quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Um olhar aos finalistas: Direito.

Com o aproximar da fase final do campeonato, começam as apostas sobre o clube que vai vencer o Campeonato Super Bock 2010/11. CDUL, Agronomia, Direito já estão qualificados, restando apenas um lugar que será ocupado ou pelo Belenenses ou pela Académica.

Nos últimos anos os lugares foram ocupados por aqueles que chegaram a ser apelidados como os 4 grande do rugby nacional, mas este ano aparece uma sombra do Norte do país que pode muito bem trazer novidades. Independentemente disso é notória a diferença destes 5 clubes para os restantes, a começar pelos jogadores internacionais que completam os seus planteis. Com estes internacionais, na variante de VII ou em XV, os planteis deste clubes começam a ganhar uma estabilidade competitiva, onde os mais velhos podem e devem transmitir essa experiência aos mais novos. E um exemplo de sucesso dessa estratégia é certamente o Direito.

O campeão em título, continua igual a si próprio, apesar de ter perdido muito jogadores no inicio da época: Gonçalo Uva regressou ao Montpellier, Adérito Esteves foi para a PRO-D2 e Jorge Segurado foi para terras inglesas, mais especificamente para o Luctonians.
A união faz a força.
Apesar destas perdas o clube de Monsanto conseguiu-se manter entre os melhores. A aposta em jogadores novos como Luís Sousa que já leva 7 ensaios, assim como continuas boas exibições da velha guarda advogada, nomeadamente de Diogo Coutinho, João Correia, António Aguilar e Miguel Portela (até à sua despedida dos relvados de Monsanto), permitiram ao Direito alcançar sossegadamente esta fase final. Mas a equipa de Monsanto continua recheada de jogadores que fazem a diferença. Pedro Leal, Vasco Uva, Salvador Palha, Miguel Leal, José Pinto e outros, que com calma e experiência podem mudar o sentido de um jogo.

Esta mentalidade vencedora do Direito tem levado a equipa a inúmeros títulos durante a última década e pode ser a chave de sucesso na fase final. Juventude misturada com experiência é base do sucesso de há anos para cá. Mas será suficiente para este ano?

Durante a fase regular os advogados conseguiram 10 vitórias em 13 jogos. Dessas vitórias destacam-se os resultados alcançados em casa contra a Agronomia, no primeiro jogo deste campeonato, onde Direito venceu por 33-15 (3 ensaios marcados), a vitória no Est. Universitário na 2ª jornada por 16-9 (1 ensaio marcado) num jogo de muitas emoções e ainda a vitória no Estádio Nacional diante do Belenenses na 13ª jornada. 
Vasco Uva, o capitão.
Como pior resultado aparece a derrota, em casa, frente ao Belenenses (6-21), naquele que, para muitos, foi o melhor jogo dos azuis neste campeonato.

A equipa campeã nacional apresenta-se então para a fase final com um saldo de 5 vitórias e 3 derrotas frente aos qualificados (ou possíveis) para a fase final.

Vitórias:
  • Em Monsanto frente à Agronomia, vitória por 33-15.
  • No Est. Universitário, frente ao CDUL, vitória por 9-16.
  • Em Monsanto frente à Académica, vitória por 16-22. 
  • Em Coimbra frente à Académica, vitória por 6-9.
  • No Est. Nacional frente ao Belenenses, vitória por 14-33.
Derrotas:
  • Em Monsanto frente ao CDUL, derrota por 9-24 (este jogo decorreu no campo do CDUL).
  • Em Monsanto frente ao Belenenses, derrota por 6-21.
  • Na Tapada frente à Agronomia, derrota por 22-12
CDUL vs Direito, um jogo de má memória para os advogados.
Destas 3 derrotas, 2 apareceram numa altura em que a equipa de Monsanto não podiam contar com inúmeros internacionais, que estavam ao serviço da selecção de XV (Test-Matches). Entre esse jogadores está Pedro Leal.

"Pipoca" é a principal arma do Direito. O internacional esteve ausente em 5 das 13 jornadas já realizadas do campeonato (Selecção de XV e de VII), mas essa ausência não foi suficiente para o tirar do top de melhores marcadores do Direito, ocupando a 2ª posição com 72 pontos, atrás de Gonçalo Malheiro.

Gonçalo Malheiro pode muito bem ser o grande jogador do Direito neste campeonato. A jogar a abertura ou a defesa, o nortenho parece ter recuperado a boa forma, principalmente nos pontapés aos postes onde já leva 96 pontos (marcou 2 ensaios). Com este total, para além da sua influencia no jogo da equipa, Gonçalo é um jogador a ter em conta na fase final. 
Gonçalo Malheiro de regresso à boa forma.
O último jogador a destacar é o jovem internacional em VII, Luís Sousa. Com 21 o 2ª linha aparece como um jogador bastante importante na manobra da equipa e apesar de não ter o lugar assegurado (para a mesma posição aparecem Rui D'orey e o regressado Eduardo Acosta) pode muito bem ambicionar à titularidade.

Dados do Grupo Desportivo de Direito:
  • Ensaios marcados: 50
  • Pontos marcados: 395
  • Ensaios sofridos: 20
  • Pontos sofridos: 174
  • Maior vitória: Técnico vs Direito (00-81), com 13 ensaios marcados.
  • Maior derrota: Direito vs CDUL (06-24), 2 ensaios sofridos.
  • Melhor marcadores:
    • Gonçalo Malheiro - 96 pontos
    • Pedro Leal - 72 pts
    • Luis Sousa - 37 pts
    • Diogo Coutinho e António Aguilar - 35 pts
Equipa base:
1. Jorge Segurado  2. Nuno Taful  3. João Correia
4. Rui D'orey  5. Eduardo Acosta
6. Salvador Palha  8. Vasco Uva  7. Diogo Coutinho
9. José Pinto  10. Gonçalo Malheiro
11. Pedro Carvalho  12. Miguel Leal  13. António Aguilar  14. Adérito Esteves
15. Pedro Leal

12 comentários:

Anónimo disse...

E que tal se também fosse colocado um post sobre os 4 finalistas da primeira divisão?

Anónimo disse...

bom post. agora o direito perdeu um grande jogador nos ultimos tempos que vai ser dificil substituir. tou a falar do portela. e um jogador que vai fazer muita falta na fase final.

Anónimo disse...

mt bom o post, qt a comentário exaltado do primeiro anónimo é mesmo de alguém ressabiado, dá para perceber que serão colocados posts sobre todos os finalsitas dá para perceber que são notas bem escritas e que necessitam de muita informação para serem escritas o que leva tempo, no direito parece me que tem jogado mais o bruno raposo que qq dos outros 1 linhas e o centro que veio do setubal nao me lembro o nome tbm tem jogado mais do que os outros. apesar de tudo o que está escrito não acredito que direito chegue à final, as vitorias que conseguiram nos 3 primeiros jogos foram muito curtas não tem um unico gd jogo esta epoca e com as 6 nações logo a seguir e evidente que as vedetas vão guardar se para a selecção e não querem correr o risco de lesões.

Anónimo disse...

Excelente post!
Quanto ao Direito, a sua equipa, no papel, é imbativel. Se os internacionais não se guardarem para a seleção, será o principal candidato à vitória. Este ano apenas o CDUL parece ter capacidade para lhes fazer frente.

Anónimo disse...

Acho que depende tudo muito da forma a que lá cheguem. Tendo em conta o momento em que tudo se vai decidir, não podemos excluir nenhum cenário.

Anónimo disse...

Então tu achas que os árbitros não devem ser defendidos?
Já experimentaste jogar sem árbitro? Oh desculpa, tu não jogas...
A questão é simples: todos os envolvidos têm um interesse social qualquer no rugby. Jogam com os amigos, jogam por dinheiro, mas tem sempre uma satisfação.
E os árbitros? Andam sozinhos, no final não podem (ou não devem) ir para a terceira parte por mais de uns poucos minutos, e não ganham, nem dinheiro, nem glórias.
E ainda são obrigados a pagar as despesas para que 40 calmeirões se fartem de gozar e umas dezenas de espetadores os insultem??
Por amor de Deus!

Anónimo disse...

Esqueçam a selecção e o 6 nações.
O AMOR À CAMISOLA resolve tudo. GDD CAMPEÃO!

Anónimo disse...

este último não faz a minima ideia do que fala, o direito espirito de equipa é zero é cada um a puxar para seu lado e so preocupados com eles proprios estão a cagar-se no clube andam mt euforicos pq fizeram uma epoca boa este ano caem na real, foram bons em seniores durrante uns anos e agora está acabar se a mama das selecções, agora agronomia e cdul tbm ja tem gente nas selecções e facilmente vão começar a ganhar campeonatos, nos próximos 6 ou 7 anos nem cheiram.

Anónimo disse...

Pois era. O Direito chegava a ter sempre mais de 15 na selecção. Era a chamada qualidade. Qualidade para de dentro da Federação dirigirem o clube. Treinadores, jogadores, directores era tudo do Direito. foi um fartar vilanagem e agora vão começar a cair na real. Daqui a pouco aqueles "estrangeiros" que íam para o Direito pela qualidade do Clube, já começam a ter outras opções e vamos descobrir que afinal o Direito não é o anseio de todos os atletas que têm aspirações à Selecção. O Belenenses já era. Agora vai o Direito

Anónimo disse...

Agora estão a ir para os sub 16 e sub 18. Sempre um passo à frente.

Anónimo disse...

Treinadores do Direito na Selecção?

Estás a referir o Tomaz Morais, o Hourcade ou o Pico? De facto estiveram todos no GDD mas, antes de irem para a Selecção...

O Direito fornece tudo...é só pedir de boca.

Anónimo disse...

Vamos lá a ver se este Aaron não se revela um bom treinador e não segue, ele também...

Era uma risota...