sábado, 11 de junho de 2011

Lobos honram Portugal

Lobos chocaram o mundo oval com uma vitória sobre os Jaguares.
Dois meses após o termos das competições nacionais de XV e depois de semanas de paragem competitiva onde os jogadores nacionais apenas treinavam, os Lobos, que em 2007 orgulharam um país, voltaram a pôr os adeptos de rugby em portugal em alvoroço.
Com a regressada camisola encarnada com a gola verde (à semelhança daquela usada no Mundial) e com o coração em Portugal os jogadores voltaram a dar tudo o que tinham em campo e venceram pela primeira vez na história do rugby nacional uma selecção argentina.


Na primeira jornada da Nations Cup, não houve muitas surpresas. A Roménia venceu a Namíbia num jogo muito equilibrado e a África do Sul acabou por fazer valer a sua maior experiência diante dos Georgianos. Mas o jogo do dia ia ser o último. Em campo os Lobos orientados por Errol Brain e Frederico Sousa começaram desde cedo a lutar pela vitória e as 8 minutos já se vencia por 8 a 0, com uma penalidade de Pedro Cabral (ao primeiro minuto) e um ensaio de Carl Murray, antecedido por boas iniciativas individuais de António Aguilar e Pedro Leal (de notar o constate apoio a estes dois jogadores quando com a  bola - Pedro Leal tinha três jogadores a quem passar).

Durante a primeira parte os Lobos mostraram uma consistência muito forte, apenas falhando no ensaio argentino. Mas à velocidade de jogo argentina (claramente diferente àquela que os lobos estão habituados) os portugueses responderam com grande concentração e sacrifício. 

Na segunda parte os argentinos vieram para a frente marcando dois ensaios nos primeiros vinte minutos. Um primeiro numa saída do nº 8 de uma melle a 5 metros e o segundo após uma grande jogada de apoio nos três-quartos argentinos. Mas o abertura português, Pedro Cabral, pegou de estaca no jogo e voltou a marcar duas penalidades que aproximaram os marcador. Assim a 15 minutos do fim os Lobos perdiam por um ponto e bastava um pontapé de ressalto ou uma penalidade para passar à frente do marcador, mas quando de repente os Lobos se viram com a bola nos 22 adversários não perdoaram. A dupla de Pedro's (Leal e Cabral) organizou e geriu o jogo de uma forma exemplar, alternando o jogo e perfuração de avançados com o jogo ao largo dos três-quartos. Com estes dois a coordenar o ataque dos Lobos a bola foi-se aproximando da área de ensaio até que a boa visão de jogo e irreverência de Pedro Leal e o sentido de posicionamento de Jacques permitiram o ensaio da vitória.
A 5 minutos do fim os Lobos venciam por 4 pontos e tal com o é normal em Portugal... vitória para ser vitória tem que ser sofrida. No resto do jogo, e como seria de esperar, a Argentina foi para cima dos Lobos à procura de pontos. Mas mais uma vez a atitude dos Lobos foi heróica. No dia de Portugal nenhum jogador virou costas à luta, mas o que mais se destacou foi, para além do coração, a paciência como defenderam, sem cometerem faltas que pudessem dar um ensaio de penalidade. 
Os jogadores e a equipa técnica de Portugal estão de parabéns. A sua exibição foi digna do dia que se festejava.

15 comentários:

Anónimo disse...

Ninguém comenta, portugal ganhou, o mundo ressabiado dos blogues ficou de luto...
Grande jogo, grande vitoria!!!

Anónimo disse...

Parabéns a todos em especial ao Pico (Frederico Sousa) , sempre disse que ele conhece como ninguém os nossos jogadores e é um excelente treinador, grande responsável pelos resultados e por lançar novos e jovens jogadores na selecção , ao contrário de outras paragens . Que continue por muitos e bons anos .

Um grande abraço para ele , e os parabéns a todos pelo excelente resultado .
Abraço ao Daniel :)

Great_duke disse...

A partir de Dili (e meio doente), aqui ficam os meus parabéns e um grande abraço de felicidades.

Muitos parabéns!

Um abraço particular ao Pedro Cabral (há dias assim).

Anónimo disse...

Nem mais, depois de um ano complicado para o Cabral, hoje mostrou que quando está num dia sim roça a excelência. Esteve bem nas opções que tomou, ora enquadrando os avançados no jogo curto ora lançando os 3/4; acertivo no jogo ao pé- num dia em que esteja concentrado pode fazer esquecer completamente o Joe; e defendeu como os melhores, lembro-me de duas grandes placagens a dois dos jaguares mais pesados!
De resto toda a equipa esteve muito bem, disciplinados, rigorosos, batalhadores, confiantes e se a pressão ao chuto que ainda na 1ª parte deu o ensaio de contra-ataque dos jaguares, tivesse sido feita com mais sangue frio, mantendo obviamente toda a vontade e urgência com que o Carl, o Fred e o Adérito a fizeram, creio que o resultado ao intervalo, mais favorável para Portugal, permitiria uma gestão do jogo que afastasse a aflição dos últimos minutos. Contudo se assim fosse não teríamos testemunhado aquela defesa, aquele sacrifício imenso que torna o rugby diferente e a nossa seleção especial!

Miguel disse...

Bom jogo. Agora vamos a ver se nao e a mesma lenga lenga de sempre, ganham ao favoritos e perdem com o resto.

Anónimo disse...

parabéns lobos : D

Anónimo disse...

a argentina tem 100.000 jogadores inscritos na sua federação. nos temos 5.000. pelo que reservas de reservas nao serve de desculpa....
foi boa e grande vitória.

Carlos disse...

segundo disseram, 11 dos jogadores eram dos pampas XV. Se ganharam a currie cup, maus não serão. Mas realmente não vale a pena porem-se com grandes heoismos porque os jaguares nao jogaram a ponta dum corno relativamente ao esperado.
Mas o jogo de Portugal foi muito bom de se ver, os 3/4's e q estiveram fraquinhos a atacar, era so passar para o lado e correr em frente, nada mudança de linhas de corrida nem cruzamentos. mas pronto, cada coisa a seu tempo.

Anónimo disse...

Tem razão , a vitória não valeu de nada , estou certo que vocês jogam mais ou como treinadores são do melhor do mundo , realmente teria sido melhor perder , ficavam mais contentes estou certo , foi uma pena termos ganho para alguns e percebece porquê . Aonde para tamanho ressabiamento e falta de humildade , é o país que temos . Digam os vossos nomes para poderem ser convocados ou serem treinadores , se são jogadores pelo que se vê no campeonato nacional devem ser muito maus , e como teinadores igual , mesmo assim mandem o cv para a fpr , que o rugby nacional e internacional agradece que tamanhas intelectualidades e jogadores de grande craveira sejam descobertos , o mundo agradece.

Abraço
Luis Abreu

Anónimo disse...

1 - João Junior - CDUL
2 - Pipas - Direito
3 - Juan Murre - El Centransa
4 - Acosta - Direito
5 - Rui D`Orey - Direito
6 - Laurent Balangue - Colomiers
7 - Vasco Uva - Direito
8 - Juan Severino - Agronomia
9 - Pedro Leal - Direito
10 - Cabral - CDUL
11 - Aguilar - Direito
12 - Carl Murray - CDUL
13 - Fred Oliveira - CDUL
14 - Adérito - Direito
15 - Serra - Académica

Pois é, o Direito está a a acabar mas tem 7 titulares nesta Selecção! E tirando o CDUL que tem 4, mais nenhuma equipa tem mais que 1 jogador.

Anónimo disse...

Estás enganado. Agronomia tinha ainda o Mira , o Jacques e o Paiva, um puto das escolas.Mas a selecção dispensa esses comentários de clubite estúpida

Anónimo disse...

Ai tinha? No XV titular?
Quando vi o jogo devia estar distraído!!!
No banco também Direito, CDUL, Belem etc... tinham outros.
Mas tens razão, o ressabiado deve ser do Belem porque a malta d Agronomia quando a selecção ganho por 1 pt à Ucrania, mas o Cabé é o presidente da FPR já acha muita bom!!!

Anónimo disse...

Sinceramente não percebo como é que depois de um vitória histórica, porque é, ainda se vem com estas discussões, se quando abrem a boca só sai merda mas vale estarem de boca fechada

Anónimo disse...

viva portugal todos au stade vuillermet de lyon sabado i domingo eu quero là o maximo de emigrantes a puxar pelos nossos meninos eu sei que nào vamos ganhar jogo nenhum mas de certeza que vai ser a seleçào com mais apoio viva camoes viva vasco da gama viva portugal

Anónimo disse...

Frases começadas com pontos de interrogação (como os espanhois), frases começadas com letra minúscula, "disme", calate"... ehehehehe. Um otario armado em Edite Estrela a criticar a escrita do outro e a dar erros ortográficos básicos... lindo!!!