terça-feira, 23 de junho de 2009

Pré-convocados para o Europeu de Sevens

Manuel Costa, Veltioven Tavares e Hugo Valente são as surpresas da pré-convocatória para o Europeu de Sevens que se disputará no próximo mês em Hannover.

Apesar da idade - Manuel e Vetioven têm 19, enquanto Hugo tem 21 - estes jogadores do Belenenses marcaram presença no Campeonato Nacional de Sevens disputado em Coimbra. Se Veltioven era um suplente sempre usado na manobra e na gestão da equipa, Hugo Valente e Manuel foram titulares em todos os jogos proporcionando momentos de grande qualidade.

Sérgio Franco pode voltar a vestir a camisola da selecção.

Para além destes jogadores, nota ainda para a chamada de três elementos da Académica: Sérgio Franco, Francisco Serra e Ricardo Dias. Apesar da forte concorrência, estes internacionais de VII (Ricardo no Dubai, Sérgio Franco em Londres e Edimburgo e Francisco Serra foi chamado para o Torneio de Qualificação de Ostrava) da equipa primodivisionário têm grande qualidade e fortes hipóteses de aparecerem na convocatória final, como ficou demonstrado no torneio de Coimbra.

Sebastião da Cunha, que nesta imagem "vira" um escocês, é presença assídua na Selecção de VII.

Pré-convocatória:

  1. Sebastião da Cunha - C.F. “os Belenenses”
  2. Diogo Mateus - C.F. “os Belenenses”
  3. Pedro Silva - C.F. “os Belenenses”
  4. Diogo Miranda - C.F. “os Belenenses”
  5. Duarte Moreira - C.F. “os Belenenses”
  6. Manuel Costa - C.F. “os Belenenses”
  7. Veltioven Tavares - C.F. “os Belenenses”
  8. Hugo Valente - C.F. “os Belenenses”
  9. Pedro Leal - G.D. Direito
  10. Adérito Esteves - G.D. Direito
  11. António Aguilar - G.D. Direito
  12. Luis Portela - G.D. Direito
  13. Gonçalo Foro - CDUL
  14. Frederico Oliveira - CDUL
  15. Bernardo Silveira - CDUL
  16. Sérgio Franco - A. Académica de Coimbra
  17. Francisco Serra - A. Académica de Coimbra
  18. Ricardo Dias - A. Académica de Coimbra
Curiosamente os clubes com jogadores presentes na convocatória terminaram nos primeiros 4 lugares do Campeonato Nacional de Sevens, que se disputou em Coimbra

31 comentários:

Anónimo disse...

deixo algumas sugestões... verificando esta pré-convocatória e a do Mundial existem algumas mexidas... nomeadamente saem jogadores da Agronomia e do Técnico e entram mais jogadores de Belém e GDD... Será normal? No Benfica nenhum jogador pode estar presente na pré-convocatória? não falo de Agronomia e de Técnico pq ambos não foram ao campeonato nacional... Mas acho estranho...

Anónimo disse...

Essa malta tem treinado? Estão em plena forma?

Só para saber...sem maldade.

Anónimo disse...

o Benfica foi uma das equipas mais activas na temporada de sevens... quanto a agronomia e técnico não sei.

Anónimo disse...

Podiam levar so jogadores do belem !!!
Que tal tb levarem os sub18?
Até se torna ridiculo...

Anónimo disse...

com todo o respeito por todos os jogadores e por todos os clubes so quenm não esteve em Coimbra ou não percebe nada disto pode estranhar a não inclusão de jogadores do Benfica ou outro clube que não dos 4 primeiros do C.N.
Ja agora é de lamentar a ausencia de noticias nos media acerca do C.N.
E QUEREM DIVULGAR A MODALIDADE

H.C.

Anónimo disse...

No SLB o melhor em Sevens é o Ventosa, só que não esteve presente no Nacional de Sevens, pelo menos eu não o vi a jogar, provavelmente lesionado ou algo assim. Do Belém também seria opção o Morato mas também não esteve no nacional de Sevens, também desconheço o motivo.

Anónimo disse...

Agora percebo pq a agronomia n foi aos 7s. que vergonha esta convocatória, tomaz e netto no seu melhor....já n há vergonha..

Anónimo disse...

então o ventosa não é pré-convocado pq não vai ao campeonato, e o luis portela foi? então e a jovem promessa Vieira de Almeida? pq não foi pré-convocado?

Anónimo disse...

sim.. ridiculo...vieira de almeida deixou de ser opçao? manuel costa?? veltioven tavares?? o que provoram estes jogadores?? tenham vergonha!

Anónimo disse...

só quem não viu torneios de sevens é que pode criticar esta convocatória. todos os jogadores convocados estiveram em grande no campeonato nacional de sevens, salvo raras excepções. manuel costa é um grande jogador, tendo sido nomeado para melhor jogador do torneio de madrid. vetioven tem fisico tipico de jogador de sebens. vieira de almeida está lesionado. deixem de criticar só porque sim...

Anónimo disse...

É o criticar por criticar. Veltioven pode estar, daqui por um/dois anos, muito próximo do nível do Sebastião da Cunha. Tem 1.92, grande mobilidade e velocidade, é placador e tem todas as características de Sevens.

Manuel Costa só tem um problema: falta de agressividade na defesa. Se trabalhar bem, e o miúdo farta-se de treinar, vai ser um jogador de Sevens bastante forte em um a dois anos.

VA está cheio de pubalgia. Não foi a Coimbra por esse motivo, tal como o Henrique Morato, que está lesionado, mas que poderia ter sido uma surpresa.

Anónimo disse...

Clubismos parvos. Aqui estão grandes apostas, grandes promessas. Não há um único jogador da convocatória, dos inexperientes, que não mereça uma oportunidade. Os outros são incontestáveis. E desses sim, 3 são do Belenenses, 3 do Direito e 1 do Cdul. O que querem fazer? São melhores que os outros, ou acham que o Tomaz e Netto perdiam a oportunidade de contar com grandes jogadores só para chatear a Agronomia ou o Benfica? Olhem para a selecção de XV, onde o Juan é um dos mais utilizados, ou a vontade que o seleccionador tem demonstrado em naturalizar o Joe. Já para não falar do Kadosh que tem tido oportunidades, do Aguiar,etc. O Vasco Gaspar já foi chamado também, o Mira foi aos últimos torneios de VII e é internacional de XV também. O resto são estrangeiros, fora um ou outro. O que é que querem mais?

Anónimo disse...

A convocatoria esta muito bem feita ora do Benfica? Só mesmo o Grenho e este já mostrou indisponibilidade para a selecção por motivos profissionais, os outros ainda são "mesmo" muito fraquinhos. Técnico também não tem tido habitualmente jogadores convocados. Sergio Franco segundo o que consta também não esta disponivel, mas não sei os motivos.
Agronomia, só mesmo o Mira

Parabéns aos convocados.

Anónimo disse...

JUAN titular e dos mais utilizados na selecção??
lolol é para rir, o sr. tomaz até o palha já pos a titular em vez do juan, o coitado anda a passear-se no banco enquanto andam a meter os seus meninos, quando na selecção precisamos é de homens, aliás viu-se e bem na roménia, se n fosse a entrada de HOMENS como o JUAN e JULIAN BARDY, nunca teriamos ganho essse jogo, alias vejam a entrevista do macaco no blog bo bryan freitas.
Lá estão vcs a falar po falar, ao menos falem do que sabem!!
Adepto atento

Anónimo disse...

Agrónomo do comentário anterior: diz lá, para além do juan severino, dos que podem jogar, que jogador da agronomia tinha lugar no XV da Selecção de caras?

Anónimo disse...

Estamos a ver que tu "adepto atento" percebem bem de homens.

A equipa técnica nacional escolhe que bem lhe apetece. se fossem outros no lugar deles também tinham escolhas que iriam ser questionadas.
com este lote de jogadores (sempre na maioria do CFB e GDD)já fomos quantas vezes campeões 7's da fira???

quem é que vocês que questionam sempre as escolhas, selecionavam da Agro, técnico e slb, com a certeza que estão disponíveis. E tiravam quem?

Isto claro se o cabé nao lhe der um fanico cerebral depois do almoço e proibir todos de irem a selecção.

Ganhem Juízo

Anónimo disse...

caro amigo, tu como toda a gente, sabemos perfeitamente, que ganhamos o europeu de 7's pq equipas como França, Irlanda e Gales, levam sempre as 4as e 5as escolhas, equipas de desencolvimento... se reparares este ano nem Gales nem Irlanda vão á final... Os torneios Fira são usados para dar experiência e ritmo aos jogadores! Contudo, se tratasse de apuramento para o mundial seria outra coisa, o que não é o caso este ano... Portanto, na minha opinião, em anos de não apuramento para o Mundial de 7's deveriam ir jogadores de benfica, técnico, agronomia, belém, GDD, CDUP e restantes clubes, para lhes dar experiência e rotinas... Agora achas normal estar sempre a expremer os mesmos? somos hexa campeões, é isso q nos vai trazer beneficios? julgo q não... Mas se colocarmos lá outros jogadores a ganhar calo, se calhar daqui a uns anos temos mais Mateus, Bananas, Cunhas...
O q lá fazem jogadores q acho q ganharam os titulos todos como, Aguilar, D Mateus? estes deviam jogar os IRB ou FIRA em ano de qualificação para o Mundial...

Cumprimentos

Anónimo disse...

Concordo que se devia rodar jogadores... e é isso que se vai fazer (se não me engano. Agora a verdade é que muitas vezes são feitas convocatorias para a selecção e existem muitos que não podem ir (devido a lesões, exames, ou pura e simplesmente têm outras tarefas ou objectivos).

Sei que por exemplo jogadores da Agronomia já foram convocados e não quiseram ir (ou foram persuadidos a não ir).

Sei também que o treinador convoca aqueles em quem tem mais confiança, que conhece melhor, que vê mais vezes no CNT (p.e.).

Agora dizer que não se convocam certos jogadores por birra - Isso é ridiculo.

Depois e para finalizar: Nós, infelizmente, ainda não estamos no mesmo patamar que Gales, França, Itália, etc... logo não temos as mesmas regalias que esses países...

João Costa

Anónimo disse...

Normal se os que estão no cnt sao os do belem e gdd, é normal que os conheça melhor!!
, há miudos como os do benfica (mestre, ventosa e uriel) que teem grande potencial de 7s e não são cahmados, ao contrario dos meninos do belem que vao constantemente e sem provas dadas, estes do slb ao menos jogaram toda a época na equipa sénior!
É só um exemplo do lobby que existe, dei estes exemplos para n me chamarem faccioso, pq sou de agronomia e fico indignado com estes lobby premiscuo que existe na NOSSA FPR!!!

adepto atento

Anónimo disse...

Ventosa e Mestre estão no CNT, e no caso do Ventosa é dos mais assiduos, pelo menos é o que vem sempre no Boletim do CNT publicado nas páginas da FPR, agora o que se passou para não ir ao CN Sevens não sei.

Anónimo disse...

so vi o mestre a jogar no CN Sevens e devo dizer que não foi dos melhores.

Acredito que deve ser grande jogador, até por ter ido ao Europeu de sub-21, mas no CN Sevens o Manel Costa e o Veltioven estiveram melhor que ele.

O ventosa está lesionado.

Anónimo disse...

Convoquem o Nuno Durao com jeito o gajo ainda arranja a Selecção Linha....

Anónimo disse...

Na agronomia digam-me sinceramente quem poderia estar nesta convocatória que neste momento esta disponível e em forma a 100%, Mira, Vasco Gaspar (ah esqueci-me nos 7's é preciso placar, e respeitar os sistemas tácticos). Eu acho é que deveriam ir ainda mais do belem e do gdd. São clubes que têm escolas de bom rugby e quando os jogadores chegam e vingam nos seniores são normalmente bons tecnicamente e tacticamente. não se esqueçam que no belem falta salvador, mirra, David e no direito portela sr, salema, etc. Que deviam separar as aguas deviam. jogadores para XV, jogadores para VII IRB e jogadores para VII FIRA. Temos jogadores para isso tudo NÃO.
Mas já que se sentem tão injustiçados digam lá que convocatória faziam

Anónimo disse...

so falam dos clubes d lisboa?
Eu efectivamente acho q existe mt jovens jogadores q poderia fzer bem melhor do q os miudos q foram convocados. Nao estou a dizer q sao maus jogadores mas existe seguramente jogadores melhores e com mt margem d crescimento se devidamente apoiados. infelizmente é smp a velha discussão pois ninguem quer saber do sul e norte de portugal. Isso n interessa! Os d coimbra vao por acaso senao era lisboa e o rsto era paisagem ...

Nao assistam so aos jogos da honra q s disputam em Lisboa! Existe mts jogadores (msm em divisões inferiores) bem melhores e aguardando por uma oportunidade.
Era hora d uma reflexão sobre isto pois salazarismo ja foi a mt tempo !
Estou a ser dramático mas efectivamente é uma forma de tentar ver q n interessa se vao mts d uma ou outra equipa, simplesmente devemos procurar e explorar todos os recursos q temos (q n sao mts)!!!

Anónimo disse...

Caros, duas notas:

a) Os que Coimbra não vão por acaso. Vão porque são bons.

b) Pode-se assistir aos jogos da Honra que quiseres. Esta convocatória é para 7's e não para XV. Percebes a diferença?

Já cansa o discurso do coitadinho da malta do Porto... Uma zona metropolitana de quase 1.000.000 de habitantes, clube único na 2ª cidade do país, e não conseguem fazer crescer o clube...

Anónimo disse...

mestre, ventosa e uriel tem sido regularmente chamados só não o foram agora e não vejo porque tanto drama. estão ainda muito longe do nivel dos outros convocados

Jorge Vareta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Vareta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

eu nao sou do porto mas do sul do pais, no entanto ao contrario do q dizes é atraves dos jogos d XV q encontras eventuais jogadores para os sevens uma vez q n é por um torneio onde participam meia duzia d equipas que se vai ver quem tem ou nao capacidade para ir a selecção

Anónimo disse...

actualmente o distrito do Porto ja apresenta varias equipas:
- CDUP
- Escola Rugby Porto
- Lousada
- Marco Canaveses

Como tal o Porto tem mais do que uma equipa, embora a maioria ainda esteja em crescimento!
Só uma pequena correcção a + um comentário em tudo errado.

Anónimo disse...

metam me a mim..ja q poem gajos q mal sabem correr.por isso eq isto esta como esta. carlos plainas po comando.
fã do rugby