quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Os melhores talonadores da década

É o jogador que falta à primeira linha, já composta por Joaquim Ferreira e Rui Cordeiro, e o grande responsável pelas introduções da bola nos alinhamentos e talonagem da mesma nas formações ordenadas.

Falamos do Talonador.

Desde 2003, altura em que Paulo Silva deixou um lugar vago na selecção, que muitos foram os jogadores a ocupar essa posição. Pedro Fonseca foi o talonador da conquista do Torneio das 6 Nações B antecedendo o actual capitão João Correia. Houve ainda vários jogadores a usar a camisola nº2 durante a década como Duarte Figueiredo, Bernardo Costa Duarte e Nuno Taful.

Com uma enorme importância nas situações estáticas, o talonador, é o jogador que mais risco corre numa formação ordenada o que o transforma num jogador de grande alma e entrega.

Paulo Silva – CDUL, AEIS Técnico e GD Direito

  • Internacional desde 1992 a 2003
  • 31 Internacionalizações
  • Vencedor do Torneio das 6 Nações B
Pedro Fonseca – GDS Cascais, AEIS Agronomia e CF Belenenses

  • Internacional desde 1996 a 2005
  • 26 Internacionalizações
  • Vencedor do Torneio das 6 Nações B

João Correia – Pescadores da Caparica e GD Direito

  • Internacional desde 2003
  • 51 Internacionalizações
  • 1 Ensaio (5 pontos)
  • Vencedor do Torneio das 6 Nações B
  • Presença no Mundial de 2007

Duarte Figueiredo – CDUL

  • Internacional desde 2007
  • 8 Internacionalizações
  • Presença no Mundial de 2007

Bernardo Costa Duarte – CR Santarém e AEIS Agronomia

  • Internacional desde 2008
  • 5 Internacionalizações

Nuno Taful – AEIS Técnico, CRC Madrid e GD direito

  • Internacional desde 2006
  • 5 Internacionalizações

40 comentários:

Anónimo disse...

Tirando o Paulo Silva, só se pode votar no Duarte Figueiredo ou no Bernardo Duarte.

O Pipas é óptimo jogador em jogo corrido, mas nas fases estáticas é terrível, nunca podendo ser considerado sequer um talonador razoável.

O Taful é miserável em todas as fases, suplente do Brunning...

O Badocha é (mau) pilar.

Sobram o Duarte e o Bernardo.

São equivalentes na touche, acho o Duarte melhor no jogo de chão e pelo exemplo e preponderância que tem no seu clube votei nele.

Anónimo disse...

gonzaga, faz la uma cronica do ogo da selecçao c os estrangeiros

Anónimo disse...

concordo totalmente com o primeiro comentário, acrescento apenas que é a posição onde temos que investir mais pois temos tido muitos problemas aqui.

Anónimo disse...

É verdade que o Taful vai voltar para o Técnico!?

Anónimo disse...

Votei no Pipas porque, apesar das lacunas nas fases estáticas, é um símbolo do rugby português. Para mais é sempre nessa posição que joga por Portugal, portanto é óbvio que tem que estar na sondagem de talonador.
No jogo corrido, quanto a mim, é superior aos restantes, é um exemplo de entrega e de espírito de sacrifício mesmo que seja um jogador violento.

Anónimo disse...

Duarte?Taful? Bernardo?

Por amor de Deus! Só vêm rugby desde 2008 não!!!

Sequeira da Academica que jogava muitas vezes a talonador,
Monas do Benfica, melhor talonador de melee durante muitos anos.
Bolha também do Benfica
Até o Alpuim do Direito vale bem mais do que estes três...

Anónimo disse...

Realmente quem fez a sondagem não parece ter atenção ao passado, pois o rugby português não começou em 2005 ou 06.
Bolha merecia fazer parte desta lista, pois foi durante 1 ou 2 anos titular indiscutivel da selecção, ao contrário de Duarte, Bernardo e Taful que acho que nunca jogaram um jogo sequer a titular pela selecção.
O que se verifica é que esta tem sido uma posição desde sempre complicada, pois nossos talonadores foram na sua maioria quase sempre pilares improvisados a talonador.
Assim foi com Pipas, Paulo Silva, Badocha, Bolha e Xixa, que eram todos originalmentre pilares e depois passaram para talonador.
E a introdução na Touche sempre foi um problema.
Acho que entre eles o melhor terá sido o Bolha, que era o que juntamente com Badocha melhores bolas introduzia nas Touches, mas que ao contrário do Badocha, também jogava.
Pipas desde sempre se mostrou irregular na introdução, compensando isso com a grande atitude e participação que tem no resto do jogo, assim como Xixa e Paulo Silva.
Badocha era talvez o que melhor introduzia bolas na touche, mas não fazia mais nada.

Anónimo disse...

E mais, o mandato do Cabé, do Pinto de Sousa e o trabalho do Tomás Morais vai durar mais 4 meses.

Depois ... acabou-se a papa doce, vai tudo de pinote.

Qualificação vai de cacete, patrocínios também, e o ego para estar na FPR sem ir à Nova Zelândia vai-se logo embora.

E com isto, o rugby português vai de car..... e aí quero ver quem vai tomar conta do barco: deve ser o Técnico (que tem 2 equipas porque uma delas deve 450.000€ ao fisco), o Benfica e o CDUP.

Anónimo disse...

lol que desespero do anónimo Quarta-feira, Janeiro 20, 2010 1:13:00 PM, já pôs este seu comentário em todos os blogues e em todos os posts...lolol

Ai ai procupem-se com o vosso clube, pq a FPR agora está bem entregue e será de todos...percebeste bem? de TODOS! secalhar não sabes o que é isso...é o hábito...(era)

Anónimo disse...

É uma vergoha se for verdade que a actual direcção não vai comparecer na tomada de posse da nova FPR. Se tal acontecer, mostrar a fata de respetio total que estes senhores teem pelo outros e pelo rugby nacional, afinal serão estes o próximos srs do rugby portugues e concordando ou não devemo unir.nos para um rugby melhor em portugal, ao contrário só estarão a dividir ainda mais o pequeno rugby em Portugal.
Além de que a direcção didio na sporttv e nos jornais sempre disseram que eram uns srs do rugby e falaram da importancia da 3º parte...agora quero ver..

RUGBY MAN

Anónimo disse...

Realamente
Falam em Talonadores que são projectos de talonadores (Duarte, Bernardo e Taful) sem ofensa. O rugby português não começou à meia duzia de anos...esquecer o Sequeira ou o Bolha é mesmo falta de visão.
Mas boa iniciativa esta.

Anónimo disse...

O Paulo Silva sem dúvida o melhor e mais completo de todos
Voto nele
Abraço

Anónimo disse...

entao e o joao costa da academica!???? o famoso botelho!!!mas andamos aqui a brincar ao rugby ou que? um pouco de seriedade e respeito pela historia da modalidade!!

Anónimo disse...

ó rugby man já só ca faltavas tu, andavas tão caladinho e lá vens tu com as tuas aleivosidades, se essa carta for verdade só pode ter sido endereçada directamente ao Engº amado da silva se ela anda por aí a circular é porque foi ele quem a tornou pública e isso sim é uma verdadeira vergonha, quanto a dividir ou não se há alguma coisa que o Sr Engº masi o seu amigo Queimado fizeram foi dividir e denegrir e de uma coisa podes estar certo ele e o seu amigo Queimado tudo farão para deitar abaixo clubes como belenenses e direito, e de uma coisa não tenhas dúvidas que vão haver tentativas de beneficiar financeiramente Benfica e CDUp de uma forma mais encapotada ou mais as claras.

Anónimo disse...

Bolha!

Anónimo disse...

O tipo da Académica que no lugar do águas teria feito o mesmo tem de ser alguém que nunca fez rugby e não entende o que é a 3ª parte. Perdeu e agora vem com um asneiredo dar razão a quem sempre mamou e não soube perder. É de mais.

Anónimo disse...

o paulo silva não é o china do beleneneses?

o que eq ele ta a fazer como jogador do direito?

que disparate

Anónimo disse...

O PROBLEMA DESTES COMENTÁRIOS É QUE A MAIORIA SAEM DE DENTRO DA PRÓPRIA FPR

Anónimo disse...

Voto no Duarte, não só por ser o melhor actual e o melhor, mais completo, desde o Paulo Silva, mas também por ser um símbolo de um clube como o CDUL do qual ele é capitão desde os seus 19 anos. Correu a segundona, teve lesões para dar e vender, conseguiu a convocatória para o mundial, onde entreou só contra a Itália e a dez minutos do fim, directamente do banco para por uma bola na touche dentro dos nossos 22, bola lá para trás. Tendo com sucesso capitaneado jogadores mais de 10 anos mais velhos e aguentado e liderado o CDUL até voltar a ser uma equipa competitiva.

Anónimo disse...

Essa do Águas é de bradar aos ceus. Que falta de educação. Vou chorar com a falta dele na tomada de posse.

Anónimo disse...

Oh anónimo de "Quarta-feira, Janeiro 20, 2010 1:20:00 PM", dói-te alguma coisa? Andas com problemas em casa? A tua namorada/mulher põe-te a a cornadura à grande? Não te compreendo...

Vamos por partes:

1º-dispara contra tudo e contra todos, sem dares nenhuma justificação plausível, sendo que, a meu ver, ninguém te fez mal nenhum. O Cabé foi eleito pela maioria, coisas da democracia (se estes conceitos revolucionários lembram ao diabo, não é?). O Presidente da mesa da A.G. limitou-se cumprir, no tempo que achou indicado, uma imposição da nova legislação para as federações desportivas, e, sendo que também foi eleito por sufrágio (outra vez essa lenga-lenga das democracias!! Raios partam os revolucionários!) não me parece que tenha incorrido em qualquer tipo de abuso de poder. E depois tens o desplante de também meter o Tomáz Morais ao barulho nisto tudo! O homem que é responsável pela ida da nossa selecção ao RWC 2007 e que vai bem encaminhado para repetir o feito em 2011, e que tem lutado para elevar, a todos os níveis o ruby nacional!! Não te compreendo...


Quanto às tuas maravilhosas acusações, tenho só uma coisa para te dizer: informa-te antes de abrires a boca! O Técnico tem duas equipas sim, mas não tem qualquer relação com supostas dívidas que aqui inventas. O clube chama-se Clube de Rugby do Ténico, ou CRT, se preferires, e todas as equipas do clube competem sob essa designação, à excepção da equipa principal sénior, que em homenagem às origens do clube compete sob as siglas AEIST, ou Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, que, caso não saibas, foi onde este clube teve origem, no ano de 1963. Tem cuidado com os caminhos que tomas, e com as acusações infundadas que fazes. Mais uma vez, não te compreendo...

Em relação ao Benfica e ao CDUP também insinuas, em tom de gozo, que quando for tudo com o Car@£ho estes é que vão tomar conta da FPR (juntamente com o Técnico, mas esse assunto já foi debatido) e não vejo, se fosse o caso de haver tal necessidade, qual seria o mal. O Benfica, um dos clubes com mais títulos de todos os tempos no Rugby português, e o CDUP um dos grandes históricos da nossa modalidade, que se aguenta ano após ano sem campo, sem apoio da autarquia, e que naquelas condições se tem mantido ano após ano no patamar principal do rugby nacional, achas que não têm dignidade suficiente para fazer parte da direcção de uma federação? Não te compreendo...

Anónimo disse...

O paulo silva nao é o o china. Ou o china jogava em 1994 na selecção?

pensa antes de criticar.

Anónimo disse...

Ganhou por 1 voto.

Não foram os 13% da outra vez.

Agora vais ver o que é sofrer acusações sobre acusações e muitas delas disparatadas.

Quem com ferro mata com ferro morre.

Já agora qual vai ser o ordenado do menino?

Vai ganhar mais que o Director-Geral?

O Benfica é o quê hoje em dia? Há quantos anos não apresenta uma equipa de Júniores/sub 21? Pelas regras não podia entrar nos campeonatos mas lá foi andando.

Quando os correram da 2ª circular o 1º clube a oferecer-se para emprestar o campo foi o Direito.

Portugal também teve um Império do caraças e agora não tem onde cair morto...graças aos revolucionários...

Também não compreendes?

Anónimo disse...

Acho que o China é o Paulo Santos, se não estou em erro. E era um óptimo jogador, transformado em talonador nos séniores. Não sei porque deixou de jogar. Também o irmão dele podia ter dado um bom talonador, não fossem as lesões.

Não sou do CDUL, mas gostei de ler o comentário sobre o Duarte que tem uma atitude do car.. em campo e é o melhor destes que aqui estão em melê e touche. Agora mais de 50 internacionalizações e a "braçadeira" de capitão numa das melhores fases DESPORTIVAS do rugby portugês dizem bastante de um jogador. Por isso acho que o João Correia deve ser o mais votado.

Great_duke disse...

Sobre o ordenado do Presidente, podem ver a análise que fiz no meu blog: http://jointhemaul.blogspot.com/

Anónimo disse...

Espera lá. Será que eu não sei fazer contas. O Cabé ganhou por um voto, ou com 50,7% dos votos válidamente expressos nas urnas ? Pelas minhas contas mais de metade dos votos foram para o Cabé, enquanto de outra vez só entraram nas urmas 13% dos votos favoráveis. O resto foram brancos e abstenções.

Anónimo disse...

Senhor Grão Duque,

Que o presidente da FPR pode ter, pelos estatutos, ordenado toda a gente sabe.

Agora recebê-lo é outra coisa.

Só temos perguntado: quanto é que vai ganhar. Mais nada.

Essa massa podia ir para o rugby da Galiza...que lá faria muito mais jeito.

O anterior Presidente, além de não receber ordenado nenhum, ainda ajudava, recebendo na sua clínica, graciosamente, vários jogadores lesionados ao serviço das Selecções.Ao longo dos anos. E aí poupou, à FPR, muitos euros.

Um dos problemas é a necessidade de dar nas vistas.

Quantos Presidentes de clubes é que são do conhecimento de Vossa Alteza?

Todos, ou quase todos, têm uma ocupação de sucesso e ninguém dá por eles. A não ser quem está muito por dentro do ambiente do rugby nacional.

Respeitosamente...

Anónimo disse...

O Paulo Silva é o Badocha?

Great_duke disse...

Ao anónimo das 7h30 pm: qual é o seu problema? No meu post limitei-me a analisar o que dizem os estatutos.
Neutralmente, sem tomar qualquer posição. Em relação à sua pergunta relativa ao montante, parece-me que a resposta está lá dada: no máximo 3.600€.
Parece-me evidente que a resposta final à questão da remuneração é, contudo, outra: o Presidente só ganhará uma remuneração se a Assembleia Geral da FPR quiser. Obviamente que é essa mesma AG que aceitará ou não o montante a pagar.
O sistema parece-me bastante democrático, pois no fundo é a AG que decide tudo.

Anónimo disse...

"O anterior Presidente, além de não receber ordenado nenhum, ainda ajudava, recebendo na sua clínica, graciosamente, vários jogadores lesionados ao serviço das Selecções.Ao longo dos anos. E aí poupou, à FPR, muitos euros."

GRANDE FALTA DE INFORMAÇÃO NÃO FALEM DO QUE NÃO SABEM, VEJAM AS CONTAS DA FPR....


"E com isto, o rugby português vai de car..... e aí quero ver quem vai tomar conta do barco: deve ser o Técnico (que tem 2 equipas porque uma delas deve 450.000€ ao fisco), o Benfica e o CDUP"

ESQUECESTE AS DÍVIDAS DO DIREITO, AGRONOMIA, BELENENSES....

Anónimo disse...

Se já não largavam o cabé, agora então... deixem o homem trabalhar!
O didio recebia graciosamente os atletas na sua clinica??LOLOLOL não fazes mm ideia do que dizes...
em relação ao ordenado, irá ser despezas de representação e ao contrário do didio, será ele a trabalhar e não delegar o seu trabalho para os outros...

Saudações,

RUGBY MAN

Great_duke disse...

Despesas de representação têm de ser justificadas por comprovativos dessas mesmas despesas.

Anónimo disse...

Grão Duque=Porta-voz do Cabé=Grande Educador.

"Despesas de representação têm de ser justificadas por comprovativos dessas mesmas despesas". Só contaram pra você!

OK. Mas mesmo assim gostava de saber de fonte oficial.

Esqueci-me de facto dessas dívidas...que, por sinal serviram para alguma coisa. Agora dívidas que não produzem um caracol é que é mau.

Relembra-me lá, sff.

Agora o Dídio não trabalhava? Essa é muito boa. Tinha era uma data de gente a tentar morder-lhe as canelas constantemente e, de facto, devia ser difícil trabalhar sem ajuda sem ajuda...

Agora vamos estar por aí ver todas as asneiras que vão ser feitas. Até porque criticar é o mais fácil...

"Se já não largavam o cabé, agora então... deixem o homem trabalhar!" Isto andámos nós a dizer acerca do que fizeram ao Dídio e à sua Direcção. Agora amanhem-se. ( vão ler os cantinhos)

Quem com ferro mata, com ferro morre.

Great_duke disse...

Agradecia que não tentasse colar o meu nome ao do novo Presidente da Federação que eu nem sequer conheço.
Se tivesse visto o meu perfil (carregue nas letras azuis), veria que vivo no Luxemburgo.
Não tenho absolutamente nada a ver com as vossas guerras, que considero ridículas.
No meio em que trabalho, despesas de representação têm de ser justificadas por comprovativos. Não são um saco para se ir buscar dinheiro. Aí é diferente?
Tenho participado nos blogs sempre com imparcialidade e tentando ser constructivos, mas já percebi que anda aqui muita gente demasiado obtusa e com demasiado amor próprio que não conmpreende o que é ter uma postura neutral.
É pena! Portugal nunca sairá da cepa torta...

Great_duke disse...

Já agora...com o Presidente cessante falei uma única vez, no Mundial de Sevens no Dubai, onde fui com um grupo de amigos aqui do Benelux para apoiar os Lobos.
A nossas expensas e sem despesas de representação.
:)

Anónimo disse...

Mas toda a gente sabe que, para apresentar despesas, é sempre preciso justificativos.

Que é difícil sair da cepa torta também é outra evidência.

Os nossos portugueses por esse mundo que o digam. Cá não fazem nada, lá fora têm sucesso.

É assim e vamos a ver se muda. Duvido.

O Grão-Duque não apanhou esta novela do princípio. Os vencedores foram umas autênticas carraças contra a direcção do Dídio. Não lhe deram um minuto de sossego. Críticas mais críticas sobre tudo e mais alguma coisa.

Great_duke disse...

Obrigado pelas explicações. Acredito que sim, que tenham sido umas carraças. Nós somos excelentes a criticar...mas não temos o hábito de apresentar alternativas quando fazemos as críticas.
Pessoalmente, creio que a nova direcção tem 2 anos para mostrar o que vale. Depois irá a votos e aqueles que discordam do seu rumo poderão apresentar planos alternativos. Mas há que deixar as pessoas trabalhar. Se não houver algum apaziguamento, nada irá funcionar e será o rugby português, no seu todo, que sofrerá as consequências (não será o novo presidente nem o clube A, B ou C).
Creio que nos últimos anos se deram enormes passos e não acredito que alguém (ligado à nova ou à velha direcção) queira assistir a uma regressão.

Vamos lá todos trabalhar para pôr os Lobos na NZ, os Sevens nos JO, melhorar a competitividade dos campeonatos nacionais (e eventual Liga Ibérica) e, FUNDAMENTAL, assegurar que cada vez há mais miúdos a jogar rugby, pois só assim teremos o futuro garantido.

Anónimo disse...

Se o Hourcade bazou quem vai passar a trazer agora os contentores de argentinos para distribuir pelos endinheirados clubes?!!

Anónimo disse...

A Direcção cessante até apresentou um conjunto muito interessante de propostas. Foi criticada por só apresentar as propostas agora. É evidente que a meio de um mandato não se fazem propostas. FAZ-SE TRABALHO. E ERA O QUE SE ESTAVA A FAZER. O pacote de propostas foi elaborado a pensar no combate eleitoral a que os obrigaram a fazer.

A que ganhou não apresentou nada que se visse. Nem sequer apresentou listas completas. Têm algum problema com os árbitros?

Esta Direcção, que agora toma posse, vai ter que trabalhar com o ambiente com que obrigou a outra a aturar. Vai haver sempre alguém a criticar tudo o que fizer, de mal ou de bom. FOI ASSIM QUE ELES SE PORTARAM.

O povo Português tem ditados para todas as situações.

Na actual há dois que assentam bem:

- Quem semeia ventos, colhe tempestades.

- Quem com ferro mata, com ferro morre.

Nunca houve tantos miúdos a jogar rugby como agora. NUNCA!

Tem sido trabalho, dos clubes, nos últimos dez anos.

Great_duke disse...

Ainda bem! Mais e melhor é o que todos queremos.