quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sevens de Lyon, primeira etapa do Circuito Europeu.

Dupla técnica prepara-se para mais um etapa de Sevens.
O rugby nacional precisa disto. Com a Nations Cup a disputar-se na Roménia e o inicio do Campeonato da Europa de Sevens, que este ano se apresenta em moldes diferentes, a procura de jogadores para representar as selecções nacionais aumentam. Com a selecção de XV estão 26 e com a de VII vão 12. Nada mais, nada menos que 28 jogadores para representarem Portugal ao mais alto nível.

Tomaz Morais e Pedro Neto,  à semelhança de Errol Barin e Frederico Sousa, são os comandantes das selecções portugueses, e se o sucesso português frente à Argentina foi visível na dedicação e sacrifício dos jogadores de XV, em Lyon o trabalhos tem de ser igual. 

David Mateus
Com uma equipa composta por jogadores mais novos e menos experientes, mas certamente com muita vontade de mostrar serviço, é assim que Tomaz Morais e Pedro Neto partem para a primeira etapa do Circuito Europeu de sevens, ou 7's Grand Prix. Sem Pedro Leal, Gonçalo Foro, Adérito Esteves, Frederico Oliveira, Pedro Silva ou Carl Murray, todos aos serviço da selecção de XV na Roménia, a experiência da equipa nacional reduz drasticamente, mas em contra-partida João Mirra e David Mateus mostram-se disponíveis e fazem parte da convocatória.

Numa segunda linha de experiência aparecem Diogo Miranda, Duarte Moreira, Hugo Valente, Francisco Pinto Magalhães, Luís Sousa e Sérgio Franco. Deste 4 jogadores, cuja qualidade lhes é reconhecida, muito se espera. Mas as verdadeiras surpresas são a convocatória de João Tavares e Manuel Murteira. 

Os dois jogadores oriundos de Académica e Agronomia (respectivamente) fazem a sua estreia em selecções seniores. o jogador do centro de Portugal ainda traz alguma experiência importante em sevens, fruto de um aposta grande por parte do seu clube em na variante e que permitiu contabilizar títulos de Campeão Europeu de Sevens Universitários. Já o jogador de Agronomia é uma aposta da dupla técnica que pode certamente dar garantias no futuro. Na última linha de apostas, aparece oo jogador revelação da equipa do Cascais, João Afonso. Com 18 anos o centro da equipa da linha vem na onda de Salvador Vassalo e Manuel Castro Pereira, como jogadores com muito futuro, apesar da tenra idade.

Convocados AQUI.

Neste torneio, Portugal aparece com principal cabeça de série, facto que lhe permitiu aparecer no grupo (teoricamente) mais fácil, mas onde vai apanhar com as selecções da Espanha, Roménia e da Geórgia (as duas últimas a contas com uma Nations Cup e uma preparação para o Mundial).


Os moldes do torneio residem numa primeira fase de todos contra todos em cada grupo. Neste modelo o trabalho de Portugal poderá estar facilitado pois acaba por "fugir" a Inglaterra, França, Gales e Rússia (todas selecções presentes nos Circuitos da IRB.

Após esta primeira fase adopta-se um modelo semelhante ao dos torneios da IRB com a Taça Bowl (5º e 6º classificados de cada grupo), Taça Plate (3º e 4º classificados) e Taça Cup (1º e 2º), composto por meias finais e respectiva final.

Portugal contabiliza 7 títulos Europeus na variante de Sevens.

110 comentários:

Anónimo disse...

Bora Portugal entramos a matar!!!! Ganda ensaio.......

Anónimo disse...

Sou só eu que está a ver este memorável jogo por parte dos nossos lobos?? Simplesmente genial o trabalho de equipa..

Anónimo disse...

qto ficou?

Anónimo disse...

Perdemos 29 - 23.

Anónimo disse...

Deves ter sido só tu que viste esse jogo memorável!

Anónimo disse...

O appleton nao teria lugar nesta equipa?

Anónimo disse...

tem o appleton, o zé, o badocha, o zeca e o meu primo!!
tem lugar quem está convocado!

Anónimo disse...

Mais uma vez Portugal perdeu um jogo que podia ter ganho.
Considero que terá sido um razoável/bom desempenho, tendo em conta que a Namíbia está em plena preparação para a RWC e a abordagem de Portugal é mais a de experimentar alguns jogadores menos rodados (na ausência de alguns dos nossos jogadores profissionais).

Aspectos positivos:
- a continuidade nas jogadas ofensivas procurando sempre o offload aquando da placagem adversária
- algumas touches roubadas à Namíbia

Aspectos negativos:
- As formações ordenadas
- Falta de frescura física na parte final do jogo
- Touches (com introdução para Portugal) perdidas

Anónimo disse...

Concordo plenamente. Muito bons momentos na 1ª parte com continuidade de jogadas e agressividade com a bola nas mãos, utilizando a largura do campo sempre com apoio nas costas do adversário.
Uma postura, cada vez mais, diferente do que existia.
Alinhamentos continuam com muitas dificuldades e o ritmo não chega para os 80 minutos.

Abrços

Anónimo disse...

26 e 12 não será antes 38 3 não 28????

Anónimo disse...

Correcto

Anónimo disse...

Portugal 26 ucrânia 12 jogaram Sousa, valente, mateus 5, Magalhães 2, mirra 2 ( franco 5), salgado ( Afonso), Moreira 5 + 5

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo das 12:10:00 PM.

Boa atitude e momentos muito bons.

O que esteve mesmo muito mal foram as mélées. O Spachuk faz muita falta. Acredito no Alves e no Júnior, mas acho que devíamos apostar mais no F. Fernandes. Bom, a verdade é que para este torneio ele também estaria indisponível. E perdemos 2 talonagens (com introdução nossa) que é coisa que já não se usa desde que todos os árbitros fecharam os olhos às introduções tortíssimas.

Anónimo disse...

Bom jogo do miudo do cascais contra a georgia... Mas e mais do mesmo, levam doze jogadores e depois jogam sempre os mesmos... nao rodam a equipa, nao refrescam. O miudo da agronomia acho que hoje nem entrou nas quatro linhas a nao ser como aguas, o sergio franco (optimo jogador de sevens) nao jogou este e comecou no banco em outros. Levar os miudos a passear nao e apostar neles enquanto jogadores...

Anónimo disse...

IRB NC: Portugal - SA Kings

http://tv.gsp.ro/live

Acho que é às 15 horas portuguesas.

Força Lobos!

Anónimo disse...

De certeza???

Anónimo disse...

Grande jogada de Balangue e Severino e ensaio deste ultimo. Perdemos por 18-12.

Anónimo disse...

Intervalo: Kings 18 - Portugal 12.

Anónimo disse...

calma, é o intervalo!
estamos a jogar muito bem, só é preciso parar de conceder penalidades no nosso meio-campo

Anónimo disse...

Sim..e por o Pipoca a chutar! O Cabral tá nervoso. Acabar com faltas de iniciados, principalmente... O ultimo ensaio é culpa do Vasco..porra!!

Anónimo disse...

Sai umas mãos novas para o pedro silva sff.... que desespero

Anónimo disse...

Portugal perdeu 39-12......

Anónimo disse...

Portugal perde a fazer um jogo com muitas faltas...

Anónimo disse...

Parece-me que temos que treinar muito mais a formação ordenada. Nas posições, 1ª e 2ª linha, cujo peso/força são mais importantes não me parece que os nossos sejam muito mais leves que ou outros.

Depois, o velho problema das introduções na touche ainda não está resolvido.

Quanto aos mauls, eu sei que é arriscado, mas não se poderia jogar como a Itália nos tempos do Bérbizier? É que da forma como jogamos também é arriscadíssimo e já sabemos que não resulta.

Anónimo disse...

Meia final da Federale1 para decidir um dos 2 clubes que sobem à PROD2:

Tyrrose (Francisco Fernandes) Vs Beziers, aqui:

http://www.badclub.fr/12.html

Anónimo disse...

Uma hipótese para defesa dos mauls:

http://www.youtube.com/watch?v=DH-jWfm8z1c

Entretanto as leis sobre o maul mudaram, mas isto continua ser possível.

Anónimo disse...

quanto ficou o primeiro jogo do tyrrose???

Anónimo disse...

perderam por 4 pontos. a eliminatoria ficou empatada mas o beziers ganhou por ensaios marcados e subiu à PROD2.

Anónimo disse...

Há 4 ou 5 anos que temos problemas sérios na introdução e agora é que falam disso?

Anónimo disse...

Há 4 ou 5 anos? PELO MENOS desde 2005 e sempre falei nisso. Após 6 ou mais anos já era tempo do problema estar resolvido.

Penalidade-Portugal chuta à touche-introdução nossa-posse de bola para eles. Mais valia jogarmos quick kick e depois à mão.

Nenhuma equipa pode perder mais de 75% das suas touches e ser competitiva. O normal é ganhar-se mais de 80% das nossas touches (85% a 90% já pode ser considerado bom).

Anónimo disse...

Quem acompanha os treinos da selecção pode verificar que o nível de trabalho das touches e melée baixou imenso em relação ao que se fazia no tempo do Murray e a evolução nestas áreas foi perdida.

É pena também que os treinadores dos clubes não se tenham interessado mais pelo legado daquele treinador.

Havia muito a aprender e certamente evoluiríamos naquela área se iniciássemos a aprendizagem das técnicas aplicadas naquela altura aos jogadores jovens dos clubes.

Posso recordar que esta época antes de uma final nacional um jogador internacional comentou comigo que era bom o Murray vir treinar a melée para relembrar as técnicas e que se tal acontecesse a equipa adversária iria passar um mau bocado.

Anónimo disse...

Mas onde se encontra o problema, será só na altura?
A comparação não é a melhor porque é uma equipa 100% profissional, mas o Japão tem um pack baixo e não tem os mesmos problemas que nós temos.

Anónimo disse...

Na altura não é de certeza. Quando o Gonçalo Uva joga o problema não desaparece.

Anónimo disse...

primeiras linhas dos lobos nao sao as melhoras falta tomas da costa consedirado um dos melhores n3 da federale1 campergue mais novo e muito melhor lancador do que o pipas et o fransisco fernandes que fez onte um gramde jogo
pois tambem falta um formacao o pedro leal pode ir para os sevens nao vale nada a 15

Anónimo disse...

primeiras linhas dos lobos nao sao as melhoras falta tomas da costa consedirado um dos melhores n3 da federale1 campergue mais novo e muito melhor lancador do que o pipas et o fransisco fernandes que fez onte um gramde jogo
pois tambem falta um formacao o pedro leal pode ir para os sevens nao vale nada a 15

Anónimo disse...

Grande torneio dos rapazes novos, sem vedetas, honraram a camisola e mereciam melhor sorte nos 3 jogos que perderam principalmente a Espanha e França, força para o proximo e não abram mão da vossa posição.

Anónimo disse...

como foi o jogo com os Kings? georgia venceu a namibia uma equipa, que me pareceu bem acessivel.

Anónimo disse...

Ninguém fica contente quando as Selecções perdem.

Mas já começa a ser demais.

Oh! escriba estamos calados mas chateados...

É culpa do Paisana e do Alvarez. Dirás tu!

Anónimo disse...

j:arrive de lyon et j voudrais vous dire que je etait agreablement surpris par la qualite de notre jeune equipe le tournoi est deja reussi bravo la jeunesse
match pour la troisieme place portugal 0 france 7 avec quelques fautes d/arbitrage en faveur des francais domage car notre jeunesse a etè a la hauteure de l/evenement manuel lopes

Anónimo disse...

Mais vale estes putos novos cheios de vontade e garra do que as vedetas blazes que foram a Londres e Edimburgo.

Anónimo disse...

http://www.portela13.com/rugby-nacional/318-nations-cup.html

Anónimo disse...

alguem sabe onde se pode ver os jogos dos 7's de lyon?

Anónimo disse...

CAMPEONATO EUROPA DE SEVENS MOSCOVO

1 LUIS SOUSA G.D.DIREITO
2 ADERITO ESTEVES G.D.DIREITO
3 DAVID MATEUS BELENENSES
4 DIOGO MIRANDA BELENENSES
5 EDUARDO SALGADO AACOIMBRA
6 CARL MURRAY C.D.U.L.
7 DUARTE MOREIRA BELENENSES
8 GONÇALO FORO C.D.U.L
9 JOÃO MIRRA BELENENSES
10 FREDERICO OLIVEIRA C.D.U.L
11 MANUEL MURTEIRA AGRONOMIA
12 JACK LE ROUX AGRONOMIA

Agora vêm as vedetas?!??!?! Mais valia deixarem lá os putos de Lyon que suaram a camisola e jogaram bastante melhor que estes em Londres e Edimburgo ...

Anónimo disse...

Murteira e Leroux....

O omem do diamante na gravata queria era colocar os meninos de Agronomia, como quem diz: agora é a minha vez.

Ridículo. Pela boca morre o peixe.

Vamos ver quanto tempo dura o modelo competitivo dos seniores agora divulgado.


O "quero, posso e mando" é sinal de pouco tino.

Anónimo disse...

Boas,

Onde se pode encontrar o plano estratégico?

Abraços

Anónimo disse...

Estratégico? é só fumaça e o povo é sereno.

É só mudanças e vai continuar. Se, para o ano, a Agronomia não ganhar o CN,,,toca de mudar.

Foi para isto que aturámos os cantinhos durante tanto tempo :(

Anónimo disse...

Lol. Os últimos comentários devem ser brincadeira. Bora pá praia pessoal?

Anónimo disse...

Muito andam a sofrer os tipos que foram corridos por aqueles que "nunca fizeram nada pelo RUGBY". Venham as eleições para ver se o homem do diamante vence ou não vence. Desta vez vai ser uma rapada.

Anónimo disse...

Pudera! Andas a prepará-las com os "novos" sócios...

E que tal cumprir o castigo? Os ateletas têm que os cumprir imediatamente. E nós? Como é?

Há clubes que não têm subsidio dependencia.

Lê o artigo do Bessa.

Um ano perdido devido à sabedoria do mr cantinhos.

Anónimo disse...

Esta nova convocatória não tem qualquer lógica , de continuidade e de futuro em relação a todas as outras durante o ano , estes dois da foto já à muito que deviam ter saído , deviam o ter feito pelo próprio pé , mas a vergonha e o tacho é mais que muito . Falando com jogadores e vendo as suas decisões vê-se que são pessoas sem qualquer norte , tudo o que lhes interessa ´são os seus interesses pessoais do momento , o rugby nacional e o futuro nada , o único interesse é a sede de safarem a eles.

Anónimo disse...

quem manda é os treinadores e eles é que acham quem deve ou não deve ir! abraços e respeitem e apoiem quem vai seja quem for!abraços Portugal

Anónimo disse...

«Jogo: RC Montemor x CR Évora CN Sub-18
Data: 22-05-2011 - 15H30
Factos: Um adepto do CR Évora não identificado que se encontrava junto ao banco de suplentes do CR Évora, após a expulsão de um jogador deste clube, dirigindo-se ao árbitro do jogo, proferiu as seguintes expressões; "És um palhaço", "Devem de ter pago um bom jantar" e "És um filho da puta". O jogo esteve interrompido por um período não superior a dez minutos para que o adepto fosse retirado para as bancadas.
Decisão: Aplicada a multa de 500,00 euros (quinhentos euros), nos termos do artº. 33º, nº. 1, c), e nº. 2, do Regulamento de Disciplina.»

E quem paga a multa? O clube ou o adepto? Por acaso, gostava de saber.

Anónimo disse...

Que se passa? então os sub-21 da agronomia apanharam 3 jogos mais uma coima monetária e estes so apanham isso? malvado do cabé

Anónimo disse...

Grandes resultados em sevens:

PORTUGAL 45 - 14 HOLANDA

INGLATERRA 21 - 28 PORTUGAL

PORTUGAL 21 - 5 RÚSSIA

PORTUGAL 35 - 5 MOLDÁVIA

Anónimo disse...

PORTUGAL 31 - 5 ITÁLIA

Anónimo disse...

Sejam realistas em relação aos resultados , já somos os melhores , é pena quando é nos irb , os resultados são outros .As equipas grandes levam jogadores novos para rodar , o que nós fazemos ?? o contrário , depois queixamos que não à outros , olhando para a nossa equipa usaram em Lyon por necessidade e depois abandonaram-nos , mais do mesmo , Mateus e companhias e ilimitada , os amigos do belém do neto .

Anónimo disse...

Meias finais sevens Rússia:

Portugal 24 - 10 Geórgia

Anónimo disse...

alguém sabe link para ver a final sevens Portugal-Inglaterra ?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!

A que horas????

Anónimo disse...

Este torneio não é transmitido na tv, pelo menos nao dá na eurosport que foi o canal que transmitiu o torneio de lyon!

Anónimo disse...

alguém pode dar o link do site da FPR para o plano estratégico?SFF

Anónimo disse...

Em relação a multa dos € 500,00 quem paga é o Clube.
Chamo atenção se o comportamento dos seus adeptos dos dois clubes, se mantiverem para o ano, as sanções vão ser mais graves.
Foi dado já essa ordem aos arbitros.

FPR

Anónimo disse...

O Mr. Bessa quando lá andou também não fez nada, teixeiras franceses e Sul africanos por todo o lado, conversa.

Parabéns pelos resultados de Moscovo

Anónimo disse...

"As equipas grandes levam jogadores novos para rodar "

Se estás a falar de Gales tens toda a razão.

Se estás a falar da Inglaterra compara a equipa que eles mandaram a Moscovo com a que eles mandaram às IRB series. Olha que vais ter uma surpresa.

Great_duke disse...

Parece-me que o nível do Circuito Europeu deste ano é bastante elevado.

Como dizes, a equipa inglesa é, em grande parte, a equipa do Circuito IRB. Penso que o mesmo se passa com a França e a Espanha.

No que diz respeito à Rússia é que não sei se mantém a estrutura habitual.

Para o ano com a Escócia ao barulho isto ainda vai ser mais interessante. Fica apenas a faltar a Irlanda...

E depois começa a ser a sério para o apuramento para o Mundial e os JO.

Great_duke disse...

A FPR diz que Portugal está em segundo no Circuito. Julgava que estaríamos em terceiro.

Portugal - 4° em Lyon e 2° em Moscovo vs Espanha - 2° em Lyon e 3° em Moscovo

Alguém me sabe explicar como funciona o sistema de pontuação, nomeadamente se existe um qualquer sistema de bonificação por pontos marcados ou vitórias nos jogos dos grupos.

Anónimo disse...

1º - 18
2º - 16
3º - 15
4º - 14
5º - 12

Não há bonificações.

Portugal está em 3º com 30 pontos. Inglatrra tem 36 e Espanha tem 31.

A equipa espanhola é a mesma das IRB series e estão juntos há 3 meses, pagos pela FER, como profissionais a tempo inteiro, treinando e jogando apenas sevens.

Anónimo disse...

Portugal supostamente também tem jogadores que só treinam e jogam sevens, e também são pagos só para isso.

Anónimo disse...

Não, é completamente diferente, os 16 espanhóis envolvidos nesse programa recebem um salário A SÉRIO e durante esses meses não fazem mais nada.

Great_duke disse...

Obrigado pelas informações.

Anónimo disse...

No Mão de Mestre tem a classificação geral, no fim deste post:
http://portugalvii.blogspot.com/2011/06/inglaterra-repete-vitoria-de-lyon.html

Anónimo disse...

A divisão das equipas pelos grupos A e B para Barcelona é feita em função da classificação final de Moscovo e não do Ranking Geral da competição - por isso Portugal aparece em 2º lugar (classificação de Moscovo) e não em 3º (classificação geral).
Da mesma forma em Bucareste será utilizada a classificação de Barcelona.

Anónimo disse...

Great Duke,

7s European Grand Prix;

England……36
Spain………31
Portugal……30
France………27
Georgia………22
Russia………20
Wales………20
Italy…………10
Netherlands…7
Romania……6
Ukraine………6
Moldova……3


Duas selecções serão despromovidas e substituídas pela Escócia e pelo vencedor da "2ª divisão".

Segundo a sua Federação, a Irlanda só anunciará em 2013 (!) se vai apostar a sério nos sevens ou não.

Esta equipa russa é mais fraca que a das IRB series porque não inclui jogadores como o ponta Artemiev que agora estão só na selecção de XV a preparar o Mundial.

Great_duke disse...

Mais uma vez obrigado. Já desconfiava que os russos estivessem a poupar jogadores como o Artemiev...

Anónimo disse...

O Artemiev, o Molotov , o Portus, o Aramis e o Dartacão estão a banhos na Sibéria, a descansar para o Mundial.

Anónimo disse...

lol

Anónimo disse...

LOL LOL LOL

Anónimo disse...

Que grande barrete estes ultimos tipos apanharam. Só por isso vale a pena os nossos atletas se esforçarem. Carrega Cabé

Anónimo disse...

Francisco Fernandes contratado pelo Beziers da PROD2.

http://www.sudouest.fr/2011/06/28/us-tyrosse-francisco-fernandes-rejoint-beziers-438242-773.php

Anónimo disse...

Pela 1ªvez, finalmente há a homolgação de resultados oficiais de todas as competições!

Anónimo disse...

Uf! que alívio!

Anónimo disse...

e queres apostar que está tudo embrulhado?

Anónimo disse...

Este ainda não deu conta que já lá está outra direcção. Ainda há jogos para fazer de há 4 anos atrás.Deve ser por isso que aposta que está tudo embrulhado....

Anónimo disse...

E o castigo por cumprir do actual presidente da Federação?

É para embrulhar?

Os atletas castigados têm que cumprir logo e o iluminado népia?

Lindo!

Anónimo disse...

Alguém cumpria castigos ma outra direcção ? Claro, eles nem sequer apareciam. E os que saíam eram publicados com meses e meses de atraso. Era a bagunça completa.

Anónimo disse...

fantástica exibição das equipas universitárias de sevens.

Parabéns a todos !!

Anónimo disse...

Classificação final do europeu de rugby universitário:
http://www.eusarugby2011-lille.com/cmsms/index.php?page=how-to-register

Anónimo disse...

"Alguém cumpria castigos ma outra direcção ? Claro, eles nem sequer apareciam. E os que saíam eram publicados com meses e meses de atraso. Era a bagunça completa"
OK, então o omem não cumpre.
É só pa saber. Arruma no "cantinho" porque os outros também arrumavam.
Lindo!
Havia dirigentes que não cumpriam os castigos? Então fazemos igual. Embrulha.

Anónimo disse...

Onde está a homologação de jogos que não se realizaram. Era tudo por Deus. Nas próximas eleições o homem vai dar uma ratada. Todos aqueles clubes que nunca fizeram nada pelo rugby (só de imaginar que houve alguem do rugby que escreveu isto, arrepia) vão apoiá-lo, podes estar certo disso.

Anónimo disse...

Então e cumprir o castigo?
A malta da FIRA e da IRB devem ficar enlevados com a situação.
E cuidado com o crescimento subsidio-dependente. Desde que votem... :o) Se dá raia...a culpa foi dos outros meninos que não fizeram nada.

Anónimo disse...

CAMPEONATO EUROPA DE SEVENS BARCELONA

1 HUGO VALENTE BELENENSES
2 ADERITO ESTEVES G.D.DIREITO
3 DAVID MATEUS BELENENSES
4 FRANCISCO MAGALHÃES C.D.U.L.
5 EDUARDO SALGADO AACOIMBRA
6 CARL MURRAY 26 C.D.U.L.
7 DUARTE MOREIRA BELENENSES
8 GONÇALO FORO C.D.U.L.
9 MANUEL COSTA BELENENSES
10 FREDERICO OLIVEIRA C.D.U.L 22
11 JOÃO AFONSO CASCAIS 18
12 JACQUES LE ROUX AGRONOMIA 26

Anónimo disse...

Bom VII

1 - Adérito
2 - Jack Le Roux
3 - David Mateus
4 - Magalhães
5 - Carl
6 - Oliveira
7 - Foro

Anónimo disse...

1 - Adérito
2 - Carl
3 - Jack Le Roux
4 - Magalhães
5 - Manel Costa
6 - Salgado
7 - Oliveira/Foro

Este o sete que melhor poderá praticar um rugby evoluido...

Anónimo disse...

1- adérito (com resina nas maos)
2- david mateus
3- jack le roux
4- magalhães
5- carl
6- oliveira
7- foro

vamos para ganhar e não para jogar bonito

Anónimo disse...

In: Portela13.com

O site Mão de Mestre colocou à disposição o Plano Estratégico apresentado pela FPR, o qual pode ser consultado em: http://maodemestre.blogspot.com/p/plano-estrategico.html

A primeira ideia que fica é que se trata de um plano apenas virado para as Selecções Nacionais, não envolvendo o rugby Nacional em si.

Um plano virado para o chamado ruby de Elite que, em bom rigor e verdadeiramente, sendo a imagem do nosso Rugby, deve merecer cuidado especial no seu tratamento.

Só assim se justifica a ausência da palavra AMADOR em todo o texto da apresentação, assim como uma análise cuidada aos problemas e virtudes do rugby de Clube, a génese de todo o rugby Nacional.

É que, sendo o espirito Amador a base e maior valor do nosso rugby (fomos há pouco tempo, a melhor equipa amadora do Mundo) e que permite termos um Rugby de Elite muito bem organizado e gerido positivamente ao limite (Tomaz Morais é o grande obreiro de toda esta organização, praticamente perfeita, que, com poucos recursos humanos, materiais e financeiros, consegue praticamente igualar as melhores do Mundo), a discussão sobre o caminho do nosso rugby (Amadorismos ou Profissionalismo) deveria ser uma prioridade.

Falar-se de um plano estratégico do Rugby Nacional sem se falar desta questão seria omitir uma questão fulcral na elaboração de um plano estratégico do Rugby Nacional.

Assim, o Plano estratégico apresentado deverá ser interpretado e limitado ao âmbito das Selecções Nacionais....

E estas têm estado, regra geral e considerando todas as limitações, em bom Plano.

Fica apenas por esclarecer que regime a implementar nos CAR e afins.... Prevalência sobre o espírito amador ou a opção de atribuir aos jogadores uma remuneração por terem a honra de pertencerem à Elite?

E, neste caminho, quem poderá ser parte da Selecção?

Todos os jogadores que, fim de semana após fim de semana têm bons desempenhos nos seus Clubes (que muitas vezes têm de conciliar trabalho, familia com treinos, numa verdadeira prova de superação)?

Ou apenas os que cumprem os planos de treino para os quais são pagos para fazer?

E sobre a ausência de um plano estratégico para o Rugby Interno seria importante que FPR e Clubes pudessem estabelecer regras, pricipios e directivas que os guiassem, de forma integrada, nos próximos anos.

Sob pena de, apesar da sua boa organização, em pouco tempo, o Rugby Elite não ter jogadores que o integrem......

Anónimo disse...

Então o modelo competitivo para a Divisão de Honra é o mesmo para a 1.ª e 2.ª Divisão????

Anónimo disse...

ovi dizer que os lobos vao jogar contra a romenia no mes d agosto alguen sabe mais???

Anónimo disse...

Juan Murré deixa el salvador de Espanha e assina pelo Saint Etienne da Federale1.

Anónimo disse...

Portugal perdeu 10-0 contra a Ucrânia no 1- jogo em Barcelona

Anónimo disse...

laurent balangue assinou pelo castanet na federale1 e vai jogar com o yannick ricardo

Anónimo disse...

Portugal em Barcelona 7´s:
perdeu o 1º jogo contra a ucrania, depois venceu a espanha, russia, gales e moldavia. Perdeu na meia-final com a italia e vai jogar o 3º lugar contra a inglaterra.

Anónimo disse...

Ganhamos a inglaterra! Apesar do 3ªlugar foi um optimo torneio, batemos todos os nossos rivais. Talvez tenhamos substimado os outros. Parabéns e o próximo é para ganhar!

Anónimo disse...

TORNEIOS DE BEACH RUGBY? o que há?

Anónimo disse...

http://grupodesportivodedireito.blogspot.com/2011/07/sede-do-gdd-incendiada.html

Epah, não me digam que convidaram a Sónia Brazão para ir beber um copo ao DBC?!?!

Anónimo disse...

Que idiota selvagem!

És uma vergonha de pessoa e um atentado ao rugby e ao seu espírito.

Esse comentário é de quem ficou contente ou indiferente cmo a situação.

És uma besta

Anónimo disse...

Quadrada!

I did it again disse...

Não se exaltem...não vale a pena incendiarem este espaço...

...ups...incendiarem...

Anónimo disse...

Aos filhos da puta que queimaram o DBC só lhes desejo um prolongado e doloroso cancro nos dois olhos.

Anónimo disse...

hoje há sorteio para o Campeonato 2011/2012

Anónimo disse...

TENHO UMA DÚVIDA, QUEM É QUE CONVOCA OS JOGADORES PARA O TORNEIO EUROPEU DE BEACH RUGBY?!?!?

OUVI DIZER QUE HA JOGADORES DO BENFICA CONVOCADOS, MAS COMO É POSSÍVEL SE O SLB NÃO PARTICIPA EM TORNEIOS, LOGO COMO SABEM SE OS JOGADORES ESTÃO APTOS OU NOT

Anónimo disse...

É fácil...

O treinador é o Paulo Gonçalves...ou seja, Ventosa, Urriel, Mestre e mais um ou outro têm lugar cativo...