quarta-feira, 3 de novembro de 2010

1º estagio dos Lobos - versão Errol Brain

A dupla técnica.
E com muitas caras novas que se iniciam os trabalhos da selecção nacional.
Mostrando estar atento aos trabalhos das selecções mais novas ou simplesmente por um maior conhecimento do seu adjunto, Frederico Sousa (que foi treinador das selecções de sub.19 e sub.21), o novo seleccionador nacional chamou bastantes jogadores novos nestas andanças. 

Da selecção sub.19 directamente para os Lobos vão José Lima e Guilherme Megre  de Agronomia e Manuel Castro Pereira do G.D.S.Cascais. Mas as surpresas não se ficam por aqui. Francisco Appleton, Manuel Costa e Bernardo Silveira (todos jogadores com menos de 21 anos) também fazem a estreia em estágios da selecção principal de XV.

Assim, os convocados são:

  • 1ª linha: Gustavo Duarte e Bernardo Costa Duarte (Agronomia); João Correia. Jorge Segurado e Nuno Taful (Direito); João Júnior e Diogo Fialho (CDUL)
  • 2ª linha: Luís Sousa e Rui D'orey (Direito); João Pratas (Agronomia); Afonso Sousa (CDUL); Gonçalo Uva (Montpellier)
  • 3ª linha: Vasco Uva e Salvador Palha (Direito); Juan Severino e Jacques le Roux (Agronomia); Tiago Girão (CDUL); Valter Jorge (Belenenses)
  • Médios: José Pinto e Pedro Leal (Direito); Duarte Cardoso Pinto (Agronomia); Pedro Cabral e Francisco P.M. (CDUL); Manel Costa e Diogo Miranda (Belenenses)
  • Centros: Miguel Leal (Direito); Francisco Mira e José Lima (Agronomia); Bernardo Silveira e Carl Murray (CDUL); Pedro Silva (Belenenses)
  • Pontas: José Guerreiro (Direito); Diogo Coelho (Agronomia); Gonçalo Foro, Francisco Appleton e Frederico Oliveira (CDUL)
  • Defesas: António Aguilar (Direito); Manuel Castro Pereira (Cascais)


Dia 9 de Novembro grande jantar de gala ERG (Reserve já o seu lugar)

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Jantar de Gala - Escolinha de Rugby da Galiza

Esta é uma notícia um pouco diferente das habitualmente aqui divulgadas, mas como as boas práticas são para serem difundidas, aqui fica um registo (e convite!) ao excelente trabalho que se tem desenvolvido na Escolinha de Rugby da Galiza.

A Escolinha de Rugby da Galiza é hoje uma referência no que diz respeito à aplicação do desporto como veículo para a integração social de crianças e jovens de comunidades fragilizadas.

Fundada em 2006, a Escolinha surge ligada ao projecto desportivo do ATL da Galiza (que ai está sediado há 27 anos) e visa integrar cerca de 100 crianças e adolescentes entre os 4 e os 19 anos, oriundos principalmente de bairros sociais da freguesia do Estoril e arredores.

Com o apoio de um amigo da ERG, Dr. Didio, foram possíveis realizar 82 exames médicos.
De forma articulada, a Escolinha realiza um acompanhamento regular em diversas áreas da vida dos jogadores e suas famílias. As principais áreas de intervenção são a saúde (saúde oral, fisioterapia, exames médicos), acompanhamento escolar e acompanhamento familiar.


Os resultados sao bastante positivos, mas mais importante que isto e a missao e os valores que diariamente sao desenvolvidos pela equipa, amigos e voluntarios da ERG, permitindo que estes pequenos "guerreiros" possam ter uma vida mais feliz e equilibrada.

E como a ajuda é sempre precisa e útil nestes projectos, divulgamos o 5º Jantar de Gala da ERG, que vai acontecer no dia 9 de Novembro, a partir das 20h30m, na Quinta dos Gafanhotos em Carcavelos. 

Para mais informações ou para reservar o lugar, pode utilizar os números: 91.6541794 ou 21.4671334. Pode sempre contactar por mail, escrevendo para  esc.rugby.galiza@scmc.pt


De realçar que este evento, anualmente, tem assegurado cerca de 7% do orçamento da Escolinha. 

Para terminar e segundo Maria Gaivão, a presidente da Escolinha, o objectivo do jantar é dar a conhecer o projecto ERG, o que tem vido a ser feito e a estratégia para o futuro. Queremos mostrar também a importância e o impacto que o apoio que temos recebido, tem tido na vida das crianças e jovens da ERG. No seguimento quer promover o envolvimento dos presentes para que continuem a acreditar e a apoiar-nos como o têm feito até agora(…). Têm corrido sempre muito bem, são uma boa oportunidade para conhecer cada vez mais pessoas que de uma forma ou de outra estão ligadas ao mundo do Rugby, que se unem por um projecto do qual todos partilhamos e em que cada um se disponibiliza a participar na medida dos seus recursos, sejam eles financeiros ou não.”
Os jovens jogadores da Galiza mostraram diante dos Lobos todo o seu potencial e qualidade.
Da equipa “Rugby Field” fica um grande abraço para os pequenos grandes jogadores e jogadoras da ERG.

Duarte Cardoso Pinto entre os 5 melhores marcadores.

Duarte CP e os postes voltaram a entrar em sintonia.
Numa tabela liderada por Pedro Cabral, o médio-abertura de Agronomia consegue entrar para 4º lugar depois de contra o Técnico ter marcado 16 pontos fruto de 8 conversões. 
Pelo lugar do internacional português saiu William Hafu, que apesar de não ter marcado nenhum ponto contra o Direito mantém-se no quadro dos melhores marcadores de ensaios com 7 ensaios em 6 jornadas, apenas atrás do asa Jacques Le Roux.

Na luta entre os jogadores que chutam aos postes a liderança continua entregue ao médio-abertura do CDUL, imediatamente seguido pelo defesa da Académica Francisco Serra e ainda por Pedro Leal.

Consulte as tabelas dos melhores marcadores em "Resultado Final" - os melhores marcadores.


Belenenses vence em Monsanto

Belenenses bateu o campeão nacional num jogo de boa qualidade.
O Belenenses quebrou ontem a invencibilidade da equipa campeã nacional, que não perdia um jogo desde a meia-final do ano passado, curiosamente frente ao Belenenses no Restelo por 11-9.

Foi um jogo onde as duas equipas se apresentaram na máxima força e com todos os seus internacionais em campo. No Direito Vasco Uva regressou após uma paragem por lesão, assim como Pedro Leal que na semana anterior se tinha deslocado a Perpignan (mas ainda não pôde contar com Jorge Segurado e Eduardo Acosta). Do lado azul o centro Marcus Zavaleta voltou aos relvados e logo com uma grande exibição, principalmente a defender.

O jogo começou da melhor maneira para o Direito, logo com duas penalidades transformadas por Pedro Leal, mas rapidamente se transformou. A equipa do Restelo, bem comandada por Valter Jorge, conseguiu colocar-se em cima da ares de ensaio dos campeões através de boas jogadas de contra-ataque e esteve  muito perto de inaugurar o marcador em ensaios. Foi nesta altura que William Hafu abriu a cartola e com um pontapé por cima da defesa encarnada deu um ensaio ao ponta David Mateus. Terminava assim a primeira parte, com o Belenenses a frente do marcador por 8-6.

Na segunda parte aconteceu o inexplicável. A equipa do Direito conhecida pela sua experiência e serenidade que impõe no jogo cometeu erros atrás de erros e os mesmo foram bastante explorados pelo clube da cruz que assim marcou mais dois ensaios: o primeiro surge com um mau passe de Vasco Uva para José Pinto, rapidamente aproveitado pelo formação Diogo Miranda e pelo asa Duarte Moreia, que após um sprint  incrível de quase 60 metros, aos pontapés na bola, conseguiu colocar a pressão suficiente na mesma dentro da área de ensaio; o segundo surge numa jogada de Manuel Costa que após (outro) pontapé por cima da defesa, foi busca-la já dentro da área de ensaio e marcar mais 5 pontos.

Após estes erros a equipa do Direito foi atrás do prejuízo mas sem efeito. O Belenenses montou uma estrutura impenetrável e conseguiu anular as iniciativas do clube de Monsanto. 

Jogaram pelo Direito:
1. Bruno Raposo (Gonçalo Osório), 2. Nuno Taful (Marco Raposo), 3. João Correia, 4. Luís Sousa, 5. Rui D'orey (Manuel Santos), 6. Diogo Coutinho, 7. Salvador Palha (Marco Roque), 8. Vasco Uva (Luís Portela), 9. José Pinto (José Guerreiro), 10. Luís Salema (Miguel Portela), 11. Pedro Leal, 12. Miguel Leal, 13. António Aguilar, 14. António Ferrador, 15. Gonçalo Malheiro

Jogaram pelo Belenenses:
1. Facundo Borelli (Hugo Valente), 2. William Hafu, 3. Leandro Pereyra, 4. Mata Pereira, 5. Sebastião da Cunha (Alfredo Bru), 6. Miguel Fernandes, 7. Duarte Moreira, 8. Valter Jorge, 9. Diogo Miranda, 10. Manuel Costa, 11. João Mirra, 12. Diogo Mateus, 13. Marcus Zavaleta (Francisco Moreira), 14. David Mateus, 15. Pedro Silva

Homem do jogo:
O nº8 do Belenenses realizou uma grande exibição. *
O nº8 azul Valter Jorge foi sempre uma dor de cabeça para a equipa adversaria. Sempre que pegava na bola conseguia ganhar bastantes metros e tendo sido também um pilar importantíssimo na luta nos rucks e na defesa.

(*foto: www.cdul.blogspot.com)

domingo, 31 de outubro de 2010

Sub.19 em 5º lugar no Europeu

A selecção portuguesa terminou em 5º lugar no Europeu de sub.19 realizado na Bélgica. Veja os detalhes dos jogos em "Os Lobos"

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Regressos

Apesar do regresso, Pedro Leal pode ter deixado portas em aberto para uma futura ingressão num clube do top-14.
Não foi desta que o médio-formação do Direito conseguiu um lugar em França. Pedro Leal que já jogou em França, ao serviço dos espoirs do Brive, foi durante duas semanas fazer teste ao clube do sul de França, acabando por ser preterido em função de um médio de formação que actuava na equipa de espoirs do Perpignan.

Apesar do seu regresso a Portugal o polivalente jogador acaba por ser referenciado no mundo oval e logo a um dos melhores clubes franceses, que apesar de se encontrar em 7º lugar, a 6 pontos do 1º, o Perpignan foi finalista do Top-14 em 2009/10 e campeão no ano anterior.

Contudo o regresso de Pedro Leal não e o único. Com o jogador do Direito regressaram também Jorge Segurado (Direito) e João Júnior (CDUL), apesar deste ultimo ainda não estar oficialmente confirmado . Os dois pilares portugueses que estavam ao serviço do Luctonians não gostaram da experiência devido ao baixo nível do clube, o clube inglês encontra-se na 3ª Divisao Inglesa. Estranhamente os dois jogadores foram para um clube que numa semana apenas tinha 2 treinos de campo.

Apos uma romaria de jogadores e depois de um processo complicado de Aderito Esteves, ainda continuam la fora 5 jogadores que no ano passado actuavam no "Campeonato Super Bock"
  • Salvador da Cunha - Inglaterra - National 1  - Rossylin Park 
  • Veltioven Tavares - Inglaterra - National 1 - Blaydon 
  • Joe Gardener - França - Federale 1 - Aubenas
  • Aderito Esteves - França - PRO D2 - Saint-Etienne
  • Gonçalo Uva - França - TOP-14 - Montpellier
Já neste fim-de-semana há a oportunidade de ver em acção Pedro Leal, enquanto Jorge Segurado devido a uma expulsão no ultimo jogo em terras britânicas está suspenso. Quanto ao jogador do CDUL, o mesmo não esta anunciado na convocatória para o jogo de sábado frente a Académica.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

"Expats" a caminho

Errol Brain e Frederico Sousa *
Já falta menos de uma semana para o primeiro teste de Errol Brain e Frederico Sousa como treinadores da selecção nacional de rugby. Dentro de 6 dias entram em campo a selecção portuguesa ("XV do presidente") e uma equipa formada por estrangeiros a actuar em Portugal ("Expats"). Este jogo que se repete pela 3ª vez consecutiva vem dar inicio a um ciclo de jogos de Portugal, os famosos "Test Matches", nos quais os Lobos vão defrontar as fortes selecções dos EUA, Canada e Namíbia. 

Para o jogo diante dos "Expats", foram chamados aos trabalhos do grupo nacional, alguns jogadores que não fazem parte do CAR. São eles: Valter Jorge e Manuel Costa (Belenenses); Rui D'orey, Nuno Taful, Salvador Palha, Miguel Leal e José Guerreiro (Direito); Gustavo Duarte, João Pratas e Diogo Coelho (Agronomia); Afonso Sousa, Diogo Fialho, Bernardo Silveira e Francisco Pinto Magalhães (CDUL)

João Pratas, Bernardo Costa Duarte, David Mateus e Leandro Pereyra podem entrar em campo dia 1. *
Frente aos "Expats", a selecção portuguesa tem somado vitorias: em 2008 vitoria do "XV do Presidente" por 36 -5 e em Janeiro deste ano, num jogo mais equilibrado, o resultado final foi de 24-22 novamente para os portugueses.

Hafu pode ser uma arma dos "Expats"
Como é visível a equipa dos "Expats" melhorou bastante de um ano para o outro e este pode ser o ano da primeira vitoria. Se a presença de jogadores como Jacques Le Roux (Agronomia) ou Carl Murray (CDUL) não e garantida (encontram-se em processo de naturalização), já William Hafu, Andres Odstrill, Facundo Borelli, Louis Ackerman e Gregory Mullany podem e devem vestir a camisola dos "Expats". Mas estes não são os únicos nomes a ter em conta. Apesar do cuidado financeiro com que os clubes iniciaram este época,  conseguiram-se trazer jogadores, que apesar de desconhecidos, apresentam grande qualidade e historial.

Lista de jogadores estrangeiros a actuar em Portugal
Ainda não é conhecida a lista dos jogadores chamados para representar os "Expats" assim com não foi divulgado o nome do treinador que assumirá o comando, mas os nomes não devem fugir destes apresentados. 

Este é um jogo de preparação para a equipa portuguesa e como tal não seria de estranhar a chamada de jogadores portugueses para representar os "Expats" como já se fez em anos anteriores.

(* foto: www.fotorugby.blogspot.com)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Contagem final até ao regresso

Toda a informação em "Rugby Field"
Não perca já nesta semana o grande regresso do maior espaço de discussão do rugby nacional!!!

Com uma nova estrutura e nova imagem, a equipa de "Rugby Field" prepara-se para iniciar mais um desafio que incidirá numa maior informação e discussão sobre a modalidade que tantos adeptos junta.

Assim durante esta semana poderá saber das principais actividades do rugby nacional em primeira mão no "Rugby Field", no "Resultado Final" ou em "os Lobos".


(Todos os links para as três paginas estão na parte de baixo do blog.)

quinta-feira, 10 de junho de 2010

O melhor 2ª linha (nº4) de 2009/10


Já foram encontrados os jogadores para formarem a primeira linha do melhor "XV do ano". Direito e Belenenses são os clubes representados tal como no ano passado. Da!ª linha de 2008/09 para 2009/10 apenas houve uma alteração, a saída de João Correia, compensada com a entrada de Jorge Segurado. 

Passamos agora parea a eleição da melhor 2ª linha do ano. 
Com duas sondagens, para o nº4 e nº5, estão nomeados 10 jogadores de 4 clubes (Direito, Agronomia, CDUL e Belenenses).

Para o lugar de nº4 os nomeados foram todos jogadores que se distinguiram este ano. Enquanto Carlos Quadros (que vem fazendo boas épocas ao serviço de Agronomia), Eduardo Acosta (peça fundamental no XV de Monsanto) e Afonso Sousa (titular no CDUL) são conhecidos no campeonato nacional e do público português, os outros dois nomeados foram boas surpresas. 
De França para o Restelo veio um internacional argentino (Pumas). Julio Farias, de 31 anos, foi mais que um jogador dentro de campo. A raça do argentino foi fundamental para o desenrolar do jogo azul, principalmente na defesa e a sua experiência foi importantíssima.
Outra das surpresas deste campeonato foi a aposta de Frederico Sousa num jogador internacional sub-20 Luis Sousa. O 2ª ou 3ª linha do Direito (com idade de sub-21), foi por diversas vezes titular tendo correspondido sempre bem, principalmente quando era chamado para chutar aos postes. 






Podem votar na barra lateral.
Esta sondagem termina dia 11 às 23:59.

O melhor pilar (nº3) de 2009/10


Tal como Hafu, Facundo Borelli repete a dose e é novamente eleito como o melhor pilar direito. 

Curiosamente nesta época o argentino começou por jogar a talonador fruto da ausência de William Hafu. Nessa posição, a qual não estranha pois já jogou por diversas vezes, o internacional pelos jaguares era acompanhado por Hamish e Hugo Valente. Com o regresso de Hafu, Facundo voltou para a sua posição original: a de pilar direito.

Na sua terceira época em Portugal, sempre ao serviço do Belenenses, o pilar argentino conseguiu ganhar a admiração de muitos adversários e muitos adeptos de rugby, havendo inclusivamente a hipótese de se naturalizar português.

  1. Facundo Borelli (CFB) 35% (121 votos)
  2. João Correia (GDD) 26% (89)
  3. Hugo Valente (CFB) 17% (59)
  4. Gustavo Duarte (AEISA) 10% (35)
  5. Diogo Fialho (CDUL) 7% (25)
  6. Luis Bleck (CDUL) 5% (17)

terça-feira, 8 de junho de 2010

O melhor pilar (nº3) de 2009/10


Apenas falta um elemento para completar a 1ª linha do "XV de 2009/20". 
Escolhidos Jorge Segurado e William Hafu, do Direito e Belenenses, respectivamente, o terceiro elemento volta a ser um pilar, desta feita o pilar direito.

Para esta posição estão bastantes jogadores referenciados.
Direito, Agronomia, CDUL e Belenenses são os únicos clubes com jogadores presentes nesta sondagem e não é para menos. Todos os jogadores aqui presentes têm uma larga experiência nacional ou internacional. Dos 6 jogadores escolhidos 4 são internacionais por Portugal e 1 é internacional pelos Jaguares.
Contudo o principal candidato a ocupar o lugar de pilar direito é o pilar João Correia, capitão do Direito e da Selecção Nacional. Mas ao seu lado estão Gustavo Duarte e Facundo Borelli, dois jogadores bastante fortes na melee. Do CDUL estão dois jogadores que alternaram a titularidade: Luis Blek e Diogo Fialho. Por último, mas não em últimos está Hugo Valente que se distinguiu mais uma vez pelos muitos ensaios que marcou (4) e pelas internacionalizações na variante de sevens.







Podem votar na barra lateral.
Esta sondagem termina dia 9 às 22:59.

O melhor talonador (nº2) de 2009/10


Um ano depois William Hafu repete o primeiro lugar como melhor talonador do ano. 
Depois de em 2008/09 ter ganho categoricamente a respectiva sondagem com quase 50% dos votos, o internacional de Tonga ultrapassou adversários como Nuno Taful e Bernardo Costa Duarte.

Este ano William Hafu apenas apareceu na 2ª volta do campeonato depois de ter estado ausente por lesão e ter sido chamado para a selecção de Tonga na digressão à Europa, onde chegou mesmo a marcar um ensaio frente à Irlanda. 
De regresso a Portugal William Hafu apenas conseguiu marcar 2 ensaios. O primeiro frente à Agronomia, enquanto o segundo foi um ensaio cheio de oportunidade na meia-final disputada no Restelo diante do Direito.

Resultado da sondagem:

  1. William Hafu (CFB) 29% (70 votos)
  2. Nuno Taful (GDD) 19% (50)
  3. João Costa (AAC) 17% (47)
  4. Bernardo Costa Duarte (AEISA) 16% (41)
  5. Francisco Tavares (GDD) 15% (40)
  6. Duarte Figueiredo (CDUL) 5% (15)
  7. Salvador Kadosh (AEISA)  1% (4)


O melhor talonador (nº2) de 2009/10


Qual o melhor talonador? Apesar de ser uma resposta fácil, a verdade é que este ano foram muitos os jogadores da posição central da primeira linha a darem nas vistas. 

No Direito Nuno Taful assumiu uma titularidade dificil, relegando João Correia para a posição com que se iniciou no rugby (pilar). Contudo no banco do Direito estava Francisco Tavares que jogos a maior parte dos jogos, incluindo uns a titular. A mesma situação viveu-se no clube vice-campeão. Bernardo Costa Duarte que foi por diversas vezes chamado aos trabalhos de Tomas Morais é dono e senhor da camisola nº2 de agronomia de há uns anos para cá. Mas sempre que Salvador Kadosh era chamado a resposta deste jogador era positiva.

No CDUL e no Belenenses estão dois jogadores de extremos opostos. Duarte Figueiredo é o simbolo do CDUL e também um jogador que faz da regularidade a sua força. No Belenenses está William Hafu. O internacional de Tonga tanto pode passar ao lado de um jogo como o pode decidir com um momento de génio, nomeadamente o ensaio contra o Direito na meia-final jogada no Restelo.

Resta João Costa, talonador da Académica de Coimbra. O jovem jogador de 23 anos, internacional jovem por Portugal, foi uma aposta ganha de Sérgio Franco. Apesar de ter saltado da titularidade entre jogos, este foi o jogador chamado para os desafios mais difíceis, respondendo sempre com grande eficiência.







Deste nomes, 5 são titulares nos seus clubes enquanto os outros foram elementos constantemente procurados para os substituir. Qual deles realizou a melhor época? Qual o jogador que mais merece estar presente no "XV de 2009/10" ?

Podem votar na barra lateral.
Esta sondagem termina dia 8 às 23:59