segunda-feira, 14 de março de 2011

Uma derrota fora do normal.

Martin Heredia (o homem do jogo) perseguido por Joe.
Os Lobos foram a Madrid mas deixaram em Portugal a sua raça. Logo nos primeiros minutos assistiu-se a uma Espanha que se superou em todos os aspectos dos jogo, mostrando uma maior segurança e um maior querer, mantendo a posse de bola e pressionando muito bem os jogadores portugueses. Aliás esta ideia da Espanha ter realizado a sua melhor exibição de há muitos anos para cá é partilhada por todos os espanhóis, pela equipa técnica dos Leões e pelos jogadores. 

Mas será que Portugal não conseguia ganhar ao melhor dos espanhóis? Claro que sim. Apesar da má entrada em campo, os lobos mostraram ter uma maior nível e qualidade de jogo e uma maior experiência que apenas não foi aproveitada porque... o árbitro do jogo também esteve ao nível dos lobos: Mal.

O jogo foi, devido aos espanhóis, muito dinâmico com os jogadores da casa a aproveitarem muito bem o primeiro canal portuguêsr. Falhas na primeira placagem, que possibilitavam aos espanhóis jogar em offload e atrás da linha da vantagem levaram os lobos às desconcentração e à desorientação frente a uma equipa cuja qualidade não é melhor que a nossa. 

Um ensaio muito merecido
 logo na estreia.
João Correia foi um dos jogadores que fez muita falta aos Lobos. Embora muito bem substituído por Lionel Campergue (boa exibição) a garra e o querer do capitão fizeram falta numa partida que na opinião antigo 2ª linha inglês Nigel Redman, seria ganha pela equipa que mostrasse maior querer e maior vontade. E aí os espanhóis foram justos vencedores. 

Martin Heredia (centro adaptado a abertura), Carlos Blanco (2ª centro) e o talonador Fabien Rofes (jogador do Montpellier) foram as grandes figuras da selecção espanhola. Do lado português o destaque vai para Bernardo Silveira que mostrou bastante querer na primeira internacionalização. Foram muitas as vezes que o ponta do CDUL ganhou metros aquando com a bola e o seu ensaio (merecido) foi um ensaio de muita vontade e querer. O jogador azul chegou a lembrar o centro Belenenses Diogo Mateus que tenta sempre furar a linha da defesa ultrapassando a linha da vantagem. José Pinto, Julien Bardy (não sabe jogar mal) e Vasco Uva (quando entrou) foram os melhores portugueses em campo.

Com esta derrota os lobos dizem adeus ao título que nos foge desde 2004. A Geórgia com a vitória frente à Roménia volta a vencer a ENC 2011, enquanto que para nós resta-nos vencer a Ucrânia com ponto bónus e esperar que a Rússia perca com a Geórgia e que a Espanha faça uma surpresa em Bucareste, para que assim possamos alcançar o 2º lugar.

Jogaram por Portugal:
  • Juan Murré (Anthony Alves)
  • Lionel Campergue (Bernardo Costa Duarte)
  • Christian Spachuck
  • Juan Severino
  • Gonçalo Uva
  • Jacques Le Roux
  • Julien Bardy
  • Tiago Girão (Vasco Uva)
  • José Pinto (Pedro Leal)
  • Joe Gardener (3+2)
  • Gonçalo Foro
  • Pedro Silva (Carl Murray)
  • Frederico Oliveira (Adérito Esteves)
  • Bernardo Silveira (5)
  • António Aguilar
No desporto há dias assim em que tudo nos corre mal. Mas a diferença dos campeões para os outros é que os primeiros conseguem dar sempre a volta por cima e voltar a realizar exibições de encher o olho. É reconhecido internacionalmente a qualidade dos jogadores portugueses, bem assente pelo técnico inglês Nigel Redman, que ficou impressionado com a qualidade dos lobos, mas é preciso mostrar uma maior querer e uma maior garra em campo. O que não é difícil porque essa é a imagem de marca dos nosso jogadores!! 

Agora olhos postos na Ucrânia. Não vale a pena olhar para trás a pensar no que poderia ter sido feito, mas sim olhar para a frente e corrigir os erros do passado. Vamos ao encontro frente aos Ucranianos com a cabeça limpa e muita vontade de ganhar e marcar muitos ensaios!!

15 comentários:

Silvex disse...

Fica aqui um link sobre um desporto que nada tem haver com rugby mas que a mensagem parece ser universal para qualquer actividade de competicao.

http://www.youtube.com/watch?v=gnAlhe4Guno

Acho que todos, jogadores, analistas de bancada e adeptos, podem tirar uma boa licao deste video nao so para as suas vidas como para quando competem ou comentam quem compete dentro de um campo de rugby.

Anónimo disse...

Meus amigos,

Enquanto continuarmos a jogar com atletas amadores misturados com, cada vez mais, "estrangeiros profissionais naturalizados" os resultados irão de mal a pior.
Não é possivel "mandar" para o banco um jogador como o Vasco Uva, uma referência do n/ rugby, o grande capitão desta selecção, (e não o J. Correia), para jogar um "estrangeiro profissional naturalizado"! É isto que está a dar cabo da n/ selecção! O espirito dos Lobos do mundial 2007 acabou, o orgulho de representarem Portugal como amadores que eram acabou!!! É evidente que o ambiente no seio dos jogadores não pode ser o melhor, quando vão para o banco ou nem sequer são convocados os n/ melhores jogadores que nos levaram ao mundial 2007! Portanto, ponham nas v/ cabecinhas que os Lobos, os verdadeiros Lobos acabaram, o que agora existe é uma mescla de "profissionais estrangeiros" contratados para jogarem na n/ selecção juntamente com os jogadores amadores a jogarem em Portugal.
Foi a solidariedade, a amizade, a garra, o companheirismo, o orgulho, o acreditar, a qualidade, o chorar de tristeza e alegria, a vontade de ganhar que nos levaram ao mundial 2007 (temos nesta selecção jogadores como o Xixa, Cordeiro, Marcelo, João Uva, P. Coutinho, Pisarra, C. Pinto, D. Mateus, Portela, etc.? Onde estão? E o Pico também lá esteve, e sabe bem que isto é verdade!).
Esta é a verdadeira razão dos actuais resultados, podem chamar os nomes que quiserem!

Anónimo disse...

Assino por baixo.

Querem valorizar os Murray, Gardener, Leroux, Stickling, etc e tal e depois é isto.

Os gajos estão-se cagando para a Bandeira Nacional. Querem uns euritos, umas bejecas e umas viagens...e mai nada.

E mais, com um presidente da FPR que, antes das eleições foi castigado pelo CD nestes termos: "Perante a prova produzida, o CD deu como provada a acusação deduzida contra o arguido Eng. Amado da Silva e condenou este a 120 dias de suspensão e a multa no montante de ? 400,00." ( isto vem na newsletter da FPR.

Esta salganhada deve gerar uma indisciplina difícil de controlar.

Anónimo disse...

Os da 1:36 e 1:56 têm toda a razão.

Vamos tirar Spachuk,Murré e Anthony Alves e por Segurado, joão junior e joão mateus.

Tirar Campergue por Taful ou bernardo duarte.

Tirar Acosta por rui dorey.

Tirar Bardy por Salvador Palha.

Tirar Le roux por Luis Sousa.

Tirar Severino por Valter Jorge


Tirar Gardener por Cabral.

Se fizermos essas alterações vai ser de arromba. em vez de ficarmos em 2º ou 3º do ENC ganhamos isto com uma perda atras das costas. Esmagamos tudo e todos que nos apareçam à frente.

Portugueses puros e patriotas para a vit
ória!




LOL

Anónimo disse...

Será que me enganei e vim parar ao blog do PNR?
Deixem de ser ridiculos, quem fala assim não entende mesmo o que se passa no desporto de competição onde os melhores, independemtemente de onde nasceram, se encontrem em melhores condições de dar o seu contributo ao grupo de trabalho!!

Anónimo disse...

Onde é que podemos ver o ensaio de Portugal? ha imagens?

Anónimo disse...

Acho graça a estes comentários à mesma equipa que ganhou à Roménia , que ganhou à Rússia e que realizou os bons jogos de Novembro , realmente temos o país que merecemos pelas as pessoas que temos . Espero no futuro que estes que estiveram na fotografia de equipa quando a equipa ganhou , não venham quando ela voltar a ganhar .

Anónimo disse...

Só gostava de dizer uma coisa. Não costumo comentar porque não me quero misturar com aqueles que dizem mal de tudo sem sequer terem um olhar mais critico e imparcial. Os Lobos foram ao Mundial com uma selecção onde estavam muitos jogadores nascidos em Portugal, muitos naturalizados e alguns luso-franceses. Depois disso o rugby expandiu, não apenas em numero de jogadores como também em divulgação.

Vemos muitas pessoas a criticar o uso de luso-franceses, ou naturalizados. A verdade é que esse jogadores jogam tudo em campo. Se dos jogadores portugueses (porque o são) a jogar em França, são criticados só vos consigo dizer que acho isso ridiculo. Muitas vezes vemos esses mesmo jogadores a prescidir de tempos de familia, tempos de trabalho (para os semi-profissionais) e se calhar tempos para manter o lugar na sua equipa (para muito o ganha pão) para virem representar o seu país durante mais de 1 mês (e mês e meio para ser preciso).

Vejam os jogos, tentem entrar em contacto com esses jogadores e tentem perceber a realidade que é bem diferente do que se escreve aqui (nas caixas de comentários).

Quantos aos naturalizados, só vos digo que em Madrid o Carl foi um monstro quando entrou. Placou e lutou como tudo.

Não critiquem por criticar. O pior analista é aquele que é incoerente e imparcial, e não vários pontos de vista de cada situação.

Anónimo disse...

És um gajo porreiro. Pensas que os analistas analisam a pensar na selecção. Eles pensam a pensar que voltam aos tempos do antigamente, quando a Federação era uma coutada de meia-duzia. Pensando e a pensar eles nem sequer pensam. A cabeça deles ficou oca quando foram corrido.... por um voto. Isso é que os chatiou.

Anónimo disse...

Aí às 1.56 falei do Leroux, Gardener, Stickling, Murray e tal e coisa.

Não viste uma liha acerca do Bardy, Leonel, Anthony e dos outros Portugueses que nasceram em França.

Convém ler primeiro e depois botar faladura...

Eu até acho natural que os gajos tirem partido da coisa e que não sintam a camisola como os Bardys. Saiu-lhes a sorte grande. Lá em casa, onde nasceram, nunca sairiam da cepa torta e aqui até são umas estrelas...para os clubes.

Anónimo disse...

so queria responder o anonimo da 1h36 que o estrangeiro naturalizado tem avos portugues e mae nacido em portugal entao que nao sabe nao escreve setas estupidesas

Anónimo disse...

"Os Lobos foram ao Mundial com uma selecção onde estavam muitos jogadores nascidos em Portugal, muitos naturalizados e alguns luso-franceses."

Luso-descendentes estavam 2 (Penalva e A. da Silva), mas por mim poderiam estar muito mais porque os considero tão portugueses como os que nasceram em Portugal.


Muitos naturalizados? Foram 3: Spachuk, Murré (ness altura, 4ª hipótese como pilar) e Severino que só jogou no primeiro jogo.

Gostaria que jogassem os melhores portugueses, tenham eles nascido onde quer que seja (Portugal, França, África, etc.), e 2 ou 3naturalizados para reforçar o cinco da frente (devido às características morfológicas da maioria dos portugueses).

Para a 3ª linha e para as linhas atrasadas, não convocaria estrangeiros.

Apenas uma opinião.

Anónimo disse...

Os estrangeiros não são convocados para a Selecção Nacional Portuguesa, só para a do país deles ou se calhar na playstation.

Anónimo disse...

OK. Lê "estrangeiros" onde está escrito estrangeiros. De facto, ao contrário do que acontece com as selecções de rugby doutros países, em Portugal só pode jogar pelas selecções quem já tiver a nacionalidade portuguesa.

Referia-me a cidadãos que eram estrangeiros e que não nasceram em Portugal e que não têm ascendentes portugueses e que só se nacionalizaram portugueses (ficaram com dupla nacionalidade) para poderem jogar na selecção ou para não contarem como estrangeiros não equiparados nos seus clubes.

Jogadores como o Deco no futebol.

Anónimo disse...

Epah que bando de meninas. Quando Portugal ganha, e so festa e maravilha, quando perde e culpa das 'estrangeirisses'. Por favor, vao arranjar o que fazer em vez de tarem a inventar historia.
O desporto e mesmo assim, as vezes ganha-se, as vezes perde-se, e independente o resultado, cabeca para cima e vamos embora vencer a Ucrania que isto ainda nao acabou.

Estrangeiros ou portugueses, todos eles tem a nossa bandeira ao peito e lutam por um resultado. Nao cabe a ninguem julga-los por defender os seus proprios interesses, sejam eles materiais ou patriotas. E nao e com criticas dessas que vamos chegar longe.

Forca Portugal! Ate sabado.