terça-feira, 1 de março de 2011

Nada está perdido!

Os Lobos perderam frente à Geórgia numa partida onde foi notória o maior poderio físico da selecção de Leste. Apesar de toda essa diferença, Errol Brain criticou o "excesso" de respeito que os Lobos tiveram pelos jogadores georgianos, e com razão. Fora muitas as vezes que vimos os portugueses entrar sem balanço e com pouca força no muro branco, que fazia oposição. 

No entanto é notória a evolução desta equipa portuguesa. Frederico Oliveira vem evoluindo a olhos vistos e juntamente com Julien Bardy, Vasco Uva e João Correia vem sendo dos melhores jogadores portugueses, no que toca a defender. Verdadeiros guerreiros da primeira, terceira e linha e dos três-quartos, que podem e devem ser seguidos como exemplo.
Julien Bardy, já faltam palavras para descrever as actuações do jogador português.
A atacar é que as coisas são mais difíceis. Joe Gardener, que apareceu este ano na posição de médio abertura, e José Pinto já por diversas vezes encontraram espaços bastante bem aproveitados pelos seus colegas que vieram a criar lances de perigo ou mesmo ensaios (basta ver o ensaio de António Aguilar frente à Roménia e o de Gonçalo Foro na Rússia). Mas frente à Geórgia a equipa portuguesa não teve nota positiva nesse capítulo. Poucas vezes se viu Joe a explorar o ataque e Pedro Leal, um dos jogadores portugueses mais criativos de sempre, não fez a diferença a que já nos habituou (Porque não utilizar Pedro Leal a uma ponta, tal como João Paulo Bessa sugeriu?). 

O poderio físico
 dos georgianos
ofuscou os Lobos.
Contudo não foi apenas nos médios que o ataque falhou. Nos dois primeiros jogos frente à Roménia e Rússia, por diversas vezes que os Lobos ganharam terreno quando com bola. Vemos Julien Bardy (antes do ensaio de António Aguilar na 1ª jornada), Gonçalo Foro (no 1º ensaio na Rússia) e Eduardo Acosta (no 2ª ensaio na Rússia) a entrar na bola com uma boa velocidade e a ganhar terreno. Esta acção abre buracos na defesa, que mais tarde serão usados para ensaios, no entanto poucas vezes se viu isso contra a Geórgia. A razão foi o demasiado respeito pelos "Lelos". 

Mas nem tudo está perdido. A derrota por um ponto contra uma selecção que é considerada como a 7ª melhor da Europa e que se apresentava na máxima força, principalmente quando se podia ganhar, deve ser vista como uma motivação ao potencial da equipa portuguesa. Os erros devem ser corrigidos e nesta altura deve-se levantar a cabeça e olhar em frente. 

Vêm mais dois jogos pela frente, Espanha (Madrid) e Ucrânia (Lisboa), enquanto a Roménia e Geórgia, as duas selecções que se apresentam como principais adversários de Portugal, seguem um calendário mais difícil:
  • Geórgia: Roménia (casa) e Rússia (fora)
  • Roménia: Geórgia (fora) e Espanha (casa)
O título de campeões ainda está ao alcance. Para isso os Lobos devem (e têm) de encarar os próximos jogos com o maior profissionalismo. Devem ser jogos onde a vitória não pode fugir e o objectivo deve estar no ponto bónus!! Cada lance dever ser jogado até à última e o respeito deve ser encarado numa maneira lutadora e agressiva.

Pode ver toda a informação sobre a European Nations CUP 2011, indo para a respectiva página (dabaixo da imagem "Rugby Field") ou carregando AQUI.

36 comentários:

Anónimo disse...

Bom post. Parabéns

Anónimo disse...

VOCES TEM QUE VER SO UMA VEZ O YANNICK RICARDO ESTA AGORA COM 253 PONTOS 1ER LUGAR DA FEDERALE1

Anónimo disse...

Temos de ganhar os dois jogos com ponto de bonus e esperar que a georgia so vença um jogo(Vence na russia quase de certeza) e nao faça nenhum ponto de bonus, ou seja, so quase um milagre para sermos campeoes. Mas se ficarmos em segundo a frente de romenia e russia ja e bem bom.
P.S.Peço desculpa pelos erros mas os acentos no meu teclado nao funcionam,lol!!!

Anónimo disse...

Mas o Yannick Ricardo já cá esteve e foi uma perfeita desgraça. Para isso deixem lá estar a miséria do Cabral já que não querem convocar o melhor abertura português

Anónimo disse...

O João Correia dos melhores? nao deves ter visto as mesmas touches que eu!

Anónimo disse...

Existem pessoas que não sabem ler. O João Correia está entre os melhores a defender.

Anónimo disse...

Volta Cardoso Pinto! Pode ser alternativa tanto para 10 como para 12. É um dos mais experientes disponiveis para a selecção. Foi fulcral em 2007!

Anónimo disse...

Mas o Yannick Ricardo já cá esteve e foi uma perfeita desgraça. Para isso deixem lá estar a miséria do Cabral já que não querem convocar o melhor abertura português

cuando e quele esteve a jogar em portugal ?
nunca ele so jogo un jogo amigavel como a que tu podes dizer que nao vale nada
aqui em franca e considerado muito melhor de que o joe gardener e de longe
ele tem um melhor jogo o pe que se seja os postes e no jogo
e melhor em defesa mais isso e facil o joe nao defende
so em ataque e que o joe e melhor

Great_duke disse...

O Yannick Ricardo esteve uma época no Benfica e rezam as crónicas que foi uma grande desilusão.

Não se trata de jogos pela selecção nacional.

Anónimo disse...

O Yannick pode ser um jogador de grande nível. Não sei, porque nunca o vi jogar. Mas a verdade é que para se ir à selecção de portugal, não basta ser-se bom jogador. A selecção é amadora e vive muito do espírito sacrifício de cada jogador.

Anónimo disse...

oliveira dos melhores a defender? . nunca havemos de ir a lado nenhum assim

Anónimo disse...

O Yannick Ricardo fez uma época pelo Benfica e parecia um tonto em campo, nem um passe sabia fazer, daí eu dizer que foi uma perfeita desgraça

Anónimo disse...

O Yannick Ricardo esteve uma época no Benfica e rezam as crónicas que foi uma grande desilusão.

Não se trata de jogos pela selecção nacional

a toi GREAT- DUKE je vais te repondre en FRANCAIS car j ai plus de facilites dans cette langue meme si je suis PORTUGAIS ( un vrai je suis ne au pays)
dis moi comment YANNICK a pu jouer a BENFICA alors qu il etait la saison derniere a CASTANET ( il avait effectivement signe la saison derniere mais il n ajoue qu un match amical et il est rentre en FRANCE faute de contrat non respecte
alors comment peus tu affirmer qu il sait pas faire une passe
moi je vais te dire meme t affirme que c est aujourd hui le meilleur n 10 portugais et de loin
moi je suis un ancien joueur de niveau correct pas un colleur de timbre je sais de quoi je parle



jose arsenio da costa

Great_duke disse...

Caro José,

Não fui eu que disse que ele não sabia fazer um passe.
Nunca o vi jogar, por isso na minha mensagem escrevi "rezam as crónicas".

Não faço ideia se ele é bom ou mau. Se ele é bom, devia ser testado pela equipa técnica nacional. Mas para jogar por Portugal não basta ser bom jogador; é preciso uma disponibilidade que envolve família, emprego e vontade.

Quanto a ser um verdadeiro português, não sei o que isso é. Eu nasci em Macau, o meu Pai em Angola e os meus filhos no Luxemburgo. Seremos menos portugueses por não termos nascido em Portugal?
Ser português é um estado de alma, não é uma verdade absoluta que não pertence a ninguém.
Há muitos nascidos fora de Portugal que fizeram e fazem muito mais por Portugal que muitos que lá nasceram.

Anónimo disse...

DESCULPA TEMS RAZAO
JOSE

Great_duke disse...

Tudo bem. Não há problema.

Assisto aqui a muita discussão sobre os jogadores a jogar em Portugal e no estrangeiro (neste caso, o mesmo é dizer França).

Um facto que nem sempre é falado e que é um dado muito importante nas escolhas das equipas técnicas é a disponibilidade.

Como uma grande parte dos jogadores elegíveis para a selecção que jogam em França não é profissional, as suas idas a Portugal estão dependentes dos seus patrões e nem sempre é fácil conciliar os interesses de todos.

Outro facto importante é a disponibilidade para treinar durante a semana, como uma parte significativa da nossa selecção faz. Eles treinam parte da semana juntos, com as vantagens que isso tem quer a nível de entrosamento, quer a nível de espírito de grupo.
E isto é um factor que os jogadores de França não têm hipóteses de remediar.

O que eu quero dizer é que a escolha de jogadores nunca é fácil, nunca é evidente porque há muitos factores a considerar e nós, que estamos de fora, não conhecemos.

Por isso acho que devemos ser muito mais tolerantes com os técnicos do que muitas vezes somos. Até porque estou certo que eles querem tanto vencer como nós.

Anónimo disse...

Jogos dos Lobos,em Coimbra ,Taveiro
Creio que ai o apoio seria bom.

Bom post!

Anónimo disse...

Bom, bom era o leal a pilar. Bom post

Anónimo disse...

Esqueçam o Cabral. O Joe ou o Pipoca, mesmo que estejam a jogar muito mal, não podem ser substituídos ao mesmo tempo. Tem de ficar sempre um em campo para poder chutar, caso exista essa hipótese. Perdemos o jogo por estas substituições. Quando foi possível ganhar ninguém sabia chutar. Não tem a ver com pressão, tem a ver com jeito e treino.

Anónimo disse...

Se tiverem qualidade jogam na seleção. Se não tiverem qualidade não jogam. Que eu saiba todos os que jogam na seleção têm nacionalidade portuguesa. Não estou a ver a questão.

Anónimo disse...

se o cabral chutou é porque tava preparado, sou do CDUL mas nao acreditava que ele nao metesse. falhou. pronto, paciencia. era igual ter sido ao lado ou batido no poste ou qualquer coisa, foi um chuto falhado, mas nota se na imagem que a bola lhe bate no tornozelo.

por mandar ao lado ou ao poste nao se ganha 2 pontos, pois nao? entao porque tanto aparato com um chuto falhado, ja se viram tantos?

mas va se e para embirrar com o cabral, vejam so:
portugal romenia o ano passado: gardener falhou nos 22m ao meio
portugal fiji, a uns anos: pipoca falhou nos 40 m um chuto que nos dava a lideranca, mesmo no final do jogo


VENHA O SATANAS E CRUCIFIQUEM NOS

Anónimo disse...

com o duarte cardoso pinto fomos ao mundial...

Anónimo disse...

roscas é q nao....

Anónimo disse...

O Pico deve ter memória curta, não se deve lembrar de quem o pôs no mundial 2007, e jogava mesmo ao lado dele!

Anónimo disse...

"No jornal A Bola, José Manuel Delgado, antigo guarda-redes e adepto do rugby – sábado passado lá estava no Universitário a torcer empenhadamente – deixou um recado, simpático e de conhecedor, para o Pedro Cabral. Citou Roberto Baggio que, a-propósito de ter falhado, em 1994, o penalty que possibilitaria o título mundial à Itália, disse: “Só erra quem tem coragem de marcar. Naquele dia, errei. Ponto final. Faz parte do jogo.”
E o jogo continua… Até ao próximo pontapé, Cabral"
Publicada por JPB em 02:14

Ò Bessa, espero que não haja próximo pontapé do Cabral! Já chega!

Anónimo disse...

Sou jogador do Benfica, e o Yannich
não é jogador da SN, nos treinos não placava, nos jogos ainda menos.
O passe não era o melhor, e chegou a pedir ao Paulo Gonçalves ( treinador na altura )para colocar colete amarelo ou laranja para não ser placado, isto diz tudo.
Fotos de bom jogos para Portugal vamos lá ganhar tudo.

Anónimo disse...

Ninguém comenta o que se passou a seguir com a selecção de sub-18?

Uma selecção muito fraca que é o espelho dos seus treinadores... Um puxa para o direito e outro para académica, deixando jogadores de qualidade muito superior aos que jogaram de fora, vergonhoso!

Anónimo disse...

gostei deste comentário, sempre quero ver se a fpr vai actuar e punir caso se confirme que vão utilisar os mesmos jogadores nos jogos antecipados e nos do fim de semana

JÁ CHEGA DE BATEREM NO CEGUINHO, REALMENTE NÃO FIZEMOS UM GRANDE JOGO MAS A JOGAR COM UMA EQUIPA FORTISSIOMA, ALTAMENTE PROFISSIONALISADA E MESMO ASSIM QUASE GAHAVAMOS, TAÇA FEDERAÇÃO PODE TER MUITOS DEFEITOS MAS PREOCUPA-ME É VER O BELENENSES UMA DAS PRINCIPAIS EQUIPAS A NÃO JOGAR POR FALTA DE JOGADORES, JA AGORA ESPERO QUE A FPR ESTEJA ATENTA A ESTA ANTECIPAÇÃO QUE AGRONOMIA E BELENENSES FAZEM DOS SEUS JOGOS PARA 4 FEIRA E QUEISSO E APENAS PARA UTILIZAREM OS JOGADORES SUB 21 E DEPOIS VOLTAREM A UTILIZÁ-LOS NA FIM DE SEMANA NOS JOGOS DE SUB 21 O QUE VAI CONTRA O ESPIRIOT DA LEI, VAMOS LA A VER O QUE FAZ O SR CABÉ AGORA. (UMA ADEPTO MUITO ATENTO DO CDUL)

Anónimo disse...

e tu és quem? um puto sub 18 sem qualidade que vens para aqui mandar postas?

Anónimo disse...

Sr. Burro do CDUL, a antecipação deve-se ás féfiras do carnaval onde muitos dos miudos vão para fora.
Esta cdulagem mete-se em tudo, chora por tudo, preocupem-se mas é com o vosso clube que bem precisam! Escolas nem vê-las, são uma sombra do que já foram, nos sub21 pode ser que lhes aconteca o mesmo que aconteceu nos seniores e nos seniores ficaram em ultima da final-four... olhem para voces que teem muito que se preocupar...

Anónimo disse...

Anda aqui muita malta nervosa... então agora o cabé é jurista? sabem tão pouco de rugby e da vida para pensar que é o cabé que analisa os castigos?! não sabem que há um conselho de disciplina?! ai ai esse nervosismo todo com o cabé está a deixar-vos perdidos..

Anónimo disse...

Ainda a propósito do Yannick Ricardo; Lá chutar bem, chutava ele, mas o pequeno problema é que toda a equipa tinha de jogar para ele e para o proteger. Porque efectivamente placar, nada! Acham que o Joe placa pouco? Haviam de ter visto o YR!
Foi-lhe concedida a hipótese de treinar com a selecção e fazer parte do grupo remunerado da FPR e os comentários dos responsáveis foram unânimes: Se está aqui a fazer um frete, mais vale ir embora.....não placava, não colaborava, não se aplicava a fundo...fica tudo dito...uma vedetinha caprichosa!
No Benfica, a gota de água foi quando faltou ao primeiro dia de um estágio, porque tinha de ir pôr a namorada ao aeroporto no Sábado. Quando lá chegou no Domingo, foi para o banco...fez birra, disse que para o banco não ia e foi despedido na hora.....
Acredito que toda a gente pode aprender com os seus erros e que ele possa até ter mudado de postura no rugby, mas para apagar a má impressão que cá deixou é que agora vai ser muito difícil...

Anónimo disse...

1/no estagio que tu falas podes ver que ele jogo na segunda parte e marcou un ensaio
2/ nao foi despedido ele e que se foi embora
3/ para o dinheiro ele recebeu o ordenado de setembro mais tens que saber que no ano antes ele fico 6 semanas sem recber en franca para ir o campeonato sub 21 e a irlanda
4/ cuando ele foi para portugal nao foi para o dinheiro so no clube aqui ele recebe 3 ves o quel recebia no benfica sem falar do trabalho
5/agora na falem mais do rapaz o entao com o vosso nome
jose arsenio da costa

Anónimo disse...

Chega de Yannick! O rapaz pode ser muito bom lá na França, mas as vezes que cá esteve mostrou que não é jogador de selecção! Continue a jogar lá na França, a fazer muito boas exibições, a marcar muitos pontos, mas não serve para a selecção! E com isto, acabe-se a conversa sobre o Yannick!

Anónimo disse...

1. Para mim, os luso-franceses são tão portugueses como os jogadores nascidos em Portugal.

2. Acho que devem jogar na selecção os melhores, sejam eles luso-franceses ou nascidos em Portugal.

3. Jogadores como o Bardy (óbvio), o Balangué (grande jogo contra a Rússia, espero que logo que esteja recuperado da lesão volte a ser convocado) e o Campergue merecem ser convocados.

4. Não sei por que é que o formação que jogou contra Namíbia e Tonga há 2 épocas atrás (salvo erro) não voltou a ser convocado.

5. Nem todos os luso-franceses têm lugar na selecção.

6. O Benfica estava habituado a um abertura chamado Filipe Grenho. Apesar de por vezes ser demasiado temperemental, tem qualidades técnicas, tácticas e anímicas muito acima da nossa média. Não é convocado para as selecções porque manifestou a sua indisponibilidade aparentemente por razões profissionais. No entanto é um dos nossos melhores aberturas e um dos nossos melhores jogadores de sevens de todos os tempos.

7. Assim como há quem diga mal de todos os luso-franceses, também há quem idolatrize todos eles. Nenhuma destas posições faz sentido.

8. Essa idolatria pode ser cointraprudecente para os próprios luso-franceses que, nalguns casos, chegam cá e pensam que vão ser os maiores.

9. Yanick Ricardo quando cá esteve (pode ser que tenha mudado muito, espero que sim), em atitude não chegava aos calcanhares do F. Grenho.

10. Quem quer ser Lobo - nascido em Portugal ou em França - tanto faz, tem que lhe vestir a pele.

Anónimo disse...

se Anthony Alves esta là é que merece também, e pela sua entrada sabado merece a confiança, fez uma excelente entrada;

senao sobre yannick, todos erram e o yannick talvez também errou mas nao é por isso que agora nao merece ser visto, acho que errar nao é sinomino de nunca voltar na selecçao e se faz grandes jogos em frança na federale1 merece tanto que aqueles que jogam em portugal de ser visto pelo o treinador....
o treinador tem que se fazer a sua propria opinao e também sei que o frederico sousa foi treinador dos sub21 e entao de yannick ricardo na altura e nao havia problema...