 |
Adérito Esteves frente às Fiji no jogo inaugural do torneio. |
A participação portuguesa no primeiro dia de rugby do Dubai foi uma das que mereceu maior destaque da imprensa mundial. Para a história ficou a vitória sobre a Inglaterra, uma das candidatas ao título do circuito.
O torneio começou logos com o jogo entre as ilhas Fiji e Portugal. Com uma vitória para a equipa do pacífico, aos Lobos restava olhar para a frente a ganhar às selecções europeias: Inglaterra e França. E não é que foi mesmo?
Com uma grande exibição daquele que é o melhor marcador do primeiro dia de sevens no Dubai, o ponta do CDUL, Frederico Oliveira, os Lobos conseguiram superiorizar-se ao conjunto inglês e alcançar aquela que foi a primeira vitória de sempre frente a Inglaterra. Com esta vitória Portugal pode-se orgulhar de já ter ganho a todas as selecções do Reino Unido.
 |
Frederico Oliveira, com cinco ensaios em 3 jogos, é o melhor marcador do torneio. |
Moralizados com a vitória e uma possibilidade de marcar presença entre as 8 melhores selecções do torneio na Taça principal (Taça CUP), os Lobos foram para cima dos Franceses no último jogo do dia. Com um Frederico Oliveira, mais uma vez, endiabrado tanto na defesa como na ataque (pode ser o próximo lobo a partir para terras gaulesas), a vitória acabou por sorris para os portugueses.
 |
Classificação final do Grupo D. |
Apesar desta vitória a Taça CUP não estava garantida. Faltava-se jogar o Inglaterra - Fiji para saber quais a equipas a ficar em 1º e 2º lugar. Um empate ou uma derrota da Inglaterra era o suficiente, pois no confronto directo levava-se vantagem, fruto da vitória portuguesa, mas a sorte não estava do lado português. A Inglaterra com um jogo muito táctico e forte levou a melhor sobre as ilhas do pacífico e conseguiu assim os 3 pontos acabando a fase de grupos empatada com Portugal e Fiji.
Com este resultado e os muitos pontos sofridos diante das ilhas Fiji os lobos ficaram com a pior diferença de pontos (-10) e assim perderam para as ilhas Fiji (49) e Inglaterra (15) a possibilidade de figurar entre as 8 melhores do Torneio.
 |
A merecida festa depois da vitória frente à Inglaterra. |
Apesar de tudo, conquistaram-se 7 pontos, o que para muitas selecções é o suficiente para passar à Taça Cup. Para Portugal não foi, mas mais uma vez provou-se que se está no bom caminho e os Lobos mereciam estar na Taça CUP. Mas agora há que olhar em frente e trazer a Taça Bowl para Lisboa. Para tal teremos que vencer a Rússia na partida referente aos 1/4 de final.