6 ou 7 jogadores em XV e mais 5 ou 6 em VII`s em vez de levarem 40s, 50, 60ss ... passavam a vida a levar 100s. Portanto calem-se e não falem do que não sabem. tratem de nivelar o rugby por cima e não por baixo.

Para o CDUL é indiferente jogar seja com quem for com ou sem jogadores da selecção. se ganhar ganhou, se perder perdeu. Se não fez ponto bonus não fez. Mas os seus jogadores melhoram porque vão à selecção. e o rugby portugues melhor por causa disso. Mas exlicar-vos ito já é demais para vocês.

Anónimo disse...

A IRB prometeu fundos se, e quando os nossos "desgovernantes" avançarem com as verbas prometidas.

Os ministros e secretários de estado prometeram tudo à frente dos fotógrafos e ao lado dos Lobos por altura do Mundial. Mais tarde prometeram, prometeram mas, até hoje, que se saiba,...nickles.

Sem verbas não há massa da IRB. Capicce? Ou queres que te faça um desenho?

Lindo era os nossos Lobos se qualificarem sem a ajuda xuxialista que só pensa nos problemas mais prementes da Nação ( tipo eutanásia e casamentos dos rotos)

Anónimo disse...

Ao comentário sobre o cdul e os encargos com as suas instalações só levanto 2 questões:
1º Sabem quanto gasta o belem?lol
2ºse sabem porque continuam a apoiar esta direcção?

Rugby Man

Anónimo disse...

Continuamos a apoiar porque se para lá forem os outros é para fazer exactamente o mesmo. Estes pelo menos levaram-nos ao mundial.

Great_duke disse...

Eu vivo no estrangeiro e estou à margem das vossas discussões. Quero apenas lamentar que me parece que, à imagem de outras áreas, o rugby português é dominado por uma clubite exacerbada que não beneficia em absolutamente nada a modalidade. Se toda a gente concorda que a actividade das selecções é fundamental - o que também me parece, já que é o único contacto a sério que temos com o rugby mais evoluído que se pratica fora de Portugal - e, estou certo, todos os clubes têm prazer em ver os seus jogadores vestir as cores nacionais, porquê tantas guerras? Por que razão as pessoas não se sentam à mesa e se discutem diferentes modelos para o rugby nacional? Não existem assim tantos clubes que tornem esta solução inviável, caramba! Uma espécie de reunião magna da família oval, um congresso, onde todos possam falar, explicar e trocar ideias faria mais do que andarem todos a boicotarem as ideias uns dos outros. Pessoalmente, lamento imenso que as pessoas se sirvam do rugby e não que sirvam o rugby. Portugal (evidentemente que não está sozinho) continua a ser "pequenino", com pequenas quintas ou reinos e não consegue ver que para crescer é necessário ter horizontes bem abertos...

Anónimo disse...

Sim sim. O CDUL vota no Cabé e ele dá-nos 1 campo, aliás 2.

Anónimo disse...

o belem nao gasta metade do cdul, so se for para pagar aos estrangeiros, (tem 8-9, no entanto isso sao politicas do clube, nao tenho nada a ver com isso.)
ginasio...logicamente que os atletas do belem ainda continuam a usar o ginasio do EN, e nao digam que nao.
campo? mais barato o EN.

Anónimo disse...

É mais barato o EN...claro. É só um.

O EU tem de tudo, desde os sintéticos aos relvados.

Condições de primeira.