terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Belenenses ou Académica?

Com o Natal à porta o rugby português arrumou as chuteiras durante uns tempos... a competição nacional apenas volta em Janeiro e logo com muita por se decidir.

No "Campeonato Super Bock" CDUL, Agronomia e Direito já garantiram um lugar na fase final. Na sua companhia irá estar ou Belenenses ou Académica. Há muito tempo que não se via um campeonato tão equilibrado e com luta até ao final. 

David Mateus
O Belenenses que mudou de treinador recentemente (Albertino Minhoto substituiu o neo-zelandês Kevin Horan), prepara-se para uma partido do tudo ou nada frente ao Benfica, que não poderá contar com Andres Odstrill, médio formação argentino que se lesionou contra a Agronomia. Este é um jogo onde muito do futuro do Belenenses estará em jogo.
Do lado de Coimbra o desafio parece mais fácil. O pretos recebem o lanterna vermelho naquele que será o último jogo do CRAV na Divisão de Honra. A vitória não deverá fugir aos jogadores de Coimbra, mas isso pode não ser suficiente. Para atingir a tão desejada (e merecida) fase final os pretos precisam que o Belenenses perca.

Vai certamente ser uma jornada de nervos onde o Belenenses vai tentar ultrapassar um Benfica com quem perdeu na primeira volta, iniciando depois desse jogo um ciclo de desafios onde não esteve à altura do que nos habituou. Foram 6 jogos e apenas duas vitórias contra os últimos classificados, Técnico e CRAV. ~Por outro lado a Académica fez o percurso inverso em 6 jogos da 2ª volta apenas perdeu 2 (Agronomia e Direito) tendo garantido ponto bónus defensivo em ambos os jogos.













Como se pode verificar a Académica  fez uma 2ª volta do Campeonato quase perfeita. Em seis jogos somou 19 pontos, sendo que desses 3 foram de bónus. Mas o que mais salta à vista é o facto do clube académico ter somado pontos em todos os jogos, principalmente contra Agronomia e Direito onde conquistou o ponto bónus defensivo.
Francisco Serra, levou a melhor sobre Pedro Cabral e marcou 15 pontos.
Desta campanha destacam-se as vitórias em Lisboa: frente ao Belenenses num jogo que certamente ficará para a história da Académica, por 22 pontos contra 6, e ainda no Estádio Universitário onde infringiu a terceira derrota do 1º classificado, o CDUL, num jogo onde o seu abertura marcou os 15 pontos.

No Belenenses a história é diferente. Depois de uma primeira fase onde venceu Agronomia, Direito, tendo apenas perdido com o CDUL, o clube do Restelo não mais foi o mesmo depois da vitória frente ao Direito. Derrotas com Benfica, Académica, Agronomia e Direito assombram uma passagem à fase final de uma equipa que está composta por diversos jogadores internacionais e de grande experiência. Com esta série de maus resultados o treinador Kevin Horan foi quem mais sofreu, sendo substituído por um homem da casa, Albertino Minhoto. 

O ex-treinador dos sub-21 azuis toma o comando numa altura de grande pressão. Frente o Benfica só a vitória pode salvar a equipa da cruz de Cristo. Mas não só há plantel para isso como é lembramos que foi o mesmo Minhoto que em 2002/2003 pegou na equipa azul e conquistou o título nacional que fugiu há mais de 20 anos. 

Uma destas equipas vai ficar pelo caminho. Depois do Direito em 2007/08 o Belenenses pode ser o próximo grande a ficar pelo caminho antes da fase final... enquanto a Académica pode repetir o feito do Benfica  (em 2007/08) e intrometer-se entre os grandes do rugby nacional. Mas verdade seja dita: este resultado só depende do Belenenses e dos seus jogadores.

Dê a sua opinião e participe na sondagem votando na equipa, que para si, irá completar os 4 finalistas: Belenenses ou Académica?

40 comentários:

Anónimo disse...

Belém.

Anónimo disse...

Devido á má prestação do Belem a Académica vai passar aos 4 da frente

Anónimo disse...

Vai ser mt dificil para o Belem, sem os Argentinos, vai embora o pilar e o centro.

Bons jogos

Anónimo disse...

Os arcos vão ganhar à académica e o Belém vai passar sem dificuldade

Anónimo disse...

O Benfica tem jogado sem muitos dos seus jogadores principais da sua equipa nestes ultimos jogos ( por castigo ou lesão).Pelo que prevejo uma boa vitória do Belém que tem tudo a ganhar contra um Benfica que nada tem a ganhar ou perder!

Anónimo disse...

oalbertino minhoto não deixou os sub-21. sou amigo do minhoto que nos ultimos anos por dedicação ao pai falecido em novembro, abandonou um pouco a sua paixão=rugby.
neste momento problematico do belenenses aceitou com grande generosidade tentar levantar o grande potencial que é a equipa senior sem deixar os sub- 21 . talvez tenha dado um tiro no pé. grande força para ti minhoto que me ensinaste que o rugby se joga com o coração

Anónimo disse...

é com a cabeça que se joga!!!

Anónimo disse...

é com as mãos e com os pés...

Anónimo disse...

vai o belém à final four.

final agro / cdul

expliquem-me como se eu fosse muito burro, o que fazem no CNT a ganhar bom dinheiro o Carl Murray e o Jack Leroux? eles tão cedo não vão poder jogar por Portugal, não faria mais sentido estarem lá dois Portugueses?

este foi o campeonato com piores jogos desde há 4 ou 5 anos atrás isto apesar de ter havido mais equilibrio, o nivelamento foi feito por baixo.

Anónimo disse...

se formos ver a academica merece mais um apuramento do que o beleneneses. começaram mal mas acabaram bem.

espero mesmo que caso nao va a final four, que para o ano apareça mais forte ainda pois sao um clube de grande historial e qualidade em portugal.

Anónimo disse...

Concordo o campeonato foi mais equilibrado mas nivelado por baixo.

Houve jogos de muito fraca qualidade, especialmente em jogos que as equipas "grandes" poderiam e deveriam ter feito exibições bem melhores.

Penso que também não está alheio a isto o facto de em alguns jogos essas equipas "grandes" terem jogado sem os seus internacionais e terem feito este ano de um modo geral uma aposta na juventude, o que embora baixe um pouco a qualidade é um facto positivo.

Anónimo disse...

Querem tudo e não querem nada.
Se trazem estrangeiros, aumenta-se o nivel do campeonato, mas os miudos não jogam, se não trazem estrangeiros e apostam nos miudos baixa-se o nivel do campeonato. OBVIO. Agora decidam o que preferem. Um clube não é uma selecção, logo puder contratar jogadores de nivel muito elevado, os miudos só teem a aprender com eles e ajuda a melhorar o nosso campenato.

Anónimo disse...

Ai sim? Então o Direito tem andado enganado. No ano passado, em 16 títulos possíveis ganhou 15 (quinze)! E não tem estrangeiros. Ou tem o Acosta que está naturalizado. Os sub 14, 16 e 18 do Direito, que ganharam tudo, e que não tinham jogadores estrangeiros para lhes servir de modelo, ganharam como? Esqueçam os estrangeiros. Ou tragam um, no máximo, desde que faça grande diferença. É que nem há dinheiro para lhes pagar nem os miúdos se sentem motivados para lutar por um lugar nos seniores. Abram os olhos.

Anónimo disse...

Eu sou do Direito mas quero o Belenenses na final four. Vá lá Belém.

Anónimo disse...

Tens razão. O Direito não precisa de estrangeiros.

A ver por exemplo a equipa que jogou contra o Belenenses:

Pipas - só já depois de sénior foi para o Direito
Taful - idem
Cláudio - idem
Acosta - idem
D'Orey - idem
Palha - idem
Malfeiro - idem
Guerreiro - idem
Adérito - idem

Fora outros quen até estão nos Sub-21 e Sub-18. Assim nã precisam mesmo de estrangeiros.

Anónimo disse...

O direito não teve estrangeiros?!?!?!

MArcelo (uruguaio)
Marcelo Vargas (argentino)
Cupido (Sul Af)
Quinton (Sul Af)
Acosta (Arg)
Jason (sul Af)....etc...

Anónimo disse...

á atenção da academica e benfica , neste momento o belem tem 10 jogadores lesionados 8 dos quais normalmente titulares e não sabem quando estarão recuperados ,principalmente os argentinos

Anónimo disse...

O problema da Académica vão ser os Arcos que não querem sair da Divisão de Honra só com derrotas. O pack dos Arcos está a treinar 5 vezes por semana.

Anónimo disse...

Treinam no ginásio de Kick-boxing, ou pontapé-boxing, não sei bem onde.

Anónimo disse...

a diferença entre trazer estrangeiros e jogadores portugueses de outro clube é a seguinte:

no que diz respeito a trazer estrangeiros, estes são contratados para ser uma mais-valia ao clube e aumentar o nivel.
no caso dos jogadores nacionais dos clubes, na maior parte dos casos, o interesse de jogar no direito parte deles, como forma de aumentarem o nível, ganharem títulos e, também, terem melhores hipóteses de jogar na selecção
(como consequencia do nível mais alto, deixem-se de intrigas).
isto ocorre em toda a competição em todo o lado, não sejam tapadinhos.

se repararem no caso do direito, a maior parte dos jogadores (tirando o caso do malheiro e do taful, talvez) estes vão para o direito, numa altura em que são jogadores promissores, não valores instituídos, e que valorizaram com a experiencia e passar do tempo no direito.
Esta é a principal diferença entre contratar estrangeiros profissionais e receber jogadores nacionais com talento que querem evoluir.
veja-se o caso do palha, aderito, rui dorey, nem comparem o que eles eram antes com o que sao agora.
e tanto o cdul, como a agronomia e o belenenses tem jogadores que vieram doutros clubes para evoluir e jogar a um nível mais alto.
por isso deixem-se de tretas e acusações ridículas.

Anónimo disse...

O Direito NÃO TEM estrangeiros, não é não teve. Não tem.Ponto.
E é por não ter estrangeiros que os jogadores de outros clubes, quando querem ganhar alguma coisa e chegam a seniores, vêm para Direito. É tão simples. Só quem não percebe este princípio é a Agronomia, o CDUL, o Belenenses, o Benfica e é por isso que têm ganho tudo. Camiões de estrangeiros = dinheiro a sair pela janela = zero títulos!

Anónimo disse...

Até parece que agronomia, belem e CDUL tem 15 estrangeiros cada um nos planteis....

Anónimo disse...

Melhor do que jogadores estrangeiros fopram os treinadores do Direito que eram simultaneamente treinadores da selecção. Aí sim, aí é que eles conseguiram subir, pois todos os atletas portugueses com aspiração a riem à selecção, para onde é qeu se dirigiam ? Pró clube do Presidente Dídio e seus muchachos. Eram vários.

Anónimo disse...

Mentira. Esses jogadore íam para lá pelas execelentes condições de ginásio e balneários do Estádio do Direito.

Anónimo disse...

Boa piada. Eleita a piada do ano.

Anónimo disse...

"Mentira. Esses jogadore íam para lá pelas execelentes condições de ginásio e balneários do Estádio do Direito. "

Visto de outro ângulo, apesar do Direito não ter ginásio nem balneários em condições continua a atrair muitos jogadores. Um assunto que merece reflexão séria. O Direito é um bom exemplo de gestão desportiva.

Feliz Natal

Anónimo disse...

Gestão desportiva. Concordo em pleno consigo. Saber colocar a treinar a selecção os seus próprios treinadores, ainda por cima subsidiados pela Federação, tenho de concordar que é uma Gestão Desportiva de grande mérito. Mérito à golpada e ao princípio "primeiro nós, depois nós e o que sobejar para os outros". Nem o Pinto da Costa faria melhor.

Anónimo disse...

Antes do Didio presidente já o Direito já ganhava campeonatos , nessa altura era sorte ! inveja de quem nunca ganhou ou nunca irá ganhar nada com este tipo de filosofia , devem olhar mais para dentro dos seus clubes do que para os outros , certamente não serão perfeitos .

Anónimo disse...

Antes do didio era o Tomaz que tinha trazido os meninos para os séniores e depois levo-os para a SN para mais uma vez treiná-los em simultâneo com o direito. Não venham com tretas. A geração do direito que ganhou quase tudo foi um exito dividido SN-direito. Com os treinadores tambem estes nos 2 lados, ou sejam era uma equipa profissional.
Não atirem poeira para os olhos... isto já de lá vem..

Anónimo disse...

ERAM UMA EQUIPA PROFISSIONAL? SEJAM SERIOS ANTES DO mUNDIAL ELES TREINAVAM NA SELECÇÃO E NÃO RECEBIAM UM TOSTÃO ERA COM SACRIFICIO PESSOAL QUE O FAZIAM O TOMÁS NUNCA FOI TREINADOR DA SELECCAO E DO DIREITO AO MESMO TEMPO, O DIREITO INVESTIU NO TOMAZ E A FPR FOI BUSCÁ-LO DEPOIS SAIU O DANIEL FOI O ÚNICO QUE ESTEVE EM SIMULTÂNEO MAS´SÓ O FEZ DEPOIS DE JÁ TE ESTADO DUAS ÉPOCAS NO DIREITO E NESTE CASO O MAIS PREJUDICADO FOI O CLUBE QUE DEIXOU DE O TER EM MTS TREINOS. POIS É OS BALNEARIOS NAO PRESTAM O GINÁSIO E UM BARRACAO MAS TEMOS O NOSSO PROPRIO CAMPO E NÃO ANDAMOS COM A CASA ÀS COSTAS COISA QUE TIRANDO O TECNICO, E AGRONOMIA MAIS NINGUEM SE PODE ORGULHAR, O CASCAIS TBM MAS MESMO ASSIM DIVIDE COM O FUTEBOL.

Anónimo disse...

Se não fossem bons nunca tinham ganho nada , e na selecção basta ver o que era antes de entrarem lá , não ganhavam a ninguém e jogavam no grupo c , óptimo , com muitas saudades de algumas pessoas , como bessas e outros , no tempo dele a selecção era uma máquina mas que não ganhava jogos , aliás teve várias proezas como perder um jogo contra 14 durante 60'' , ficar em último no mundial de sevens , e tinham condições muito boas , é falar com os jogadores para se lembrarem onde eram oa treinos , os estágios , os hoteis em que ficavam ,equipamentos , ect, coisas que os que vieram a seguir tiveram que pagar , gostava que ele escreve-se uma crónica disto , porque táctica ele percebe , só não funcionou nas suas equipas, por que será??

Anónimo disse...

Estou-me a cagar no Direito, nos jogadores do Direito, no Cabé, no Bessa, etc ... Quero é que todos se fod....
O que é que isso interessa?
Está aqui um post sobre BELENENSES ou ACADÉMICA e está tudo a dizer parvoices? Eu se fosse o blogger já tinha fechado isto há muito tempo, desgraçado do gajo ... mete diferentes temas aqui e acaba tudo sempre a falar do mesmo.

Anónimo disse...

O Direito era bom antes do Tomaz, continuou a subir, foi o melhor, é o melhor e será o melhor. Sem estrangeiros, sem balneários em condições, sem grande ginásio, a dar 11 titulares à selecção nacional (Pipas, Acosta, G. Uva, Coutinho, Palha, V. Uva, Zé Pinto, Portela, Kiki, Aguilar, Pipoca), sem treinadores na SN, com jogadores a treinarem no CNT e sem darem o contributo ao clube, mas a ganharem tudo nos momentos decisivos. Queremos os melhores na final four para lhes ganharmos e sermos de novo campeões. Está-nos no sangue. Chama-se: AMOR À CAMISOLA! Bom Natal.

Anónimo disse...

CARREGA DIREITO, por linhas tortas.

Anónimo disse...

Isto é só PISSOS malta ve se logo que quem esta para aqui a falar nao e jogador na actualidade e sabe la do qeq ta paih a falar...ya o direito ya o cdul e so bifes ya o belem e academica!fds calem se um bocado depois vesse no final de janeiro..

ahh ja agora o melhor jogador de todos os tempos é...MARTIM TOMÉ(LOLOLOLOLOL AXA ELE)
Es uma rizada MERDOSO!

Anónimo disse...

Só um pormenor. O Quinton Davies que esteve no Direito jogou nos Springbocks. Bifes, sim mas de qualidade...

Outro pormenor: O Pico, Frederico de Sousa, foi jogador e treinador do Direito e esta FPR caçou-o para a Selecção à má fila!

A sequência de treinadores do GDD foi: Tomaz Morais, Daniel Horcade e Frederico de Sousa.

Foram todos para a Selecção depois de estarem no GDD primeiro.

Podem ficar a pensar no que virá a seguir...porque isto não acabou agora...É uma política de qualidade permanente. É só ir ver os treinos em Monsanto. Tudo treinadores de gente da casa.

O Martim foi um grande jogador, sim senhor.

Santo Natal

Anónimo disse...

Tomaz Morais = Cascais
Daniel Horcade = Argentina
Frederico Sousa = Cascais

produto do direito NADA....

Anónimo disse...

Seja feita justiça, estes três nomes são grandes treinadores.

Tomaz Morais foi jogador do Cascais mas começou a carreira de treinador sénior no GDD, que foi sem dúvida a sua rampa de lançamento.

Daniel Hourcade foi de facto treinador do Direito, fez um belissimo trabalho e foi repescado para a selecção. Embora já tivesse valor antes de ir para o direito, era um treinador com créditos no seu País.

Frederico Sousa fez a sua formação no Cascais, é verdade sim senhor, mas foi com 20 anos para o Direito, onde conquistou muitos títulos, treinou muito. E soube na altura certa deixar de jogar e abraçar uma carreira de treinador, o GDD apostou nele com toda a confiança e os resultados foram o que se viram (em todos os escalões, com destaque para os seniores) e mais uma vez a FPR o foi buscar.

enfim.

bom natal a todos os clubes, adeptos, jogadores, treinadores

Anónimo disse...

Bom Natal para o blogger que tem a pachorra de aturar a quantidade de putos que escrevem aqui.

Anónimo disse...

Já viram a lista dos convocados para as seleções de xv e de sete no Mão de Mestre?
Lá está o Le Roux e o Murray, entre outros novos.