segunda-feira, 8 de março de 2010

I Divisão até à última


Está ao rubro a luta pelos 4 primeiros lugares na I Divisão. CRAV, Lousã, Cascais, Évora e Setúbal estão separados por 10 pontos a duas jornadas do fim.


Se CRAV e Lousã parecem já ter reservado os seus lugares na fase final da subida, Cascais Évora e Setúbal lutam pelo terceiro e quarto lugar. Apenas 5 pontos separam o Cascais (3º lugar) do Setúbal (5º lugar) e nas jornadas que se seguem o Setúbal vai jogar contra o Évora (fora) e Cascais (casa). Já o Dramático encontrará no outro jogo o Cascais Linha em mais um deby entre os dois. O Évora, para além do Setúbal, receberá a UTAD.

Jogos complicados e dos três aquele que parece ter o calendário mais acessível é o clube do interior alentejano. O Évora vai jogar com o último classificado da divisão e recebe o Setúbal. Muito estará em jogo neste desafio.

Em Setúbal mora uma armada Argentina de grande nível. Todos os anos o clube do Sado vira-se para o continente sul-americano e vai buscar jogadores de grande nível, referenciando alguns: Marcus Zavaleta (centro), Augustin Zavaleta (abertura), Andres Odstrcill (médio), EmilianoFlorentin (asa) são apenas alguns dos jogadores de grande qualidade que por esse clube passaram. Este ano o clube de Setúbal começou mal e as coisas ainda podem descarrilar. Com 5 pontos de diferença do Cascais o Vitória vê-se obrigado a ganhar os dois jogos que lhe faltam. só assim poderá ambicionar a fase final e certamente uma subida de Divisão.

O clube de Cascais encontrou os bons resultados neste ano. Conrad Stickling, Phillip Kellerman e ainda muitos outros jogadores como Louis Ackerman (pilar), trouxeram outro dinamismo à equipa da Guia que entrou neste campeonato como o principal candidato ao título. A arma desta equipa acaba por ser o pack avançado. Forte, disciplinado e bastante experiente este grupo de 8 jogadores têm ganho muitos jogos. Mas nem só de experiência é feito o pack. Juvelino Tavares, Francisco Sousa e Sebastião Van Zeller são os mais novos na equipa e foram recentemente chamados para os trabalhos da selecção sub-21.

No alentejo mora uma equipa histórica em Portugal. O CR Évora está este ano num período de altos e baixos. Tanto fazem uma grande exibição, como em Arcos vencendo o clube da terra por 8 a 3, como deitam tudo a perder. A evolução do clube depende de muitos jogadores que por força maior vêm para Lisboa, estudar ou trabalhar. Contudo a formação está a dar fruto e recentemente apareceu um jogador ainda sub-20 a dar que falar naquele clube. O mesmo jogador jogou pelos seniores e já marcou vários ensaios.


Duas jornadas que se seguiram às duras etapas da Taça de Portugal e muito poderá estar em jogo, principalmente numa altura onde o modelo competitivo do próximo ano poderá sofrer alterações. 

Quem acompanhará o CRAV e a Lousã na fase final? 

106 comentários:

Anónimo disse...

A este 5 clubes juntava Benfica, Técnico e CDUP e aí sim teríamos um campeonato competitivo, giro e equilibrado.
Mas não, a nova FPR prefere que estes continuem a levar setentas.

Anónimo disse...

CARREGA VITÓRRRIA!!!

Anónimo disse...

Partindo dos seguintes pressupostos:

CRE ganha à UTAD com ponto bónus (fica com 44 pontos)

Cascais vence o Linha com ponto bónus (ou seja mesmo perdendo com o Setúbal pode chegar aos 46 pontos)

Perante isto, o Setúbal teria de ganhar ao CRE ou ao Cascais com ponto Bónus para se poder qualificar em quarto.


Ninguém no seu melhor juízo dá como certo que o Setúbal ganhe a ambas as equipas com ponto bónus.

E mais, mesmo ganhando com ponto bónus, quer o CRE, quer o Cascais podem fazer pontos bónus defensivo nos jogos contra o Vitória de Setúbal.

Apesar da armada argentina, não creio que o Setúbal tenha equipa para alcançar esse feito.

Além disso, o CRE e o Cascais merecem muito mais do que o Setúbal estar no top 4 da I divisão. São muito mais equipas, no seu todo, e estão muito mais niveladas em termos de qualidade.

Anónimo disse...

Não fala por duas razões:

1. Porque o artigo é dedicado aos clubes que estão na luta, e que são os três de baixo: Cascais, Évora e Setúbal. Se não sabes interpretar o sentido do artigo, então tá calado.

2. Porque não há muito a dizer sobre o Rugby dos clubes que referes. Jogam num estilo antiquado, feio, fechado, cromagnon.

Anónimo disse...

Engraçado...

"antiquado, feio, fechado, cromagnon", mas tem chegado para vencer as tais equipas sulistas dos milhares de euros gastos em contratações.

Tem piada, não tem?!!

Anónimo disse...

Sempre que assunto é a 1 Divisão este espaço torna-se uma barbaridade e os comentários ordinários.

Caro bloguer, não escrevas mais sobre estes clubes, ou se o fizeres fecha a caixa de coments.

Anónimo disse...

Oh queixinhas, onde é que estás a ver aqui comentários ordinários??

Anónimo disse...

Se conseguissem finalmente por a liga ibérica a funcionar com as nossas 4 melhores equipas lá, e um campeonato nacional com benfica, académica,cdup, técnico mais 4 ou 6 equipas da 1ªdivisão, com o campeão a fazer um play-off ou mesmo apurar-se directamente para a liga ibérica em troca com a pior equipa portuguesa nessa competição, isso é que era!
Mas claro é só mais uma opinião, mas gostava de ver!

Anónimo disse...

E porque não um post relativo á segunda divisão e às equipas que estão a lutar pela subida?
Certamente daria mais visibilidade ao trabalho das equipas mais pequenas. Fica aqui a ideia

Anónimo disse...

Penso que na classificação a Lousã tem apenas 42 pontos (6 pontos bónus, de acordo com o site da FPR).

Anónimo disse...

Realmente a Lousã tem apenas 42pontos, mas... se o jogo contra o setubal deste fim de semana for considerado como uma derrota.

Como se sabe o Setubal venceu na Lousã, com vários jogadores não inscritos, mesmo sabendo antecipadamente disso. Vamos ver qual o castigo da FPR que poderá passar pela falta de comparência e consequente desclassificação e despromoção dos Sadinos.

Assim a classificação pode ser outra, levando a que a Lousã passe para primeiro e a UTAD, pelo segundo ano consecutivo, alcance a manutenção por desclassificação de uma equipa....

Vamos aguardar para ver a decisão da FPR, que agora tem sido celere a decidir castigos.

Anónimo disse...

A Federação tem aqui um caso que pode servir de exemplo para dissuadir futuros prevaricadores. Se deixar passar esta ilegalidade em branco não terá moral nem legitimidade para sancionar futuros casos deste tipo.

Esperemos para ver se a FPR tem coragem ou se os lobbies continuam a funcionar tal como na direcção anterior.

Anónimo disse...

Ao comentário das 6:21:00:

Peço desculpa se é má interpretação, mas o seu comentário parece-me depreciativo para a equipa da UTAD. Pela interpretação que lhe dou, parece que a UTAD foi beneficiada de alguma forma.

- Caso não se lembre, na época passada a UTAD estava em 7º lugar, à frente do Vilamoura. Tinha perdido em Vilamoura e ganho em Vila Real com ponto bónus.

- A UTAD disputou a fase final contra a Agrária, contra a qual perdeu o jogo e ficando dependente do resultado do RC Lousã - Vilamoura para saber qual o seu adversário para o jogo da despromoção.

- No jogo supra citado, o Vilamoura não apareceu, registando falta de comparência.

É verdade que a UTAD manteve-se graças à falta de comparência do Vilamoura no entanto, cumpriu o seu compromisso de jogar mesmo a levar cabazadas.

Peço desculpa se é má interpretação, mas o seu comentário parece-me depreciativo para a equipa da UTAD. Pela interpretação que lhe dou, parece que a UTAD foi beneficiada de alguma forma.

Anónimo disse...

Eu por mim so espero que uma equipe que se rege por principios de mentira, falsidades e tudo o que encontra ao seu dispor para passar por cima de outras equipes nao vá a final four! cascais e evora, voces têm agora a hipotese de nao permitir que essa equipa va aos play offs por isso deixem tudo em campo, mas tudo para ganhar a esses senhores que nao merecem estar na divisao em que estao, tendo em conta esta modalidade nobre que é o rugby, quanto mais aspirarem subir ao escalao maximo do rugby português!

Anónimo disse...

Este é o momento das equipas alentejanas mostrarem o que valem! Não têm orçamentos milionários, mas têm uma noção do que é jogar rugby em equipa, noção essa que não está ao alcance de algumas equipas que por aí andamm, que se valem de estrelas nacionais e internacionais para conseguirem os seus objectivos! Para a frente é que é caminho!

Anónimo disse...

Todos os amantes desta modalidade maravilhosa que é o rugby esperam que o setubal não avance.

Ou melhor que avance..mas para o fim dessa secção

Anónimo disse...

Esse jogador do evora que está a dar que falar nasceu em 1992 logo é segundo ano de sub18!
Tem futuro!

Anónimo disse...

Quando ninguem acreditava que o setubal pudesse ir á final four, ninguem falava no Setubal, agora que a equipa está a subir de forma e a partir a loiça toda em campo tá tudo em pânico.

Deixem de tentar ganhar na secretaria o que não conseguiram em campo, o delegado da FPR estava presente e sabem o que se passou, pk é que meia duzia de chicos espertos estão a vir para aqui inflamar as opiniões contra o Setubal?

O que é mais nojento é que alguns desses comentadores anónimos já vestiram a camisola do Setubal, má hora em que isso aconteceu...

Anónimo disse...

Esse delegado de que falam é o gajo a quem vocês pagam para fechar os olhos âs vossas trafulhices???

Anónimo disse...

Esse delegado de que falam é o gajo a quem vocês pagam para fechar os olhos âs vossas trafulhices???

Marco Silva AAUTAD disse...

Boas

Em primeiro lugar, devo dizer que a equipa da AAUTAD pode não praticar um rugby muito evoluido, mas é algo que não podemos combater.
Primeiro porque não temos muita gente a treinar e depois, como é do conhecimento geral, a maioria dos atletas são estudantes universitários e estes, após o términus do curso, vão de novo para a sua terra natal. Raros são os casos em que se formaram aqui jogadores e estes se mantiveram por cá.
Em segundo lugar, fazemos o que pudemos, não se fazem omeletes sem partir ovos, e sem jogadores não há equipa, e pagamos muito cara a factura de estarmos longe do núcleo central do rugby português..
Não obstante do atrás referido, é-nos dificil manter esta equipa,sim é, mas representamos-a com muito fervor e devoção ao desporto.
Somos, e parece-me que vamos continuar a ser durante uns largos anos, a única equipa de rugby em Trás os Montes e Alto Douro e isso orgulha-nos..
Se descer-mos de Divisão, não foi de certeza por faltas de comparência, por falta de disputa ou até por não querermos perder jogos.. Fomos a Setúbal com onze jogadores e a Cascais com doze.. acho que isto, por si só, demonstra a vontade férrea de jogar e a de enaltecer o rugby como formação pessoal. Nós por estas bandas não sabemos o que é desistir, não sabemos o que significam as palavras baixar os braços e, como em cada jogo se joga para ganhar, independentemente do adversário, não sabemos o que é perder dentro do campo, ganhamos sempre conhecimento, experiência e cada vez mais vontade para jogar e melhorar.
Como toda a gente sabe, atravessámos há pouco um periodo dificil, porque o treinador deixou esta equipa, por razões pessoais e tivemos que escolher, ou melhor, avançar com uma nova equipa técnica.
Contudo, pelos motivos acima descritos, respeitem esta modesta equipa que muito sofre para poder praticar com humildade este nosso desporto.
Pela secção de rugby da AAUATD,
Marco Silva, treinador da equipa sénior.

Anónimo disse...

Não discutAM tanto. O Lousã venceu o jogo por falta de comparência do Setubal. Não. se esqueçam que utilizou jogadores que não estavam isncritos à data do jogo que foi adiado. Por ter utilizado esses jogadores, perde por falta de comparência e paga uma multa de 250 a 500 euros. Resta saber se a multa é por jogador utlizado indevidamente ou por todos os jogadores que utilizou indevidamente.
Mas há outra questão. à data do 1º jogo o setubal só tinha 14 jogadores regularmente inscritos. E aqui é que a Federação vai ter um osso duro de roer. A equipa não podia sequer fazer o jogo que fez esta semana na Lousã porque não tinha o número minimo de atletas (15) para poder participar no campeonato. Nesse caso deve ser desclassificada e descer de divisão. Tal como o Vilamoura na última época. Quanto ao jogo na Lousã, vitória dos lousanenses com 5 pontos. Aliás era o que teria feito naquele dia 10 de Outubro se o Setubal tivesse vindo às Lousã com os 14 atletas que estavam inscritos. Penso que ninguém tem duvidas disso. finalmente dizer que o setubal com a equipa actual merece sem duvida estar nos 4 primeiros. MAS HÁ REGULAMENTOS PARA CUMPRIR.

Anónimo disse...

Ora bem.

Anónimo disse...

És bom advogado em causa própria, artista do "se o Setubal tivesse vindo às Lousã"... Tivessem vocês jogado o suficiente para ganharem e até darem o tal cabaz que por aqui anunciaram, e por aqui o vosso folclore, não para alvitrar o fim do rugby Sadino, mas sim para usarem e abusarem das vossas glórias. "Pena" terem sido inferiores ao Vitória...

Rei do Choco disse...

Vão-se F**** todos.
É só falar mal de uma equipa que trabalha muito para estar onde está, com a qualidade que certamente toda a gente reconhece...
O Vitória, indo à final ou melhor, conseguindo ir à final four é para ganhar tudo!!! E vão concerteza dar tudo por tudo!
Em Setúbal reside uma equipa coerente e de rugby moderno... muito á frente de muitas outras da primeira divisão.
Tomem e embrulhem que é peixe fresco!

Anónimo disse...

VITORIA PARA A RUA A LUTA CONTINUA! Ahah

Anónimo disse...

Então mas se o Setubal não tinha os 15 inscritos necessários no inicio da época, pk é ke não foram já desclassificados?

Anónimo disse...

CARREGA VITÓRRRIA!!!

Anónimo disse...

Menos conversa e mais trabalho, pá!

Anónimo disse...

Là està a mà educação daquela gente a vir ao de cima outra vez. São esses os valores e comportamentos que ensinam aos vossos jovens? È por isso que no final das èpocas sai sempre um ou dois. Aí não se aprende naqda de bom mesmo. Sò vigarices e coisas do género.

Anónimo disse...

lol lol

Anónimo disse...

não há justiça

Anónimo disse...

Barraca, Pato CABEÇUDO, vá, desanda! Mas cuidado com a cabeçorra, paspalho...

Anónimo disse...

é melhor esquecer porque vai ficar tudo igual!!!!!!

Anónimo disse...

Infelizmente aconteceu o que aconteceu, no jogo do Vitória com a Lousã.
Mas verdade tem que ser dita, que o Setubal, embora com os Argentinos que fazem toda a diferenca, é uma equipa que trabalha muito.
Lembrem-se que esta equipe tem apenas, se não me engano, 4 anos. Era bom que mais clubes em Portugal podessem crescer como este clube cresceu em tão pouco tempo.
Parabéns ao Setubal pelo sucesso que têm tido, mas realmente têm que ser julgados pelo que fizeram.
Agora resta esperar pelo que irá a FPR fazer.
Vamos também esperar pelo que irá o Cascais e o Évora fazer no jogo que ainda vão fazer com o Setubal.

Anónimo disse...

"com a qualidade que certamente toda a gente reconhece..."

ahahaha. è sò rir com estes chocos cabeçudos

mandem os argentinos de fèrias e vao ver a qulidade que vcs tem.

Anónimo disse...

Joguem bem ou não assim nunca vão ser respeitados. Mas também para que podem fazer o que querem pois nunca vão sofrer as concequencias.

Anónimo disse...

Vamos lá ver uma coisa... A vossa embirração - legítima ou não - é para com o Vitória, os jogadores do Vitória ou o treinador João Terlim - que até é lampião - ?

Anónimo disse...

a embirraçao é contra AS TRAFULHICES do vitoria! nao queremos uma equipa trafulha a disputar uma subida só isso!! e eu nem sou de nehuma equipa dessa divisao!! sao melhores que alguma equipas da primeira? Têm agora a taça bowl pa prova-lo entao.
Um bem haja

Anónimo disse...

Certo, de "trafulhices" ninguém gosta... Quem são os responsáveis pelas "trafulhices"? Todos os jogadores do Vitória, os jogadores portugueses, os argentinos, o treinador ou qualquer outra(s) pessoa(s)?

Anónimo disse...

Se esta situação do Setúbal não for devidamente punida pela FPR, então irá abrir-se um precedente muito perigoso...
A malta chama o Dan Carter e o Richie McCaw para jogar a final e paga-se 500 euros de multa por não estarem inscritos...
Isto não faz sentido

Anónimo disse...

Ou muito me engano ou a esta hora já houve movimentações nos lobbies da FPR para que estes actos vígaros do Setúbal passem impunes.

Estamos todos a aguardar para saber se realmente as coisas mudaram com a nova direcção ou se era só conversa do Cabé.

Enquanto não se começar a punir estratégias destas escusam de se preocupar com outros aspectos para melhorar o nosso rugby.

Ainda para mais equipas reicidentes como é o caso. É o autocarro que avaria, é um único atestado que serve para 15 jogadores, é jogar com jogadores não inscritos.

Mas que palhaçada é esta?

E depois ainda vêm para aqui alguns (supostamente adeptos ou jogadores do Setúbal) falar em sacrifício, em traballho, em rugby moderno??

Mas vocês querem enganar quem? Continuem é a enganar-se a vocês, pensando que são uma grande equipa quando dependem exclusivamente dos profissionais que aí jogam.

Anónimo disse...

Na realidade para subir de divisão ou não descer nos "play-off" basta contratar um Dan Carter e tê-lo de reserva para esses 2 jogos. Acontece que há regras e uma delas é que eles estejam inscritos antes de 30 de Novembro.
O que acontece é que o Setubal não tinha os Argentinos inscritos à data do jogo da 1ª jornada na Lousã. O nº 2 do Artº 22 do R.G.C. diz que só podem participar nos jogos adiados os jogadores inscritos na data do jogo adiado. PONTO FINAL. Mas há mais que se algum clube reclamar pode atirar o Setubal para a 2ª divisão. A esperteza tem limites.

Anónimo disse...

Se alguém tem de reclamar, para já, é o RC Lousã.

Para bem da verdade desportiva esperamos que já o tenham feito.

Anónimo disse...

Serei demorado e chato, mas aqui fica, por conta das embirrações que aqui vêm sendo expressas...

O Vitória, instituição centenária, apesar de todas as dificuldades que diariamente vai enfrentando para garantir a sua sobrevivência, continua a ser o único clube a sul do Tejo a manter dimensão e expressão nacionais. A existência de uma secção de rugby num clube com efectiva dimensão dimensão regional e expressão nacional, que vive e respira futebol, deverá constituir motivo de reconhecimento, face às dificuldades que o rugby encontra num país que vive para o futebol. Não havendo, regra geral, espaço para o crescimento e afirmação de clubes exclusivamente de rugby, daria um outro impulso à modalidade a aposta na existência de secções de rugby nos clubes "de futebol", com efectivo investimento na competição e formação. Pese embora o carinho que a presidente da autarquia setubalense possa nutrir pelo rugby sadino, é bom de ver que a autarquia não constitui o motor da subsistência financeira do rugby sadino, porquanto tem sentido dificuldades em garantir a sua própria sustentabilidade financeira. Aqueles que o conseguem para os seus clubes, porque os há no rugby nacional, fazem muito bem, porque nem só de futebol financiado pelo estado pode viver este país. Por vezes parece criar-se alguma confusão entre futebol, política e bairrismo, quando tudo isto é "apenas" rugby.

Anónimo disse...

Espera lá, portanto futebol/rugby/política/rugby/futebol/política

Humm, está explicada a propensão para a trafulhice no Setúbal.

Anónimo disse...

"quando tudo isto é "apenas" rugby"

O campeonato é regido por determinadas regras e quem não as cumpre deve acatar "apenas" as penalizações correspondentes ou então não participa.

Anónimo disse...

Continuando...

Os jogadores argentinos do Vitória, "acusados" de serem a equipa do Vitória, salvo honrosas excepções, vêm sendo alvo de comentários, não para qualquer tipo de elogio ou crítica com fundamento técnico, mas sim, como arma de arremesso frente ao rugby sadino, ora ignorando, ora arrasando os restantes jogadores, todos eles portugueses, muitos deles jovens vindos da formação e alguns deles internacionais. Á semelhança dos argentinos do Vitória, a existência de jogadores estrangeiros nos plantéis séniores é uma constante no panorama do rugby nacional. Todos os jogadores estrangeiros com qualidade, estarão a contribuir para a evolução da modalidade, para a evolução de cada atleta que com estes trabalhe, em particular os mais jovens, sendo até que frequentemente, estes estrangeiros colaboram na formação. Sendo jogadores de qualidade, não estarão a ocupar o espaço de atletas nacionais que não estão ao seu nível, e que podem até muito evoluir com estes. Se os atletas estrangeiros da generalidade das restantes equipas não são vistos como "a equipa" e merecem até elogios, porque motivo serão os argentinos do Vitória frequentemente encarados com tamanho desdém?

Anónimo disse...

Ainda...

Lendo os muitos comentários que o rugby sadino tem merecido, das duas uma: ou não tem jogadores portugueses ou estes são uma corja!
Que o Vitória tem jogadores portugueses, penso que todos saberão, na pior das hipóteses, aqueles que se debruçaram na listagem de jogadores inscritos terão confirmado que há portugueses no Vitória. Quanto ao estatuto moral destes jogadores, até por não serem atletas profissionais, deverão estes estar num patamar idêntico ao da generalidade dos restantes jogadores portugueses que formam os plantéis das equipas nacionais. A saber: serão cidadãos comuns, trabalhadores, desempregados, estudantes ou trabalhadores-estudantes, filhos, pais, maridos, namorados ou qualquer outra coisa, alguns mais jovens, outros não tanto, mas no fundo todos eles jogam rugby por prazer, gosto, gozo ou como entendam chamar-lhe. Ok, talvez alguns joguem para impressionar o sexo oposto... A propósito dos jovens jogadores portugueses do Vitória, será justo menosprezar, desvalorizar ou "simplesmente" ignorar jogadores como o Rodrigo Verdes, o Fernando Almeida, o João Peres ou o Nuno Campos? Todos jovens internacionais, todos formados no Vitória...

Anónimo disse...

Mais...

O treinador do Vitória, João Terlim, poderá até ter acumulado antipatias enquanto jogador, poderá ter feito muitos inimigos enquanto treinador, particularmente nos jogadores que saíram e aqui vêm agora dizer de tudo um pouco relativamente ao rugby sadino, poderá não agradar a muitos, sempre fazendo nos comentários, mas este treinador, também ele um cidadão comum que não vive do rugby, tem contribuído para o rugby do Vitória, ele que é até benfiquista, como para o panorama global do rugby nacional, seja pela utilização de jovens com futuro ou pela geralmente acertada escolha de argentinos com muita qualidade. Será a sua passagem pelo rugby feminino dos encarnados o motivo de tanto rancor demonstrado em certos comentários?

Anónimo disse...

A terminar...

Há ex-atletas do Vitória que, ao invés do Marco Silva, entendem por um qualquer motivo passar alguma da sua vida neste espaço a destilar ódio face ao Vitória, não se apercebendo que vão dizendo as maiores barbaridades dos seus antigos companheiros, gente que no campo sempre foram como eles.

Esta última situação concreta, jogo na Lousã, não deve servir de cavalo de batalha para desvalorizar, denegrir, ignorar ou insultar o rugby do Vitória, os seus jogadores, portugueses ou argentinos. Cada coisa no seu lugar, o que é justo, justo é...

De ideias alinhavadas, por aqui me fico.

Anónimo disse...

Caro amigo, não tente mandar areia para os olhos da malta.
O que está aqui em causa não são os jogadores argentinos do Setúbal, pois são de inegável qualidade. Certamente, muitos outros clubes gostariam de os ter.
A questão em discussão são as repetidas trafulhices que esse clube faz.
Ou você também é dos que aceita que um atestado médico sirva para 15 jogadores?? Se fosse da equipa adversária e se deparasse com um documento assim você aceitava-o sem pôr em causa a veracidade do memso? As histórias das avarias do autocarro, também as engolia?? Os argentinos só foram para aqui chamados porque são eles que estão em causa enquanto jogadores não inscritos e que jogaram. Só isso, mais nada. De resto são excelentes jogadores.

Agora se me permite uma opinião pessoal (e que pelo que me venho apercebendo reúne um consenso alargado no meio do Rugby nacional), não tenho dúvidas que sem os 5 (?) jogadores argentinos, a equipa do Setúbal lutaria para não descer na primeira divisão.

Por muito que custe aos adeptos ou jogadores do vosso clube, a vossa equipa depende dos argentinos. E isso não vos reserva um bom futuro. Mas isso é um problema que é vosso, que terão ou não de resolver.
A nós, adeptos do rugby, custa-nos é ver equipas a tentar vencer sem mérito e capacidade.

Por isso nos indignamos com falcatruas, sejam elas do Setúbal, do Direito, da Agronomia, etc...

Anónimo disse...

Texto muito bom sobre a situação do rugby em Setúbal, mas foge ao essencial a falta de cumprimento de regras, aceites, na participação de um campeonato. Que deve ser punida para prevenir situações futuras e como combate às manobras "foras-de-jogo" tão habituais no nosso país.

Anónimo disse...

O comentarista que fez a anologia "futebol/rugby/política/rugby/futebol/política" não compreendeu o que leu ou eu não fui suficientemente claro... Está dito, por ser verdade, que é precisamente o contrário do que afirma. O Vitória nem para o futebol tem que chegue... Sabe como funciona qualquer modalidade amadora em qualquer clube? Sabe qual a particularidade quando falamos de clubes falidos? A CM de Setúbal tem gravíssimas dificuldades de tesouraria, mal tem para a sua subsistência, não consegue injectar capital no futebol sadino, e acha que financia o rugby? Se não sabe como funciona a relação CM Setúbal-Rugby Vitória FC, pergunte que eu respondo...

A analogia que fez é uma absoluta mentira!

Anónimo disse...

A analogia foi às trafulhices habitualmente praticadas na política e no futebol.

Anónimo disse...

Porque não afirmei seja o que fosse relativamente à questão da Lousã, volto a repetir:

"Esta última situação concreta, jogo na Lousã, não deve servir de cavalo de batalha para desvalorizar, denegrir, ignorar ou insultar o rugby do Vitória, os seus jogadores, portugueses ou argentinos. Cada coisa no seu lugar, o que é justo, justo é..."

Cumpram-se os regulamentos, doa a quem doer. Custo, isso sim, ver serem permanentemente ignorados ou desvalorizados os jogadores portugueses do Vitória, desde logo os jovens internacionais que referi!

Anónimo disse...

A sorte é que nem toda a gente é lerda por aqui. Já percebeu agora?

Anónimo disse...

Então porque entendeu "sujar" o rugby, misturando-o com manobras políticas e "futeboleiras"?

Anónimo disse...

Para que não restem dúvidas:

Cumpram-se os regulamentos, doa a quem doer!

Nunca afirmei que os regulamentos devem ser ignorados, tenho estado a abordar exclusivamente a questão ética e de respeito para com os diversos elementos que compõem o rugby sadino, por, muito honestamente, me incomodar muito do que aqui injustamente se tem dito.

Anónimo disse...

Oh meu amigo, jovens internacionais todos os clubes têm. Ninguém desvaloriza esses jovens. Mas vejo-o muito preocupado com eles mas nas tintas para os exemplos que os séniores (ou quem por eles decide) dão aos mais novos.
Isso é que o devia preocupar, porque um comportamento honesto, íntegro e leal também devia fazer parte da formação desses jovens de que fala.

Pelos vistos, a única parte com que se preocupa é a desportiva.

Anónimo disse...

"...exclusivamente a questão ética e de respeito para com os diversos elementos que compõem o rugby sadino, por, muito honestamente, me incomodar muito do que aqui injustamente se tem dito."

É precisamente isso. Chegou lá. O que se discute aqui há alguns milhares de caracteres é uma questão de ética sim, ou melhor falta dela, porque quem faz o que esse clube tem feito (e o último exemplo, o jogo na Lousã, não deixa margem para dúvidas) não sabe o significado de palavras como ética, verdade, legalidade, etc...

Anónimo disse...

"Os argentinos só foram para aqui chamados porque são eles que estão em causa enquanto jogadores não inscritos e que jogaram. Só isso, mais nada. De resto são excelentes jogadores."

É agradável ver o reconhecimento do talento dos argentinos do Vitória, bom seria assistir ao reconhecimento do talento de alguns porugueses do Vitória, e porque não, do esforço, empenho e dedicação dos restantes jogadores, à semelhança do que acontece com jogadores portugueses de outras equipas.

Os argentinos, que são seis, vêm, como é óbvio, para tornar a equipa sadina (muito) mais competitiva. Aliás, é isto mesmo que se passa em todas as equipas que têm jogadores estrangeiros. De igual modo, todas essas equipas dependem dos seus jogadores estrangeiros, todas elas seriam mais fracas, menos competitivas. Até o Belenenses sem o Hafu e a Agronomia sem o Gardener...

Também a mim, que sou adepto do rugby, me custa ver equipas a tentar vencer sem mérito e capacidade, acrescentando uma vez mais que me custa muito ver jogadores portugueses, não profissionais, serem achincalhados como aqui se fez, desde logo antes do jogo, nos "cabazes" que se anunciavam... Serão todos os portugueses do Vitória, jogadores reles e insignificantes?

Anónimo disse...

A questão é tão simples como isto.
Independentemente do que se pense da estratégia competitiva de gestão do Vitória de Setúbal, o que se passa é que os actos praticados violam os regulamentos e prejudicam objectivamente terceiros que os cumpriram. A questão foi levantada muito antes do jogo e a violação foi deliberada. Por isso, os que cumpriram as regras não podem ser prejudicados por o terem feito porque alguém pensa que é mais erperto que os outros!

Anónimo disse...

Não cheguei, porque sempre lá estive! Nunca aqui fiz a apologia da mentira e da trapaça, se alguém tem tentado associar os meus comentários a esse estilo, está a iludir, a mentir e trapacear.

Anónimo disse...

Não, a preocupação com a formação e os resultados desta não existem em todos os lados, desculpe, mas não existem! Ainda que assim fosse, custará muito não insultar e rebaixar jogadores portugueses? Já nem falo em elogiar...

Não me preocupa exclusivamente a componente desportiva, mas também me preocupa, e muito! Recuso-me a vir para aqui encarreirar no insulto, na provocação e no esgrimir de acusações.

Anónimo disse...

A incapacidade de reconhecerem qualidades a jogadores portugueses, a forma como são ignorados ou ridicularizados face aos estrangeiros, aflige-me! Quaisquer que sejam as equipas e jogadores. Mas, e porque não sou hipócrita, mais me incomoda quando tudo isso é recorrente relativamente ao Vitória, parecendo que só estes têm e (muito naturalmente) dependem de estrangeiros!

Anónimo disse...

ok. Já percebemos o seu ponto de vista. Não se canse mais porque o seu discurso aborrece a malta. O que tem escrito são verdades de la Palisse.

Porque aqui está a discutir-se uma questão que se prende objectivamente com as trafulhices do SEtúbal e v.exa. vem para aqui com teorias e ensaios sobre a situação financeira complicada do Setúbal (mas mesmo assim dá para pagar ordenados) e falar de jogadores jovens com valor (a quem ninguém tira mérito). Veio tentar desviar as atenções sobre o fundamental e que é aquilo que os adeptos querem ver resolvido, cumpram-se os regulamentos, só isso.

Anónimo disse...

Fds, mas se eles não respeitaram os regulamentos, pk não foram logo castigados? pk é ke só agora falam nisto?

Anónimo disse...

Tudo o que atrás foi dito pode servir de lição para muitos dirigentes desportivos. Não vale tentar ganhar a todo o custo, violando os regulamentos, pois com a actual internet as violações são colocadas "on-line" e quem procedeu mal sugeita-se desncesáriamente aos maiores insultos. Mais do que perder o jogo por falta de comparência, a vergonha de terem procedido assim é bem maior. Não queria estar na pele dos dirigentes de Setubal que se lembraram de violar os regulamentos.

Anónimo disse...

Mas onde está essa prova que o Setubal só tinha 14 jogadores inscritos?

Anónimo disse...

Na Federação.

Anónimo disse...

Jogadores inscritos do Vitória de Setúbal em 10/11 de Outubro de 2009:
Séniores:

Bruno Mamede
Carlos Vitorino
Francisco Luís
João Guerreiro
João Peres
José Batista
Luís Valentim
Paulo Lucas
Pedro Almeida
Pedro Luís

Sub 21:

Diogo Gonçalves
João Pessoa
Rodrigo Verdes
Salvador Mateus

(fonte: FPR)

Anónimo disse...

Onde está o Link para confirmar isso?

Anónimo disse...

Acho incrível as pessoas que vêm para aqui falar sem terem informações correctas, até mesmo os que vêm defender o Vitória. Para esses que de certeza são da secção o que foi falado na semana passada mantêm-se. Agradeço o esforço de tentar limpar o nome do Vitória mas neste espaço não devemos explicações a ninguêm.

Vocês estão a trocar palavras com pessoas de Setúbal (basta ler o comentário sobre a relação CMS- Vitória e sabem quem escreveu) que só querem é mal ao Vitória pois não conseguiram fazer vencer as suas falsidades e tiveram que sair do clube.

Sobre as eventuais falcatruas do Vitória ou de outros clubes. O que vocês não sabem dava para escrever uma enciclopédia, pois a aplicar o regulamento nenhuma (sim escrevi NENHUMA) equipa de rugby das 3 divisões em Portugal jogava esta época!

Anónimo disse...

Seniores
Lucas Nicolas Escobedo 27757
A RUGBY SUL
Inscrito a 12-11-2009

Seniores
ALFREDO BRU DAVOLIO 28077
A RUGBY SUL
Inscrito a 11-12-2009

Seniores
ANDRES ODSTRCIL 24140
A RUGBY SUL
Inscrito a 14-10-2009

S21 Eric Odstrcil
27487
A RUGBY SUL
Inscrito a 14-10-2009

Há mais, se quiserem.

Afinal, quem é que mente??

Anónimo disse...

"Sobre as eventuais falcatruas do Vitória ou de outros clubes. O que vocês não sabem dava para escrever uma enciclopédia, pois a aplicar o regulamento nenhuma (sim escrevi NENHUMA) equipa de rugby das 3 divisões em Portugal jogava esta época!"

Informa-te melhor mentiroso.

Anónimo disse...

Se o jogo do ultimo fim de semana se referia à jornada de 10.10.2009, como é que jogadores inscritos a 12.11.2009, 11.12.2009, e 14.10.2009 podiam ter jogado ? Só podes estar a brincar ou desconheces completamente o Regulamento Geral de Competições. Agora resta saber é se estes jogadores por terem jogado sem estar inscritos não poderão ser pebnalizados. O clube vai ser. Resta saber dos atletas. É como aquele caso em que um jogador joga com o cartão de outro.

Anónimo disse...

Também te dou razão que a aplicar o regulamento nenhuma equipa das 3 divisões acabava o campeonato. O pior é quando uma equipa se sente prejudicada e apresenta protesto. Aí é que a porca torce o rabo e o protesto tem de ser4 resolvido.

Anónimo disse...

Vais ao site de Federação. Clicas "Clubes Nacionais". Depois clicas "jogadores inscritos". depois clixcas 2009-2010. Clicas "Vitória de Setubal". clicas "Seniores", "Sub-21" "Sub-18" etc. etc. Apresenta-te todos os jogadores inscritos até hoje e com a data de inscrição. Inclusivé podes saber a hora em que foi feita a inscrição. Para tua informação faltavam 15 minutos para a meia-noite quando o Setubal inscreveu os ultimos 5 atletas para poder jogar no dia seguinte. Depois, tiveram o azar do autocarro avariar e pensaram que os da Lousã se esqueceriam de verificar a identidade dos jogadores aptos para jogar.

Anónimo disse...

Mas então se uma equipa para poder participar tem de ter no minimo 15 jogadores inscritos, o Setubal não poderia ter feito aquela primeira jornada e era eliminado. Ganda bronca.

Anónimo disse...

CARREGA VITÓRRRIA!!!

Anónimo disse...

Muito se tem falado do contingente argentino do v. Setubal. Uma questão que coloco é, o Setubal pode jogar com 6 argentinos? não há limite de estrangeiros?

Anónimo disse...

se tiverem passaporte europeu podem jogar os que quiserem..

Great_duke disse...

Parece-me que com toda esta publicidade, a FPR nao pode ignorar a situacao criada a volta do Setubal (desculpem a falta de acentos).
Convinha e que a decisao fosse celere...

Anónimo disse...

A decisão será tomada na próxima 5ª feira quando a Comissão de Provas e a Direcção analisar o boletim do jogo. Verifica os inscritos à data do jogo adiado. Verifica quem está inscrito no boletim do Jogo e nada mais é preciso. Só resta saber se a multa ao Vitória por utilização indevida de jogadores é de 250 euros por atleta ou 250 euros pela totalidade. Se for por atleta as finanças do Vitória sofrem um grande rombo. E tem 30 dias para pagar.

Anónimo disse...

Está lá tudo no R.G.C e no Regulamento Disciplinar e no Regulamento da DH e 1ª divisão. É só consultar. O resto tens toda a razão é só BLAH BLAH BLAH. No final vamos a ver se a "golpada" valeu a pena.

Anónimo disse...

o pato é o maior

Anónimo disse...

em tamanho de cabeça, é o maior, sem dúvida

Setubalense disse...

Mais um vez, estão incomodados com a equipa do VFC, não percebo o vosso incomodo!!! AH JÁ SEI, claro, o Vitória tem feito um execelente trabalho, um precurso invejável, é claro! A vossa mesquinhês é nojenta! Deviam ter vergonha e olhar para o vosso trabalho e fazer qualquer coisa de útil na equipa que jogam!!!isto é se jogarem em alguma equipa!! Ah também poderá ser algum renegado, sim dos que o Vitória dispensou por serem mesquinhos, e sem qualquer útilidade!!!!!
Tenham Vergonha na cara, e lutem. Lutum como o Vitória lutou até hoje, contra ventos e Marés! Voces não sabem realmente o que significa: Luta,empenho,espirito de equita, e acima de tudo HUMILDADE!
Cada vez metem-me mais nojo SEUS PORCOS. VIVÓ VITÓRRIA, O VITÓRIA NÃO É GRANDE É ENORME!!

Anónimo disse...

Paleio de futeboleiro. Todos são os maiores. Todos são enormes, etc.

Anónimo disse...

Gentinha reles e mal educada esta do Setúbal.

Não admira que não consigam ter o respeito dos adeptos do rugby.

Mas outra coisa não era de esperar de quem torce por uma equipa trafulha. Cada equipa tem o que merece e pelos vistos o setúbal tem os jogadores e adeptos que merece.

Anónimo disse...

A luta pela final four é simplesmenten entre evora e setubal. O Cascais para ficar de fora teria de perder com o linha.

Anónimo disse...

Enganas-te.

Para a luta ser entre Vitória e Évora é preciso que o Vitória vença o Cascais com ponto bónus.Caso não vença o Cascais, acabou-se mais uma vez o sonho.

SETUBALENSE disse...

Voces é que deviam ter vergonha e respeito pelo Vitória Futebol Club!
Voces são uns falhados, que só querem o mal para as equipas que são bem sucedidas! ès relamente algum palhaço que queria jogar pelo nosso club e deves ter sido excluido!Daí a tua revolta contra o esforço e dedicação do VFC!
Tem é vergonha na cara e resume-te á tua insignificansia rapazinho!
O Vitória de Setúbal é e sempre continuará a ser GRANDE!

Anónimo disse...

CARREGA VITÓRRRIA!!!

Anónimo disse...

Ainda hão-de precisar dos atletas que correram do clube para chamar os amigos argentinos. Trelim pim pim vai-te embora porque só fazes trampa com a mania que és esperto.

Anónimo disse...

Chocos, bazem daqui. Vao la tratar da pròxima trafulhice e deixem-nos em paz.

Anónimo disse...

Como é que a disputa é entre o Évora e o Setubal. Para isso o Setubal teria que ter ganho na Lousã (o que pelos vistos não acontecerá) e depois vencer o Cascais. Se os atletas que jogaram na Lousã sem estar habilitados forem penalizados, não ganham mais nenhum jogo e a final four é entre o CRAV, Cascais, Lousã e Évora.

Anónimo disse...

Esperemos pela decisão da FPR. Vamos ver se há coragem para tomar decisões que ponham ordem em equipas que têm por hábito estas falcatruas.

Anónimo disse...

CARREGA VITÓRRRIA!!!

Great_duke disse...

O Vitoria, que muito respeito pelo que ja fez pelo desporto nacional, pode estar a fazer um trabalho meritorio como alguns aqui ja vieram explicar.
Mas se nao cumpriram com os regulamentos o clube tem de ser penalizado. Em relacao a isso nao ha merito, humildade ou qq outra qualidade que lhes possa valer.

Anónimo disse...

Não sou charroco e sei alguma algumas coisas "giras" dos chocos, mas atençâo a quem façam muita m.... e esta aqui caladinhoa ver se não dão por elas, Chaparros, cuido.

Anónimo disse...

Agradecia o nome de 1 atleta que tenha sido corrido do Vitória.

Anónimo disse...

DECISÕES DA DIRECÇÃO EM REUNIÃO DE 10/03/2010

1 - Jogo R. C. Lousã/Vitória F. C.– qualificação irregular de jogadores – Conselho Disciplinar.
Face à conferência oficial do boletim deste jogo, realizado em repetição no passado dia 6 de Março de 2010, a Direcção decidiu, face à verificação de qualificação irregular de jogadores da equipa do Vitória F. C., remeter o respectivo processo ao Conselho de Disciplina.

Anónimo disse...

Ena alguêm sabe copiar o que está escrito no Boletim da Federação! Os teus pais devem estar orgulhosos!!!

Anónimo disse...

realmente a decisão do conselho disciplinar só vem mostrar para que servem as leis e regulamentos pelos quais se rege o rugby em Portugal. Pois porque com as decisões destas podemos ver que o rugby no nosso pais nunca crescerá. enfim vamos por as leis no C:::: e C..G..R nelas pois e o que fazem os nossos dignissimos e esperar que os 500 euros de multa que deram ao Setúbal sirvam tambem para pagar o nosso jantar.

enfim ainda dizem que o rugby e um desporto de bestas praticado por HOMENS quase de certeza que se devem referir a pessoas sem postura e inteligência como os senhores do conselho de disciplina.

PS: Isto e o verdadeiro desrespeito ao Regulamento do Rugby em Portugal.

Boa noite