quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Portugal vs Expats - 2010

Não foi o melhor, mas foi certamente um jogo onde muitos deram tudo o que tinham. Com várias surpresas no XV, Tomaz Morais usou este jogo para rodar jogadores e experimentar outros. Foi o caso de Luis Portela, Francisco Cabral, Veltioven Tavares, Bernardo Costa Duarte, entre outros.

XV do Presidente:

  1. João Júnior (João Mussulo)
  2. Nuno Taful (Bernardo Costa Duarte)
  3. Gustavo Duarte (Mike Barbosa)
  4. Conrad Stickling
  5. Francisco Cabral (Rafael Simões)
  6. Sebastião da Cunha (5)
  7. Luis Portela (Tiago Girão) (Salvador Palha)
  8. Vasco Uva (Veltioven Tavares)
  9. José Pinto
  10. Pedro Cabral (2+2) (Duarte Cardoso Pinto)
  11. Gonçalo Foro (5) (Adérito Esteves)
  12. Miguel Portela (David Mateus (5))
  13. Pedro Silva (Diogo Gama (5))
  14. António Aguilar (Frederico Oliveira)
  15. Pedro Leal (Joe Gardener)

Os Expats Team apareceram, ao contrário do que seria de esperar, mais entrosados. Com muita agressividade e imaginação a equipa dos estrangeiros conseguiu ir para cima dos portugueses que certamente não estavam à espera de uma abordagem tão massiva.

A equipa dos Expats, composta por jogadores de vários países como Nova-Zelândia, Polónia, Argentina, África do Sul, entre outros, marcou os primeiros dois ensaios de uma forma pouco habitual. Ambos os ensaios foram conseguidos através de um alinhamento onde se encontravam 12(!!) jogadores da equipa estrangeira. Perante esta iniciativa os portugueses ficaram, na primeira jogada, sem reacção e não responderam ao “maul” que procedeu o lançamento tentando ir ao jogador portador da bola. Em ambas as situações a tentativa foi nula.

O resultado esteve sempre em desvantagem para Portugal, mas nunca por mais e um ensaio até aos 5 minutos finais. Contudo a equipa do Presidente não conseguiu criar situações de vantagem numérica e ao mesmo tempo não conseguiu explorar o jogo de um grupo de estrangeiros que tem um muito maior conhecimento da modalidade e conseguem naturalmente jogar de um lado para outro. Pegando num assunto de João Paulo Bessa: Os Expats conseguiram concentrar a defesa e explorar o ataque diversas vezes. Foram muitas as situações de jogo onde poderíamos ver quase toda a equipa dos Expats a ocupar apenas 10m2 de terreno, para depois alongar o jogo a atacar do outro lado do campo.

Resultado final:

XV do Presidente - 24 x 22 - Expats Team

Pelos Expats jogaram: Kiki Stowers, Hamish Haika, Christopher Even, Patricio Ballesteros, Stan Powala, Glen Gregory, Bem Hopkins, Acácio Sousa, Damien Steele, Gregory Mullny, Peter Leulusso, Jamie Heuller, entre outros.

No jogo, o destaque vai para a exibição de João Júnior, Bernardo Costa Duarte e Pedro Cabral do lado português. Se o primeiro é um autêntico touro na defesa o segundo melhorou, e muito, o jogo dos alinhamentos, enquanto o terceiro conseguiu fazer do seu jogo ao pé uma boa arma de ataque.

No Expats distinguimos a exibição dos ¾’s (parecia que jogavam juntos há muitos anos) e ainda o jogo de Acácio Sousa. O jogador luso pode ser uma escolha para a selecção e inclusivamente já representou os sub-21 portugueses no passado Europeu em Espanha.

Veltioven Tavares, Rafael Simões e Conrad Stickling. *

Últimas notas:

  • estreia de Conrad Stickling (Joe já tinha jogado no ano passado) e ainda de dois jogadores que em 2009 ainda eram sub-19: Rafael Simões (Belenenses) e Veltioven Tavares (CDUL).
  • Miguel Portela, Luis Portela, Tiago Girão, Francisco Cabral, Joe Gardener e Jorge Segurado (ainda no aquecimento) saíram lesionados, enquanto João Uva, Diogo Mateus, Juan Severino, Eduardo Acosta e Gonçalo Uva não jogaram por precaução. O pilar do Direito ficou mesmo obrigado a usar canadianas para se deslocar estando em dúvida para os próximos encontros.

(*fotografia da autoria de Miguel Carmo e retirada do blog "FotoRugby")

31 comentários:

Anónimo disse...

3 jogadores do Direito no estaleiro.

Boa merda!

Anónimo disse...

o luis portela saiu so a 10 minutos do fim para entrar o velti...

Este jogo que esta aqui descrito nao e o mm q vi ontem..

Anónimo disse...

F. Cabral em alta nos últimos jogos do Belém e agora neste XV. Para quem diz mal da nossa 2ª Linha, acho que estamos muito bem servidos: temos 5,6 jogadores de alto nível para a posição, mesmo que parte deles sejam adaptados. Acho que o que nos falta em peso, sobra-nos em técnica em termos de avançados. Temos que saber aproveitar isso. Por outro lado, acho que tem sido gritante a incapacidade da nossa linha de 3 quartos de construir jogadas e de desiquilibrar no ataque. É erdade que com o P. Cabral ganhamos criatividade e pressão sobre o adversário mass nos jogos grandes ainda não chega.

Anónimo disse...

Rafa Simões, decorem este nome.

(já sei que vem aí a malta do mal dizer, desvalorizar o miúdo e o seu potencial. força. não muda nada a realidade)

Anónimo disse...

Para os jogos grandes o Pedro Cabral ainda não chega??? É preciso ser muita burro para dizer isto.
Foi com o Pedro Cabral que fomos ganhar à Romênia, que empatamos na Geórgia e que quando saiu de campo a 15 min do fim ainda ganhávamos a Tonga.
Com o Cardoso Pinto perdemos em casa com a Rússia, em casa com a merda da Namíbia, e em casa com a Argentina A.

Anónimo disse...

Para ti a culpa de um resultado está num jogador?

Anónimo disse...

A culpa não, mas que o Cabral realmente faz a diferença, lá isso faz! E defende como ninguém

Anónimo disse...

Mike Barbosa??????

Anónimo disse...

"A culpa não, mas que o Cabral realmente faz a diferença, lá isso faz! E defende como ninguém"

Mas estamos a falar de que Cabral? O que joga a 10? Faz a diferença? Defende como ninguém? O Cabral e os 3/4 fizeram um jogo miserável, o C. Pinto ontem jogou 10 minutos, estavamos a perder, deu o ensaio da vitória ao Adérito e é o Cabral que faz a diferença? Eu não devo perceber nada de rugby...

Anónimo disse...

O Cardoso Pinto? Aquele que marcou os pontos todos em Marrocos na qualificação para o Mundial? E depois marcou todos os pontos no Uruguai? Aquele que foi o melhor marcador no Mundial e que ofereceu um ensaio de bandeja ao Kiki contra a Escócia e na origem do ensaio contra a Itália? O mesmo Cardoso Pinto que tem sido, de longe, o melhor abertura do campeonato este ano? Devo estar enganado, o Cabral é que é bom

Anónimo disse...

Acho que os autores deste blog deviam rever este texto pois está cheio de erros.
Est uma análise completamente errada do que se passou.

Anónimo disse...

O João Correia não jogou.

Anónimo disse...

Senhor bloger deixe o Saramago que apareceu aqui Quinta-feira, Janeiro 21, 2010 12:26:00 AM corrigir os erros pff.. Ainda bem que chegaste ó iluminado.

Anónimo disse...

Esta crónica é delirante.Não vi o mesmo jogo.

Anónimo disse...

E o que dizem do cancelamento da Taça de Portugal?!?

É TRISTE E RÍDICULO!!! OS JOGADORES É QUE NÃO TÊM NADA QUE LEVAR COM ESSES FILMES. Não anulem a taça!!!

alguém me sabe explicar o que aconteceu? será que vai haver taça?

em que alturas?

Anónimo disse...

Quem é que anulou a Taça ? A Taça estava de acordo com o regulamento para a Taça de Portugal, ou tal como aconteceu muitas vezes nos últimos anos, a Direcção tomava decisões ao livre arbitrio dos seus interesses. Ainda bem que foi o Dídio a anular, porque se fosse o Cabé...

Anónimo disse...

O Pedro Cabral é um bom jogador. Mas precisamos de melhorar nas jogadas de três quartos. Temos que ser sinceros: os nossos aberturas não estão a ser capazes de construir jogo. E quase sempre que coneguem, lá está alguém a fazer avant ao 3º passe. É sempre a mesma coisa.

Anónimo disse...

sim, tem toda a razão ; o MR cometeu um erro gravissimo : foi frontal sem ofender ninguem, sem ser mal educado, sem ser mesquinho ou baixo.Isto não é aceitável no actual rugby portugues!!!! só quem é profeta , só quem faz lobbies, só quem faz promessas, só quem tem a mania que sabe tudo, só quem é mal-criado e ordinário, só quem ofende, só quem é contra o didio é que tem direito a viver neste pobre rugby!!!!

só pergunto : até onde poderão os adeptos do rugby portugues descer mais ....

Anónimo disse...

como é que o joao costa da academica, o famoso botelho nao ta entre os melhores talonadores. Voces devem andar a brincar ao rugby!!!

Anónimo disse...

Como delegados dos clubes deviam dar o exemplo. Não manisfestar publicamente os seus descontentamentos e ofensas... Depois queixam-se que se esqueceram do cdul...GDD, etc... A actual direcção vai ter certamente isso em linha de conta. Outra razão tem a ver com o clube por quem escrevem e daqui para amanhã deixam o clube, mas o nome já está atravessado. Tenham cuidado com o que escrevem...sendo delegados dos clubes.

Anónimo disse...

Era o que faltava! Então a qualidade de delegado inibe seja quem for de ter opinião pessoal sobre os assuntos, ou de exprimi-las publicamente? Ora essa!

Imaginem que uma das pessoas referidas se tinha manifestado publicamente de forma absolutamente elogiosa relativamente à direcção eleita. O princípio é rigorosamente o mesmo (delegados que exprimem opinião publicamente... que pecado!). Vinham para aqui com a mesma conversa?

Ofensas? Onde?

Anónimo disse...

"A actual direcção vai ter certamente isso em linha de conta."

Ai vai? Se sim vamos pelo caminho certo, sim senhor...

Anónimo disse...

O MR não faz insinuações no texto dele? Preciso de uns óculos. Que palhaçada, deve pensar que o Cabé vai acabar com o CDUL ou qualquer coisa do género. Gostava de saber o que é que ele acha dos pagamentos relativos a 2007 na véspera das eleições, por exemplo. É um gentleman.

Anónimo disse...

"O que aconteceu para alguns eleitores terem mudado o seu voto? Foi o facto de Carlos Amado da Silva nunca ter desistido e ter ido a Coimbra pressionar os Delegados? "

Anónimo disse...

O parágrafo não acaba aí.

Anónimo disse...

No meio disto tudo só uma pessoa se tem portado de forma imaculada, o Cabé. Quem diria? Analisando a frio as suas prestações tenho que lhe tirar o chapéu. Foi a Coimbra ? Fez o trabalho dele. Com coragem . Num meio que sabia hostil. A verdade é que ao contrário dos outros não prometeu nada a ninguém. Foi-me garantido por vários clubes.
Vai ser apenas uma surpresa para quem o não conhece. Foi sempre um dirigente de grande categoria. Não há razão para o não ser agora. Estão a ser injustos com ele. O quen há é muito medo do que ele possa vir a descobrir.

Anónimo disse...

Pois não, mas tem outros parágrafos igualmente interessantes.

"Pessoalmente, acho que foi tomada uma decisão que não é benéfica para o rugby português. Porquê? Por várias razões." Isto sobre eleições livres. Se o Dídio tivesse ganho, eram todos inteligentes.

"Em segundo, porque muitos Delegados terão votado (tanto numa como noutra lista) porque lhes foi prometido qualquer coisa, venderam o voto a troco de algo que acharam mais importante do que os projectos apresentados." Nisto estamos todos de acordo.

"Em segundo, porque muitos Delegados terão votado (tanto numa como noutra lista) porque lhes foi prometido qualquer coisa, venderam o voto a troco de algo que acharam mais importante do que os projectos apresentados." Aqui, MR é imparcial.

" Parece que não fez nada bem, avaliem com seriedade e verão que o saldo positivo é enorme. Vamos tratar com dignidade quem, gratuitamente, durante tantos anos, trabalhou para que o rugby luso tenha alcançado feitos notáveis. Vamos ver agora o reverso da medalha, onde é que isto vai parar?" Lol. Chuif, chuif.

"Por último, porque acho extemporânea esta subida ao poder de Carlos Amado da Silva, alcançada mais pelo aproveitamento de uma conjectura negativa do outro candidato de que por mérito do seu projecto. Não teve tempo de reunir uma equipa representativa do rugby nacional, excluindo os representantes de 3 dos actuais 4 "grandes"." As três comadres, ao invés, não excluíam ninguém.

"Para conquistar um mandato de 2 anos, correndo o risco de não ter tempo para implementar as suas ideias. Vai ter de lidar com uma oposição que lhe irá cobrar todos os deslizes. No imediato tem uma batata quente nas mãos, o inquérito contra si, na sequência da final do Campeonato Nacional, e que, o ainda Presidente do Conselho de Disciplina, inexplicavelmente, manteve em banho maria." Então ficava na mesma. Isto não é Angola.

Anónimo disse...

Quer dizer que uma Direcção só era credi9bel se tivesse elementos dos 3 grandes ?. Este tipo não aprendeu nada com as eleições. Não percebeu que a maioria dos clubes votou Cabé para acabar com os feudos. Faz lembrar aqueles ditadores que até à hora de serem encostados ou escorraçados continuam a dizer que têm o povo do lado deles. Tens de ir para Ministro da Propaganda do Iraque.

Anónimo disse...

Relembrar..6 dos votos da lista do didio foram dos seus funcionários, sr, árbitros...será que os clubes estavam com ele...ai ai, finalmente acabou-se o lobby, ainda continuam apertar com o cabé a ver se ele se chateia, mas bem podem continuar que ele não vos liga puto, apenas está la para trabalhar e não para conversas e almoços...

Rugby MAN

Anónimo disse...

Pelo menos já descobriu 6 árbitros que não votaram nele. Descobriu e descobriram todos os clubes.

Anónimo disse...

RugbyMan,

tu tas sempre a tentar espigaçar a coisa. Deixa-te disso, lol!!

O Cabé ganhou,. Bem ou mal, só interessa que ganhou. É o novo presidente da FPR.

Se continuares com essas conversas de vir para aqui dizer mal da antiga Federação, a malta até começa a pensar que não estavas com o cabé... Só querias que os outros saíssem.

chega!

P.S: por ti até podia ir para lá um gajo qualquer desde que não fosse o Didio.