Fecha-se no próximo dia 23 mais um ciclo de Rugby em Portugal. Foi um ano de altos e baixos e onde Portugal marcou presença nos mais variados torneios do Mundo.
Desde a variante de Sevens ao XV, dos escalões mais novos até aos Seniores. Portugal esteve em quase todos os continentes e competições que podia.
Na Selecção principal alcançámos o 3º lugar da Torneio Europeu das Nações que irá ditar o apuramento para o Mundial. Num torneio que ganhou uma nova potência (Rússia), Portugal apenas perdeu pontos no primeiro jogo (Rússia) e no empate em Tiblissi (Geórgia), nos restantes jogos conseguiram-se vitórias, tendo-se que enaltecer a histórica vitória na Roménia.
Em Sevens tivemos altos e baixo - normais para uma selecção que viu os seus jogadores fazerem um esforço muito grande entregando quase um ano das suas vidas ao Rugby. Conseguiu-se o melhor lugar de sempre no Circuito Mundial da IRB (7º lugar com 15 pontos). Relembro que neste ano Portugal não participou nos torneio da Nova Zelândia e dos Estados Unidos. Nada que nos impedisse de conseguir o melhor Circuito de Sevens de sempre. Em último lugar vai o destaque para Pedro Leal que foi o 7º melhor marcador com 168 pontos, entrando directamente para os melhores marcadores de sempre do Circuito (564).
Nas outras Selecções os resultados foram igualmente positivos, com destaque para:
- Sub-21 – 3º lugar no Campeonato da Europeu (vários destes jogadores marcaram presença na Selecção de Sevens).
- Sub-19 – Finalistas do Grupo B do Campeonato da Europa.
- Sevens Feminino – 6º lugar no Europeu de Hanôver e prova dada de que se deve investir nesta selecção
Relativamente às competições internas, foi bastante bonita a festa que se viveu no Jamor no dia da final – 3 jogos bastante intensos, num dia nheio de rugby, fizeram a alegria dos presentes. Os campeões de 2008/09: Grupo Desportivo de Direito – Divisão de honra; Académica de Coimbra – I Divisão; Cascais Rugby Linha – II Divisão.
Chegamos agora a uma fase de decisões e o Campeonato Nacional vai manter os mesmos moldes na próxima época, sendo quase garantida a alteração do modelo competitivo para a época de 2010/2011, onde se deverá então criar dois grupos na Divisão de Honra. Tempo de abrir horizonte porque para o ano vêm jogos mais intensos, mais decisivos e muita coisa se pode perder.
É tempo de qualificação para o Mundial. É tempo de Mundial de Sevens. É tempo de Liga Ibérica. Liga, sobre a qual o presidente da FPR, Dídio de Aguiar, mostrou interesse em participar já na época de 2009/10 com um ou duas equipas. Apenas restando a dúvida sobre as equipas a participar. Se Selecções regionais ou os dois melhores clubes classificados na próxima época?
Termina assim o primeiro ano de “Rugby Field”, ficando a promessa de voltar para o ano e com ainda mais novidades.
Cumprimentos
Zé Nunes
20 comentários:
Muitos Parabéns, juntamente com o Bernardo Rosmaninho estão a fazer um trabalho de enaltecer. Nunca esquecendo o espirito do rugby e a vida que cada um tem que abdicar para realmente se dedicar ao life style que é o rugby. Espero que não pares durante as férias, temos muito do rugby para aprender e comentar.
Vem ai o mercado de transferencias, espero que acompanhes.
Um muito obrigado por tudo,
jogador atento, e que vai entrar em cena.
Abraço
Zé nunes , sempre bons os posts assinado por si, até setembro.
sub-18, e n~~ao sub-19
continue o bom trabalho
Zé Nunes
Só uma questão relativamente a alteração dos campeonatos para 2010/11. Quando é que esta alteração será discutida/votada?, uma vez que já estamos no fim de julho, e em Setembro começa a nova época, e portanto corremos o risco de novo de andar a alterar o formato de subidas e descidas durante o mesmo. Para além disso, os clubes devem poder preparar a época com um mínimo de tempo, pensar se vale a pena investir em estrangeiros, ou se com a manutenção do modelo actual isso não será necessário.
Parabéns e boas férias Zé Nunes.. Miguel Portela
Foi claramente uma boa iniciativa esta do blog. Este blog foi claramente um meio de informação vital para o rugby português e por isso dou os parabéns a toda a equipa do rugby field.
apesar de muito bom o blog,tens q tentar ser mais imparcial e nao tender tanto para o direito!
abraços
É um grande blog... parabéns
Muitos parabens pela iniciativa, esperemos que continue a contribuir desta forma para um enriquecimento e divulgaçao da modalidade.
Em relaçao aos comentarios de anonimos mal informados/ressabiados/visao destorcida tenham juizo e não digam disparates, pelo menos por estas bandas. Abraço
José Fontes Silva
esta gente é doida varrida, onde é que este blog mostrou tendência para o direito ou para outro clube qualquer?
Antonio muito bom o blog,mas para o ano tem q ser menos direito
zé nunes quer dizer antónio aguilar?
nao...quer dizer gonzaga, irmao do zó, que joga no linha...pq e q n t assumes?
F. Moreno, porque é que não fazes tu um blog imparcial?
Depois avisa a malta.
A Currie Cup em grande sem os Springbocks,
http://www.planetrugby.com/story/0,25883,16024_5437498,00.html
O meu voto tb vai po moreno, por favor mostra nos como construir um blog imparcial, tu q dominas a arte!!!
Jose fontes silva
VIVA O RUGBY ALENTEJANO! Boas Ferias pa vcs
Espero que regresses com menos facciosismo pelo direito. Há que ser imparcial, ou então admites que és do direito e assim a gente entende.
Mourinha
Mourinha,
O Direito está na mó de cima, portanto é natural que seja mais mencionado.
Além disso, já não tem tiques de arrogância, o que ajuda bastante.
Os vários blogues, das mais variadas cores, constataram, ao longo do campeonato que "afinal podemos estar ao lado deles( adeptos do GDD) nas bancadas e continuar"
E sempre ao lado do amigo Mourinha!!!
Enviar um comentário