terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

European Nations Cup 2010 - Objectivo: Mundial

Em tempo de Qualificação para o Mundial é importante saber tudo sobre as selecções adversárias, mas é da mesma importância saber todos os detalhes da nossa.

O Torneio Europeu das Nações iniciou-se há um ano. Na altura Portugal jogou contra Rússia, Geórgia, Alemanha, Espanha e finalmente a Roménia. Foram 5 jogos disputados, dois deles fora do país (Geórgia e Roménia).

Num primeiro jogo, os Lobos, defrontaram a Rússia e perderam por 4 pontos de diferença (resultado final 14-18). Passado uma semana (14 de Fevereiro) a equipa Portuguesa deslocou-se à capital da Geórgia para empatar com a selecção do país (20-20). No último jogo do mês de Fevereiro, recebeu-se a Alemanha. Com apenas um sentido Portugal ganhou por 44 pontos a 6.

Enquanto o 1º e o 2º classificados no final da 2ª volta estão qualificados para o Mundial, o 3º ainda tem que disputar umas eliminatória.

Já no mês de Março, e após o Mundial de Sevens, disputaram-se dois jogos com bastante história: o país vizinho Espanha e a Roménia. No primeiro uma vitória difícil contra os Espanhóis por 24-19. No segundo o aviso tinha sido dado e fomos à Roménia buscar três preciosos pontos. Resultado final 21-22, para os Lobos.

Em cinco jogos marcaram-se, para Portugal, mais de 120 pontos e 12 ensaios. Os marcadores de Portugal foram:

  1. Pedro Cabral – 35 pontos
  2. Pedro Leal – 26 pontos
  3. Duarte Cardoso Pinto – 3 pontos

  1. Pedro Silva - 15 pontos (3 ensaios)
  2. Gonçalo Foro – 10 pontos (2 ensaios)
  3. David Mateus, Diogo Mateus, Juan Murré, Christian Spachuk, Vasco Uva, Juan Severino e Tiago Girão – 5 pontos (1 ensaio)

12 Jogadores marcaram 124 pontos em 5 jogos. Mas estes não foram os únicos a jogar no Torneio Europeu das Nações em 2009. Ao todo foram usados, por Tomaz Morais, 30 jogadores de mais de 10 clubes.

  • De Agronomia - Bernardo Costa Duarte, Juan Severino, Duarte Cardoso Pinto e Francisco Mira (Rodrigo Sacadura foi chamado para os treinos)
  • Do Belenenses – João Uva, Valter Jorge, David Mateus, Diogo Mateus e Pedro Silva (Diogo Miranda foi chamado para os treinos)
  • Do Benfica – Diogo Gama
  • Do CDUL – Gonçalo Foro e João Júnior (Diogo Fialho e Frederico Oliveira foram chamados para os treinos)
  • Do Direito – João Correia, Pedro Leal, Salvador Palha, Vasco Uva, Eduardo Acosta, Jorge Segurado, Adérito Esteves e António Aguilar.
  • Do Técnico – Nuno Taful
  • Do Montpellier – Gonçalo Uva
  • Do Auch – David Penalva e Christian Spachuk
  • Do Nazarien – Juen Murré
  • Do Roma – José Pinto
  • Do CRC Madrid – Pedro Cabral e Tiago Girão
  • Do Colomiers – Julien Bardy
  • Do Nimes – David dos Reis

De Portugal a Itália, passando por Espanha e França, foram muitos os clubes que tiveram jogadores na selecção nacional. De Portugal a Agronomia, Belenenses, Benfica, CDUL, Direito e Técnico, de França o Clermont, Montpellier, Nazarien, Auch, Nimes e Colomiers e de Espanha e Itália o CRC Madrid e a Roma, respectivamente.

Foram Muitos os jogadores usados, mas apenas alguns eram constantemente chamados para integrar o XV de Tomaz Morais, ou para entrar dentro de campo.

Christian, Diogo e José Pinto foram fundamentais durante a 1ª volta do Torneio.

Jogadores como Christian Spachuk, David Mateus, Diogo Mateus, Gonçalo Foro, João Correia, José Pinto, Pedro Silva e Vasco Uva (foram titulares em todos os jogos). Mas outros como Juan Murré, Juan Severino, Pedro Cabral, Pedro Leal, Tiago Girão e Salvador Palha foram sempre convocados e entraram na maior parte das partidas.

David Mateus e João Correia.

Já após esta primeira fase de jogos do Torneio Europeu das Nações, vieram jogos da “Super Bock Cup” e ainda os últimos testes. Ao todo foram usados muitos jogadores que poderão dar o seu contributo nesta caminhada até ao Mundial de 2011 na Nova Zelândia.

9 comentários:

Anónimo disse...

Perdemos o jogo contra a Russia Cá porque o Tomás foi teimoso e não fez subtituiçôes quando devia!!!!! poderiamos ter ganho, tava acessivel e foram pontos perdisos estupidamente !
Vamos a ver desta vez como será, queria lembrar que no jogode sabado passado, assim que entrou Severino e Aguilar a equipe parecia outra.
Boa Sorte aos Lobos

Anónimo disse...

já agora quais eram os jogadores no banco?

Anónimo disse...

Pareceu-me que foi feita uma 2ª parte muito boa em termos de ataque e uma primeira parte em que defendemos mal.Pena porque podiamos ter ganho e mesmo assim penso que Portugal acabou por ser melhor.
Força Lobos!

Anónimo disse...

Pq é que o
M.Portela nao vai??

Anónimo disse...

Eu acho que isto devia mudar de uma vez por todas... queremos outros jogadores na selecção!! como podem continuar a ir tantos jogadores dos mesmos clubes de sempre... assim não dá!
foi para isto que votamos no novo presidente?

Anónimo disse...

que comentário idiota o das 4:24 PM.

Então achas que deviam ir jogadores de outras equipas só porque são de outras equipas e não das melhores?

Era fixe disputar um lugar no mundial com 5 jogadores da UTAD, mais 5 do Prazer de Jogar e outros 5 do Belas (com todo o respeito)


Há com cada um

Anónimo disse...

Caros amigos,

Chegou mais uma vez a altura de “enterrarmos” os machados de guerra.
Aproxima-se uma fase muito importante para a nossa modalidade, o prestígio e a velocidade do desenvolvimento do rugby Português, depende muito desta qualificação para a fase final do campeonato do mundo em 2011, na mítica Nova Zelândia.
Todos aqueles que aqui comentam, tenho a certeza que desejam arduamente um bom desempenho dos nossos Lobos.
Este é um momento de união, de camaradagem, de espírito de rugby, e não de mal dizer gratuito.
Todos nós, que gostamos deste desporto, que temos acompanhado a sua evolução, acreditamos no espírito de superação dos nossos guerreiros, acreditamos na nossa selecção, aproximam-se um conjunto de batalhas tremendas, excepcionalmente difíceis, contra adversários poderosos e, com melhores condições de trabalho.
Mas nós temos um trunfo a nosso favor, uma vontade inabalável, que é uma das características dos nossos Lobos.
A História já se encarregou de nos lembrar, que quando dois oponentes se enfrentam num campo de batalha e, quando as suas forças se assemelham, ganhou sempre quem teve mais vontade de ganhar.
Aos nossos guerreiros gostaria de relembrar que é um orgulho incrível, representar o nosso pais, são poucos os afortunados que tem essa honra. Representa-lo ao serviço da modalidade, que é designada como um desporto de combate colectivo, é uma honra sem preço, honrem essa oportunidade, lutem por nós, lutem pela afirmação do nosso pais no estrangeiro.
Alguém uma vez disse que, em situações de combate, 80% é atitude e 20% é aptidão física e técnica, não sei se esta percentagem estará correcta, mas uma coisa sei, como antigo jogador, a vontade de vencer, a determinação e a atitude, fazem-nos descobrir forças onde não sabíamos possuir.
Aos nossos guerreiros que começam no Sábado a sua epopeia, desejo as maiores felicidades.
Eu acredito incondicionalmente nas vossas capacidades, sei que serão dignos representantes das cores da nossa bandeira, o vermelho do sangue derramado nos campos de batalha pelos nossos antepassados, e o verde da esperança (que tanta falta nos faz neste momento).
Lobos, o futuro é vosso…

Um abraço,

Anónimo disse...

Obrigadinho Camões dos nossos tempos.

Anónimo disse...

O anónimo das 5:51 ou é parvo de todo ou não é português. Brincalhões e dissidentes em tempo de luta sempre houve... mas nem uma linha sobre esses se escreveu na história dos que venceram.

Força Lobos, força Portugal!