segunda-feira, 1 de março de 2010

Taça de Portugal - 3ª Fase

A Agronomia não arriscou e frente à equipa Serrana fez alinhar os melhores jogadores disponíveis. (fotografia: António Lamas)

Com apenas um jogo por se concretizar da fase de grupos da Taça de Portugal (Agronomia contra CDUP), estão quase definidas as classificações dos grupos.

Apesar de muitos jogadores não poderem actuar nesta competição, por força da sua utilização para os jogos da selecção portuguesa, os resultados não fugiram ao esperado com a excepção de um ou outro que deram lugar a surpresas.

Clubes como a Lousã e o CRAV conseguiram ultrapassar históricos da Divisão de Honra, o Vitória de Setúbal (que vem a investir muitos na secção de rugby) conseguiu jogar de igual para igual frente ao campeão nacional, o Dramático de Cascais mostrou que ainda aguenta 40 minutos frente aos melhores de Portugal e o Montemor (único clube da II Divisão) não se portou mal.

Os principais candidatos a vencer os grupos conseguiram-no de forma regular. Agronomia, CDUL, Belenenses e Direito vão-se defrontar na principal Taça do novo modelo. Com muitos jogadores menos rodados, alguns ainda sub-21, utilizados no XV titular, os 4 grandes conseguiram provar que a sua formação está a dar resultados. Contudo os jogadores, da equipa sénior, menos utilizados no XV titular durante o campeonato precisam de minutos nas pernas para poderem render mais.

Na segunda Taça (Taça BOWL) Académica e Benfica aparecem como principais candidatos. Contudo CRAV e Lousã já deram provas que sabem ganhar aos clubes da Divisão de Honra e vão querer ir o mais longe possível nesta prova. Os dois clubes da I Divisão atingem esta Taça com muito mérito. São os principais candidatos à subida de Divisão nesta época e os jogos frente aos grandes (Belenenses e Agronomia) mostraram que estes clubes podem fazer estragos, nomeadamente a melêe do CRAV.

Para a terceira Taça reservam-se também bons jogos. Técnico e CDUP* são as bandeiras desta Taça, enquanto Cascais e Setúbal tentam subir mais alto. Se o Técnico, o CDUP e Cascais são clubes que detêm um passado de glórias (já conquistaram a Taça de Portugal no passado), o Setúbal pode nesta 3ª fase da competição atingir uma vitória histórica e quem vê o clube do Sado como um outsider pode-se muito bem enganar. Os jogadores Argentinos deste clube são realmente bons atletas que fazem a diferença num jogo.

O Montemor que deu a cara em todos os jogos, marcando inclusivamente 25 pontos contra um clube da Divisão de Honra, acaba por sofrer com a desistência de três clubes da Taça. Nestas condições a aventura do clube alentejano na Taça de Portugal termina.

(*Falta realizar o CDUP x Agronomia a 7 de Março)

Terminada a 2ª fase da Taça de Portugal, forma disputados 14 jogos (falta 1) e só por cinco vezes é que a diferença de 30 pontos foi alcançada ou superada.

Belenenses, CDUL e Direito nunca superaram a marca dos 30 pontos contra clubes de Divisões inferiores:

  • Belenenses – CRAV (28-6)
  • CDUL – Cascais (29-0)
  • Montemor – CDUL (3-29)
  • Direito – Setúbal (38-27)

Foi produtiva esta fase da "nova" Taça da Portugal. Se Agronomia, CDUL, Belenense e Direito estrearam jogadores sub-21 e experimentaram novos jogadores, os outros clubes jogaram quase na máxima força. Académica e Benfica, tiveram jogos bastante equilibrados contra Cascais e Setúbal, enquanto CDUP e Técnica perderam os seus jogos frente aos da divisão inferior. Estes resultados mostram o equilíbrio entre os últimos 4 classificados da Divisão de honra e os primeiros 5 classificados da I Divisão (Setúbal está em 5º lugar da I div.). Em 4 jogos disputados entre estes clubes, as vitórias dividiram-se: 2 para a Divisão de honra (Académica e Benfica) e 2 para a I Divisão (Lousã e CDUP)

  • Cascais – Académica (10-30)
  • CRAV – Técnico (17-13)
  • Lousã – CDUP (13-3)
  • Setúbal – Benfica (3-6)

Se formos relacionar os jogos dos 8 clubes contra os mesmos adversários temos:

O equilíbrio é notório entre os clubes com uma pequena excepção relativamente à Académica, que, de todos, parece ser aquele que mais se aproxima aos 4 grandes.

Sondagens (barra lateral):

  • Após a fase de grupos da Taça, concorda com uma nova edição da Taça igual a estes moldes para o ano de 2010/11?
  • Como qualificaria a diferença entre os 4 últimos da Divisão de Honra e os 5 primeiros da I Divisão?

31 comentários:

Anónimo disse...

Á conta daqueles que falam muito mas depois desistem, o Montemor acaba aqui a sua presença na Taça de Portugal. Não foi fácil jogar contra equipas de divisões superiores, mas os alentejanos não viraram costas às contrariedades, acabando por fazer um último jogo de grande qualidade contra o poderozo CDUL. Se a justiça existir no desporto, este será certamente o ano da subida do Montemor, para grande alegria dos Montemorenses e dos Alentejanos no geral. Mas como prognósticos só no final, cá estamos pata ver...

Anónimo disse...

E a palhaçada continua... Afinal, a Taça volta a ser nas datas que estavam programadas...

Aceitam-se apostas para quando a próxima alteração de calendário ou de formula de disputa:
a) Ainda esta semana,
b) Na próxima semana,
c) Depende do que interessar aos da Tapada.

Anónimo disse...

Taça é Taça e quem se lembrou de deisputar a Taça de Portugal (PROVA A ELIMINAR) desta forma revelou que Regulamentos para eles não eram para se cumprir. Quizeram permitir que os Sub-21 e atletas não utilizados brincassem ao rugby e por isso idealizaram estes esquema de competição. Há que cumprir o RGC e voltar à fórmula original do que é verdadeiramente uma TAÇA DE PORTUGAL. Se quizerem fazer uma prova como a que designaram por TAÇA DE PORTUGAl, então organizem uma competição e chama-lhe um Trofeu QUALQUER COISA.

Anónimo disse...

Qual Agronomia? agronomia votou contra esta taça! A federação não tem regulamentos o cabe so tentou salvar os clubes!

Agronomia foi contra a mudança das datas.

Anónimo disse...

Lá voltamos às brigas entre os apoiantes de uns e de outros...
Certo é que este modelo permitiu a bastantes clubes permanecerem em competição, dando ritmo a atletas menos utilizados, para poderem crescer e ainda jogar na fase final do campeonato. Por outro lado permite que clubes mais pequenos possam fazer brilharetes e desenvolverem a qualidade do seu rugby.
De lamentar as desistências de alguns clubes....
A manter-se este modelo, que me parece positivo, deveria ser repensado para equipas da 1 divisão não jogarem numa 1.º fase entre si.
Saudações rugbisticas

Anónimo disse...

O CRAV de hoje tem, ou continua a ter, uma das melhores melêes de Portugal. Mas atenção que já tem 3\4s de qualidade. O problema do CRAV durante muitos anos foi falta de preparação fisica e falta de treinos. Vários jogadores davam o estouro ainda na primeira parte.
Jogadores de qualidade (avançados principalmente) sempre teve. Outra questão fundamental era a indisciplina nos jogos, jogadores expulsos e "bocas" sempre foi coisa relativamente normal.

Joguei várias vezes contra o CRAV e parece-me que esta geração de avançados se fosse trabalhada duma forma menos amadora (mesmo tendo em conta o amadorismo do nosso rugby) poderia ter dado muito jeito à nossa selecção. Hoje a idade é que começa a avançar...mas aquela melêe ainda dá muito trabalho. A primeira linha é claramente das melhores de Portugal..enquanto tem pulmão. Têm também um asa muito bom mas não me lembro do nome.

Anónimo disse...

A nova mudança de datas não deixa de ser curiosa.

A Agronomia joga em dia de selecção contra o Direito que é a equipa que mais jogadores perde.

No caso de ganhar, a final já será em fim-de-semana livre...

Foi uma coincidência sortuda...

Anónimo disse...

Não percebo. O CRAV tem dos melhores avançados e leva em casa 70 do Belem. Só podes estar a brincar.

Anónimo disse...

E perde com o Cascais (fora) e com o Évora (em casa)este ano.

Anónimo disse...

Deixem-se de merdas. O Cabé chamou os clubes e , como é seu costume, foi bem claro. Cara a cara.Ficou tudo muito bem explicadinho e teve-se cagando para os gajos que o tentaram insultar. Temos homem. Acabaram as baldas.

Anónimo disse...

e perde com os Sub-21 do Belem este ano...

Anónimo disse...

Este sistema da Taça tem, notoriamente, a vantagem de, todas as equipas , jogarem mais que um jogo.
Supõe-se que todos queiram jogar mais vezes e não acabar logo num jogo a eliminar.
É fácil de ver.

Anónimo disse...

O Cabé borrou-se todo e voltou atrás.
Para a história fica o mail muito bem escrito do presidente do CDUL. Parabéns.

Guimarães Rugby Union Football Club

GRUFC Direcção disse...

Ex.mos Senhores,

o GRUFC - Guimaraes Rugby Union Football Club - condena quem abusivamente utiliza o seu bom nome para se degladiar na blogosfera lançando falsos testemunhos sobre querelas às quais não tem qualquer interesse de alimentar ou fomentar.

P/ GRUFC

Eládio Ribeiro

Anónimo disse...

GRUFC, bem vindos ao panorma nacional do rugby bloguístico!

pelo IRB

Bernard Lapasset

Anónimo disse...

Concordo com este formato da Taça.
parabéns Cabé pela iniciativa.

Anónimo disse...

Este formato de Taça não foi implementado pelo Cábé.
O seu a seu dono.

Anónimo disse...

Alguém sabe afinal em que é que ficamos? Em termos de datas. Joga-se a 13 e 20 de Março ou a 01 e 08 de Maio?

Anónimo disse...

"O CRAV de hoje tem, ou continua a ter, uma das melhores melêes de Portugal. Mas atenção que já tem 3\4s de qualidade. O problema do CRAV durante muitos anos foi falta de preparação fisica e falta de treinos. Vários jogadores davam o estouro ainda na primeira parte.
Jogadores de qualidade (avançados principalmente) sempre teve. Outra questão fundamental era a indisciplina nos jogos, jogadores expulsos e "bocas" sempre foi coisa relativamente normal."

Obrigado pelo momento de comedia.

Gordos pesados que so sabem fazer mauls e melees nao e sinonimo dum bom pack de avancados.
Ve mais alguns jogos da div de honra e aprende umas coisas

Anónimo disse...

Há gajos que não puxam muito pela cabeça. Espero que o autor do comentário anterior veja a borrada que fez.

Onde é que está escrito que o CRAV tem um bom pack avançado?? A única coisa que diz é que tem uma das melhores melees de Portugal. E é verdade!!

Envergonha-te porque eu tive um bocado de vergonha alheia.

Anónimo disse...

E os avançados deles só não rendem mais por falta de fisico e porque a idade de alguns já passa, e bem, os 30 anos.

Tivessem a oportunidade de fazer parte de centros de treinos de selecção e possivelmente teriamos bem melhores alternativas hoje.

Anónimo disse...

a Direcção, por todas estas razões, decide alterar as datas dos encontros das 1/2 finais e Final da Taça de Portugal, que assim terão lugar, respectivamente nos fins de semana de 1/2 e 8/9 de Maio de 2010.

Está no site da FPR com data de 2010.3.2

Anónimo disse...

Esse é o comunicado anterior ou seja de antes da reunião de ontem. A data que aparece sempre é a da consulta da notícia e a hora a que é consultada. Voltou tudo à estaca zero: joga-se a 13/14 e 20/21 de Março.

Anónimo disse...

"Tivessem a oportunidade de fazer parte de centros de treinos de selecção e possivelmente teriamos bem melhores alternativas hoje."


voces nao tem mesmo nocao da realidade.. vem avancados que jogam naS federal1 e 2 tentar jogar pela seleccao que sao mandados borda fora e os do CRAV e que davam as melhores alternativas???

Anónimo disse...

Então como é?

Faz desfaz?

Não cheira nada bem...

Ânsia de fazer dá marosca...

Anónimo disse...

O Cabé chamou os clubes depois de ter feito merda!
E quando viu que fez merda e os clubes fizeram-lhe frente, meteu o rabinho entre as pernas ... e deu o dito por não dito.
Saiu-lhe o tiro pela colatra!!!

Anónimo disse...

o senhor das 4:33 tem que começar a interpretar o que lê.

escreveu-se que se esses jogadores fossem "trabalhados" de outra forma e começassem a fazer parte do grupo da selecção na altura devida, talvez hoje tivessemos melhores alternativas para determinadas posições. E se eles quisessem e tivessem vontade disso, claro.

Por exemplo, na posição de talonador onde temos muito poucas opções (mesmo contando com os que jogam em frança)poderiamos ficar bem melhor servidos.

Anónimo disse...

O Cabé encolheu-se ? Está-se mesmo a ver! Deu foi num bom puxão de orelhas a alguns meninos que foram postos na linha. Só há esta Taça porque o Cabé quis. A anterior Direcção criou-a e depois suspendeu-a. Devem ter a memória curta. As coisas mudaram mesmo, não te iludas , palhaço,

Anónimo disse...

O Cabé burrou-se todo ? Imagino- Ao que sei pôs alguns meninos em ordem, que nem pestanejaram. Ele sabe o que faz e sabe defender o rugby nacional. Não apara golpes. Esta Taça só existe porque ele apesar de não concordar foi repescá-la quando os outros que a criaram a suspenderam.A memória é muito curta. Ele não se burrou, está-se é cagando para gajos como tu. Pensas que ligou alguma coisa aquela diarreia mental que é o Lourenço ? Tenho a certeza de que o ignorou.

Anónimo disse...

É PÁ OS DEFENSORES DO cABÉ ESTÃO ATENTOS E EM FORÇA....

Anónimo disse...

Ó palhaço, não vale a pena escreveres dois comentários seguidos a dizer a mesma merda porque nem consegues arranjar sinónimos para fingir que és outro. O cabé fez merda, desfez a merda e agora vai-se entalar.