quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dúvidas e (boas) dores de cabeça dos treinadores finalistas: Direito.

Depois de CDUL e Agronomia, chegou a vez de se fazer uma análise à equipa de Monsanto.

Aaron Jones
Este pode ter sido o plantel que mais alterações sofreu desde o ano passado, principalmente desde a final. Ora vejamos: do plantel que iniciou a época no ano passado Gonçalo Uva, Jorge Segurado e Adérito Esteves não foram inicialmente inscritos para esta época, embora os dois último tenham regressado a casa. Mas a grande ausência para esta fase final é a de Miguel Portela. 

O experiente jogador, deixou os relvados depois de muitos anos ao serviço do Direito e de Portugal. Se para o próprio terá sido uma decisão difícil, para o clube pode ser uma dor de cabeça. É que Miguel Portela e Miguel Leal compunham uma dupla de centros muito forte e já estavam entrosados um com o outro. Com esta saída a grande questão que se coloca é quem irá ocupar o lugar de Portela a 2ª centro? António Aguilar pode ser o jogador com mais capacidades e experiência para o lugar (na final de 2009/10 alinhou a titular como 2ª centro). Outro jogador que poderá igualmente vir a desempenhar essa posição é José Guerreiro. Oriundo do Vitória de Setúbal, a camisola nº13 não é estranha ao jogador que durante muitos anos jogou nessa posição ao lado Marcus Zavaleta (Belenenses) construindo uma das mais fortes duplas de centros dos campeonatos nacionais (juntos ganharam o campeonato nacional de 2008/09 na II Divisão). Mas para além deste dois podem haver outros jogadores capazes de jogar ao lado de Miguel Leal. A decisão cabe a Aaron Jones e à sua equipa técnica.
Uma camisola com muito peso. Quem a usará nas meias finais?
  • 2ª centro: António Aguilar, José Guerreiro ou outro.
Assim como Miguel Portela deixou o plantel do Direito (como jogador), o clube de Monsato perdeu outro jogador fundamental na manobra da equipa. Falamos de Gonçalo Uva. 

Actualmente a jogar em França, o 2ª linha era um habitue na equipa do Direito ao lado de Eduardo Acosta. Juntos formaram uma das melhores duplas na 2ª linha, relegando para o banco jogadores como Rui D'orey. Na ausência do internacional português e com a certeza que Eduardo Acosta terá o seu lugar no XV, Rui D'orey foi conquistando o seu lugar, mas sem antes ter de lutar, porque para essa posição apareceu um dos jogadores que mais surpreendeu nos últimos anos. Luís Sousa, vem a realizar grandes jogos no Direito, ao ponto de já ser um dos melhores marcadores (coisa pouco habitual no jogador daquela posição). A velocidade e a capacidade finalizadora, aliada a uma boa técnica mereceram inclusivamente a chamada à selecção de VII, onde tem vindo a ganhar o seu espaço. Assim fica a dúvida sobre quem irá jogar ao lado de Eduardo Acosta: Ou D'orey, um lutador, ou Sousa, um finalizador?
D'orey ou Sousa, quem acompanhará Acosta?
  • 2ª linha: Rui D'orey ou Luís Sousa.
É uma dúvida grande, principalmente quando qualquer um destes jogadores pode jogar na 3ª linha. 
3ª linha, essa, que conta com muitos jogadores de grande qualidade e experiência. Vasco Uva, Diogo Coutinho, Salvador Palha, Luís Portela são jogadores de 3ª linha, mas o treinador da equipa de Monsanto pode ainda contar com Eduardo Acosta, Luís Sousa e Rui D'orey para actuar nessas posições. 

Apesar de tudo a aposta recairá certamente sobre um dos primeiros 4 nomes. Por várias razões. Desde a necessidade de ter um jogador com muita força na mellee a actuar na 2ª linha (Acosta), até ao facto de Palha, Coutinho e Portela (Uva será sempre o 8) serem jogadores mais rodados a asa. No entanto ter Luís Sousa (3ª melhor marcador da equipa) na 3ª linha também pode ser uma opção. Agora esta dor de cabeça é uma que muitos treinadores gostavam de ter. Pois embora um destes não vá jogar de inicio, tê-lo no banco é uma das melhores soluções que se pode ter.
Com quem jogará Vasco Uva na 3ª linha?
  • 3ª linha (asas): Diogo Coutinho, Salvador Palha, Luís Portela ou Luís Sousa.
Gonçalo Malheiro e Luís Salema disputam um dos lugares mais desejados por muitos jogadores: nº10. Se Luís Salema apareceu no principio da época como o titular nos últimos jogos o jogador oriundo do Porto e melhor marcador do clube, agarrou essa camisola com unhas e dentes, dando provas atrás de provas que se encontra em grande forma. 
A boa forma de Malheiro levou-o ao topo de melhores marcadores do Direito nesta época.
  • Abertura: Luís Salema ou Gonçalo Malheiro.
Depois de posições como Abertura, 3ª linha ou 2ª linha onde as dores de cabeça são positivas, aparece mais uma posição que pode trazer alguns problemas. Falamos das camisolas 11 e 14. 

Adérito Esteves começou mal a época. Uma experiência menos conseguida em França (onde acreditamos o jogador tem mais que potencial para actuar) levou o jogador a voltar a Portugal e ao seu clube. Após uma fase de estabilização o jogador formado no R.C.Oeiras volta a ser a maior arma dos advogados para os lugares à ponta. Contudo do outro lado não se pode dizer o mesmo. António Ferrador, José Guerreiro, Pedro Carvalho e ainda António Aguilar (caso não jogue a centro) são opções para um lugar que será alvo de muita competitividade. 
Pedro Leal e José Pinto, dois jogadores titularíssimos nos advogados.
Pedro Carvalho nunca mais voltou a ser o mesmo desde o Mundial de 2007 e foi perdendo o lugar para o jovem António Ferrador que este ano foi um dos titulares indiscutíveis na equipa. Já António Aguilar e José Guerreiro, um deles vai ocupar o lugar cedido por Portela, restando ao outro trabalhar para ficar com a camisola 11.
  • Ponta: Pedro Carvalho, António Ferrador, António Aguilar ou José Guerreiro.
São muitas dores de cabeça que o jovem treinador do Direito terá de ultrapassar. Qualquer uma das posições em questão está recheada de jogadores de qualidade e em forma que podem desempenhar o papel da melhor maneira. Só ira depender da equipa e do equilíbrio que o treinador oriundo do Luctonians quererá dar ao XV.

Participe e comente, escolhendo aqueles que serão a melhor aposta para os jogos decisivos.

19 comentários:

Anónimo disse...

antes de mais quero dar os parabens por mais uma brilhante analise

ainda há a dúvida José Pinto/Pipoca mas que a meu ver é decidida consoante a posição definida para o António Aguilar.

se fosse eu a decidir...
1-Jorge Segurado
2-Bruno Raposo
3-Pipas
4-Acosta
5-D'Orey
6-Diogo Coutinho
7-Salvador Palha
8-Vasco Uva
9-José Pinto
10-Gonçalo Malheiro
11-Adérito
12-Miguel Leal
13-José Guerreiro
14-Aguilar
15-Pipoca

E ainda ficava no banco com Taful, Sousa, Ferrador, Salema.....

Pelo que tenho visto desta equipa este ano, esta era minha escolha.Colocaria o Aguilar na ponta porque primeiro que a bola lhe saia das mãos....portanto assim podia ser jogado ao largo, e mesmo que o modelo de jogo do neo-zelandes obrigue os pontas a aparecerem a perfurar a defesa numa zona mais central tanto o Adérito como o Aguilar têm os seus pontos fortes no ataque.Depois temos o José Pinto que é capaz de mandar nos avançados.O Malheiro em grande forma.E o Pipoca lá atrás.Seguríssimo e sempre pronto para tirar um coelho da cartola.

Anónimo disse...

Não podes fazer uma análise sobre os 4 finalistas da 1 divisão?!

Anónimo disse...

Boa análise ao actual bicampeão em título, Direito.

Passo a citar o plantel completo do Direito e acredito piamente que todos eles podem ter uma palavra a dizer na constituição da equipe, sendo que o XV base será praticamente aquele já enunciando no post.

Avançados:
João Correia
Jorge Segurado
Bruno Raposo
Claudio Ferrete
Bernardo Mota
Gonçalo Rodrigues
Samuri Touré
Marco Raposo
Nuno Taful
Eduardo Acosta
Rui d'Orey
Luis Sousa
Luis Portela
Diogo Coutinho
Salvador Palha
Vasco Uva
Marco Roque
Manuel Santos (sub21)

3/4's:
José Pinto
Noé Fraquito
Francisco Santos
Pedro Leal
João Pinto
Luis Salema
Gonçalo Malheiro
Miguel Leal
José Guerreiro
António Aguilar
Adérito Esteves
Pedro Carvalho
Duarte Guerreiro
António Ferrador
João Vilela
Miguel Carvalho
Miguel Ruas
Bernardo Gonçalves
Miguel Portela

Acredito que na final os convocadores serão mais ou menos estes:

1- João Correia
2- Nuno Taful
3- Jorge Segurado
4- Eduardo Acosta
5- Rui d'Orey
6- Diogo Coutinho
7- Salvador Palha
8- Vasco Uva
9- José Pinto
10- Gonçalo Malheiro
11- Adérito Esteves
12- Miguel Leal
13- José Guerreiro
14- António Aguilar/Pedro Leal
15- Pedro Leal / António Aguilar

16- Bruno Raposo
17- Bernardo Mota
18- Claudio Ferrete
19- Luis Sousa
20- Luis Portela
21- Luis Salema
22- Pedro Carvalho
23- Miguel Portela

Anónimo disse...

estão a assumir que o picoca joga a 15 e o aguilar a centro ou ponta, mas aquilo que se tem visto esta época é o picoca a ponta e aguilar a 15...aliás, eu diria mesmo que a única dúvida que se põe é saber qual a posição do aguilar e a partir daí a do zé guerreiro e do pipoca. não tenho qq duvida que serao estes a usar as camisolas 13, 14, e 15. so resta mesmo saber quem fica com qual...

Anónimo disse...

esta epoca, o salema ja ganhou uma supertaça é bom nao esquecer.
nos momentos decisivos tem sido ela a dar o passo a frente, veja se as meias e a final do ano passado e a 2 anos.neste momento o lugar é de gonçalo malheiro, mas nunca se sabe,...

Anónimo disse...

e não é que o Luís Sousa vai jogar a 15, pelo menos contra o Técnico?!o ano passado chegou a jogar a ponta nos seniores mas este ano ainda não tinha saído da 2ª linha!

Anónimo disse...

Acho ridiculo ele jogar a XV, ele é ou 2ªlinha ou nº6. MAs enfim.

E curioso ver que o GDD tem 24 jogadores convocados e cadê o Jósé Pinto?

Anónimo disse...

Grande Maradona dos Clerigos!!!
Está de Volta... Bem melhor do Que o Cabral!
Devia ser chamado à selecção para fazer as VI Nações B!

Anónimo disse...

e alguém sabe as nomeações dos árbitros??

Anónimo disse...

http://www.fpr.pt/competicao_nacional/marcacao_jogos.asp

Anónimo disse...

O Portela pode voltar a jogar pelo Direito?

Anónimo disse...

Esse Portela deve ser o Luís

Anónimo disse...

cdul ganhou a agro 16-10

Anónimo disse...

o cdul hoje ganhou mas na final com agronomia ganha agronomioa, agronomia claramente poupou se porque prefere jogar contra direito, o direito em 5 jogos ganha 1 a agronomia , agronomia tem mt melhor equipaque o direito e e mais facil a agro ganhar ao direito do que ao belem que seria com quem iam jogar se tivessem ficado em primeiro, nº

Anónimo disse...

eu tbm acho que agro ganha ao direito mas para mim a final vi ser agro com belem o cdul falta-lhe experiencia, o direito esta por arames os jogadores vao guardar se para a selecçao e não vao correr riscos de se magoar no clube , agronomia fez mt bem em poupar 3 ou 4 jogadores que agora vão estar mt melhor para bater o direito.

Anónimo disse...

Os jogos ganham-se no campo, como hoje aconteceu. Não é aqui a mandar bocas.

Anónimo disse...

A Agro claramente quis jogar jogar contra o Direito pq sabe que em 2 maos nunca vai perder!

Vamos embora agor, é este ano!!

Anónimo disse...

Força Agroooooooooooooooo!!!!!!!!!

Anónimo disse...

aiii... todos os anos sempre a mesma conversa.. sempre a cantar de galo e a dizer mal do direito (para depois perderem..)

quando sera a altura de ganharem respeito pelo adversario?? a serio, ja tem idade para isso