Com o Natal à porta o rugby português arrumou as chuteiras durante uns tempos... a competição nacional apenas volta em Janeiro e logo com muita por se decidir.
No "Campeonato Super Bock" CDUL, Agronomia e Direito já garantiram um lugar na fase final. Na sua companhia irá estar ou Belenenses ou Académica. Há muito tempo que não se via um campeonato tão equilibrado e com luta até ao final.
David Mateus |
O Belenenses que mudou de treinador recentemente (Albertino Minhoto substituiu o neo-zelandês Kevin Horan), prepara-se para uma partido do tudo ou nada frente ao Benfica, que não poderá contar com Andres Odstrill, médio formação argentino que se lesionou contra a Agronomia. Este é um jogo onde muito do futuro do Belenenses estará em jogo.
Do lado de Coimbra o desafio parece mais fácil. O pretos recebem o lanterna vermelho naquele que será o último jogo do CRAV na Divisão de Honra. A vitória não deverá fugir aos jogadores de Coimbra, mas isso pode não ser suficiente. Para atingir a tão desejada (e merecida) fase final os pretos precisam que o Belenenses perca.
Vai certamente ser uma jornada de nervos onde o Belenenses vai tentar ultrapassar um Benfica com quem perdeu na primeira volta, iniciando depois desse jogo um ciclo de desafios onde não esteve à altura do que nos habituou. Foram 6 jogos e apenas duas vitórias contra os últimos classificados, Técnico e CRAV. ~Por outro lado a Académica fez o percurso inverso em 6 jogos da 2ª volta apenas perdeu 2 (Agronomia e Direito) tendo garantido ponto bónus defensivo em ambos os jogos.
Como se pode verificar a Académica fez uma 2ª volta do Campeonato quase perfeita. Em seis jogos somou 19 pontos, sendo que desses 3 foram de bónus. Mas o que mais salta à vista é o facto do clube académico ter somado pontos em todos os jogos, principalmente contra Agronomia e Direito onde conquistou o ponto bónus defensivo.
Francisco Serra, levou a melhor sobre Pedro Cabral e marcou 15 pontos. |
Desta campanha destacam-se as vitórias em Lisboa: frente ao Belenenses num jogo que certamente ficará para a história da Académica, por 22 pontos contra 6, e ainda no Estádio Universitário onde infringiu a terceira derrota do 1º classificado, o CDUL, num jogo onde o seu abertura marcou os 15 pontos.
No Belenenses a história é diferente. Depois de uma primeira fase onde venceu Agronomia, Direito, tendo apenas perdido com o CDUL, o clube do Restelo não mais foi o mesmo depois da vitória frente ao Direito. Derrotas com Benfica, Académica, Agronomia e Direito assombram uma passagem à fase final de uma equipa que está composta por diversos jogadores internacionais e de grande experiência. Com esta série de maus resultados o treinador Kevin Horan foi quem mais sofreu, sendo substituído por um homem da casa, Albertino Minhoto.
O ex-treinador dos sub-21 azuis toma o comando numa altura de grande pressão. Frente o Benfica só a vitória pode salvar a equipa da cruz de Cristo. Mas não só há plantel para isso como é lembramos que foi o mesmo Minhoto que em 2002/2003 pegou na equipa azul e conquistou o título nacional que fugiu há mais de 20 anos.
Uma destas equipas vai ficar pelo caminho. Depois do Direito em 2007/08 o Belenenses pode ser o próximo grande a ficar pelo caminho antes da fase final... enquanto a Académica pode repetir o feito do Benfica (em 2007/08) e intrometer-se entre os grandes do rugby nacional. Mas verdade seja dita: este resultado só depende do Belenenses e dos seus jogadores.
Dê a sua opinião e participe na sondagem votando na equipa, que para si, irá completar os 4 finalistas: Belenenses ou Académica?
40 comentários:
Belém.
Devido á má prestação do Belem a Académica vai passar aos 4 da frente
Vai ser mt dificil para o Belem, sem os Argentinos, vai embora o pilar e o centro.
Bons jogos
Os arcos vão ganhar à académica e o Belém vai passar sem dificuldade
O Benfica tem jogado sem muitos dos seus jogadores principais da sua equipa nestes ultimos jogos ( por castigo ou lesão).Pelo que prevejo uma boa vitória do Belém que tem tudo a ganhar contra um Benfica que nada tem a ganhar ou perder!
oalbertino minhoto não deixou os sub-21. sou amigo do minhoto que nos ultimos anos por dedicação ao pai falecido em novembro, abandonou um pouco a sua paixão=rugby.
neste momento problematico do belenenses aceitou com grande generosidade tentar levantar o grande potencial que é a equipa senior sem deixar os sub- 21 . talvez tenha dado um tiro no pé. grande força para ti minhoto que me ensinaste que o rugby se joga com o coração
é com a cabeça que se joga!!!
é com as mãos e com os pés...
vai o belém à final four.
final agro / cdul
expliquem-me como se eu fosse muito burro, o que fazem no CNT a ganhar bom dinheiro o Carl Murray e o Jack Leroux? eles tão cedo não vão poder jogar por Portugal, não faria mais sentido estarem lá dois Portugueses?
este foi o campeonato com piores jogos desde há 4 ou 5 anos atrás isto apesar de ter havido mais equilibrio, o nivelamento foi feito por baixo.
se formos ver a academica merece mais um apuramento do que o beleneneses. começaram mal mas acabaram bem.
espero mesmo que caso nao va a final four, que para o ano apareça mais forte ainda pois sao um clube de grande historial e qualidade em portugal.
Concordo o campeonato foi mais equilibrado mas nivelado por baixo.
Houve jogos de muito fraca qualidade, especialmente em jogos que as equipas "grandes" poderiam e deveriam ter feito exibições bem melhores.
Penso que também não está alheio a isto o facto de em alguns jogos essas equipas "grandes" terem jogado sem os seus internacionais e terem feito este ano de um modo geral uma aposta na juventude, o que embora baixe um pouco a qualidade é um facto positivo.
Querem tudo e não querem nada.
Se trazem estrangeiros, aumenta-se o nivel do campeonato, mas os miudos não jogam, se não trazem estrangeiros e apostam nos miudos baixa-se o nivel do campeonato. OBVIO. Agora decidam o que preferem. Um clube não é uma selecção, logo puder contratar jogadores de nivel muito elevado, os miudos só teem a aprender com eles e ajuda a melhorar o nosso campenato.
Ai sim? Então o Direito tem andado enganado. No ano passado, em 16 títulos possíveis ganhou 15 (quinze)! E não tem estrangeiros. Ou tem o Acosta que está naturalizado. Os sub 14, 16 e 18 do Direito, que ganharam tudo, e que não tinham jogadores estrangeiros para lhes servir de modelo, ganharam como? Esqueçam os estrangeiros. Ou tragam um, no máximo, desde que faça grande diferença. É que nem há dinheiro para lhes pagar nem os miúdos se sentem motivados para lutar por um lugar nos seniores. Abram os olhos.
Eu sou do Direito mas quero o Belenenses na final four. Vá lá Belém.
Tens razão. O Direito não precisa de estrangeiros.
A ver por exemplo a equipa que jogou contra o Belenenses:
Pipas - só já depois de sénior foi para o Direito
Taful - idem
Cláudio - idem
Acosta - idem
D'Orey - idem
Palha - idem
Malfeiro - idem
Guerreiro - idem
Adérito - idem
Fora outros quen até estão nos Sub-21 e Sub-18. Assim nã precisam mesmo de estrangeiros.
O direito não teve estrangeiros?!?!?!
MArcelo (uruguaio)
Marcelo Vargas (argentino)
Cupido (Sul Af)
Quinton (Sul Af)
Acosta (Arg)
Jason (sul Af)....etc...
á atenção da academica e benfica , neste momento o belem tem 10 jogadores lesionados 8 dos quais normalmente titulares e não sabem quando estarão recuperados ,principalmente os argentinos
O problema da Académica vão ser os Arcos que não querem sair da Divisão de Honra só com derrotas. O pack dos Arcos está a treinar 5 vezes por semana.
Treinam no ginásio de Kick-boxing, ou pontapé-boxing, não sei bem onde.
a diferença entre trazer estrangeiros e jogadores portugueses de outro clube é a seguinte:
no que diz respeito a trazer estrangeiros, estes são contratados para ser uma mais-valia ao clube e aumentar o nivel.
no caso dos jogadores nacionais dos clubes, na maior parte dos casos, o interesse de jogar no direito parte deles, como forma de aumentarem o nível, ganharem títulos e, também, terem melhores hipóteses de jogar na selecção
(como consequencia do nível mais alto, deixem-se de intrigas).
isto ocorre em toda a competição em todo o lado, não sejam tapadinhos.
se repararem no caso do direito, a maior parte dos jogadores (tirando o caso do malheiro e do taful, talvez) estes vão para o direito, numa altura em que são jogadores promissores, não valores instituídos, e que valorizaram com a experiencia e passar do tempo no direito.
Esta é a principal diferença entre contratar estrangeiros profissionais e receber jogadores nacionais com talento que querem evoluir.
veja-se o caso do palha, aderito, rui dorey, nem comparem o que eles eram antes com o que sao agora.
e tanto o cdul, como a agronomia e o belenenses tem jogadores que vieram doutros clubes para evoluir e jogar a um nível mais alto.
por isso deixem-se de tretas e acusações ridículas.
O Direito NÃO TEM estrangeiros, não é não teve. Não tem.Ponto.
E é por não ter estrangeiros que os jogadores de outros clubes, quando querem ganhar alguma coisa e chegam a seniores, vêm para Direito. É tão simples. Só quem não percebe este princípio é a Agronomia, o CDUL, o Belenenses, o Benfica e é por isso que têm ganho tudo. Camiões de estrangeiros = dinheiro a sair pela janela = zero títulos!
Até parece que agronomia, belem e CDUL tem 15 estrangeiros cada um nos planteis....
Melhor do que jogadores estrangeiros fopram os treinadores do Direito que eram simultaneamente treinadores da selecção. Aí sim, aí é que eles conseguiram subir, pois todos os atletas portugueses com aspiração a riem à selecção, para onde é qeu se dirigiam ? Pró clube do Presidente Dídio e seus muchachos. Eram vários.
Mentira. Esses jogadore íam para lá pelas execelentes condições de ginásio e balneários do Estádio do Direito.
Boa piada. Eleita a piada do ano.
"Mentira. Esses jogadore íam para lá pelas execelentes condições de ginásio e balneários do Estádio do Direito. "
Visto de outro ângulo, apesar do Direito não ter ginásio nem balneários em condições continua a atrair muitos jogadores. Um assunto que merece reflexão séria. O Direito é um bom exemplo de gestão desportiva.
Feliz Natal
Gestão desportiva. Concordo em pleno consigo. Saber colocar a treinar a selecção os seus próprios treinadores, ainda por cima subsidiados pela Federação, tenho de concordar que é uma Gestão Desportiva de grande mérito. Mérito à golpada e ao princípio "primeiro nós, depois nós e o que sobejar para os outros". Nem o Pinto da Costa faria melhor.
Antes do Didio presidente já o Direito já ganhava campeonatos , nessa altura era sorte ! inveja de quem nunca ganhou ou nunca irá ganhar nada com este tipo de filosofia , devem olhar mais para dentro dos seus clubes do que para os outros , certamente não serão perfeitos .
Antes do didio era o Tomaz que tinha trazido os meninos para os séniores e depois levo-os para a SN para mais uma vez treiná-los em simultâneo com o direito. Não venham com tretas. A geração do direito que ganhou quase tudo foi um exito dividido SN-direito. Com os treinadores tambem estes nos 2 lados, ou sejam era uma equipa profissional.
Não atirem poeira para os olhos... isto já de lá vem..
ERAM UMA EQUIPA PROFISSIONAL? SEJAM SERIOS ANTES DO mUNDIAL ELES TREINAVAM NA SELECÇÃO E NÃO RECEBIAM UM TOSTÃO ERA COM SACRIFICIO PESSOAL QUE O FAZIAM O TOMÁS NUNCA FOI TREINADOR DA SELECCAO E DO DIREITO AO MESMO TEMPO, O DIREITO INVESTIU NO TOMAZ E A FPR FOI BUSCÁ-LO DEPOIS SAIU O DANIEL FOI O ÚNICO QUE ESTEVE EM SIMULTÂNEO MAS´SÓ O FEZ DEPOIS DE JÁ TE ESTADO DUAS ÉPOCAS NO DIREITO E NESTE CASO O MAIS PREJUDICADO FOI O CLUBE QUE DEIXOU DE O TER EM MTS TREINOS. POIS É OS BALNEARIOS NAO PRESTAM O GINÁSIO E UM BARRACAO MAS TEMOS O NOSSO PROPRIO CAMPO E NÃO ANDAMOS COM A CASA ÀS COSTAS COISA QUE TIRANDO O TECNICO, E AGRONOMIA MAIS NINGUEM SE PODE ORGULHAR, O CASCAIS TBM MAS MESMO ASSIM DIVIDE COM O FUTEBOL.
Se não fossem bons nunca tinham ganho nada , e na selecção basta ver o que era antes de entrarem lá , não ganhavam a ninguém e jogavam no grupo c , óptimo , com muitas saudades de algumas pessoas , como bessas e outros , no tempo dele a selecção era uma máquina mas que não ganhava jogos , aliás teve várias proezas como perder um jogo contra 14 durante 60'' , ficar em último no mundial de sevens , e tinham condições muito boas , é falar com os jogadores para se lembrarem onde eram oa treinos , os estágios , os hoteis em que ficavam ,equipamentos , ect, coisas que os que vieram a seguir tiveram que pagar , gostava que ele escreve-se uma crónica disto , porque táctica ele percebe , só não funcionou nas suas equipas, por que será??
Estou-me a cagar no Direito, nos jogadores do Direito, no Cabé, no Bessa, etc ... Quero é que todos se fod....
O que é que isso interessa?
Está aqui um post sobre BELENENSES ou ACADÉMICA e está tudo a dizer parvoices? Eu se fosse o blogger já tinha fechado isto há muito tempo, desgraçado do gajo ... mete diferentes temas aqui e acaba tudo sempre a falar do mesmo.
O Direito era bom antes do Tomaz, continuou a subir, foi o melhor, é o melhor e será o melhor. Sem estrangeiros, sem balneários em condições, sem grande ginásio, a dar 11 titulares à selecção nacional (Pipas, Acosta, G. Uva, Coutinho, Palha, V. Uva, Zé Pinto, Portela, Kiki, Aguilar, Pipoca), sem treinadores na SN, com jogadores a treinarem no CNT e sem darem o contributo ao clube, mas a ganharem tudo nos momentos decisivos. Queremos os melhores na final four para lhes ganharmos e sermos de novo campeões. Está-nos no sangue. Chama-se: AMOR À CAMISOLA! Bom Natal.
CARREGA DIREITO, por linhas tortas.
Isto é só PISSOS malta ve se logo que quem esta para aqui a falar nao e jogador na actualidade e sabe la do qeq ta paih a falar...ya o direito ya o cdul e so bifes ya o belem e academica!fds calem se um bocado depois vesse no final de janeiro..
ahh ja agora o melhor jogador de todos os tempos é...MARTIM TOMÉ(LOLOLOLOLOL AXA ELE)
Es uma rizada MERDOSO!
Só um pormenor. O Quinton Davies que esteve no Direito jogou nos Springbocks. Bifes, sim mas de qualidade...
Outro pormenor: O Pico, Frederico de Sousa, foi jogador e treinador do Direito e esta FPR caçou-o para a Selecção à má fila!
A sequência de treinadores do GDD foi: Tomaz Morais, Daniel Horcade e Frederico de Sousa.
Foram todos para a Selecção depois de estarem no GDD primeiro.
Podem ficar a pensar no que virá a seguir...porque isto não acabou agora...É uma política de qualidade permanente. É só ir ver os treinos em Monsanto. Tudo treinadores de gente da casa.
O Martim foi um grande jogador, sim senhor.
Santo Natal
Tomaz Morais = Cascais
Daniel Horcade = Argentina
Frederico Sousa = Cascais
produto do direito NADA....
Seja feita justiça, estes três nomes são grandes treinadores.
Tomaz Morais foi jogador do Cascais mas começou a carreira de treinador sénior no GDD, que foi sem dúvida a sua rampa de lançamento.
Daniel Hourcade foi de facto treinador do Direito, fez um belissimo trabalho e foi repescado para a selecção. Embora já tivesse valor antes de ir para o direito, era um treinador com créditos no seu País.
Frederico Sousa fez a sua formação no Cascais, é verdade sim senhor, mas foi com 20 anos para o Direito, onde conquistou muitos títulos, treinou muito. E soube na altura certa deixar de jogar e abraçar uma carreira de treinador, o GDD apostou nele com toda a confiança e os resultados foram o que se viram (em todos os escalões, com destaque para os seniores) e mais uma vez a FPR o foi buscar.
enfim.
bom natal a todos os clubes, adeptos, jogadores, treinadores
Bom Natal para o blogger que tem a pachorra de aturar a quantidade de putos que escrevem aqui.
Já viram a lista dos convocados para as seleções de xv e de sete no Mão de Mestre?
Lá está o Le Roux e o Murray, entre outros novos.
Enviar um comentário