quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Leque de opções aumenta.

Vai-se aproximando o grande jogo Rússia x Portugal, e com a data do jogo cada vez mais próxima começam a intensificar-se os trabalhos dos jogadores. Nos últimos dias os Lobos deslocaram-se ao Algarve para treinar durante 2 dias com a selecção Inglesa.

O estágio ficou marcado pelo jogo treino, de três partes de 20 minutos, entre as 2 selecções. Na primeira parte a selecção portuguesa só atacavam e a inglesa apenas defendia, enquanto na segunda a funções inverteram-se. Durante estas partes a selecção inglesa marcou 2 ensaios contra nenhum de Portugal. Na última parte o jogo foi normal, com qualquer equipa a poder atacar. Para este estágio foram chamados 33 jogadores, com o destaque a ser a presença de David Penalva, mas poderiam ser muitos mais.

Veltioven Tavares e Rafael Simões, dois jogadores ainda sub-21 que estiveram no Algarve.

Desde a digressão ao Reino Unido, realizada à um ano, foram disputados 10 jogos. 5 para o Torneio Europeu das Nações, 3 na “Super Bock Cup” e 2 do “XV do Presidente”, faltando ainda o jogo do próximo sábado contra os Englad Students.

No total destes jogos foram utilizados nada mais que 47 jogadores. Desse 47, 32 jogaram no Torneio Europeu das Nações, 5 foram usados na “Super Bock Cup” e 10 fizeram a sua estreia nos últimos jogos de preparação contra os Expats e contra Oxford.

Frederico Oliveira e Luis Portela foram dos melhores em campo contra Oxford.

Tomaz Morais conseguiu, em 4 anos, aumentar o grupo de trabalho, que antes do Mundial de 2007 consistia em cerca de 30, para cerca de 50 jogadores. Este aumento pode e deve dar mais consistência e competitividade à equipa nacional.

Os jogadores usados foram:

Gustavo Duarte e Miguel Portela reapareceram em boa forma.

Pilares – Christian Spachuk, Jorge Segurado, Juan Murré, João Júnior (TEN), Thomaz da Costa (“Super Bock Cup”) e João Mussulo, Francisco Fernandes e Gustavo Duarte (XV do Presidente)
Talonadores – João Correia, Bernardo Costa Duarte e Nuno Taful (TEN) e Lionel Campergue* (TEN – 2010)
2ª Linha – Gonçalo Uva, David Penalva, Eduardo Acosta, David dos Reis (TEN) e Rafael Simões, Francisco Cabral e Conrad Stickling (XV do Presidente)
3ª Linha – Vasco Uva, João Uva, Salvador Palha, Juan Severino, Valter Jorge, Tiago Girão, Julien Bardy (TEN), Aurélien Béco (“Super Bock Cup”), Veltioven Tavares e Luis Portela (XV do Presidente)
Médio-formação – José Pinto, Pedro Leal (TEN) e Emmanuel Rebelo (“Super Bock Cup”) e Acácio Sousa (XV do Presidente)
Médio-abertura – Pedro Cabral e Duarte Cardoso Pinto (TEN)
Centros – Diogo Mateus, Pedro Silva, Diogo Gama, Francisco Mira (TEN) e Miguel Portela (“Super Bock Cup”)
Pontas – David Mateus, Gonçalo Foro, Adérito Esteves (TEN) e Frederico Oliveira (XV do Presidente)
Defesas – António Aguilar (TEN), Francisco Serra (“Super Bock Cup”) e Joe Gardener (XV do Presidente)

(* integrará o grupo de trabalho para o Torneio Europeu das Nações 2010)

Muitos destes jogadores serão a base da equipa para os próximos testes frente à Rússia, Geórgia, Alemanha, Espanha e Roménia.

Pedro Leal é dos jogadores com maior concorrência por um lugar, tanto a formação como a defesa.

Neste ano a lista de jogadores aumentou e ainda há muitos que podem ser chamados, casos de : Diogo Coelho, Hugo Valente, Francisco Pinto Magalhães, Sérgio Franco, Lourenço Kadosh, Manuel Costa, entre outros…

Advinham-se complicadas as escolhas de Tomaz. Mas, como se costuma dizer, esta é uma boa dor de cabeça.

13 comentários:

Anónimo disse...

Bom artigo

Anónimo disse...

estava na altura de formar uma equipa B!

Anónimo disse...

1- Junior
2 - Pipas
3 - Spahuck
4 - Penalva
5 - Gonçalo Uva
6 - Vasco Uva
7 - Girão
8 - Severino
9 - José Pinto
10 - Cabral
11 - Adérito
12 - Diogo Mateus
13 - Portela
14 - Oliveira
15 - Pipoca

Anónimo disse...

1-Junior ou Pipas
2-Bernardo Duarte ou Campergue
3-Spachuk
4-Gonçalo
5-Penalva ou Acosta
6-João Uva
7-Bardy
8-Vasco ou Juan
9-Rebelo
10-Cabral
11-Fred
12-Mateus
13-Portela
14-Adérito
15-Joe

Com esta equipa ganhávamos a russia

Anónimo disse...

Acho que uma boa pergunta aqui foi a do 2ª comentario.
Não está na altura de uma equipa B, que possa jogar contra equipas regionais fora do país ou até contra Alemanhas, Ucrânias, etc...?

Uma equipa que pegue em jogadores novos com potencial e há muitos por aí: veltioven, rafael, pedro melo, manel costa, silveira, bettencourt, acacio, e por aí fora.

Anónimo disse...

Fred oliveira? parece-me um jogador muitomediocre para nivel internacional.
Tem margem de progressão mas ainda está longe de estar nos 22 convocáveis para um jogo de qualificação.

Paulo Silva disse...

Durante o estágio de 2 dias da Selecção Portuguesa em Loulé foram efectuadas 4 pequenas entrevistas: Carlos Amado da Silva (Presidente da FPR), Tomaz Morais (Seleccionador Nacional), João Correia (Capitão da Selecção) e David Penalva (Jogador do Auch).
E também se encontram lá as fotos dos dois dias de treino.
Todas elas estão no Blog do Rugby Clube de Loulé, o endereço é o seguinte:
http://rugbycloule.blogspot.com/

Anónimo disse...

O Spachuk e o Bardy estão lesionados.
Só deverão poder jogar os ultimos jogos da qualificação. O que é uma pena, pois o Spachuk é o nosso melhor pilar e o Bardy tem sido uma das revelações do TOP14 deste ano e logo numa das melhores equipas como o Clermont.

E o Campergue vai ser um excelente reforço para os Lobos, ainda por cima numa posição tão carenciada como a de talonador. É titular no Pau que é 7º classificado na PRO2.

Era importante tambem que o Joe já estivesse disponivel para os proximos jogos. É sem dúvida o melhor arriere e o melhor chutador de todos os que estão disponiveis.

Anónimo disse...

Resposta ao comentario de "Quarta-feira, Janeiro 27, 2010 6:20:00 PM"

Não deves ter visto certamente o jogo do frederico oliveira contra os oxford... Foi sem duvida dos melhores em campo, nao falhou uma placagem, avançou sempre no contacto, porque nao uma opção para os jogos de qualificação?

Great_duke disse...

Creio que ficou a faltar o Mike Barbosa, ou ele não chegou a jogar nestes últimos jogos...

Anónimo disse...

a somar a estes jogadores axo que o f cabral 2ºlinha do belem jogou tambem.
axo tambem q se deve contar com o duarte figueiredo pois jo nao tem jogado por portugal para ter tempo pa acabar o curso, que ja acabou

Anónimo disse...

Realmente acho que uma equipe B poderia ser bom, pois assim poderiam entrar jogadores que não sejam apenas da divisão de honra.
Pois nas restantes divisões também existem bons talentos, que também poderão vir a ser jogadores dos "Lobos". O CRAV, a Lousã e o Évora têm grandes talentos. Até porque há jogadores nestas equipes que já representaram Portugal.
Como é o caso do Gonçalo da Silva do Évora que foi na digressão á Irlanda.
Era sempre a pensar numa equipe B.
Boa sorte ao "Lobos" para os desafios que se aproximam.

Anónimo disse...

realmente concordo com este ultimo comentario ate porque ha jogadores de grande nivel e com muita vontade á espera que se abra uma porta para serem chamados aos "lobos" realmente lousa , crav e evora sao bons exemplos onde poderiam ir buscar esses jogadores .....mas enquanto esperam por essa oportunidade trabalhem arduamente e mostrem o que valem boa sorte a todos..........