domingo, 21 de fevereiro de 2010

XV da Década 2000/2010

Já são conhecidos os jogadores mais votados pelos leitores para o XV da década de 2000 a 2010.

Numa iniciativa que levou mais de 1 mês foram colocados, à disposição dos leitores, vários jogadores que representaram a selecção nacional de XV durante os últimos anos nas mais diversas competições.

Naquela que foi certamente a melhor década do rugby português conseguiram-se feitos inéditos:

  • Conquista do Torneio Europeu das Nações em 2003/04;
  • Qualificação para o Mundial de 2007;
  • Jogo contra os Barbarians em 2004 para celebrar os 100 anos de rugby em Portugal (resultado final: 34-66)

Assim, os jogadores eleitos para integrar o XV da Década 2000/2010 foram:

Nº1Joaquim Ferreira

Nº2Paulo Silva

Nº3Rui Cordeiro

Nº4Marcelo D’orey e Nº5Gonçalo Uva

Nº6 Paulo Murinello

Nº7Vasco Uva

Nº8António da Cunha

Nº9Luís Pissarra

Nº10Duarte Cardoso Pinto

Nº11Pedro Carvalho

Nº12Diogo Mateus

Nº13Miguel Portela

Nº14 David Mateus

Nº15Pedro Leal

Banco de suplentes:

Nº16Christian Spachuck

Nº17João Correia

Nº18David Penalva

Nº19João Uva

Nº20Juan Severino

Nº21José Pinto

Nº22Gonçalo Malheiro

Nº23 Rohan Hoffman

Foram muitos os bons jogadores a ficarem de fora. Jogadores como António Aguilar (que é o melhor marcador de ensaios em Portugal) e Frederico Sousa (jogador polivalente capaz de cumprir com rigor cada posição na linha de três-quartos), ou até Diogo Coutinho, Salvador Palha, Henri Berg, Pedro Vieira, Lourenço Andrade, entre outros...

A verdade é que entre os jogadores escolhidos constam os que mais marcaram o Rugby Nacional. Gonçalo Malheiro, Luis Pissarra, António da Cunha e Joquim Ferreira sãos os únicos portugueses com jogos pelos Barbarians, e constam nos 23 (sendo que 3 estão no XV titular). Duarte Cardoso Pintos e Gonçalo Malheiro são os jogadores com mais pontos pela selecção e estão nos 23.

Por outros lado, Pedro Carvalho e Rui Cordeiro que marcaram os ensaios mais importantes e simbólicos do rugby nacional estão entre os XV escolhidos. Pedro Leal, que juntamente com Diogo Mateus e David Mateus, tem sido dos jogadores mais usados por Tomaz Morais desde anos para cá, está merecidamente no XV. Marcelo D'orey e Gonçalo Uva, representam o peso, a altura e a força de uma segunda linha muito equilibrada e diversificada.

Diogo Mateus e Miguel Portela formam aquela que é certamente a melhor dupla de centros de sempre do país... e estão no XV. Paulo Murinello, que personificou a placagem à portuguesa (atacar os joelhos, de cima para baixo) é o rosto da garra e da coragem de uma asa, num Xv representante de uma década.

São grandes jogadores estes escolhidos pelo público e esta é certamente uma grande equipa.

188 comentários:

Anónimo disse...

partiam a loiça toda

Anónimo disse...

a placagem a portuguesa é atacar nao de cima para baixo, mas de baixo para cima.

boa rubrica!

Anónimo disse...

É pena o Aguilar não constar.

Afinal a finalidade última do rugby é marcar ensaios. Isso ele faz como mais nenhum.

Anónimo disse...

O Diogo Mateus tambem ja jogou pelos Barbarians!!!!

Anónimo disse...

O Aguilar é apenas o jogador com melhor curriculo em portugal, nao entendem nada de rugby. é uma pena mas ainda bem q o inquerito tem o valor q tem...

Anónimo disse...

Essa placagem à portuguesa é muito eficaz mas é falta! entra-se de ombro muitas vezes "fechado" sem braços, e outras vezes de ombro "aberto" mas sem qualquer intenção em fechar os braços. É eficaz e bonita e faz levantar a bancada, mas é falta e altamente perigosa!

Anónimo disse...

de tal maneira é considerada falta que foi assim que o pedro cabral nos salvou um ensaio contra a georgia.. é falta, mas a aquela altura os árbitros não costumam marcar, só mesmo quando é mais alta e se vê claramente um entrada só de ombros, essa sim é perigosa

Anónimo disse...

É claro que a votação tem erros de comparação. O Aguilar e o Pico ficam de fora, o Marcelão ganha ao Severino e o Pipoca "rouba" o lugar ao Rohan...

Mas o que sei é que a todos estes devemos render homenagem pelo que fizeram pelo rugby português cá e lá fora. Os putos novos que os tenham como boas referências de entrega e empenho. Só isso vale no fim de uma carreira de jogador: o reconhecimento de todos os outros!

Bora lá Lobos! Ainda há esperança para 2011

Anónimo disse...

O Malheiro suplente do Cardoso Pinto só se for para rir

Anónimo disse...

O Diogo Mateus, o Pipas e o V.Uva tambem jogaram pelos barbarians. O uva marcou ensaio, e o mateus foi o MVP.

Anónimo disse...

é impressao minha ou o setubal ja nao tem hipotese de ir a final four?? pelas minhas contas o cascais esta em 4o com 40 pontos dado que ganhou a agraria de coimbra com ponto bonus e o setubal tem 32....proxima jornada é setubal cascais jornada que o setubal teria de ganhar com ponto bonus e sem permitir ponto bonus. depois ainda tinha que ir ganhar ao evora com ponto bonus tambem e esperaer que o cascais perca com o linha! as pontuaçoes estao correctas ou nao é nada disto??

Anónimo disse...

A comunicação da FPR mudou tanto tanto tanto ... que hoje é 2ª feira e um gajo nem nos blogs consegue saber o resultado dos jogos da Taça.
Já vi aí n gajps a perguntar quanto é que foi o Agronomia - Lousã? etc ... etc...
O único resultado confirmado que se sabe é o Belenenses- CRAV porque está no site do belém.

Anónimo disse...

O Cascais ainda tem mais um jogo em atraso com o CRAV só depois joga com o Setúbal.

Anónimo disse...

Agro-50 Lousã-6

Anónimo disse...

Isto funciona a toque de caixa.
Passado 1h das queixas aqui lá apareceram os resultados no site da FPR...

Vou ver se funciona outra vez ... O PALHA DEVIA SER CASTIGADO!

Agora é esperar 1h ... e ver

Anónimo disse...

vão mas é ver a idade dos dois jogadore ssub 21 do belenenses que jogaram na 1ª linha são sub 20 e assim sendo não podem jogar na 1ª linha dos seniores, o beleneses devia perder o jogo e ser castigado
como devem estar com medo de não ganhar nada ja vieram arranjar maneira de se alterar a meia final e final da taça para poderem jogar com a malta da seleção e esquecem se que no inicio da epoca todos os clubes concordaram com o calendario actual

Anónimo disse...

opa voces estejam mas e calados! voltem para arcos mais o vosso rugby das cavernas nem uma bola sabem passar!! ha sempre alguma coisa pa dizerem...os outros tinham 15 jogadores lesionados vejam bem, estes agora que o mais forte que teem é a mele veem-se queixar dos pilares sub 20! haja paciencia

Anónimo disse...

Placagem à portuguesa - dos joelhos para baixo;
Placagem à minhota (ou "a la CRAV") - do pescoço para cima, seguida de arrastamento do jogador placado.

Anónimo disse...

"como devem estar com medo de não ganhar nada ja vieram arranjar maneira de se alterar a meia final e final da taça para poderem jogar com a malta da seleção"

Epá, de facto é indecente um clube querer jogar uma final com a equipa completa. Indecente!!!

O Belém só tem 3 gajos no XV mais 10 convocados para treinos dos Sevens de Hong Kong, que se disputam no mesmo dia da data prevista para a final.

Indecente! Cabé, tás no bolso do Belém!!! Costa rules.

Anónimo disse...

Qualquer equipa da 2ª divisao que tenha jogado com o CRAV sabe que aqueles mastursos só sabem andar ao murro e rugby jogado é zero, com arbitos decentes era explusa meia equipa, agora que jogaram contra uma equipa da 1ª divisão é que se queixam....

Anónimo disse...

Equipa proposta para as proximas gerações,com bons jogadores técnico/tacticos e sobretudo lutadores dentro de campo.Conjugados com muito trabalho e sacrificios poderá ser um grande XV!


1-Jubas(CDUP u-21)
2-Tavares(Gdd seniores)
3-Vasco Marques(CDUP u-21)
4-Anfonsini(CDUL seniores)
5-Rafa(Belem seniores)
6-Veltioven(CDUL seniores)
7-Luis Sousa(GDD u-21)
8-Martim Betencourt(CDUP seniores)
9-Sampaio Nunes(CDUL seniores)
10-Manel Costa(Belem seniores)
11-Diogo Miranda(Belem seniores)
12-Silveira(CDUL u-21)
13-Appleton(CDUL u-21)
14-Mourato(Belem u-21)
15-Rocha e Melo(Belem seniores)

16-diogo santos (belem u-21)
17-Amaral(CDUl u-21)
18-Almeida(CDUL u-21)
19-Fragoso mendes(GDD u-18)
20-Sottomayor(CDUP u-18)
21-Kiko VA(Belem u-18)
22-Ze Poppe(Belem u-21)

Anónimo disse...

Sou do CRAV e estive no jogo. Acho importante que se digam aqui algumas verdades sobre o jogo:
1. O Belenenses mereceu ganhar, nomeadamente quando começou a abrir o jogo.
2. O Belenenses foi imperial nos alinhamentos. Tendo ganho os seus alinhamentos e diversos ao CRAV. Óptima segunda linha, nomeadamente o sub21 portugues.
2. O CRAV foi mais forte nas mellees. Relembro que um jogo de rugby não se realiza sem mellees. Sabemos que um dos maiores problemas que temos selecção é a nossa mellee, se calhar é porque, e exceptuando honrosas excepções, a formação ordenada nas equipas de divisão de honra não são grande espingarda e ninguem se preocupa muito com isso. No CRAV essa é uma das suas melhores armas.
3. O CRAV fechou muito o jogo, se calhar por essa ser a estratégia que mais lhe interessava. O Belem só no final da 2ª parte é que começou a desenredar-se disso.
4. O CRAV joga na 1ª divisão e o Belenenses na Div. de Honra, logo com ritmos completamente diferentes. Conforme diz no site do Belem, penso que o mérito do resultado ainda estar 14-6 em cima do fim do jogo (os dois últimos ensaios já foram marcados em cima da hora e nos descontos), será do CRAV que impediu que o Belenenses colocasse em campo o seu jogo e a sua estratégia.
5. Quanto à questão das placagem altas é mentira. Conforme é dito neste blog, no post anterior, a única falta marcada durante o jogo penalizando um placagem alta, foi assinalada penalizando um jogador do Belenenses.
6. Quanto a agressões, relembro que quem teve dois cartões amarelos foi o Belem, precisamente por agressões.
7. Quanto à questão do belem jogar com alguns U21 no cinco da frente só posso dizer PARABENS. Só trabalhando, desde cedo, miudos para jogar nessas difíceis posições é que poderemos, em termos nacionais, evoluir.
8. Boa sorte para o Belenenses para a meia-final, e que consiga ganhar a Taça.

Anónimo disse...

Meu caro, não desfazendo do que dizes, não podes avaliar a mêlée do Belenenses, nem a 1ª linha do Belenenses, nem as mêlées da Divisão de Honra, pelo que viste ontem. Jogaste contra um Belenenses desfalcado (muito desfalcado), sobretudo na mêlée e sobretudo na 1ª linha.

Faltavam, só na 1ª: Facundo, Willie Hafu e Hugo Valente.

Mérito do CRAV: 1ª linha, e pack, 100% português. Parabéns.

Demérito do CRAV: a mêlée faz parte do jogo, é até o motor do jogo, mas pergunto: com uma mêlée tão dominadora, como é possível jogarem 70% do jogo nos últimos 30 ou 53 metros do vosso meio campo?

Anónimo disse...

o anónimo :Segunda-feira, Fevereiro 22, 2010 3:11:00 PM, esquece-se, ou nao gosta da Agronomia, será que jogadores como tomas gaivão (centro com 1,90m), capi (ponta com 1,90m) murteira, miguel freire, lourenço ribeiro(pequeno grande formação), João Pratas, João Paiva, ulisses (1,88m) Sebastião rôxo, nenhum deste poderá vir a ser grande jogador?
Ou serás daqueles que os pequeninos masjeitosinhos é que são apra apostar? depois admiram-se de ganhar-mos a biarritz, brives, romenias, etcc. nas cmanada jovens e apartir dos juniores é só levar cabazes porque a diferença fisica é enorme.
E outro jogador de caras que deveria constar nessa lista é o jovem promissor do éVora, José Lima.
Saudaçoes agronomas

Anónimo disse...

XV de futuro:
1-Hugo Valente(fcb)
2-Vasco Marques(cdup)
3-Diogo Santos(fcb)
4-Rafael Simoes(fcb)
5-Dória(rct)
6-Luis Portela(gdd)
7-Veltioven(cdul)
8-Brutus(cdul)
9-Lourenço ribeiro(agro)
10-Luis salema(gdd)
11-Capi(agro)
12-Mourato(fcb)
13-Tom+as gaivão(agro)
14-Appleton(cdul)
15-Murteira(Agro)

16-choco8rct)
17-Jubas 8cdup)
18-João pratas(agro)
19-melin(cdul)
20-sampaio nunes (cdul)
21-José lima (cre)
22-brandão(cdup)

Anónimo disse...

O XV do futuro vai ser composto na sua maior parte por luso-descendentes a jogar nas divisões principais francesas. Isto se o nível do rugby português não aumentar. O que dado o panorama actual não estou a ver.

Anónimo disse...

Peço já desculpa por aquilo que vou escrever, mas acho que é a realidade. O nivel dos nossos U21, de uma maneira geral, é muito fraco ou mesmo fraquissimo, quer tecnicamente quer fisicamente, e posso dizer que já vi práticamente jogar as principais equipas, volto a frisar, são muito fracos. Depois desta geração fantástica do mundial 2007 e 2011, vamos estar longos anos sem lá voltar a pôr os pés. Oxalá me engane...

Anónimo disse...

Estás enganado.

Anónimo disse...

engraçado no xv do futuro não entrarem nomes como diogo miranda, frederico oliveira, veltiovem tavares, entre outros!

Abraço

Anónimo disse...

opa mas quem é que quer saber do quinze do futuro. ha gajos que nao têm nada para fazer!!

Anónimo disse...

depois se verá!

Anónimo disse...

É pá estás enganado. No site da Federação os resultados da Taça estaõ lá há muito tempo tu é que não deves saber procurar. Estão praticamente depois dos jogos acabarem. Saloio.As coisas estão mesmo a mudar. Só que tu e outros nem querem ver.

Anónimo disse...

Não encontrei nenhum cantinho do presidente, aliás, foi no site da agronomia que vi que a taça foi novamente alterada.

Agora a meia final e a final são só em Maio...

E agora, já não há problema? E as equipas que prepararam a época para a jogar agora? E o Cabé já não reclama?

Melhor, os apoiantes desta decisão são equipas como o cascais... Não faz sentido...

Enfim... Muda o balde...

Anónimo disse...

Quem disse que o Cascais apoia ou deixa de apoiar? Em que é que se baseia para fazer tal afirmação? Deixe o Cascais em paz e não o envolva em boatos e mexericos: é um Clube que merece respeito e que se dá ao respeito.

Realmente há uma mania de falarem do que não sabem que até doi. É mesmo não terem nada que fazer! Vão trabalhar e deixem-se de especulações! Se investissem o tempo que perdem aqui a dizer baboseiras, a trabalhar para melhorar os vossos clubes, haveria com certeza um salto qualitativo fantástico no rugby português!

Anónimo disse...

vão fazer os tpc.

Anónimo disse...

Vivo em Oslo e tive a oportunidade de ver o Portugal-Tonga e, mais recentemente, o Rússia-Portugal. Sem querer criar nenhum folhetim, alguém me pode explicar as razões da ausência do Rebelo e do Beco. São de longe mais-valias para a nossa selecção.

Anónimo disse...

Realmente o que é que interessa saber qual o XV do futuro.
Já querem tirar os que lá estão agora. Será que são velhos??
Vejam a média de idades das outras selecções, e vejam que a média de idades da nossa é muito inferior.Ou seja os jogadores que agora lá estão ainda estão para durar. Como exemplo o melhor 2ª linha do mundo (Victor Matfield) tem 32 anos, e ainda vai durar mais uns tempos, a ver se chega á idade do nosso Miguel Portela.
Temos de apoiar o que temos de momento e não começar já a pensar no que vamos ter no Futuro.
1º temos de construir os pilares da casa só depois começamos pelas paredes e pelo telhado.

Anónimo disse...

Ja repararam nos jogos deste fim de semana para a Taça:

Cascais - Académica
CRAV - Técnico
Lousã - CDUP
Setubal - Benfica

Alguém faz prognosticos?

Anónimo disse...

Cascais
CRAV
Lousã
Setúbal

KaKo disse...

Este fim de semana joga-se o jogo da Taça de Portugal de Rugby Séniores Masculinos em Setúbal contra o Benfica! Estamos a tentar juntar o máximo de pessoas para contribuir para enviar o dinheiro para a MADEIRA! Mesmo que seja pouco, já será uma ajuda! O jogo vai ser no Estádio de Atletismo! Dia 27 de Fevereiro, às 15horas!! ... Pass along! A lot!!! =)

KaKo disse...

Há situações em que temos de nos juntar, independentemente das cores clubísticas ou de afinidades! Vamos apoiar quem não tem nada agora porque amanhã podem ser outros ou mesmo nós e todo o apoio será necessário!!

Obrigado!

Anónimo disse...

Não te preocupes com a Madeira. Vão receber milhões, tentem ajudar associações mais chegadas. Ou a Fundação do Figo.

Anónimo disse...

Ajudar a Fundação de quem? Do artista que recebe 350.000 Euros/Ano por "dar a cara" pela empresa gestora do Taguspark? Que é uma empresa com capitais maioritariamente públicos. Tudo por causa da solidariedade dos charrocos! O que faz um gajo ser anti-charrocos e as barbaridades que se dizem...

Anónimo disse...

CDUL 29 - Cascais 0

Anónimo disse...

Qual solidariedade qual quê!!!Os chocos querem é angariar dinheiro para pagar os ordenados dos argentinos.

Anónimo disse...

Epá, não digas baboseiras e guarda essa tuas piadinhas para quando se falar de jogos e treinadores e tudo isso que te faz ficar acordado à noite para depois vires para aqui largar a tua diarreia verbal... Enquanto se fala de coisas sérias, vai para o teu quarto brincar com a pilinha que os adultos têm de falar...

Anónimo disse...

Não venham para aqui, que é um blog de rugby, falar de desgraças alheias que é um assunto muito sério! Para estes assuntos há variadas entidades a quem poderão dar as ajudas necessárias, e acho muito bem que se colabore. Agora, num blog de rugby vamos falar de rugby!

Anónimo disse...

Para ti, falar de Rugby é vir para aqui insultar tudo e todos e dispara em todas as direcções?? =) Ok! Vamos então falar de Rugby!

Como está o processo dos dois miúdos sub-20 que jogaram pelo Belém contra o CRAV? Nada....

E então agora muda-se a Taça de Portugal?! Quando sempre se disse que a Taça era neste calendário e este senhor que está lá agora, no qual tinha grande esprança, disse que não mudava?? Nada...

Enfim... De rugby, pouco podes falar porque do jogo em si, poucos aqui falam... De resto, é mandar vir e falar mal! Isso é que para ti é Rugby?

Anónimo disse...

Setúbal,CRAV e Cascais a conseguirem resultados bem aceitaveis contra equipas do escalão principal. Quando se fala de reduzir a Divisão de Honra a 6 clubes, estes resultados dão q pensar.

Anónimo disse...

ao intervalo CDUL 5-0 cascais, lesionaram-se 3 jogadores do cascais 1 no fim da 1ª parte, e os outros 2 nos 1os 5 min da 2ª. O Cascais esteve muito bem a defender.

Anónimo disse...

O pessoal de clubes como Belem, Direito, Agronomia, Tecnico, Cdul etc deveria pensar antes de escrever determinados disparates. Respeitem todos os clubes.

Alguns desses meninos se tivessem nascido na Lousã ou no Alto Minho, por exemplo, nunca jogariam Rugby. Nunca. Só os sacrificios que isso implicaria faria facilmente eles desistirem. Só o facto destes clubes se apresentarem com 20 jogadores em todos os jogos já é uma grande vitória e resulta de muito trabalho de promoção da modalidade e de motivação dos jogadores. Mesmo assim apresentam equipas competitivas e pelo menos no caso do CRAV o futuro é risonho. Tem condições, infra-estruturas e começa a ter escolas a sério. É gente que trabalha e não anda por aqui a lamentar-se e já não conta há muito com a Federação para determinadas coisas.

Anónimo disse...

1º UMA VERGONHA TEREM MUDADO A TAÇA DE PORTUGAL SEM SEQUER CONSULTAR OS CLUBES.
2º SE FOSSE A ANTERIOR DIRECÇÃO NÃO FALATARIAM OS INSULTOS E AS SUSPEIÇÕES
3º PELO QUE TENHO LIDO A MAIORIA DOS CLUBES ESTÁ CONTRA A ALTERAÇÃO.
4º ALGUÉM AQUI DIZIA QUE NÃO HAVIA PROBLEMA EM JOGAR COM SUB 20 NA 1ª LINHA NOS SENIORES, TALVEZ NÃO HOUVESSE SE NÃO FOSSE CONTRA OS REGULAMENTOS, SE PASSAMS POR CIMA DESTE PQ NÃO PASSAR POR CIMA DOS OUTROS.
5º O crav ESTÁ SEM DÚVIDA A FAZER UM BOM TRABALHO E É TALVEZ O PRINCIPAL CANDIDATO A SUBIR MAS QUEIXAREM SE DE QUE A fpr NÃO FAZ NADA POR ELES, DIGAM-ME QUE QUERIAM QUE A fpr FIZESSE POR ELES?

Anónimo disse...

"Setúbal,CRAV e Cascais a conseguirem resultados bem aceitaveis contra equipas do escalão principal. Quando se fala de reduzir a Divisão de Honra a 6 clubes, estes resultados dão q pensar."

Este post é de mestre.
Com que então chamas-lhes resultados aceitáveis.

Mas já te ocorreu que se o Direito e Belém jogassem com o 15 habitual tanto Setúbal como CRAV eram enxovalhados?

A mim parece-me que se pode considerar aceitável um resultado como o do Cascais que defrontou um XV dos estudantes de Lisboa forte e mesmo assim conseguiu portar-se à altura.

Quanto mais jogos vejo mais tenho a convicção de que o Setúbal sobrevive dos argentinos que lá jogam e o CRAV do jogo de avançados (e grande parte das vezes do anti-jogo). Ou seja, basta um destes factores falhar e estas equipas ficam fragilizadas e até mesmo acessíveis.

Anónimo disse...

"O pessoal de clubes como Belem, Direito, Agronomia, Tecnico, Cdul etc deveria pensar antes de escrever determinados disparates. Respeitem todos os clubes.

Alguns desses meninos se tivessem nascido na Lousã ou no Alto Minho, por exemplo, nunca jogariam Rugby. Nunca. Só os sacrificios que isso implicaria faria facilmente eles desistirem. Só o facto destes clubes se apresentarem com 20 jogadores em todos os jogos já é uma grande vitória e resulta de muito trabalho de promoção da modalidade e de motivação dos jogadores. Mesmo assim apresentam equipas competitivas e pelo menos no caso do CRAV o futuro é risonho. Tem condições, infra-estruturas e começa a ter escolas a sério. É gente que trabalha e não anda por aqui a lamentar-se e já não conta há muito com a Federação para determinadas coisas."


-----------

Caro anónimo, esqueceste-te de referir as equipas do Alentejo.

Não são só as do Minho e da Lousã que fazem sacrifícios.

Mas, de resto, concordo com tudo aquilo que dizes.

Anónimo disse...

Grande primeira parte no CDUL - Cascais.
Na segunda parte o Cascais não aguentou o ritmo do CDUL e teve que substituir a 3ª Linha devido a lesões.

Anónimo disse...

3ª linhas do cascais era muito jovem nao era?

Anónimo disse...

limitei-me a constatar um facto, os resultados são bem aceitaveis para equipas de um escalao inferior. Se tem muitos ou poucos na selecção isso não tem nada a ver com o q disse. Se achas q um campeonato se pode chamar nacional com 6 equipas é lá contigo. Assim o rugby não evolui de certeza absoluta.

Anónimo disse...

O que eu acho é deveria ser obrigatório as equipas séniores terem de jogar com x jogadores formados em Portugal. Isso sim, estimulava a formação, dava oportunidade aos jovens formados no clube de aspirarem a um lugar na equipa senior e evitava que se andasse a gastar rios de dinheiro em contratações, algumas duvidosas.

Se assim fosse, o campeonato até seria muito mais interessante porque, mesmo que viessem estrangeiros ou luso-descendentes, a maioria teria de ser formado no clube.

Anónimo disse...

"Setúbal,CRAV e Cascais a conseguirem resultados bem aceitaveis contra equipas do escalão principal. Quando se fala de reduzir a Divisão de Honra a 6 clubes, estes resultados dão q pensar."

mas tem alguma duvida, que para o campeonato, em circunstancias normais, qualquer uma destas equipas nao era cilindrada por mais de 50 pontos por uma equipa top-4????

nao faz sentido extrapolar jogos de pre-eliminatoria da taca para o campeonato nacional, nao tem nada a ver.
reduzir a 1a divisao para 6 faz todo o sentido, e tambem os mais fracos, porque levar 80 pontos fimdesemana sim fimdesemana nao tambem nao ajuda a evoluir nada.

so prejudica os clubes que gastam muito dinheiro em jogadores profissionais e que depois nao tem resultados, como que uma licao para apostarem mais na formacao e assim terem uma base de sustento de qualidade para a primeira equipa, como fazem os clubes de top-4, ao contrario do que muito e apregoado

as equipas top-4 estao muito a frente das outras em termos de nivel e profundidade de plantel, nao faz sentido perderem metade da epoca com jogos sem competitividade!

Anónimo disse...

lol campeonato nacional com 6 equipas... devia ser uma coisa engraçadissima! ridiculos!

Anónimo disse...

É interessante verificar que as equipas que este ano vão à final four, sem os jogadores da selecção, gerindo as lesões como as outras equipas, conseguem, tranquilamente passar em primeiro lugar os seus grupos da taça, ganhando confortavelmente todos os jogos, aproveitando ainda para rodar o plantel e estrear sub 21.

Isso mostra alguma coisa sobre a motivação e competitividade desta época.

Anónimo disse...

ora portanto 4 equipas a jogarem um campeonato a 2 maos dá 6 jogos por epoca mais a final...2? 7 jogos prontos.

Se calhar é melhor jogar (campeonato com 12 equipas) 11x2=22 jogos mesmo q muitos ou alguns desses jogos sejam cabazes.

Anónimo disse...

CAMPEONATO A 6 EQUIPAS

3 JOGOS POR JORNADA
4 VOLTAS
20 JOGOS POR EQUIPA

MEIAS-FINAIS
1º-4º (UM JOGO, EM CASA DO 1º)
2º-3º (UM JOGO, EM CASA DO 2º)
FINAL (JOGO ÚNICO)

DESCE O 6º

O 5º DA HONRA DISPUTA UM PLAY-DOWN COM EQUIPAS DA 1ºDIVISÃO (2º; 3º; 4º)

5º(HONRA)-4º(1ºDIVISÃO) (JOGO ÚNICO)
2º(1ªDIVISÃO)-3º(DIVISÃO) (JOGO ÚNICO)

FINAL - QUEM GANHAR FICA OU SOBE PARA A HONRA

Anónimo disse...

ou se calhar fazer 2 grupos 6+6, a uma mão, com um calendário acertado de forma a que as equipas TOP4 defrontem as que sobem da 1ª Div. na altura em que joga a selecção e em casa das equipas menos cotadas.

Apuram-se os 4 ou 3 primeiros de cada grupo que jogam entre si a 2 mãos.

O mesmo aplica-se para as divisões inferiores que recebem os 2/3 últimos classificados dos grupos.

Desta forma os clubes menos competitivos jogavam com os "grandes" em casa, o que seria um boa divulgação para a modalidade e um forte incentivo para os seus jogadores, por outro lado os "grandes" sem os internacionais podiam rodar muitos jogadores que normalmente têm dificuldade em conquistar o lugar.

Anónimo disse...

Eh ridiculo extrapolar os jogos da Taca para o campeonato. Os resultados apresentados mostram que em condicôes de competitividade para o campeonato qualquer das equipas levaria mais de 90 pontos. Isto no primeiro fim de semana que viessem a Lisboa porque no segundo ja levariam mais de uma centena. Vi o jogo do Belem e nao se jogou mais de 20 minutos, tantas foram as paragens. O jogo nem sequer deu para aquecer. Se fosse a serio e o Belenenses precisasse de pontos de bonus, jogadores a conquistarem posicôes na equipa, etc. etc. o CRAV mesmo com toda a boa vontade levava os mesmos 70 que levou no ano passado em casa.

Anónimo disse...

Eh ridiculo extrapolar os jogos da Taca para o campeonato. Os resultados apresentados mostram que em condicôes de competitividade para o campeonato qualquer das equipas levaria mais de 90 pontos. Isto no primeiro fim de semana que viessem a Lisboa porque no segundo ja levariam mais de uma centena. Vi o jogo do Belem e nao se jogou mais de 20 minutos, tantas foram as paragens. O jogo nem sequer deu para aquecer. Se fosse a serio e o Belenenses precisasse de pontos de bonus, jogadores a conquistarem posicôes na equipa, etc. etc. o CRAV mesmo com toda a boa vontade levava os mesmos 70 que levou no ano passado em casa.

Great_duke disse...

Talvez se os 4 magníficos de Lisboa fossem mais vezes explicar ao pessoal de fora como é que se joga rugby os outros pudessem evoluir... :)

Reduzir o campeonato a 4 é uma ideia ridícula. E se um dos 4, p. ex., deixar de ter dinheiro para investir e a sua qualidade baixar, fazemos o quê? Um campeonato a 3 com 6 voltas? Mas só estes é que têm direito a evoluir?

Não é a elitizar a modalidade que se evolui, é fazer com que os outros sejam mais fortes. Ou seja, é necessário "impedir" que esses 4 clubes (que hoje estão no top, mas que poderão deixar de estar por um qq motivo) fiquem com todos os melhores jogadores, fazendo até com que bons portugueses não possam jogar.

Não posso deixar de discordar com aqueles (muitos, ao que parece) que querem ver a modalidade restringida a Lisboa e arredores.

Anónimo disse...

O modelo das 7:09:00 é o modelo mais indicado para o nosso rugby.

Anónimo disse...

PAra mim o modelo ideal era:

Campeonato com 8 equipas:
fase inicial: todos contra todos a 2 voltas
fase final: 1 grupo das equipas que se classificarem do 1º ao 4º lugar, todos contra todos a 2 voltas .partem todos com zero pontos .quem ficar em 1º lugar é campeão
1 grupo das equipas que classificarem do 5º ao 8º lugar da divisao de honra e mais o 1º e 2º classificados da 1ª divisão , todos contra todos a duas voltas .quem ficar nos 4 primeiros lugares participa na divisão de honra do ano seguinte.

.Não pode haver anulação ou adiamento de jogos durante o período competetivo da selecção nacional.

. Os clubes não podem inscrever mais de 3 jogadores estrangeiros , neutralizados ou comunitarios

. Taça de Portugal realiza-se nos moldes realizados em 2009/2010 e depois do campeonato terminar. clubes que desistam ou realizem falta de comparência ficam proibidos de participar no ano seguinte

Carlos Janardo

Anónimo disse...

Eu devo estar muitos anos á frente desta malta toda que aqui escreve, que só escrevem asneiras!!! É evidente que a Divisão de Honra só poderá ser jogada com 6 equipas a 3voltas, quem ficar em 1º será o Campeão! Não há cá 1/2 finais nem final, então jogou-se 15 jogos para quê? Para aquecer? Vocês não percebem nada disto, só neste figurino de campeonato o n/ rugby será competitivo.

EU "O ILUMINADO" (não sou o JPB)

Anónimo disse...

Continuo a achar que deviam ajudar a Fundação do Figo. Vou tentar descobrir para nós, que comentamos aqui na caixa de comentários, podermos ajudar o Figo a ajudar.

Anónimo disse...

Acho tão engraçado estas histórias do XV do futuro....já agora tb posso mandar uns nomes? é que toda a gente se esquece do Ventosa do Mestre e do Filipe Pereira...epah mas é vdd esses como são do benfica não vão à selecção mesmo que metam muitos dos gajos que têm sido nomeados como "promessas" a um canto...

Anónimo disse...

la vem a ressabia dos lampioes! o vosso tempo ja era... agora joga se rugby em portugal!

Anónimo disse...

nao tem que ver com a modalidade estar restringida a lisboa, essa e uma conclusao mal intencionada e que nao faz sentido algum.
la porque actualmente os melhores 4 clubes sao de lisboa, nao quer dizer que daqui a 2 ou 3 anos nao vai ser o cdup ou a academica a figurar nesse grupo.

o que aqui interessa, e que nao haja equipas que passem o ano todo a levar cabazadas, e equipas que so tem 4 jogos importantes e complicados por epoca. a qualidade dos jogos diminui, o ritmo dos jogadores tambem, o campeonato perde interesse..

as equipas que descem para o segundo grupo de 6, vao ter um campeonato muito mais competitivo com muito mais jogos importantes em que vao ter que se esforcar e dar o seu melhor para poderem fazer parte dos 6 de cima.

Ambos beneficiam, nao tentem subverter isto num esquema para restringir a modalidade a lisboa, isso e absurdo e um insulto a inteligencia de alguem que esteja a ler isto e que nao esteja por dentro do assunto.

todos nos queremos melhor raguebi em portugal, melhores equipas, uma melhor seleccao que possa dar cabo dos animais dos georgianos e dos romenos e dos russos e mostrarlhes que o nosso raguebi e o melhor.

para isso temos que apertar connosco e melhorar o nivel interno! nao e nivelar por baixo ao restringir numero de jogadores estrangeiros ou redistribuir jogadores por outras equipas, como fazem os americanos nas suas ligas

Anónimo disse...

Baixas não tiram confiança

A Selecção Nacional parte hoje, confiante, para a Alemanha, onde vai jogar o apuramento para o Mundial'2011. Tendo algumas baixas, Tomaz Morais chamou: João Júnior, João Correia, Francisco Fernandes, Jorge Segurado, Bernardo Duarte, Conrad Stickling, Gonçalo Uva, Salvador Palha, Tiago Girão, Juan Severino e Eduardo Acosta, José Pinto, Pedro Leal, Pedro Cabral, Cardoso Pinto, Frederico Oliveira, Diogo Mateus, Pedro Silva, Gonçalo Foro, Joe Gardner, Miguel Portela e António Aguilar.

Anónimo disse...

"la vem a ressabia dos lampioes! o vosso tempo ja era... agora joga se rugby em portugal!"

O seu comentáio só revelo ignorancia...dos 3 nomes que foram ditos só o João Mestre não esteve no campeonato da europa de sub19 sendo os outros 2 titularíssimos...

Anónimo disse...

Concordo com o Carlos Janardo. Por um lado acabava-se com a injustiça das finais, até porque há equipas que se poupam bastante na primeira fase porque pelo menos o 4º lugar é garantido. Por outro, o segundo grupo teria jogos bem competitivos o que despertaria interesse nos adeptos e jogadores. Também acho que não devia haver paragens durante os trabalhos da selecção para que pudessem aparecer novos valores.
Agora, os naturalizados e comunitários não deveriam contar como estrangeiros. O Rugby português tem ganho muito com a entrada de jogadores de outros patamares, por isso julgo que devemos estabelecer um equilíbrio aí.

Great_duke disse...

Caro amigo das 9h25, posso estar enganado (até porque vivo no estrangeiro e não estou a para de tudo o que por aí se passa), mas a minha mensagem apenas menciona um sentimento que eu sei existir fora de Lisboa, pois já me foi transmitido por mais de uma pessoa.
Pode crer que não tenho qualquer má intenção, só a de alertar para um facto que me parece ter algum fundamento visto o panorama actual da Divisão de Honra.

Anónimo disse...

"...redistribuir jogadores por outras equipas, como fazem os americanos nas suas ligas"

Era bom fazer o que os Americanos fazem, mas para isso o rugby tinha de se tornar profissional.
Não se esqueçam que quase todos os jogadores que jogam em Portugal, ou são trabalhadores ou são estudantes, na localidade onde está o seu clube.
Portanto fazer troca de jogadores entre Clubes não creio que seja o ideal, pois há clubes que não podem ter esses extras, pois teriam de pagar aos que trabalham para estes se deslocarem.

Fazer um compeonato principal com apenas 4 equipes, sendo estas equipes as "alimentadoras" da nossa selecção, acho que iria tirar algum ritmo aos jogadores, mas também o modelo que está hoje em dia não é o melhor.

Estão-se a criar muitas espectativas em relação ao Rugby em Portugal, mas para quê dar um salto grande ao nível Internacional se o nosso campeonato não é competitivo.
Acho que o ideal era a FPR começar a arrumar a casa e promover a modalidade não só na Capital como no resto do país.
Têm de ser criadas condições para uma boa competitividade entre as equipes, e não apenas querer meter as melhores num campeonato e mandar as outras para outro, pois as restantes 4 equipes da actual Divisão de Honra estão a trabalhar para melhorar o seu nivel de competitividade, e ao manda-las para uma divisão abaixo vai estragar todo o trabalho por elas realizado.
Esperemos que a direcção da FPR tenha a coragem para fazer um bom campeonato em todas as divisões.

Espero que daqui a uns anos os meus filhos e os vossos tenham em Portugal o Rugby ao nível do Futebol, mas para isso temos que começar a trabalhar agora e não ficar aqui a criticar a direcção do Didio ou do Cabé, e os clubes de D.Honra e das outras divisões.
Estamos aqui todos para uma causa comum o RUGBY em PORTUGAL.
Temos que fazer criticas construtivas e não derrutistas.

Boa Sorte para os LOBOS e que o Rugby em Portugal seja cada vez melhor.

Anónimo disse...

Isto é tudo uma vergonha!!!!
O Vasco Uva jogou contra a Geórgia já castigado, este já não vai jogar, porque como é mais fácil e em princípio vamos ganhar ... aproveita-se e ele cumpre o castigo. À vontade do freguês, quando se quer, onde se quer, como se quer...
Não há convocatória em lado nenhum. site da FPR muito menos.
O outro jogo (na Rússia) como foi a direcção anterior que tratou e pagou, deu na tv. Este é no twitter e quem não gostar que se ....
Comunicação sobre os jogos = 0
Taça de Portugal adiada contra a vontade dos clubes.
Berros no estádio Nacional entre Tomás Morais e Cabé para quem queira ouvir!
Técnico com 5 votos nas eleições, lá porque têm 2 vice-presidentes na direcção entre eles o grande Pedro Ribeiro ... Que nojo!!!
Etc...etc...etc...
A história dos 3 ou 4 meses que acabaram com o Rugby Nacional!!! Que miséria de direcção!!!

Great_duke disse...

Totalmente de acordo com esta última mensagem!
Alguém sabe por que razão o Emmanuel Rebelo continua fora das convocatórias? Custa-me ver um jogador com a qualidade que ele mostrou nos jogos com os Jaguares e Tonga de fora...

Anónimo disse...

quem é burro e burro e nao ha nada a fazer, so ficam suspensos de jogar pela selecção nacional aqueles que apanhem 4 ou mais jogos de castigo o vasco uva levou 3 logo nao tem que ficar de fora dos jogos da selecção
great duke, eu tbm gostei de ver o emmanuel rebelo jogar , mas quem é que tiravas para ele entrar? saia o Pipoca que faz 3 lugares? saia o ze pinto que e de longe a melhor opcção para o lugar?

Anónimo disse...

O problema da competitividade do campeonato é um só, falta de trabalho dos jogadores.

Reparem que as 4 equipas que vão à final four este ano é apenas o segundo ano consecutivo que o fazem.

A diferença é trabalho.

No CDUL, por exemplo, mesmo com alguns jogadores na selecção, o número médio de jogadores por treino é superior a 20.

Desses 20 diria que cerca de 15 trabalham regularmente em ginásios.

Estes 15 não estão no CNT, não recebem, e pagam o próprio ginásio e são estes 15 que permitem que a equipa evolua.

Até as outras equipas perceberem isso, não evoluem.

Os 15 jogadores "de fora", fazem com que os do CNT e os profissionais tenham de chegar ao clube e lutar por um lugar, fazem com que em caso de uma lesão de um titular haja um suplente, que poderá não ser tão bom, mas não compromete.

Como todos os grupos, o nível é o do mais fraco.

Só quando os que não fazem parte das selecções se deixarem de queixar e quiserem por si subir o seu próprio nível de jogo é que cada uma das equipas vai evoluir.

Mais equipas ou menos equipas no campeonato, o problema da competitividade vai ser sempre este, há equipas que sabem o que fazer para subir e há outras que se queixam.

Depois, claro que é normal, um jogador sair de uma equipa em que toda a gente joga a meio gás e não passam de um grupo de bons rapazes, para outra em que o que interessa é jogar rugby e tentar fazê-lo com bom nível.

Se todos os jogadores da divisão de honra trabalhassem, não se teria a discussão da competitividade. O nível de rugby português ainda é muito baixo para se discutir a qualidade dos jogadores, basta um jogador estar em boa forma para ser útil a qualquer equipa.

Anónimo disse...

O muri deixa-te de comentários , e trabalha mas é os escalões de formações , que desde que entras-te estão maus demais.

Anónimo disse...

Para aqueles que só sabem dizer mal:

(in site da FPR)

http://www.fpr.pt/noticias/noticia.asp?opm=25&id=7873&id2=25

Anónimo disse...

posto agora a pedido ... é o que eu digo. é a toque de caixa.
metam aí um post a dizer que o palha têm que ser castigado, que é logo no dia a seguir.

Anónimo disse...

Eu devo estar muitos anos á frente desta malta toda que aqui escreve, que só escrevem asneiras!!! É evidente que a Divisão de Honra só poderá ser jogada com 6 equipas a 3voltas, quem ficar em 1º será o Campeão! Não há cá 1/2 finais nem final, então jogou-se 15 jogos para quê? Para aquecer? Vocês não percebem nada disto, só neste figurino de campeonato o n/ rugby será competitivo.

EU "O ILUMINADO" (não sou o JPB)

Anónimo disse...

Atenção ao XV inicial contra a Alemanha! É só rir...

Anónimo disse...

Vou escrever um best-seller:

COMO EM 4 MESES ACABOU O RUGBY EM PORTUGAL.

Anónimo disse...

Neste momento até veria com bons olhos o Sócrates a presidente da FPR.
Santos Silva, Silva Pereira, Mário Lino e Manuel Pinho na Direcção.
E olhem que era capaz de não ser tão mau.

Anónimo disse...

XV contra a Almenaha? onde?????

Anónimo disse...

Sim, onde está o XV inicial?

Anónimo disse...

«Totalmente de acordo com esta última mensagem!
Alguém sabe por que razão o Emmanuel Rebelo continua fora das convocatórias? Custa-me ver um jogador com a qualidade que ele mostrou nos jogos com os Jaguares e Tonga de fora...»

Deve ser a mesma razão pela qual o Julien Bardy que é uma revelações do TOP14 e do Clermont quando vem é seleção é suplente do Salvador Palha.

Ou mesma razão pela qual o Campergue joga regularmente numa equipa (Pau) onde nenhum outro talonador portugues teria lugar e depois chamam-no para vir a Portugal e é o unico jogador a não ser utilizado...

Anónimo disse...

«quem é burro e burro e nao ha nada a fazer, so ficam suspensos de jogar pela selecção nacional aqueles que apanhem 4 ou mais jogos de castigo o vasco uva levou 3 logo nao tem que ficar de fora dos jogos da selecção
great duke, eu tbm gostei de ver o emmanuel rebelo jogar , mas quem é que tiravas para ele entrar? saia o Pipoca que faz 3 lugares? saia o ze pinto que e de longe a melhor opcção para o lugar?»

O Pipoca faz 3 lugares? O Emmanuel Rebelo tambem pode jogar a primeiro centro. Isto para além ser infinitamente melhor a médio de formação que o Pipoca.

Anónimo disse...

Concordo com todos os comentários, agora vamos é ajudar a Fundação do Figo.

Anónimo disse...

epa deixem-se de parvoices dos 4 meses e da direccao que destroi o raguebi e nao sei que.
mesmo que nao gostem deles ou que nao concordem com eles, e bastante claro que o objectivo deles e desenvolver o raguebi em portugal, que e nao so um quebra-cabecas como uma tarefa herculea, por isso deixem-nos trabalhar e avaliem os resultados no fim!

Anónimo disse...

Mas será que estes desinformados de um raio não sabem que o Julien Bardy está lesionado? E que o Emmanuel está a recuperar de uma lesão e só à cerca de 2 semans voltou a ficar apto, e certamente estará com falta de ritmo?

Eu por mim também tirava a nódoa que é o Palha da titularidade mas para pôr malta lesionada ou sem ritmo???

E quanto ao Lionel, infelizmente não joga porque senão a "gorda" que é o Pipas não jogaria e isso não pode ser porque ele é capitão... LOL... Esse senhor é TABU!!! E conformem-se porque nem com a Alemanha, onde o Tomaz podia provar, ou não, o real valor do Campergue, nem aí a "vaca" ruminante sai do XV!!! Esse Correia que nem uma bola para a segunda posição mete, continua a fazer-nos perder tudo o que é alinhamento... LOL

Mas a culpa é do Cabé!!! LOL!!! A culpa de tudo agora é do homem, coitado, até do que correr mal ao Tomaz, que o pai Tomaz nunca falha!!! O Tomaz é dos melhores na minha opinião, mas não é infalivel!!!

O ADEPTO (não sou adepto de nenhum clube da Honra, por isso não digam que sou Agro, ou Tecnico, e não, não é dor de cotovelo, pois sou PORTUGUES e quero ver Portugal no RWC 2011)

Anónimo disse...

em 4 meses já deu para ver tudo.
eles que antes só diziam mal que demitam. era um favor que faziam ao rugby português.

Anónimo disse...

O Rebelo não falhou nenhum dos ultimos jogos pelo Dijon podem ver no www.itsrugby.fr. Teve lesionado mas deve ter sido uma lesão menor. Uma semana e qualquer coisa.
Tinha lugar de caras na seleção mas depois ai tinha que sair o Pipoca que é muito pior que o Rebelo a formação e muito pior que o Joe a arriere. Mas claro é uma das vacas sagradas portanto tem que ser sempre convocado.

Anónimo disse...

Demitirem-se sem mostrar as contas da federação e o porquê daquele orçamento. Isso nunca. Há que aguentar e mostrar a todo o rugby português por onde andaram os dinheiros da federação. Vai haver muita surpresa. Eram só amigos....

Anónimo disse...

Demitirem-se????? Demiterem-se o cacete.
Agora vão ter que lá ficar e trabalhar.
Aguentar o barco sem piar, e tratar de arranjar dinheiro!!!

Anónimo disse...

Atenção ao XV inicial contra a Alemanha! É só rir...

Anónimo disse...

Pára tudo! Portugal vsi gsnhar, o Tomaz vai seleccionar, a Agronomia vai acabar e o Cabé vai estoirar. porra, estava a sonhar. vamos lá então ajudar a tal fundação do Uva ou do Figo ou lá o que é.

Anónimo disse...

Alguem sabe onde se pode ver o jogo no sabado??

Great_duke disse...

Em Heusenstamm, ali mesmo ao pé de Frankfurt...
:)

Anónimo disse...

os terroristas do costume. O Cabé está lá há um mês e o seu trabalho sente-se e muito. Claro que se vão saber coisas muito desagradáveis. Tem passado o tempo a tapar as asneiras da Direcção anterior. ATaça de Portugal e a maneira como se organizaram as competições são uma evidência. AFPR está a mexer e isso não agradará a alguns. O Cabé e a sua equipa ~vão fazer um bom trabalho. Vão ver

Anónimo disse...

Ai vamos, vamos...

Anónimo disse...

se há alguém que é e sempre foi terrorista é o Cabé ...
mas já está a piar fininho.

Anónimo disse...

Já estão a fazer!

Esta questão da taça faz sentido!

As equipas organizaram-se para jogar a taça de uma forma, e prepararam a época para isso e agora muda tudo a uma semana.

Será que isso coincide com o facto de o Joe não estar apto para jogar na final e meia final por causa da selecção?

Não que o Dídio fosse bom, mas o Cabé é rídiculo, especialmente porque passou todo o tempo a malhar no Dídio e depois consegue ser ainda mais descarado e cara de pau...

Anónimo disse...

E a diferença de direcções é brutal ...
Estamos a falar da diferença entre o vice-presidente do BES Investimentos, um admnistrador do Banco de Portugal, um director da maior epresa de construção em Portugal, o dono da maior agência de publicidade em Portugal, o sócio do maior escritório de advogados em Portugal, etc...etc... para o gajo que fez A Casa México restaurante, 2 ou 3 reformados e mais um ou outro que basicamente não fazem um car...

Anónimo disse...

O Cabé é de uma competência atroz. Vamos todos ver o jogo contra a Alemanha na RTP 1, 2, SIC e TVI.
Volta Dídio, depressa.

Anónimo disse...

A culpa do jogo não ser transmitido na tv não é do Cabé de certeza! O jogo não é transmitido por nenhum canal alemão sequer. Vais-me dizer que o Dídio conseguia mandar para a alemanha uma equipa de reportagem da rtp, sic ou tvi só para transmitir um Portugal-Alemanha em rugby???
Mandam as piadas sem saberem nada depois caem no ridículo!

Anónimo disse...

Não, o Didio não conseguia fazer isso.
Mas no dia seguinte tinha logo um Cantinho do Presidente escrito pelo Cabé a dizer que ele era um incompetente porque não tinha transmitido o jogo.
E se fosse ele víamos o jogo de certeza, e até em alta definição e quiçá em 3D.
Got it?

Anónimo disse...

Nos jogos fora contra a geórgia e roménia não se compreendeu a falta de transmissão televisiva, já que não deve ser assim tão caro adquirir os direitos de transmissão! Agora contra a Alemanha tenho a certeza que ninguém criticaria a falta de transmissão mesmo se fosse o Dídio! Got it?
Agora se contra a espanha não houver transmissão, aí sim, o Cabé deve uma explicação!

Anónimo disse...

Esperemos que os reformados ponham cá fora as contas dos vice do BES, do maior escrit´rorio de advogados, da maior empresa de publicidade, etc. Lá geito para mexerem nos dinheiros que a IB nos deu tiveram eles. Agora há que precisar bem, para onde é que foram. Vamos a ver se o0r reformados terão tempo para nos informarem.

Anónimo disse...

Atenção ao XV inicial contra a Alemanha! É só rir...


e os amigos do morais contra a alemanha

Great_duke disse...

Só há transmissões na TV portuguesa se os jogos forem transmitidos por TVs dos países onde os jogos se realizam. Na Alemanha não há o mínimo interesse por este jogo, pelo que não haverá transmissão e, o mais provável, é que em Espanha seja o mesmo.
Mas para aqueles que não querem mesmo perder o jogo de Madrid eu dou um conselho: vão a Madrid passar o fds. De comboio, low cost ou de carro, não é nem muito difícil, nem muito caro.

Anónimo disse...

obg pelo teu sábio conselho Great Duke mas nunca ouviste dizer "quem está de fora não racha lenha"?
estás sempre a meter o bedelho onde não és chamado. deixa-te estar aí no luxemburgo.
sabes lá quais são os problemas do rugby português, o que se passa cá, etc...etc... és um imigrante que saiu daqui porque estavas farto desta merda e depois viste os lobos no mundial a cantar o hino e lembraste-te que eras português.

Anónimo disse...

Pois é , esse ex vices todos eles precisam de dinheiro para viver , agora ficaram na miséria , enquanto os reformados e incompetentes vão ganhar dinheiro , veremos o que estes vão fazer.. Já o dinheiro da IRB veio pelo trabalho dos jogadores que lá andarão a custo zero e tiveram os êxitos que tiveram , não de certeza pelos teus bonitos olhos , os por aqueles que se lá enfiaram , esse dinheiro não é para os clubes , os clubes têm que se mexer e desenvolver , mas a filosofia é a da mama , a FPR é que tem resolver o problema dos clubes serem mal organizados e mal geridos.

Anónimo disse...

Lá estão a ofender os emigrantes, sem qualquer necessidade. É por essas e por outra que fomos corridos do ultramar por causa de muitos pedantes como o que escreveu o comentário. Se há alguém que deve ser respeitado são aqueles que, muitas vezes por não terem emprego em Portugal são obrigados a emigrar. Depois há um aspecto muito importante. Do lado de fora e junto a outras culturas têm uma visão do nosso Portugal muito diferente da nossa. Deixam de ter o principio que nós temos de olhar para o umbigo e pensarmos que somos os maiores. E não se esqueçam que isso acontece com todos aqueles que vivem nas capitais. Julgam-se os maiores e nem se quer sabem as figuras de parolos que muitas vezes estão a fazer quando se pavoneiam pela província.

Anónimo disse...

miserável o gajo do "lembraste-te que eras português..."

Anónimo disse...

eu vivo na capital e não penso nada assim, esses são uma minoria, não te aproveites, a campanha já acabou.

Anónimo disse...

la esta outro que é contra os portugueses,que embora vivam longe da pátria continuam a ser portugueses e lambem os tomates ao pretos que andam pela selecção.
Uma galinha por nascer em estabulo não é um cavalo

Anónimo disse...

anonimo das 5 e dez, es um perfeito anormal!! uma pessoa que so tem vindo a este blog fazer comentarios construtivos tinham de a deitar abaixo!! infelizmente isto somos nos, portugal!! por isso cala.te seu triste de merda, seu frustado!! great duck, és muito bem vindo aqui e acho que a maioria partilha da minha opiniao! continua com os teus bons comentarios..

Anónimo disse...

Sobretudo és o unico que tens coragem de se identificar. Isso por si só mostra o teu nivel, que nós infelizmente não podemos assumir devido aos insultos que daí adviriam. Quando te vir e reconhecer terei todo o prazer em me identificar. Continua a dar opiniões. Tens muitos, seguramente a maioria dos rugbymen portugueses contigo.

Great_duke disse...

Obrigado a todos aqueles que tem paciência para me aturar.
Em relação ao amigo das 5h10, não tenho muito a dizer. Sigo o rugby nacional desde o principio dos anos 90, quando sai de Portimão (onde o destino quis que eu fizesse a minha escolaridade e onde não havia e continua a não haver rugby). E mesmo que o tivesse começado a fazer ontem, teria sempre o direito de expressar a minha opinião, desde que ela seja construtiva e não ofenda ninguém. Infelizmente, nem todas as pessoas tiveram a educação que eu, simplório e provinciano, tive.
Estou certo que está muito mais por dentro do rugby nacional que eu, mas não se julgue detentor da verdade absoluta. Tenho tentado contribuir para o apaziguamento de um ambiente que me parece demasiado hostil e, modestamente, trazer contributos pela positiva. Em relação ao meu comentário sobre a transmissão televisiva, até estive para não o fazer, pois parece-me demasiado óbvio. Pelos vistos enganei-me.
Quanto a ser português, garanto-lhe que já o meu avõ andava de espada à cinta a dar porrada nos mouros e nos castelhanos em 1143.
Emigrei, é verdade, não por necessidade pois tinha um bom emprego em Lisboa; emigrei porque queria conhecer outras realidades e tive a oportunidade de vir trabalhar para um país multicultural numa instituição que trabalha para si e para todos os portugueses. Uma experiência de tal forma enriquecedora que me permite ter perspectivas diferentes e imparciais sobre muita coisa.
Mas sempre com muito orgulho em ser Português.
Amanhã estarei em Heusenstamm com o mesmo entusiasmo com que estive no Portugal - Itália de 1993 (que foi o 1° jogo dos Lobos que vi) e no dia 13 de Março em Madrid; e você? Teria muito gosto em discutir consigo vários assuntos ligados ao desenvolvimento da modalidade em Portugal, mas para isso precisava de saber quem se esconde por detrás do anonimato (se quiser saber mais sobre mim, só tem de carregar nas letrinhas azuis do meu nickname).
Desejo-lhe um excelente fds e uma ainda melhor vitória de Portugal.

Anónimo disse...

Nao o conheço great duck mas nao pude de o deixar de defender... Uma pessoa que comenta smepre com tanta consciencia e rectidao, ainda por cima identificando-se, nao merece ter que ler o que qualquer um frustado. honra-nos (a nos que gostamos de rugby) ter pessoas que mesmo estando fora mostram tanto apreço interesse pelo estado do nosso rugby. um grande bem haja!
Anonimo das 8:55

Anónimo disse...

Somos um país pequeno em todos os aspectos menos na História. Mas uma História longinqua à qual ainda muitos se agarram para tentarem se iludir ou "embebedar" quem nos visita com estórias de epopeias e feitos impensáveis.

Hoje, mais que nunca, somos pequenos, muito pequenos e não apenas em tamanho.E é essa pequenez que, na minha opinião, faz com que impere um sentimento muito comum hoje em dia em Portugal: INVEJA.

Nota-se claramente que este blog está repleto de gente invejosa. Que vive frustrada por não ter conseguido vencer no rugby e na vida. De gente que prefere deitar abaixo jogadores do que fazer sacrificios para se tornarem jogadores de verdade. Gente sem talento que usa a inveja e mesquinhez para tentar diminuir aqueles que construiram.

Não é um exlusivo do rugby. Portugal é isso mesmo - um país vencido e que nem as novas gerações estão a conseguir mudar o caminho. A mentalidade não muda: inveja, mesquinhez, cobardia, incompetência.

Os comentários neste blog são um reflexo da nossa terrinha. E ainda escrevem mal de quem emigra.....

Anónimo disse...

O J. Junior, Palha, Girão, Cabral, Fred, Foro a titulares...lindo!
O Acosta, o Severino, o C. Pinto e o Portela no banco, o Aguilar nem sequer convocado... lindo!
Ah ganda Morais, estás cada vez melhor!!!

Anónimo disse...

Pareces um futeboleiro. Estou para ver se não formos à NZ o que vais dizer do melhor treinador que até hoje tivemos em Portugal. Mesmo em relação a todas as modalidades estará certamente nos 10 primeiros.
Quem sabe se não está logo a seguir ao Monis Pereira. Cá fico a aguardar os teus ódios

miguel disse...

A Russia vence ao intervalo a Romenia por 18-8

Anónimo disse...

alguem sabe se o jogo na net?

Anónimo disse...

21-21 russia romenia

Anónimo disse...

(via twitter) ensaio de frederico oliveira

Anónimo disse...

14-0 ja pa portugal!

Anónimo disse...

MAS ESTÁ A DAR EM ALGUM LADO???

Anónimo disse...

SÓ NO TWITTER

Anónimo disse...

como se ve no twitter?

Anónimo disse...

http://www.totalrugby.de/component/option,com_wrapper/Itemid,317/

ou aqui 22-0

Anónimo disse...

0-31 final da primeira parte

Anónimo disse...

69-0, maior resultado de sempre em termos de pontos nao?

Anónimo disse...

0-69 final do jogo Alemanha-Portugal

Anónimo disse...

Agora é ganhar em madrid e esperar q romenia nao ganhe à georgia

Anónimo disse...

o gajo que dizia que a equipa era ridicula deve estar com uma indigestão de sapos vivos, és um tótó!

Anónimo disse...

Montemor 3 - CDUL 22

Anónimo disse...

Cdul,

Foi á rasquinha?

Anónimo disse...

acho que não, estava era uma grande ventania que prejudicou o jogo.

Anónimo disse...

grande joga dos de montemor, estiveram muito bem a defender!

Anónimo disse...

Cdul 29 Montemor 3

M Carmo disse...

Fotos do jogo Cascais 10 x Académica 30 no Fotorugby
Abraço
Miguel Carmo

Anónimo disse...

mas ainda não acabou?

Anónimo disse...

(IN SITE FPR)

RESULTADOS DA TAÇA DE PORTUGAL

http://www.fpr.pt/noticias/noticia.asp?opm=25&id=7886&id2=25

Anónimo disse...

O CDUP e Técnico estavam desfalcados de jogadores por estarem nas selecções, daí os resultados contra CRAV e Lousã!

Anónimo disse...

lol

Anónimo disse...

(em Madrid)

1.João Junior
2.Bernardo Duarte
3.João Correia
4.Conrad Stickling
5.David Penalva
6.Vasco Uva
7.Salvador Palha
8.Tiago Girão
9.José Pinto
10.Pedro Cabral
11.Frederico Oliveira
12.Diogo Mateus
13.Miguel Portela
14.António Aguilar
15.Joe Gardener

Anónimo disse...

João Junior? O melhor pilar esquerdo é o Francisco Fernandes sem nenhuma dúvida.

E por Bernardo Duarte a talonador quando se tem o Lionel Campergue ( ainda hoje voltou ser titular na vitória do Pau sobre o Tarbes) também não faz sentido.

Por o Conrad Stickling e deixar o Gonçalo Uva de fora também é fantastico. Se os alinhamentos já são o que são, sem o Gonçalo Uva então é de meter medo.

E por o Palha e o Girão quando se tem Severino e até o Acosta....

Anónimo disse...

Que jogadores do CDUP e do Tecnico é que estavam na selecção?

Anónimo disse...

Do CDUP e do Técnico estavam o Coxo e o Marreco. O Coxo lesionou-se no aquecimento e o Marreco não jogou porque estava a aguadeiro.

Anónimo disse...

Falam os rotos dos nus!!!!

Great_duke disse...

Fotos do Alemanha - Portugal em
http://jointhemaul.blogspot.com/

Anónimo disse...

E o Setubal-Benfica como ficou?

Unknown disse...

6-3 para o benfica

Anónimo disse...

Great duke, como correu o jogo, faz aí o relato sff

Anónimo disse...

É pena é que aqueles que aqui vieram criticar o Montemor agora não tenham a capacidade para admitir que não é todos os dias que uma equipa da 2ª divisão consegue o bom resultado de 29-3 com o 3º classificado do escalão máximo do rugby em Portugal. Não é vir para aqui falar bem desta ou da outra equipa, é sim dar mérito a quem trabalha.

Saudações

Anónimo disse...

E atenção, não sou de Montemor nem jogo lá! Sou de Évora e sei dar valor a quem o merece, e o Montemor merece definitivamente a subida e começar a ser olhado de outra forma pelo rugby nacional.

Anónimo disse...

O Benfica continua a travessia do deserto isto a continuar assim....

Anónimo disse...

No Técnico faltavam sim os gajos da selecção...o Mourão(estava no banco a dar ordens) o Paulo Marques (estava em casa a tomar conta dos filhos) o Rohan (estava a arbitrar não sei quem)e o Taful (agora no GDD)...
Sem duvida um resultado que mostra MUITO bem o mau momento que o Técnico está a passar...Não por culpa dos treinadores nem pelo clube em si...mas sim pelo empenho dos próprios atletas. Ou querem estar na Honra ou não querem. Se não...dêm o lugar a quem quer!!!

Anónimo disse...

Sair tecnico e o cdup e vir a lousas e o craves é a mesma merda deixa ja que te diga!!

Anónimo disse...

Fred Oliveira, Foro e Cabral eram só rir não eram?
Só estes 3 marcaram 38 pontos!!! 38!!!!
Onde está agora o anormal que fez aqueles comentários?

Anónimo disse...

Lionel Campergue só estará disponivel para os 2 jogos - Georgia e Rómenia, porque o seu clube não autoriza mais. Bardy lesionado. Cristian lesionado. o site da FPR deveria dar este tipo de informação. Gostei do XV inicial contra a Alemanha, embora concorde que o Severino é o melhor nº 8 do momento.

parem de matar tudo e todos numa modalidade por si só muito doente e cheia de incapacidades a todos os niveis...

Anónimo disse...

até o Figo já leva porrada da malta do Rugby é preciso ter lata

Great_duke disse...

Muito resumidamente, o jogo foi fácil. Mas foi fácil porque Portugal o encarou com seriedade e entrou no jogo com vontade de matar qualquer veleidade que os alemães pudessem ter. Com dois ensaios muito cedo (creio que ainda antes dos 10m), o jogo ficou resolvido e os Lobos só tiveram de o gerir. Os alemães só estiveram perto do ensaio 1 única vez, um pouco antes do intervalo, mas uma excelente placagem do Gonçalo Foro evitou-o. Ganhámos sistematicamente os alinhamentos (coisa rara contra outros adversários) e não falhámos (se não me engano) um único pontapé aos postes. Foi um dia em que tudo correu bem e em que o Tomaz pôde começar a fazer rodar a equipa logo ao intervalo, quando já tínhamos 30 pontos de vantagem. Diga-se que a equipa alemã é fraquinha, mas por vezes há tendência para facilitar contra estes adversários e a coisa corre mal. Portugal foi sério e empenhado.
Excelente ambiente num campo muito bem composto de público (para a capacidade que tem), muita simpatia alemã, boa cerveja e até bom tempo.
A malta, como noutras ocasiões, 5 estrelas.
Ficou marcado encontro para daqui a 2 semanas em Madrid. É importante que o pessoal que está em Portugal se mobilize para apoiar a equipa. Se tudo correr pelo melhor (como acredito que acontecerá), teremos uma batalha durissima com os romenos em casa.
Uma nota também para os portugueses que apareceram em n° razoável a dar o seu apoio aos Lobos.

Anónimo disse...

Xi,

esses gajos do Técnico são mm mauzinhos, muito fraquinhos!

Great_duke disse...

Já agora uma informação suplementar: segundo percebi numa busca que fiz na internet, o resultado de ontem foi o melhor resultado de sempre da selecção nacional! Fez-se história!

Mais uma coisa: um dos ensaios foi do Pedro Leal; no site da FPR ele não tem nenhum atribuído, mas se fizerem as contas faltam lá 5 pontos.

Anónimo disse...

Tudo a Madrid pessoal!!!

Anónimo disse...

(in site fpr)
já está actualizado

Anónimo disse...

Deixem-se de enfernizar o Presidente da FPR. Em vez disso apoiem a Selecção. É curioso ver-se que sendo o Presidente de Agronomia os seus jogadores não têm sido nada beneficiados, pelo contrário, na Selecção. Se calhar não esperavam por essa. E porque é que não perguntam aos jogadores e aoutra s pessoas ligadas à Federação como é as coisas estão a correr ? Não sejam ridículos. Esta Direcção dá 10 a 0 à anterior. São presentes e trabalham. Não se pavoneiam e fazem negócios à pala. Quanto aos grandes gestores sabe-se bem a merda que fizeram. Com tempo as coisas ficam esclarecidas

Anónimo disse...

não fazem negócios à pala???
e terem um vice presidente que tem uma empresa que organiza o rugby youth festival e farta-se de receber apoios da fpr??? não conta???
aposto que os patrocinadores do rugby youth festival vão começar a aparecer nas camisolas das selecções....

esperem para ver

Anónimo disse...

O Benfica só ganhou porque o árbitro roubou o Vitória. Faltas atrás de faltas não penalizadas! E o ponta inglês do Benfica ainda dizia que ia marcar 4 ensaios! Vão mas é ganhar juízo! Só têm é nome e de resto são sarrafeiros de primeira!

Anónimo disse...

Oh blogger,

Posta caraças, isto já enjoa!

Anónimo disse...

falam os sarrafeiros de setubal dos sarafeiros do benfica!!! e vêm para aqui todos aziadinhos

Anónimo disse...

Aposto que FPR é tudo a encomendar burritos e nachos da Casa México. é tudo a comer à pala.

Anónimo disse...

Olha, os 2 médicos de jogo:

http://1.bp.blogspot.com/_MyT_yxaNaQA/S4vpV3wYXCI/AAAAAAAAAy0/SibEB0bvBR4/s1600-h/IMAG0043.JPG

Anónimo disse...

Graça baixa e sem qualquer interesse, vcs tanto baixam o nível que correm o risco de nunca mais tirar de lá o homom.

Anónimo disse...

Chissa que a dor de cotovelo é mesmo forte. Custou-lhes mesmo serem corridos pelos clubes sem nivel.

Anónimo disse...

Não custou nada porque, infelizmente, os clubes sem nível vão acabar. E a agronomia para lá caminha. Aos estrangeiros já não paga há meses, as despesas destes então nem pensar. Enfim, lá vamos ter de voltar para a direcção para aguentar o barco. É que qualquer dia nem dinheiro para a selecção eles arranjam.

Anónimo disse...

Voltar para a Direcção.... Não te convences mesmo que foste corrido por indecente e má figura.

Anónimo disse...

Estes "Didios mamões" não se enxergam! Acabou a "mama"!