segunda-feira, 9 de março de 2009

De um dia para o outro tudo muda

"Diz a lenda que o Rugby nasceu no seio de amigos que jogavam futebol.... Contam-nos também que esse grupo veio formar/criar um deporto que se distingue dos outros pelo seu cavalheirismo. Quantas vezes ouvimos "O Futebol é um desporto de cavalheiros jogado por brutos e o Rugby é um desporto de brutos jogado por cavalheiros"?? Muitos dos jogadores Portugueses desse desporto a que chamamos de Rugby orgulham-se desta frase!! Mas será que isso chega?

Foi triste o que se passou no Estádio Universitário... É triste ouvir criticas e ofensas nos relvados portugueses vindas muitas vezes da bancada... É de lamentar as cenas de pancadaria que se vêm nos campos de Rugby (muitas vezes no quente do jogo)... Nessas alturas será que alguém se lembra do que nos une? Será que alguém se lembra dos momentos de festa que este desporto nos dá? SERÁ QUE ALGUÉM SE LEMBRA DO FEITO QUE FOI IR AO MUNDIAL DE RUGBY 2007? Nessa altura estávamos todos juntos!

Mas porque a vida continua e o Rugby Português também, nem tudo é mau.

São mais as boas recordações que o Rugby nos dá do que as más!

O Rugby é um desporto de contacto. É um desporto de cavalheiros. É um desporto onde se respeita e se é respeitado! Que se sigam os bons exemplos e se perdoem os maus.

Relembrando as palavras de um grande senhor do Rugby em Portugal, "Rugby, um jogo para gente bem educada" ou até os bons exemplos Escolinha de Rugby da Galiza.

Que os mais novos vejam no Rugby uma verdadeira escola de vida"

"Rugby Field"

9 comentários:

Anónimo disse...

Estou 100% de acordo com este post.
No entanto, há ciosas que se passam que têm de deixar de se passar.
No CDUL somos ensinados que não se anda ao murro dentro de campo, para isso serve o boxe.
Mas somos constantetemente provocados.
Somos ensinados que não se discute na bancada, mas somos constantemente provocados.
Um dia de resposta, não torna uma pessoa má, mostra é que está farta.
Foi o que se passou dentro de campo e na bancada.
Estamos fartos de Severinos, de Uvas, de Pipas, de Cunhas de Chamonix e de todos os que baseiam o jogo na violência.
Da equipa dentro de campo já chegou a resposta, não mais vamos tolerar.
Jogamos o jogo pelo jogo e nunca começamos a bater.
Mas quem vier para cima de nós já não vai ficar sem resposta.
Curiosamente, quanto a mim, apesar de tudo, o melhor em campo e o que fez diferença foi até da Agronomia.
Realmente, o Joe Gardner fez um jogo muito bom, no meio de um jogo muito fraco dos restantes, e fê-lo com uma correcção louvável.
Concordo que rugby é um desporto de cavalheiros, concordo que quando jogamos contra as bestas não devemos descer ao nível deles.
Mas também acho que se ultrapassa o rugby e entra na selvajaria, primeiro resolvemos a questão e depois jogaremos rugby.

Anónimo disse...

Ficava bem ao autor do comentário anterior assinar o mesmo!Luis Bernardo

Anónimo disse...

eu nao pude tar no jogo so me foi contado "por alto" o que se passou, por isso se alguem tiver a amabilidade de contar o que se passou imparcialmente agradecia

Anónimo disse...

vi o jogo do principio ao fim e nao vi qq problema nas bancadas..

DiogoC disse...

Eu gostava era de saber o que se passou dentro de campo. Não pude ir ao EUL mas através destes blogs já consegui ler sobre tudo o que se passou menos do jogo em si (evolução do marcador, onde é que cada equipa esteve melhor, quem jogou bem, quem jogou mal, etc). Chego à conclusão que não gostam de rugby mas sim de inttrigas e fofocas. Aqui descute-se tudo menos rugby. Estes blogs não servem para nada a não ser para meia dúzia de frustrados se sentirem importantes!

Anónimo disse...

"Que os mais novos vejam no Rugby uma verdadeira escola de vida"

a partir do momento em que transforma o jogo do campeonato nacional de sub-16 numa final da liga dos campeões, não pode dizer isto

cumps

Anónimo disse...

Com todo o respeito não acho que se tenha feito do jogo Direito-Cascais em sub-16, uma final. Antes pelo contrário...

Foi divulgado um jogo entre duas das melhores equipas do campeonato!

Quando jogava nos iniciados ficava bastante mais motivado pelo facto dos jogos terem mais publico. Acredito que muitos pensam assim.

Dou os parabens aos autores do blog por terem em consideração os campeonatos mais jovens e por falarem deles.

Sobre este post, tal como já foi dito, concordo a 100%!

Anónimo disse...

O rugby é um desporto de cavalheiros em alguns países. Em Portugal não. Quem jogou cá rugby durante anos suficientes sabe disto perfeitamente. Ser correcto não tem nada a ver com ter muito dinheiro, nomes pomposos, brasão, tradição familiar, etc. E sinceramente, ao contrário do que aqui disse o adepto/jogador do cdul, o que mais chateia não são as porradas dentro de campo (sobretudo nos séniores), que não têm lógica e devem ser sancionadas mas que já tiveram dias bem piores, na minha opinião. O que é desgraçado é a tradição que se perpetua e é assimilada pelos miúdos desde o primeiro escalão: a tradição da alarvidade total, do preconceito, das bocas, das ofensas, etc. Toda a gente sabe do que falo e isso acontece no meu clube e nos outros todos, sobretudo nos que têm mais história. O rugby não ensina ninguém a ser homem por si só. Ou os miúdos têm sorte e encontram um treinador correcto e competente, mais interessado em formar do que em ganhar a todo o custo, ou do que a integrar os putos numa tradição idiota de rivalidadezinhas, marialva, de terceiras partes à porrada, etc, ou a "elite" do rugby vai permanecer e impedir o desporto de chegar mais longe. As coisas estão a mudar, mas muito devagarinho.
Referindo-me ainda ao comentário do jogador do cdul: desculpa lá, não inclues as vossas equipas neste tipo de mentalidade arruaceira? quantas vezes assisti de perto a esse tipo de comportamento da parte de jogadores do cdul. O que é mau, é mau em todo o lado.

Anónimo disse...

Parabéns pelo último comentário, eu também incluo o meu clube em tais comportamentos, principalmente quando começamos a falar de idades entre os 15 e os 18 anos, já agora quanto ao CDUL até elementos têm que praticam, habitualmente bulling nas escolas onde andam, claro que nos outros clubes também haverá gente assim.